Salve, Salve, FLAleluia!
"Por que o Flamengo tornou-se o clube mais amado do Brasil?Porque o Flamengo se deixa amar à vontade." (Mário Filho)
Parabéns, Flamengo!
Hoje, dia 15 de novembro, se comemora o aniversário do Mais Querido. Flamengo, desde 1895, colecionando histórias de raça, conquistas e paixão.
Um clube fundado por seis jovens remadores já sob o signo da conquista. Na mesa de um bar, José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport decidem criar um clube de remo para fazer sucesso com a mulherada. Um clube que desde a sua origem veio para impressionar e conquistar.
Um clube já fundado com o DNA da superação. Na primeira viagem, o barco afundou. Os rapazes compraram outro... que foi roubado. Na primeira regata para valer, terminaram rebocados. Muitos desistiriam! Mas, não nossos primeiros heróis. Insistiram e no ano seguinte venceriam a primeira regata.
O Flamengo mal acabara de ser criado e já mostrava que que eventuais derrotas funcionariam como método de fortalecimento. Que atestados de óbitos emitidos de forma apressada só serviriam para encher de inveja a turma do contra. Pois, quando o dão por derrotado, o urubu, símbolo adotado muitos anos mais tarde, tal como a mitológica Fênix, renascerá das cinzas para destruir a carniça dos adversários. E FLAssim sempre será!
Do remo, partimos para o futebol. Há cem anos, remadores do Flamengo que jogavam futebol pelo Fluminense criaram o novo departamento do clube por discordância de uma medida da comissão técnica tricolor de substituir o atacante Alberto Borgeth por um zagueiro. Assim, desde o nascedouro, o futebol rubro-negro é sinônimo de ousadia, de revolução, de jogo ofensivo. No Flamengo, o poder jamais foi dos cartolas. Nossos artistas são os donos do espetáculo e nossa torcida a razão de tudo existir!
Pelo futebol, o clube de regatas se tornou popular. Vieram nossos títulos. Incontáveis! Memoráveis! Arrebatadores! Mas, mesmo tendo o futebol como carro chefe, o Flamengo é muito mais! É uma verdadeira potência poliesportiva. Raríssimos clubes no mundo conseguem ser elite em tandos esportes como o Flamengo.
No meio de tantas alegrias, nossa torcida cresceu, se multiplicou, se fortaleceu. E se fez Nação! E tudo no Flamengo passou a ser gigante, do tamanho da massa de apaixonados. É a Nação Rubro-Negra que torna o Flamengo um clube único e plural ao mesmo tempo. É de sua diversidade que o Flamengo encontra sua própria unidade.
E é para a Nação Rubro-Negra, a todos nós que sofremos, sorrimos, choramos, vibramos e nos contagiamos com o que é "Ser Flamengo", que dedico minhas felicitações por tantos anos de glória.
Parabéns Nação Rubro-negra,
O Flamengo é nosso!
FLAmém!No meio de tantas alegrias, nossa torcida cresceu, se multiplicou, se fortaleceu. E se fez Nação! E tudo no Flamengo passou a ser gigante, do tamanho da massa de apaixonados. É a Nação Rubro-Negra que torna o Flamengo um clube único e plural ao mesmo tempo. É de sua diversidade que o Flamengo encontra sua própria unidade.
E é para a Nação Rubro-Negra, a todos nós que sofremos, sorrimos, choramos, vibramos e nos contagiamos com o que é "Ser Flamengo", que dedico minhas felicitações por tantos anos de glória.
Parabéns Nação Rubro-negra,
O Flamengo é nosso!
PS: Não tenho postado aqui, porque religião e política não devem ser misturadas. Mas falo sobre gestão e eleições no Flamengo lá no Magia Rubro-Negra