domingo, 29 de agosto de 2010

A OBJETIVIDADE IDIOTA DO PASTOR ANALISANDO NOSSAS POSSIBILIDADES

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia

No último post (logo abaixo) falei das coincidências que me fazem acreditar em uma nova arrancada. Como se trata de um blog que encara o Flamengo como sendo uma religião (alguém dúvida que seja?), não poderia deixar passar sinais claros emitidos pelo Senhor Rubro-Negro. Analisar o futebol apenas pela ótica do momento e da razão é limitá-lo e, por isto, os "idiotas da objetividade", como já dizia Nelson Rodrigues, erram seus prognósticos, anos após anos. Futebol, tal qual uma religião, é subjetivo, é imponderável, é místico, misterioso e fascinante. Nem sempre o melhor time vence. Não há uma regra. Não se trata de uma ciência exata. Então, por que tentar ser racional em algo que transcende a razão? O ser humano, sabemos, é complexo. Pois, qual grau de complexidade envolve um jogo com 11 homens contra outros 11? Há vários fatores que precisam ser levados em conta. Há aspectos psicológicos, físicos, neurológicos, emocionais presentes e que influenciam o resultado. Todos temos certeza disto! Mas, os incrédulos teimam em não considerar a força de fatores, digamos, sensoriais, esotéricos. Não crêem que há uma energia presente em campo que possa mudar o panorama de uma partida? Ora, por que acham que a Nação também é chamada de magnética? A energia que se passa ao campo é contagiante e, assim como um imã, faz o time ser atraído para o pólo "certo". E há coisas que acontecem sem sabermos a causa. Às vezes, não dá tudo certo para um time e tudo errado para outro?

Pois, toda a baboseira acima, não foi fruto de nenhuma droga, garanto. É apenas para dizer que, desta vez, estarei escrevendo em uma linha diferente da habitual. Tentarei fazer uma análise real das chances do time no Brasileiro. Procurarei ser "objetivo", "sério" e "racional". Assim mesmo, entre aspas, pois, como já disse, não há nada de exato. Tudo para demonstrar que o misticismo religioso é apenas parte da minha fé na superioridade rubro-negra e não um instrumento para encobri-la.

Antes, apenas um parêntese que entendo ser necessário. Mais uma vez deixo claro que confio no Zico. O Bispo Arthurzão tentou tirar o excesso de responsabilidade das costas do Galo, dizendo que Ele não é um Deus. Ora, o Urublog é a Bíblia da religião flamenguista, não cabendo a um humilde pastor desmenti-la. Portanto, não se trata disto. Mas, não há o que temer. Zico é o Messias, com chuteira ou sem elas. É Aquele que nos conduzirá ao lugar prometido.

Pois, então, confiando no Zico, tinha prometido não cornetar mais o Rogério. Se Zico acreditava que, neste ano, nossa luta seria para se livrar do rebaixamento, eu estaria firme na torcida, sem constrangimentos. Tenho certeza de que seria por uma boa causa. Isto é confiar! Pois, com Rogério no comando, nosso destino seria este. Não tenho dúvidas! Pode até ser que um dia ele venha a se tornar um bom técnico, mas ainda está longe disto. Faltou-lhe ousadia, comando, experiência e coerência. O time não tinha jogadas ensaiadas. Seus resultados foram medíocres. Atenção, medíocre significa, segundo o Michaelis, o que está entre o bom e o mau, entre o grande e o pequeno; mediano. Ora, se somos superiores, resultados na média não nos convém, certo?

