quarta-feira, 29 de junho de 2011

Venha para o Flamengo, Kleber - #GladiadorDaNação

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Kleber foi relacionado para o jogo do Palmeiras amanhã. Treinou hoje e nada sentiu. O que parece realmente indicar que a dúvida que ainda persiste sobre sua escalação é a sua negociação com o Flamengo. Então, oremos:



Deivid está fazendo gols? Que ótimo! Assim, teremos mais de uma opção na frente!

Se você, como eu, também quer o Kleber no Flamengo, assine a petição online desenvolvida pelos FLAmigos @FabioSRN, @TozzaFla e o @TorcidaFlaGV.

FLAmém!

PS: Sobre a vitória contra o América MG, falo mais em outro #post. O fato é que estamos, cada dia, mais próximos do líder.
PS2: Sexta-feira será publicado meu #post semanal para o Saudações Rubro-Negras.

terça-feira, 28 de junho de 2011

METAMORFOSE AMBULANTE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que terem aquela velha opinião
Formada sobre mim
Do que terem aquela velha opinião
Formada sobre mim

O Flamengo de 2011 parece seguir um roteiro escrito por Raul Seixas, transformando-se em uma verdadeira metamorfose ambulante: "que tipo de time será que sou?". Será que o Flamengo, deste ano, é um time tão competitivo que, mesmo quando joga mal, não perde seus jogos? Ou seria um time que empata muito por falta de capacidade de vencer e, até mesmo, quando vence, não nos convence? Qual é o verdadeiro Flamengo, modelo 2011?

Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Sobre o que eu nem sei quem sou

Em um campeonato equilibrado como o brasileiro, serão os detalhes que poderão definir o vencedor ou o perdedor de uma partida. Detalhes como um lance do Ronaldinho ou uma jogada do Thiago Neves  ou, ainda, um chute do Renato Atômico. Ou, infelizmente, detalhes como a fragilidade de nossa zaga ou a ausência de um "matador" no ataque. Seremos o Flamengo das pixotadas do Welinton ou dos cruzamentos certeiros do Léo Moura?


Não foram vendidos ingressos para o Setor Oeste - Vazião
 Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou

O brilho do Ronaldinho, a estrela da companhia, será ou não efêmero? Ele será decisivo como nos últimos 25 minutos do último jogo ou apagado como no restante do mesmo jogo? Com que frequência assistiremos novos minutos de uma exibição de gala do Gaúcho? E com ele iluminado, o brilho de todo o time?


Ronaldinho sendo marcado por Torozinho
 Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Iremos sofrer e ter raiva de pontos perdidos de forma bisonha ou ir ao delírio com belos gols e jogadas de efeito? Teremos uma relação de mais amor ou mais ódio com cada um dos nossos jogadores? A raiva do inoperante Wanderley será trocada por exaltação aos gols decisivos do Deivid como no sábado? Ou, em um próximo jogo, acontecerá justamente o inverso, tal qual já ocorrera anteriormente?


Goooool Deivid - o Terceiro do jogo
Nessa metamoforse de emoções, sentimentos, táticas e atuações, qual será o verdadeiro Flamengo de 2011? Somos um time que qualquer certeza pode ser transformada em dúvidas em instantes. Muito se falou na crise de relacionamento entre jogadores e o técnico. A falta de entusiasmo na primeira hora do jogo contra o Atlético-MG particamente ratificou tal fato. Porém tudo mudou repentinamente, quando perdíamos o jogo e, provavelmente, o treinador (a quem os jogadores supostamente não aturam mais) ficaria sem o seu cargo! Ou seja, em meia hora, estes mesmos jogadores tiveram uma atuação primorosa e sustentaram o trabalho do profexô. Que crise é essa?


É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

O Flamengo normalmente tem tido mais posse de bola do que os adversários. Seria uma inspiração, ainda em treinamento, na forma de atuar do Barcelona ou seria parte da tática do arame liso, aquele que cerca, cerca, mas não machuca ninguém? A torcida se impacienta e reclama que o time não chuta a gol. Como explicar termos, mesmo assim, o ataque mais positivo do campeonato? A defesa fraca e insegura é a mesma que levou a média de um gol por jogo, melhor do que a de alguns campeões. Como explicar o Flamengo de 2011?


Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Pode ser que os próximos jogos nos tragam algumas respostas. Porém, quem pode garantir que não nos deixarão ainda com mais dúvidas? Quais passos percorreremos em 2011? Mas, sinceramente, qual a graça de trilhar caminhos já trilhados? Ter fé é acreditar que Alguém nos conduz e nos protege. Temos fé que o destino sempre proporcionará o melhor ao Flamengo. E, deste modo, vamos seguindo nosso caminho neste ano, com muitas perguntas e poucas respostas. Tal como a vida! Conhecer o amanhã é não viver, é deixar a vida te levar. Para que tentar explicar, quando o prazer estar em sentir! Neste mar de mudanças e mistérios fica a certeza de que emoções não irão nos faltar. E se podemos ter uma única certeza é que, em momentos de crise, nada melhor do que enfrentarmos um tradicional freguês, como o Patético Mineiro.


Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Magia Neles!
FLAmém!

PS: Post publicado simultaneamente no Magia Rubro-Negra

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O MANTO TEM QUE SER HONRADO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Como já confidenciei aqui, estou sem tempo de levar o Palavra da Salvação Rubro-Negra da maneira como gostaria. Entretanto, a vontade de falar do Flamengo foi mais alta. Assim, aceitei o convite de dois blogs FLAmigos: o Saudações Rubro-Negras e o Magia RubroNegra. Dois sites que tenho muito orgulho de estar participando.

