sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pérolas de auto-ajuda do realismo religioso

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra
Salve, Salve, FLAleluia!


O transatlântico rubro-negro está seguindo sem direção, aparentemente sem comando. Quando todas as previsões para o ano indicavam que navegaríamos em águas calmas e límpidas, inacreditavelmente, estamos entrando em área de grande turbulência.

Chacoalhando no convés, um flamenguista pessimista (sim, eles existem e nesses momentos parecem se multiplicar) deve estar dizendo:
- Xiii, Fu... ! Vamos mudar toda a tripulação. Ninguém presta! Estamos afundando! Não tem mais jeito! Já era! Vamos naufragar! – e outras coisas do gênero.
Ao seu lado, com olhar esperançoso, um otimista, deve estar respondendo da seguinte forma:
- Qualé, mermão! Você não deve ser Flamenguista de verdade! – E socando o próprio peito, completa – Isto aqui é Flamengo, P... Nós vamos reagir. Por que a dúvida? – E batendo uma palma da mão na outra com força, para fazer barulho como que querendo acordar alguém de susto – Pode acreditar! Após a copa, só vai dar Flamengo. Meeeengooooo!
Pela inércia de ambos é provável que o destino do barco seja o mesmo: o naufrágio. O mais correto seria atuar como um realista e.... agir! Analisar os motivos pelos quais perdemos a trilha traçada, fazer os ajustes necessários e, assim, retomar o caminho desejado.

A boa nova, irmãos, é que há tempo para isso. É verdade que a viagem não era para ter sido realizada dessa forma tão atabalhoada. Mas, não há como mudar o passado. Não adianta chorar pelo leite derramado. É preciso correr atrás de mais leite. Se fizermos nossa parte direito, o Senhor rubro-negro irá nos amparar. Ele nunca nos deixou na mão. No entanto, a sabedoria árabe já ensinava que não basta confiar em Alá, é preciso também amarrar o seu camelo.

Não nos esqueçamos de que a interrupção do campeonato para a copa, com a abertura do mercado de transferências, será para todos. Entretanto, beneficiára somente àqueles que fizerem bem o seu dever de casa. Como há clubes que já estão se preparando, nós sairemos em desvantagem. Logo, precisaremos agir rápido. Não adianta só ficarmos nos belos discursos. A realidade começa na ação e não no silêncio. É preciso mostrar resultados, para conseguir chamar novamente a torcida para o lado do time. Condição fundamental para o sucesso.

Para realinhar nosso GPS, foi bastante negativa a escolha dos nomes que irão comandar o futebol. Super Helinho e Veloso representam um passado que gostaríamos de esquecer. No triênio em que o primeiro dirigiu o clube, disputávamos o brasileiro brigando no maior perrengue para não cair. Além disso, ele quase conseguiu o feito inédito de rebaixar o Flamengo no carioquinha. Isso mesmo, você leu certo! No Caixão de 2002, só não caímos porque vencemos o Entrerriense na última rodada. Mais recentemente, ele circulou pela cidade com um suposto investidor, um israelense amigo do Kia (aquele da MSI, então parceira do Corinthians) e isso quando o Ministério Público já estava na cola do gringo. Pois esse mega-investidor, disposto a colocar muita grana no Flamengo, nem ao menos pagou as contas dos jantares, hotéis de luxo e passeio de helicóptero. O beiço ficou para o clube! O cara deve estar rindo até agora.

Já o segundo, conseguiu desmontar o time campeão brasileiro de 92 e, de quebra, a equipe da base – a geração Djalminha, Marcelinho, Marquinhos, etc. Há chances do feito se repetir! Lamentável, Patrícia!

Aliás, irmãos, não estranhem, mas deixarei de chamar a Patrícia de papa, ao menos por enquanto. Minha religião é o Flamengo por causa do futebol, o resto é complemento. Enquanto houver inversão de prioridades, respeitosamente ela será tratada como presidenta. Ou seja, parece que quer chefiar um clube e não uma religião. Com todo apreço, a Patrícia como presidenta está se mostrando uma excelente vereadora. Ou seja, vai fazendo conchavos políticos para empurrar problemas e arrumando cargos a quem lhe ajudou na eleição e a quem poderá lhe dar uma força mais para frente. O problema é que, em funções executivas, essa estratégia costuma dar errado.

