quinta-feira, 30 de setembro de 2010

#PeloFlamengo

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Após a tradicional e sagrada pelada, um grupo de rubro-negros se reuniu para o ainda mais obrigatório choppinho. Os cálices sagrados chegaram enquanto eles ainda conversavam sobre os lances mais interessantes ocorridos ainda há pouco no animadíssimo jogo do qual foram protagonistas. No brinde, um deles logo puxou o coro:
- Fora, Silas!

Enquanto as tulipas faziam tim-tim, ouviam-se frases como: "Sem Silas Pelo Flamengo", "Xô Retranqueiro", "Fora Covarde" e por aí continuavam... Até que um dos amigos, após o primeiro gole, falou:
- Sabe, gente... não estou muito certo de que o melhor seja a saída do Silas.

Ao demonstrar sua dúvida em relação à permanência do treinador, começou a ouvir retaliações que começaram na brincadeira e continuaram como se ele tivesse cometido a blasfêmia de ofender ao próprio Flamengo: "Para com Wilson", "Deixa Dilson", "Tá de onda com nossa cara?" "De que lado você está?", "Quer ser rebaixado? É o que acontecerá, se ele permanecer por lá", "Está contra o Zico?", "Virou vascaíno?", blá-blá-blá.....
- Calminha aí, pessoal! É a minha opinião. Respeitem! Não estou a favor do Silas. Até porque ele realmente não merece....

Nem conseguiu acabar de falar, começaram a pipocar frases do tipo: "Ainda bem", ", que susto você me deu", "Pensei que você tinha pirado na batata". Até que um repetiu o "Fora, Silas", começando tudo novamente.
- Vocês vão me deixar falar ou vão ficar de zoação?

Diante do silêncio, emendou rápido:
- O que quero dizer é que não sei se o Silas deve permanecer no cargo, não por ele, que tem errado muito, mas pelas alternativas disponíveis.
- Ora, vamos de Luxa - defendeu um!
- Prefiro o Abelão ou o Renight. - falou outro.
- Tem o Lopes, galera - rebate um terceiro.

Enquanto os nomes eram ditos sem parar, com alguns gerando mais protestos do que o nome do próprio Silas (tais como Leão, Geninho, Mário Sérgio, Dunga). Sem contar os de Andrade, Dorival, Joel e até do Mano Menezes.
- Taí, por isso que eu não estou otimista quanto à queda do Silas. Cada um tem sua preferência. Não há unanimidade.
- Pelo menos, o Silas desagrada a todo mundo, é isto que você quer dizer? - ironizou o defensor do Luxemburgo.

Risos gerais! Até do "defensor" do Silas. Nesse momento, o rubro-negro que tinha sugerido o Papai Joel resolveu falar:
- Na boa, eu não gostei nem um pouco da atitude do Silas jogando mais peso nas costas dos jogadores, tentando tirar o dele da reta. Como não o conheço, não posso falar de seu caráter. Porém, no mínimo, demonstrou que não está pronto para lidar com a pressão. Não pode continuar. Só isto! Técnico é acima de tudo um comandante, um líder. Se o grupo não confia nele, já era. Não há liderança, sem liderados. Não há liderança, sem credibilidade.
- Você está sugerindo que irão boicotá-lo? - perguntou um dos amigos demonstrando preocupação.
- Pode até ser, já vi de tudo nesta vida. Mas, nem é preciso chegar a tanto. Se você não confia nas determinações do treinador, tentará resolver do seu jeito. Serão onze jeitos diferentes de tentar resolver. Adeus equipe!
- Por isto que acho que o Zico errou. Deveria ter fechado logo o Luxemburgo. É o único disponível que tem bagagem para aguentar a pressão da colocação atual do Flamengo.
- Mas, passaríamos a pagar uma fortuna por uma comissão técnica que vem de fracasso em cima de fracasso. O Luxemburgo é um ex-técnico em atividade - falou aquele que estava em dúvida sobre a permanência do Silas.
- Ainda tem o problema ético no caso do Luxemburgo. Zico e Patrícia defendem que os jogadores devam pertencer mais aos clubesdo que a atravessadores aí vão lá e colocam como treinador alguém que já foi acusado de tudode tudo.... - voltou a falar o defensor do Joel.
Pronto! Foi o bastante para cada um voltar a defender um nome. Até o garçom, que era botafoguense, ao trazer mais chopps, resolver entrar no papo:
- É bom que tragam mesmo o Luxa, assim ele irá rebaixar dois times em uma só temporada. rsrsrsr

A zoação do rival de sábado  fez com que Gil, um dos mais quietos, resolvesse se pronunciar::
- "Que tal darmos valor ao único sentimento que nos une, otimistas e pessimistas: o amor ao Clube de Regatas do Flamengo?" (Nota: o Gil é uma homenagem ao Fábio Gil, o @urubuzada, que postou a sábia frase acima em seu blog no imperdível artigo A SOMA DE TODOS OS MEDOS . Confiram, vale a pena!)
Após essas sábias palavras, todos viram que o inimigo era outro: a falta de união dentro do clube. O fato é que, assim, compreenderam que Silas é o técnico do Flamengo. Portanto, enquanto permanecer lá, o sucesso dele será o de todos nós. Se vier outro, precisará de todo apoio da Nação. Já temos problemas demais, com pessoas dentro do clube que se fingem de rubro-negras, mas que querem apenas saber de obter vantagens pessoais.Enquanto a torcida fica cornetando, dividida, eles aproveitam-se do barulho e fazem a festa, bancando Nero e botando fogo na própria casa, como falou o Arthur Muhlenberg no Urublog.

A expressão do Zico ao deixar o CT, quando se recusou a dar entrevista (direito dele), após a manutenção do Silas no cargo, mostra o tamanho da pressão em cima dele. O Galo precisa de todo apoio de quem quer realmente ver o Flamengo, não apenas na primeira divisão do próximo ano (obrigação), mas como um clube renovado, forte, estruturado, do tamanho da própria Nação Rubro-Negra.

Palavra da Salvação rubro-negra,
FLAmém!

Um comentário:

  1. técnico...
    apenus um dos problemas!
    Como o Luxa é um técnico que vive de projetos, prefiro que venha só em janeiro!

    SRN

    @leons2thais
    www.papodehexa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!