Com isto, acabei criando uma obrigação (mais uma) para mim mesmo, que foi a de escrever, ao menos, dois textos por semana. No SRN, o objetivo é o de escrever sempre às sextas. Já para o Magia, não haverá uma data específica. Ambos serão republicados neste cyber-espaço. No entanto, a regra não é rígida! Se em alguma semana eu estiver mais tranquilo, publicarei mais um texto por aqui. Como também quando apertar muito, deixarei de assumir algum dos compromissos.

FLagradeço aos meu leitores e aos FLamigos dos blogs parceiros. O artigo abaixo está sendo publicado no Saudações Rubro-Negras, junto com uma apresentação minha. Quem quiser me conhecer mais um pouco ou puder me ajudar dando uma força com os meus novos chefes, basta me fazer uma visita por lá.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

Nos meus dois últimos artigos (publicados no Magia Rubro-Negra), A Crise e Na escolinha do Professor Vanderlei., abordei a possível crise de relacionamento entre nossos jogadores e o técnico. Não temos como confirmar se as notícias são verídicas ou meros factóides publicados por motivos políticos ou por qualquer outro interesse. Porém, a melhor forma do time mostrar que tudo não passa de boato é se esforçando em campo para reconquistar as sumidas vitórias. Infelizmente, não é o que temos visto.

Contra o Botafogo, o time como um todo foi mal (mais uma vez). No entanto, a atuação de dois jogadores me chamou a atenção. Léo Moura e Ronaldinho Gaúcho tiveram novamente um desempenho muito abaixo do que esperamos deles. Pode ser coincidência, mas é de estranhar que isto ocorra justamente com os dois que mais defenderam a vinda do Adriano.

Esta foi uma semana de cobranças! Torcida indo ao CT. Idiotices, como disk-dentuço, sendo lançadas. Matérias e mais matérias dizendo que a torcida não quer mais Ronaldinho no time. Diversos especialistas declarando que o futebol dele está aquém do esperado. Não é normal, como bem lembrou o Julio Benck no último #post aqui do SRN, mas é comum quando se trata do Flamengo. Aqui tudo é extremado! É céu ou inferno!

Quem joga no Flamengo pode viver no paraíso de morar no Rio, ganhando muito dinheiro, tendo acesso a tudo do bom e do melhor que a Cidade Maravilhosa pode oferecer e sendo idolatrado por uma multidão fanática. Bom, não? Quem não queria uma vida destas? Por outro lado, o mesmo jogador pode não conseguir sair para qualquer lugar sem que tenha alguém querendo culpá-lo pelos fracassos do time ou não poder ler jornais ou notícias pela internet sem ver alguém falando mal dele, debochando? Para não se aborrecer, acabará não usufruindo do Rio.

A boa notícia é que o tratamento que cada jogador receberá está diretamente ligado ao seu desempenho em campo, à garra demonstrada, ao esforço que ele provar ser capaz de fazer por estar vestindo o Manto Sagrado. Muitos queriam estar no lugar deles. A torcida não suporta ver alguém não honrar a camisa rubro-negra. O time como um todo e, principalmente, os citados Léo Moura e Ronaldinho Gaúcho, podem mudar a situação. Futebol eles têm.

Se o problema for o Luxemburgo, que se troque o técnico, então. Os vices-da-Gama mostraram, recentemente, que um time pode derrubar um treinador e isto pode ser benéfico. Cabe a diretoria identificar a verdadeira causa e agir. E rápido! Se pensarmos que nem patrocínio temos, fica difícil esperar realmente ação por parte de nossa direção. Mas, temos que continuar cobrando.

Com o acerto do Joel com o Cruzeiro, o mercado ficou sem técnico "gente boa" disponível. Será que os jogadores irão querer trocar Luxa por Roth ou por Cuca? Não creio! Esta poderá ser nossa sorte. Mas, é bom que não se esqueçam que o Flamengo está acima de todos!

Para cima das Galinhas Mineiras, Mengoooo!

FLAmém!

terça-feira, 21 de junho de 2011

NA ESCOLINHA DO PROFESSOR VANDERLEI

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Na reunião de diretoria da principal escola do país se discutiam os motivos para queda de rendimento da turma do pré-vestibular. Justamente aquela em que os desempenhos dos alunos mais chamavam a atenção da sociedade. Algo precisaria ser feito. Como de costume, a decisão foi adiada. Agir com rapidez não era algo muito habitual aos diretores dessa escola. Deste modo, optou-se pela contratação de uma consultoria para que se apontasse quais seriam as reais causas da queda de rendimento nas provas e simulados. Todos saíram da sala satisfeitos. Já teriam a desculpa pronta ("temos que aguardar a posição dos consultores") e, assim, iria parecer que estavam fazendo alguma coisa.

Foi, então, contratada a Globo Consultores Associados e Renato Maurício, consultor sênior, também chamado de abutre, foi o encarregado de chefiar os trabalhos. A diretora-geral ficou preocupada. Sabia da amizade dele com um ex-diretor-geral da escola, o Antônio Augusto. Mas, em seu estilo peculiar de querer agradar a todos, ela deixou o trabalho ser feito e colocou um homem de confiança para acompanhar os trabalhos, com a desculpa de que seria para ajudá-los na coleta de informações.

No laudo final, a consultoria apontou que a principal causa do desempenho abaixo do esperado seria por problemas de relacionamento da turma com o professor Vanderlei, que acumulava o comando do dia-a-dia da sala de aula com a coordenação do pré-vestibular.