Bem, mas não estou aqui para ficar enumerando erros. São muitos e de conhecimento de todos. O que importa é aproveitarmos a oportunidade e nos recolocar no caminho da salvação. O momento é único para isso. É transformando o presente que se modifica o futuro. Não há tempo a perder! O pior pecado de um gestor é a omissão.

Assim, presidenta, para que voltemos a dar braçadas na direção correta, sugiro a contratação imediata de um profissional para tocar o futebol, substituindo o destituído Manhães. De preferência tomando as decisões e deixando para os conselheiros a nobre tarefa de ficarem batendo papo sobre futebol enquanto tomam chá. Assim não atrapalharão tanto. Não podemos ficar esperando eternamente pelo Leonardo ou sonhando com Zico. Se eles não vierem, que tal o Fábio Luciano na função?

Outra mudança imediata deverá ser a troca de treinador. O Rogério poderá até ter futuro, mas precisamos, neste momento, de alguém com experiência. Certo! O nome do Felipão é o ideal, mas se não puder fechar com ele para que comece logo após a copa (antes disso, ele já avisou que não dá), temos que buscar alternativas. Concordo que seja difícil, mas quem disse que seria fácil sentar na cadeira de presidente.

Finalmente, temos que ver logo que jogadores estão a fim. Para jogar no Flamengo é preciso se dedicar de corpo e, principalmente, alma. Atitudes como a do jogo contra o Florminense, quando muitos pareciam se poupar, pensando em eventuais transferências é inadmissível. Quem não estiver a fim, que faça como o Adriano. Peça para sair! É preferível um bonzinho motivado a um gênio sem tesão. Mas, não podemos tentar resolver apenas com garotos da base, senão serão todos queimados na fogueira da pressão. É preciso contratar.

Agora, é bom deixar claro, que a situação só chegou a este ponto por falhas na gestão. Portanto, cabe aos gestores resolverem o problema. O tempo é curto, mas a recuperação é possível. A Patrícia, por não ter completado nem mesmo um semestre no cargo, ainda merece crédito, ainda merece o benefício da dúvida, mas precisa agir! Confio na inteligência dela, que sabe muito bem que se o futebol não der resultados, ela não se elegerá nem mesmo síndica de seu prédio! Mesmo que o basquete e a natação colecionem títulos e mais títulos. Ainda que a sede do clube fique "um brinco". O Flamengo é o que é, primordialmente, por causa do futebol!
Vamos, comandante, ao trabalho! O tempo urge!

FLAmém!

2 comentários:

  1. Jeff concordo com tudo e faço (se me permite) alguns simplórios adendos.
    Parece que a Temporada começou agora (fim de maio) para o Flamengo que não se fortaleceu, não planejou, não contratou (vide o ex. do Fernandão que caiu como uma luva no SPFC), Só o Love não faz Verão ainda mais com a Libertadores.
    Está sofrendo o mal de todo brasileiro, revendo renovações em cima da hora, como se estivesse vendo o barco afundar e procurando algum bote salva-vidas aonde não tem, pois acabou.
    Rogério acreditando no efeito e feito do Andrade e Carlinhos pode ficar um pouco queimado pois está parecendo uma marionete tapa buracos da atual administração de futebol do clube. Nesse caso fico pensando porque nosso ÍDOLO MAIOR ZICO e Leonardo não assumem algo de importancia no Clube ?
    Acreditando sempre, desistindo jamais se nessa pausa pra Copa, fizerem algo de concreto apoiaremos, o que não dá é ficar igual a Dezembro inicio de Janeiro de braços cruzados.
    P.S. Espero que nesse meu comentário não tenha nenhuma sandice, pois se tiver me avise.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com tudo e acho que estamos realmente perdendo muito tempo em busca de reforços para o time, sem contar que precisamos também de um bom treinador.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!