Ao contrário da crença de muitos analistas por aí. Acho que temos um bom time. Ainda em formação, mas, ao menos, promissor. O Lomba, embora inexperiente, já mostrou que tem muitas qualidades. Temos dois dos melhores laterais (ou alas) do Brasil. Não adianta ficarem criticando Léo e Juan dizendo que perderam o futebol. O esquema tático é que vinha prejudicando o futebol deles. Eles são muito melhores atacando do que defendendo. Ambos não deram certo na seleção do Dunga, por terem que priorizar a marcação. Aí, tornam-se comuns. Se jogarem como alas, estou certo que voltarão a brilhar. A zaga tem estado segura, mas, para mim, incrivelmente é o pior setor. Para ver como a objetividade e a estatística são realmente idiotas. A tática retranqueira permite que times pequenos, muitas vezes, tenham defesas pouco vazadas, mas nem por isto podem ser consideradas de qualidade. Entretanto, mesmo não sendo uma excepcional defesa não é diferente de qualquer outra dos grandes times que disputam o campeonato. No entanto, o meio é um dos melhores. Temos 3 volantes muito bons: Willians, Maldonado e Corrêa. Mas, são volantes. Não podem ser transformados em meias. Renato Abreu e Pet dispensam comentários, mas enquanto não tiverem em forma, não deveriam atuar juntos. Talvez um em cada tempo. No banco ainda temos Toró, Klebérson e os promissores Camacho e Erick Flores (de volta), entre outros. O ataque com Diogo e Deivid tem tudo para dar certo. Um deles pode até recuar mais para entrada de Leandro Amaral. Há, portanto, alternativas táticas para escalar o Flamengo.

Analisem agora os principais rivais. Verão que, com exceção do Fluminense (prometi ser sério, não?) são todos parecidos. A goleada do Atlético GO sobre o Palmeiras fora de casa está aí para provar. O próprio fato de estarmos jogando da forma como estávamos e ficarmos apenas um pouco abaixo do G4 não seria um sinal de equilíbrio?

Ora, se é tudo tão equilibrado, se nosso time tende a melhorar física e taticamente, só temos a evoluir. Portanto, nossas chances de disputar a Libertadores são enormes. A diferença não é tão grande assim que não possa ser tirada em um turno inteiro. Basta, para isto, um técnico com um pouco mais de ousadia ou experiência ou liderança ou coerência do que o Rogério. Eu disse OU. Basta um ou dois desses fatores. Não é pedir muito.

Bem, e quanto ao título? Aí a diferença já é maior. Como o Fluminense possui, sem sombra de dúvidas, o melhor elenco. Tem, também, um técnico acostumado a vencer este mesmo torneio. É, portanto, favorito! Mas, daí a já ser declarado campeão com tantas rodadas de antecipação, é uma grande distância. Nessa hora, precisamos considerar novamente os fatores extra-campo em ação. O histórico recente do clube é de brigas internas entre patrocinador e dirigentes. Por que a corda não poderia ruir novamente? Com os salários monstruosos que estão pagando, será preciso vender muito plano de saúde para a patrocinadora ter retorno. Na verdade, eu estaria morrendo de medo se tivesse um plano da Unimed.  Além disso, tem que ficar vendendo jovens promessas e podem ficar em alguns jogos sem opção. Ou seja, eles que tratem de segurarem com unhas e dentes a ponta. Se bobearem, daqui a pouco estaremos em seus calcanhares.

Portanto, irmãos, tenhamos fé. Não deixem se levar pelas notícias da imprensa. Agora mesmo, na escolha do novo técnico, assistimos um exemplo claro de como as coisas funcionam. Teve algum nome que vocês não leram como sendo cotado?  O futebol é um negócio que movimenta milhões em diversos setores. Há muitos interesses em jogo. Os jornais precisam vender e, por isto, precisam dar notícias. Mesmo que depois sejam desmentidas. Fontes sigilosas aparecem (e podem ser inventadas ou reais, mas não confiáveis) garantindo qualquer coisa e depois basta publicar que a diretoria fracassou em algo que, às vezes, nem tentou. Cuidado com o que lêem. Esperem o Zico se pronunciar.

É isto, estou tranquilo. Eu confio!
E vocês? Comentem! A crítica é livre, pessoal!

FLAmém!

Um comentário:

  1. "A diferença não é tão grande assim que não possa ser tirada em um turno inteiro."
    A diferença é pequena, acho que dá pra pensar em título.
    Grande foi a diferença em 2007 mas conseguimos ir pra Libertadores.
    Rumo ao HEPTA !
    S.R.N
    FLAbraços, pastor!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!