Nova reunião de diretoria e, novamente, uma grande confusão com todos se desentendendo. Houve quem garantisse que Antônio Augusto teria tido influência no relatório só para tumultuar o ambiente. Mas, também, exisitu quem corroborasse o relatório e endossasse a dificuldade de se trabalhar com o tal professor.

- O Vanderlei é chato pra cacete e grita o tempo todo, quer fazer parecer que o mérito é sempre dele e nós estamos falando de alunos acima da média, que não aceitam este tipo de comportamento - falou um dos presentes

- Os problemas começaram quando, para não tumultuarmos o ambiente, não aceitamos a transferência do Adriano, aquele aluno que adorava promover festas após as aulas. Lembram-se? Pois, dois dos nossos principais alunos não concordaram com a nossa decisão e chegaram a pedir pelo novo colega.  Observem agora os desempenhos do Ronaldinho e do Léo. Estão muito aquém do que sabemos que eles podem render. Não temos como garantir que é uma espécie de motim, mas é bom ficarmos realmente atentos- falou um outro.

- Mas, se for isto, seria uma tremenda injustiça com o Vanderley - falou alguém - Não foi ele quem vetou. Foi a diretora-geral! Claro que ele também era contrário à vinda do Adriano, mas todos aqui sabemos muito bem que não lhe cabia tal decisão.

- Só que ele se precipitou e foi falar com os alunos sobre o veto ao Adriano. Não devia ter feito isto - falou a diretora-geral na defensiva.

- Sim, mas serviu de escudo. Não era o que nós queríamos? E, cá para nós, é uma função vital. Sem um "culpado de plantão" será o nosso desempenho que ficará exposto. Estaremos liquidados. 

- Verdade, tem muita gente de olho no meu emprego - retomou a palavra a diretora-geral.

- Mas, o passado do professor o compromete. Falta-lhe teflon! Qualquer acusação irá colar nele. Não seria melhor alguém com outro perfil?

- Quem? O Professor Joel, que a consultoria apontou como o preferido dos alunos, já acertou com a escola Cruzeiro. Além do mais não se esqueçam que no ano passado trouxemos alguém com reputação ilibada para ser o coordenador. Ele tinha sido o melhor aluno de todos os tempos desta escola. Mas, o Arthur incomodou e não tinha "jogo de cintura" para fazer "acordos". Não precisava do emprego e não aceitou fazer o papel de escudo. Ele tinha escrúpulos. Não serve! O Vanderlei, ao contrário, é extremamente vaidoso. Tem apego ao cargo. Podem caluniá-lo à vontade que ele até gostará, uma vez que estarão falando dele, mesmo que mal.

- Além disto, se o demitirmos a rescisão não será pequena. Não se esqueçam.

- Pois, eu já acho que o problema é o excesso de atividades extra-curriculares que os alunos estão envolvidos. Ainda não conquistaram nada e já querem usufruir.

A discussão seguiu acalorada. O que fazer? Não dava para trocar todos os alunos. Afastar os representantes para dar um susto na turma?  Transformar a escola num colégio interno, obrigando os alunos a dormirem por lá? Contratar inspetores para vigiar os alunos fora da escola? Demitir o Vanderley, pagando-lhe os respectivos direitos trabalhistas? Mas, trazer quem? E, se ele sair atirando como fez o Professor Ramalho na escola "Flores das Laranjeiras"? A diretoria, perdida, não sabia o que fazer. Até contratar outra consultoria foi sugerido, mas desistiram por falta de tempo hábil. Era um comando sem rumo. Porém, o vestibular estava se aproximando. A escola seria, cada vez mais, cobrada. A reunião foi encerrada sem que se chegasse a qualquer conclusão.

O que se via eram preocupações com os objetivos individuais e não com os da escola. Ninguém se preocupava com o sofrimentos das famílias dos alunos, verdadeiros interessados no sucesso da escola. Enquanto isto, o tempo passava. Entretanto, certo dia, o resultado de um simulado voltou a melhorar. A diretora-geral estranhou. O que teria acontecido? Foi até a sala do vice-diretor e lhe perguntou se ele havia feito algo. Rindo ele revelou o segredo:

- Por intermédio de um aluno mais chegado, deixei escapar que, por conta do fraco desempenho deles, um novo professor estaria a caminho - respondeu, demonstrando um traço marcante na cultura daquela escola: ninguém falava nada diretamente, as notícias eram sempre transmitidas por meio de intermediários.

- Quem seria esse professor? - perguntou-lhe a diretora-geral

- O Professor Leão!

- Cruzes! Jamais o contrataria. Ninguém aqui o aceitaria. Eles acreditaram nisto? Acharam que poderíamos mesmo contratá-lo?

- Ora, ora.... Nossa fama nos precede. Todos acham que somos capazes de fazer qualquer besteira. Até esta!  Para não arriscar terem alguém ainda mais chato e ficarem sem tempo de recuperar os pontos perdidos ao longo do ano, resolveram estudar. Chegaram a conclusão que nada é tão ruim que não possa piorar e preferiram aguentar o Vanderlei mesmo. Creio que agora poderemos ser escolhidos como a melhor escola do Brasil novamente. Pela sétima vez!
Que FLAssim seja!

FLAmém!

Atenção: Esta é uma crônica de ficção, onde verdades e mitos foram misturados. Portanto, não deve ser levada "ao pé da letra"

PS: Artigo escrito para o Magia RubroNegra.

sábado, 18 de junho de 2011

A CRISE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!



