domingo, 4 de julho de 2010

DE VOLTA AO QUE REALMENTE INTERESSA: O FLAMENGO!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra
Salve, Salve, FLAleluia!

Com o fim da participação brasileira na Copa do Mundo (infelizmente antes do que eu gostaria), o nosso Flamengo Supremo volta ao seu lugar natural de destaque. No entanto, o pior é que o tema das conversas normalmente tem girado sobre a preocupação com a qualidade do nosso elenco para a disputa do restante do BR-10.

Não há dúvidas de que as contratações feitas, até este momento, estão aquém das nossas expectativas, do que o Flamengo merece e, até mesmo, do que tínhamos no primeiro semestre. Novos jogadores, entretanto, ainda deverão ser apresentados. Porém a maioria somente poderá atuar em agosto. Assim, serão mais 5 jogos, sendo 2 clássicos, com um time repleto de juniores. Depois, mesmo com a chegada de bons jogadores, demandará tempo até o time se entrosar, ainda mais sob comando de um técnico inexperiente. Justifica-se, portanto, as preocupações demonstradas por muitos devotos da religião rubro-negra.

Mas, estamos passando por um momento diferente. Por que queríamos tanto o Zico dirigindo o Flamengo? Você, caro irmão rubro-negro, já pensou sobre isso? Por que pediu e comemorou tanto a volta do Messias?

Bem, eu não acredito que, agora, em Sua nova função, acompanharei as soluções mágicas como as que eu presenciava quando Ele tinha a bola aos seus pés (já fiz aqui um post dando meu testemunho sobre Zico). Assim, a transformação do Flamengo Supremo em um clube organizado, eficiente e à altura do tamanho de nossa imensa torcida não se dará, por encanto, da noite para o dia. Será preciso muito trabalho, muita disposição, muitas alterações estruturais e, mais do que tudo, uma grande modificação cultural.

Já cansamos de observar a chegada, às vezes, até em lote, de jogadores contratados por um alto custo, que elevaram a dívida da instituição e não deram o retorno esperado. Aliás, em relação ao endividamento atual recomendo a leitura do excelente Blog do André Monnerat, o “SobreFlamengo”. Além de evitar gastos demasiados com novos jogadores, será necessário investir na precária estrutura do futebol, para que possamos cobrar treinos em período integral e, principalmente, para poder voltar a formar bons jogadores.

Então, já estou jogando a toalha? Vamos sentar a espera do futuro promissor e sofrer até lá? Jamais! As coisas precisam acontecer de forma simultânea. Realmente não podemos exigir, agora, um elenco galáctico. Por outro lado, o Flamengo não pode se contentar com a mediocridade. Não é nosso lugar!

Daí a importância do Galo. Zico traz consigo credibilidade! Observem, por exemplo, o discurso dos recém-chegados. Todos, sem exceção, falaram do prazer de vivenciar um momento histórico. Assim, que as coisas começarem a entrar no rumo, com o Flamengo saindo das páginas policiais, novos patrocinadores certamente virão (placas publicitárias no Ninho do Urubu, exploração de imagens de jogadores, do clube e do próprio Zico, etc.).

A partir do próximo ano, tenho certeza de que já estaremos em condições muito melhores. Mas.... e o Brasileirão deste ano? Bem, acredito que com os novos reforços que deverão vir, mesmo saindo de trás na tabela em agosto, poderemos fazer um bom papel. O suficiente para, pelo menos, disputarmos um vaga no G4? Acredito fielmente que sim, caso a torcida compreenda o momento e, ao invés de cobrar, passar a encher os estádios, apoiando sempre, dando aquela força-extra, capaz de transformar um jogador mediano em craque, como já fizemos muitas vezes. Como só a nossa torcida sabe fazer.

O Flamengo precisa de nosso apoio! Vamos fazer a nossa parte! Proponho uma trégua, em nome do Messias, pelo menos, até o final do ano. Somos ou não a torcida que faz a diferença?

Eu acredito! E você? Comente!

FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!