"PAPO SINTOMÁTICO. Desabafo um jogador de um grande clube carioca:
— Ninguém gosta de técnico que dá bronca o tempo todo. Ninguém corre por ele. É o que está acontecendo aqui. Atualmente, corremos por nós mesmos. E, claro, o ambiente não é bom. Deve ser por isso que ele (o treinador) não tem durado mais que um ano nos últimos clubes por onde andou..." (Renato Maurício Prado, O Globo, 17/06/11)

"LIMITE: A paciência de Luxemburgo com Ronaldinho está chegando ao fim. E vice-versa!" (Coluna Panorama Esportivo, O Globo, 18/06/11)

Foto:
autoria desconhecida
Já estamos acostumados! Não existe clássico sem crise no Flamengo. Antes de enfrentar o Botafogo amanhã, fomos inundados com notícias sobre problemas e sempre envolvendo o nome do Vanderlei Luxemburgo. Ora é com o Michel Levy, vice-presidente de finanças e figura forte na Administração Patrícia Amorim, que ele supostamente não se entenderia mais; ora são jogadores também supostamente reclamando do relacionamento com ele. Até uma notícia com o Love atribuindo-lhe a culpa pelo fato de não retornar ao seu time de coração foi publicada. Sem contar as que falam das noitadas do Ronaldinho, como a que foi divulgada, neste sábado, no Jornal Extra.

Não estou aqui para denunciar complôs da imprensa. Não é por aí. De fato, não gosto do que o Lúcio Castro (ESPN) chama de jornalismo manja! Mas, todos sabem que, para se praticar atividades físicas, cuidados com o corpo são necessários. Eu estranho quando um mesmo grupo econômico traz uma série de reportagens sobre problemas em uma determinada organização. Aconteceu conosco em 2010. Está ocorrendo novamente.

Também não pretendo separar os santos dos demônios. Mesmo porque não parece haver culpados e inocentes na história. Mas, sim muitos interesses particulares em conflito com os objetivos da organização. Um filme que já cansamos de assistir no clube. Luxemburgo tem muitos poderes e isto gera ciúmes. Mas, não tem tanto como gostam de alardear por aí. Porém, serve de escudo para a Patrícia. Era isto que ela pretendia com Zico e é o que ela faz agora com o nosso treinador.  Ao contrário do Galo, Luxa é extremamente vaidoso, apegado a cargos, não irá sair por conta de calúnias e até vibra com os poderes que lhe são atribuídos. É adepto do famoso: "falem mal, mas falem de mim".

Jogadores também muitas vezes servem de fontes para jornalistas e de escada para jogos políticos. Luxemburgo não é uma marionete como um Rogério Lourenço ou um Silas e também não parece ser um cara fácil de lidar. Precisamos de um treinador forte (que não é sinônimo de rígido e nem de conservador) para evitar que a bagunça volte a imperar no clube, se é que me entendem. Liderança não é o mesmo que linha dura. Joel Santana está aí para provar. Porém, particularmente, prefiro o futebol ofensivo ao praticado pelos times do Papai Joel.

A questão é que se o Flamengo ganhar o Brasileiro, com alguns reforços, poderemos voltar a conquistar o mundo e, coincidentemente, em um ano eleitoral. Estamos assistindo, portanto, a mais uma briga pelo poder. Não se deixe levar. Filtre bem o que irá ler. Cuidado com o que é publicado. Enquanto a gente sofre pelo Flamengo, uns irão sorrir abrindo champagne. Já vimos este filme.

Se a crise atual e, principalmente, o problema de relacionamento com os jogadores são reais ou imaginários, saberemos pela atitude do time em campo neste domingo. Só lembro que o Flamengo é maior que qualquer um. Vamos ficar atentos e cobrar compromisso de todos com a nossa Supremacia!

Foto de @PontualGustavo no Flamengo x Corinthians

Flamengo x Botafogo - Culto deste domingo, com direito a sacrifícios de vira-latas sem cor. Eu estarei lá, exigindo garra!
#VamosFlamengo!
Rumo ao Hepta!

FLAmém!

PS: Texto também publicado no Magia Rubro-Negra

quinta-feira, 16 de junho de 2011

OS CORNETAS DO APOCALIPSE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

 
Foto: Berverly & Pack

Soaram as cornetas do Apocalipse! "O mundo acabará! O Flamengo cairá! O inferno está próximo de nós. Viveremos momentos de dor. Os sinais estão aí.... só não enxergam aqueles que não querem ver, que todos sabemos serem os piores cegos, os ingênuos!" Blá- Blá- Blá....

Apenas uma vitória em 4 rodadas. Só conseguimos derrotar os reservas do Avaí. Claro sinal de calamidade segundo os cornetas rubro-negros, seres que vivem pregando há anos a Queda do Flamengo. Se apenas uma pequena parte das desgraças que vivem alardeando se concretizassem, já teríamos descido para lugares que nem mesmo o Florminense ousou fequentar!

Mais ridículo do que acreditar nestas historinhas que nunca se acontecerão é ver como sempre tem gente embarcando na mesma canoa furada. Impressionante como tem rubro-negro com alma pequena, com uma vocação Botafogo de ser.

Para maior veracidade, nada melhor do que rechear previsões catastróficas com números. Porém, todos sabemos que "as estatísticas são como os biquínis: o que mostram é sugestivo, mas o que escondem é vital". Assim, na ânsia de mostrar que sabem tudo, chegaram ao surrealismo de comparar a pontuação do Flamengo de 2011 com a do Atlético-MG de 2010. Ora, galera, a única semelhança está no treinador. Mas, nem Luxemburgo com toda carta branca que costumam lhe dar, tem tanto poder assim para transformar o urubu estraçalhador de carniças alheias numa galinha patética. Quem tem menos de 40 anos, jamais viu o time sem cor de BH ganhar qualquer coisa maior do que o torneio de par ou ímpar (também conhecido como campeonato mineiro). Seja treinado por quem for, todos sabemos que o Atlético não vai a lugar algum.

"Ah! Mas, o Atlético-MG fez apenas 6 pontos nas mesmas 4 rodadas em 2010 e isto só pode demonstrar a decadência do Luxa", insistem! Então, porque não comparamos o nosso desempenho com a campanha do Hexa? Sim, em 2009, terminamos a mesma rodada com os mesmos 6 pontos. Sabem quantos pontos, nesta rodada, o Flu tinha no ano passado, quando foi campeão? Exato: 6 pontos! Portanto, esta comparação não leva a conclusão alguma. Ou melhor, leva a qualquer conclusão que se queira. Portanto, não é confiável.

Não é preciso ser entendedor de números e estatísticas para saber que em um campeonato grande como o Brasileiro, 4 rodadas não indicam nada que seja conclusivo. Qualquer previsão é um mero palpite, um mero chute e o desses cornetas, um chute típico de um Vinicius Pacheco, de um Fellype Gabriel, ou seja, fraco demais para ser gol.

O que vale é analisarmos como o time está jogando. E discordo de muita gente por aí quando diz que não estamos jogando nada. O último jogo foi uma exceção. Atuamos muiiiiiiito mal. Porém, nos demais jogos, não foi assim. Merecíamos ter vencido o Bahia e o Corinthians. Sem considerar nosso último jogo (onde tivemos uma atuação vergonhosa, mas atípica), podemos afirmar que "o time que vencia sem convencer, passou a convencer sem vencer". O equilíbrio deve estar próximo!

Não estou buscando ser o campeão moral. O regulamento pune o time que empata muito. Quero ganhar de fato! Quero ser hepta! Para isto, precisaremos corrigir alguns problemas. É exagero falar em rebaixamento e relembrar 2010. Da mesma forma, não se pode achar que o time está pronto. De fato, não está! Há erros antigos se repetindo desde o início do ano. Todos sabemos quais são. Obviamente, o nosso técnico também sabe. Não dá para ficar esperando os reforços e não fazer nada. Reforços, sim! Mas, até que eles possam jogar, nada adiantará manter o que já se mostrou errado. Os sábios já diziam "de onde nada se espera é que não sairá nada mesmo"! Este é o grande erro do Luxemburgo (ninguém precisa ficar inventando outros). Welinton não tem qualquer condição de vestir o manto sagrado! Ele é ruim e inseguro. Atrapalha toda a defesa e acabará queimando o David. Não pode continuar no time. Vê-lo como titular absoluto de uma camisa FLAbençoada por Rondinelli, Leandro, Aldair e Fábio Luciano é uma heresia. Se insistir nela, Luxa poderá acabar na fogueira. Já no ataque, eu colocaria o Diego Maurício de titular. Mas, não para deixar R10 de pivô (argh!). Drogbinha é quem deveria jogar centralizado. Tem porte físico para isto. É novo e pode aprender (ou relembrar uma vez que já atuou assim na base).

Corneteiros do Apocalispe, em verdade vos digo: se não quiserem passar vergonha e novamente acabarem pregando sozinhos no deserto, ajudem gritando a pleno pulmões: #ForaWelinton e #DiegoMaurícioTitular. Assim, estaremos ajudando a combater nossos antigos e repetidos erros.

Que venha o Botafogo!
Que Luxa escale melhor!
E, claro, que comparem o Flamengo com o Flamengo. Somente!

FLAmém!

PS: Por falta de tempo, como já falei por aqui, não pude acompanhar muito os demais blogs rubro-negros nesta semana. Assim, infelizmente, não tinha escutado ainda o #Lulucast22 A linha que segui aqui e até o título estão muito semelhantes. O excelente podcast da @CrisMarassi, a @NivinhaFla, @Cissa_Morena e @DaniSouto,, foi feito logo após o jogo, portanto, bem antes do meu artigo. Não foi plágio, mas fico orgulhoso de estar tão bem acompanhado. Se vocês ainda não escutaram o programa, cliquem aqui!

PS2: O Artigo também pode ser lido no Saudações Rubro-Negras

sábado, 11 de junho de 2011

A SEMANA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Foto recebida pela internet.
Autoria desconhecida

Foi uma semana diferente! Petkovic se despediu do futebol deixando saudades. Depois, foi a vez do Ronaldo Fofômeno se despedir em um jogo da seleção. Pet mostrou habilidade nos mais de 45 minutos em que esteve em campo. Já o Ronaldão jogou (?) apenas 15 minutos e deu pena ver a roliça figura com a camisa amarelinha em campo. Um jogo da seleção foi transformado em uma pelada. Só faltou o churrasco! No intervalo, Gordômeno, em discurso no gramado, disse em alto e bom tom: "Obrigado a todos por me aceitarem da maneira como sou". Como lembrou Gustavo Góis, no grupo Flamengo de Verdade, foi uma bela declaração anti-homofobia! Parabéns ao Rei dos Travecos pela coragem em defender abertamente sua opção sexual.

Ainda em relação à seleção, foi divulgada a lista dos convocados para a Copa América. Thiago Neves não jogará a competição. Aqui abro parênteses. Mano convocou mais gente para dois amistosos do que para uma competição inteira. Qual o motivo? Entre os excedentes, como ficamos sabendo depois, estava o nosso camisa 7. TN jogou apenas poucos minutos finais do segundo jogo. Como isto é muito pouco para avaliá-lo, o efeito prático acabou sendo um só: não contamos com ele no jogo contra o Corinthians. Logo contra o ex-time do Mano. Logo contra o time do dirigente queridinho do Ricardo Teixeira. Não acham que há algo estranho aí?

Autoria Desconhecida
Por falar no Thiago Neves, vamos ver como ele voltará da seleção. Há um histórico negativo em relação à convocação de jogadores do Flamengo. Uma espécie de maldição da seleção (ou das seleções, pois já houve problemas com o retorno de estrangeiros também). Dizem que é castigo por emprestarmos o que é sagrado. Esta história é antiga e já era contada por gerações anteriores à minha, mas cansei de ver jogadores da época de ouro formarem a base da seleção e voltarem tão bem quanto foram. Também, não vejo porque o Thiago iria se desmotivar. Ele estará disputando o hepta, quer motivação maior? Além disto, ser Flamengo é dar a volta por cima. É não se abater. Ele tem mais é que mostrar que o Mano errou na convocação (para nosso bem).

Em seguida, foi a vez de acompanharmos a final da Copa do Brasil e vermos os eternos vices levantando o troféu. Na semana do dia dos namorados, nossa baranga predileta mostrou fidelidade. Não é qualquer mal vestido por aí que pode sair tirando sarro da portuga. Isto é exclusividade nossa. #NãoDividoMeuViceComNinguém. Quem quiser se divertir um pouco mais com este feito inusitado, a @NivinhaFla fez uma seleção com as melhores zoações que circularam na internet. Confiram no Flamengo, Aspirinas e Urubus.


Retirado do Flamengo, Aspirinas e Urubus. ]
Clique na imagem para ver outras zoações.

No dia seguinte, os viceínos tiraram aquela camisa feiona do fundo do armário. O cheiro de naftalina foi insuportável. Fez mal a muita gente, inclusive para mim, deixando-me de cama. Na carreata para comemorarem o título, acompanhamos um bando de vascaínos atônitos, sem saber direito o que tinham que fazer, como é que se comemorava um campeonato. Meus filhos, inclusive, achavam que título do Vasco era igual a cabeça de bacalhau. Sabiam que existia, mas nunca tinham visto um (segunda divisão não conta). Como disse o Lucio de Castro: ”E o governador Sérgio Cabral, vascaíno, terá de ver os campeões desfilando em ônibus fechado porque não há carro do Corpo de Bombeiros à disposição.” Ou como escreveu Marcelo Adnet: "O mais irônico é que o vascaíno Cabral não pôde ver seu time desfilar em um caminhão dos bombeiros, por motivos óbvios". É o Vasquim transformando seus torcedores ilustres no português da anedota. Ah! Este clube ainda me mata de tanto rir. Quem disse que um título adversário não pode ser engraçado.


Recebida pela internet

A semana continuou e o nosso patrocínio master ainda não deu as caras. No assunto contratações, tivemos a bela confirmação do nome do Airton, mas as duas posições onde temos mais carências (zaga e ataque) continuam em aberto. Juan não virá mais e Alex Silva parece próximo do Grêmio. Na frente, André e Love tiveram suas propostas recusadas. Será que temos mais opções? O tempo está passando.

Por fim, neste domingo, dia dos namorados, teremos um compromisso difícil contra o AtléticoPR em Curitiba. Para sermos campeões, não podemos ficar respeitando tabus. É hora de vencê-los. Pra cima deles, Mengoooo.
 FLAmém!

PS: Feliz dia dos namorados, rubro-negros. Dia do Amor, lembra sempre o Flamengo, não? Aproveitem para ficar agarradinhos com seus(uas) companheiros(as) e, no final do dia, assistam juntos ao culto ao Flamengo Supremo. Tem coisa mais agradável?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ISTO É MAGIA! Valeu pelo PET!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Os preparativos para o culto ao Flamengo Supremo deste domingo começaram ainda do lado de fora de nosso templo temporário no Nação Twitter (aliás, já se achou na foto oficial do evento?). Ganharam forma, carne e osso aqueles a quem aprendemos a admirar, com quem notamos possuir afinidades e que, diariamente, nos divertem, nos informam e nos dão motivos para rir. O bate-papo nas telas frias de um computador é transformado em calor humano, ainda mais forte por se tratar de uma comunidade rubro-negra. Se não fossem as redes sociais, talvez jamais tivéssemos contatos com pessoas tão especiais. O computador, ao contrário de algumas críticas, serviu para nos aproximar. Companheiros de conversas virtuais transformam-se em amigos reais.
FLAmigos, isto é Magia!

Ao entrar no templo, observei sobre minha cadeira um papelão na cor azul. No verso preto, constavam as instruções, onde fiquei sabendo que faríamos um mosaico de dupla face. Quando o time entrou em campo, fiz a minha parte levantando o meu cartaz. O mesmo ocorreu com todos e, logo, eu estava debaixo de uma enorme bandeira da Sérvia. Vieram os gritos de "Vira, Vira..."  e a bandeira da terra natal do Petkovic transformou-se nas cores da Nação que ele escolheu. Sob o vermelho e preto, gritamos o nome de nosso ídolo, com toda força. "Pet, Pet, Pet...". A emoção pairava no ar! Como foi lindo poder ser parte de tão bela homenagem. Em campo, visivelmente contagiado pela festa, um ídolo que já deu a cada um de nós várias alegrias e foi motivo de nosso orgulho. Como foi importante poder estar lhe retribuindo!
FLAmigos, isto é Magia!


Começou o jogo e logo a dúvida de muitos seria respondida: Petkovic ainda teria condições de disputar um jogo oficial? Pois, se a idade já não lhe permitia mais correr e dar arrancadas como outrora, foi possível mostrar a todos que futebol não é apenas força física, mas, também, inteligência e habilidade. Ao menos com a bola nos pés, o gringo nos fez reviver parte de seus grandes momentos. Mais uma vez, surpreendeu a todos e mostrou que poderia ter sido melhor aproveitado durante esta temporada. Ficou o gostinho de "quero mais"!
FLAmigos, isto é Magia!


No final do jogo, falta frontal à área do Vasco. Com Petkovic, em campo, Ronaldinho não era mais o "dono do time". Não pegava todas as bolas só para ele. Outro efeito positivo de nosso camisa 43 estar em campo. Impossível não pensar em 2001. Claro que o mesmo pensamento deve ter lhe passado pela cabeça. Porém, ele teve o desprendimento de deixar a cobrança para o Renato Atômico. Dali seria preciso força! Pensou no time e sua presença, próximo a bola, certamente atrapalhou o goleiro adversário! Goooooooolllllllllllaaaaaaaaaaçççççççooooooooo! A despedida do Pet teve belo gol de falta no final. Nada poderia ser mais simbólico!
FLAmigos, isto é Magia!


 Veio o intervalo! Com ele, Pet, oficialmente, estava deixando os gramados. Volta olímpica! Gritos, fotos, histeria, palmas! E, claro, o coro de: "fica... fica...."!  Foi especial estar ali! Muitos dos presentes ao templo no domingo não tiveram a sorte que eu tive de poder ter acompanhado a carreira do Zico. Pet foi o mais próximo do Galo que eles puderam ver. A tristeza do adeus dividia o coração com as alegres lembranças daquele que fez história vestindo o manto sagrado. Impossível não se emocionar! Difícil era se decidir entre rir pelo passado de glória ou chorar pelo vácuo que estava sendo deixado! Momento fascinante que não é possível ser descrito em palavras.
FLAmigos, isto é Magia!


Ah! Também teve um jogo! Que, infelizmente, ficou em segundo plano. Foi ofuscado pela festa! Nele mostramos os conhecidos problemas na zaga e no ataque. Tivemos posse de bola, mas mesmo com os números dizendo que temos o melhor ataque do campeonato, não possuímos ninguém confiável para colocá-la para dentro! Na outra ponta do campo, bastava o Corinthians atacar para sofremos com nossa zaga. Haja coração! No final, um empate ruim! O jogo do #ValeuPet, só valeu pelo Pet! Chega de perder pontos fáceis! Domingo, teremos que quebrar um tabu lá no Sul. Depois, basta aguardarmos os reforços que certamente, virão e partir para o hepta! Simples assim! Mágico assim!
FLAmigos, daqui para frente.... Magia Neles!

FLAmém!
 
PS: Texto especialmente escrito para o blog Magia RubroNegra!

sábado, 4 de junho de 2011

OBRIGADO PET! AGORA, TU ÉS IMORTAL!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


A inveja dos Gambás
está estampada na camisa

Amanhã enfrentaremos os gambás. O time que talvez sinta mais inveja de não ser o Flamengo. Por interesse comercial, já que sua torcida é regional e está concentrada no estado mais rico do país, de onde são medidos os principais indicadores de audiência das TVs, a mídia adora transformá-los em queridinhos e distorce estatísticas e manchetes para tentar vender a ideia de equilíbrio com nossa massa nacional. A última deles foi a utilização de uma camisa rubro-negra! Mas, nem assim, conseguiram se vestir bem. Definitivamente, não adianta! Eles nunca serão o Flamengo.

No entanto, o assunto principal do culto ao Flamengo Supremo deste Santo Domingo, obviamente não está em nossos adversários ridículos. Será a despedida oficial do Pet! Saint Dejan Petkovic deixará os gramados para fazer parte definitivamente do Panteão Rubro-Negro. Lugar de destaque em nossa religião, onde o sérvio estará ao lado dos nomes que fizeram história, honrando o Manto!

Suas jogadas, seus dribles, seus passes, sua dedicação, seus gols, em especial, obviamente, o do Tri em 2001 ficarão para sempre em nossas memórias. Somos eternamente gratos por suas passagens pelo Flamengo! Valeu, gringo! Muito obrigado, Pet!

No entanto, já aprendemos que festa e obrigação não se misturam. Precisamos primeiro dos 3 pontos no jogo. Este tem que ser o objetivo principal. Até para oferecer como presente ao nosso mais novo Santo!


FLAmém!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O EMPATE AMARGO DO FLA-BARÇA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

O Barcelona se caracteriza por ter jogadores extraoridinários, muito habilidosos, que se movimentam constantemente, trocam bastante passes, valorizando a posse da bola de forma objetiva, fazendo poucas faltas, mas sem esquecer da marcação, que é exercida por pressão já no campo de defesa do adversário. Trata-se de um esquema treinado desde as categorias de base, portanto para chegar ao nível atual, foi preciso bastante tempo e treinamento.

Claro que para fazer omeletes é preciso contar com bons ovos. Não seria possível ser o que é, sem Iniesta, Xavi, Messi e companhia. Por outro lado, também, não bastam bons jogadores. Quantos ótimos times o Real Madri, para ficar na Espanha, já montou no papel que não se concretizaram?

O time que vi jogar de forma mais parecida com o que faz hoje o Barcelona foi o Flamengo do início da década de 80: nossa geração de ouro. Claro que é preciso guardar as devidas proporções por se tratar de épocas completamente distintas. Mas, talvez a grande diferença esteja no preparo físico dos dias atuais, que permite ao Barça ser ofensivo sem perder o poder de marcação.

Pois, Luxa, ainda quando era chamado de Wanderley, participou do início da formação daquele time, como reserva do Júnior e sempre declarou que era o tipo de futebol que o inspirava. Como técnico já foi campeão montando ótimos times (obviamente inferiores ao Flamengo de 80). Porém, há muito tempo, ele parecia já um ex-treinador em atividade, que tinha deixado essa fórmula (ou seria essa motivação?) em algum lugar do passado.

Neste ano, ele já declarou algumas vezes que estava montando o Flamengo tendo como inspiração o Barcelona. Foi naturalmente motivo de chacota. Uma equipe formada por Fernando, Jean, Welinton, Egídio (que esteve muito bem nos últimos jogos), Deivid, Wanderley, Alvim, etc poderia ser tudo, menos o Barcelona.

No entanto, há alguns jogos, mais precisamente desde que Renato foi recuado, algumas características estão me chamando a atenção. O time vem tendo muito mais posse de bola do que os adversários, os nossos 3 meias se revezam frequentemente de posição e, principalmente, podemos assistir a um futebol bem agradável. Neste Brasileiro, por exemplo, possuímos o melhor ataque, estamos liderando no quesito finalizações e fizemos poucas faltas.

No estadual, reclamávamos que o time vencia, mas não convencia. Agora, o time está convencendo, mas não está vencendo. Colocando mais um volante (que obviamente não seria o Fernando), o time poderá voltar ao futebol do estadual. Com isto, o Botti fatalmente seria barrado (ou ficaríamos de novo sem centro-avante). Correríamos menos riscos. O que acham? São favoráveis?

Eu prefiro perder pontos bobos como domingo (abaixo falo mais detalhadamente sobre o jogo), com objetivo de tentar o equilíbrio entre bom futebol e bons resultados. Com a chegada de alguns reforços, acredito que  estamos muito perto de montar um time que faça história. Não falo do Barcelona ou do Flamengo de Zico. Mas, um time que, no futuro, teremos orgulho de dizer que assistimos sua formação, seus jogos e suas conquistas.

Que FLAssim seja,

* * * * * * * * * * * * * * * * *



O Empate Amargo
Como já falei na edição especial de aniversário deste blog , estou sem tempo para escrever tantos artigos como vinha escrevendo. Assim, acabo fazendo vários #posts em um só. Aproveito para falar mais detalhadamente sobre o jogo em que empatamos com o Bahia por 3 x 3 e todos saímos com aquele gosto de guarda-chuva na boca. Sentimos o empate como se uma derrota fosse.

Fiz questão de comentar, acima, a evolução que vejo no time, após um empate onde tivemos uma série de vacilos para demonstrar que estamos realmente em busca de um equilíbrio.

Bem, os problemas do Flamengo começaram durante a semana na agressão do Williams ao Negueba. A explicação da comissão técnica para escalar o afastado Williams não foi, para mim, convincente. Mas, o pior seria deixá-lo de fora, curtindo uma folga. Já pensaram termos que aturar o Fernando durante os 90 minutos? Fatalmente nosso punido príncipe seria endeusado e a impunidade voltaria a reinar na Gávea (ou no Ninho do Urubu).

Como sempre insiste o meu companheiro de bancada no #urubucast, o @ZecaUrubuRei, um time não é escalado para um jogo com 11 jogadores, mas sim com 18. O banco é parte da esalação! Pois, Vanderlei errou ao escolher os reservas. Galhardo pediu para sair. Jean era o único disponível! Depois, quando Williams também pediu para sair, quem era o único que poderia entrar sem abrir demais o time? Ele mesmo: o Fernando. O resultado todos sabemos. Não se coloca Jean, Fernando e Welinton ao mesmo tempo no time. A bola pune! Todos sabíamos e, antes do gol de empate deles, eu mesmo tuitava que Luxemburgo estava querendo testar nossos corações com suas substituições. Não poderia dar certo Não deu! O Banco deveria ter sido melhor planejado.

Obviamente com o recuo do Renato, o time ficou mais exposto. Mas, tomamos gols que não podemos tomar. Além do vacilo na zaga no primeiro e do erro do Fernando no terceiro, foi inacreditável como aconteceu o segundo gol dos baianos. Para começar, Ronaldinho não pode querer bater todas as nossas faltas. Era uma falta de longa distância. Muito mais adequada para o nosso Canhoto Atômico, o citado Renato. Pois, o Gaúcho acertou a barreira e no contra-ataque ficamos com inferioridade numérica. Erro de pelada. Imperdoável, mas que se resolve com treino.

Outro problema foi o preparo físico. Dois jogadores pediram para sair e o time, como um todo, teve visivelmente grande desgaste no jogo. Pode ser exceção por termos tido que buscar o resultado duas vezes, mas convém ficarmos de olho neste quesito.

O fato é que adversários como Ceará e Bahia aproveitaram muito bem os nossos erros. Ou seja, a sorte que nos sobrou em alguns jogos do estadual, parece ter dado um tempo. Mas, daqui a pouco ela voltará. Não costuma se afastar muito. Somos FLAbençoados!

Acredito que estamos em franca evolução. Erros e problemas são parte do processo e podem ser resolvidos com treinamento. Em breve, também deveremos ter um time mais reforçado e, se não perdemos vários jogadores na janela, creio que no final do ano estaremos comemorando mais um título brasileiro.

FLAmém!

PS: Estou mudando o lay-out do blog. Gostaria de ouvir suas críticas e suas sugestões. Sua opinião é importantíssima. Desde já, FLAgradeço!