segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A partir de agora, serão 9 decisões!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Fico à vontade para falar do treinador, pois, como já me manifestei (e muito) no twitter, nunca fui um entusiasta da contratação do Vanderlei Luxemburgo. Está certo que foram, até agora, apenas dois jogos. Meus maiores receios continuam sendo em relação ao posicionamento ético do novo comandante, o que costuma causar prejuízos em um prazo médio/longo. Sem o Zico, tais preocupações aumentam sensivelmente. Mas, até agora, não há qualquer indício nesse sentido. Assim, para não ser leviano, irei me basear exclusivamente no que podemos observar em campo.

É inegável a melhora do Flamengo sob seu comando. Deixamos de ser meramente um time (conjunto de jogadores) e passamos a ser uma equipe (conjunto organizado de pessoas para execução de determinada tarefa). Um time é, por definição, um simples grupo de jogadores. Um bando em campo é um time. Já uma equipe demonstra união, organização tática, senso de objetividade e de organização e há comunicação entre seus integrantes. Há um corolário em administração que diz: "Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe".

O resultado contra o Avaí não foi bom. Nem estou me referindo ao modo como foi obtido, mas ao resultado em si. Era jogo para termos conquistado 3 pontos, como falei no post no "pré-jogo" de ontem. No segundo tempo, mostramos desequilíbrio emocional e erros de posicionamento na defesa. Mas, pelo tempo que Vanderlei está lá, isto ainda pode ser corrigido. O excelente primeiro tempo do jogo demonstra isto.
 
Pelas notícias veiculadas na imprensa, enquanto Silas quase não treinava o time, optando por rachões, Vanderlei tem ensaiado jogadas e realizado vários treinos táticos. Segundo a Folha de São Paulo, Silas chegou ao absurdo de tocar no assunto Bruno nas palestras para o time. Não sei se é verdade! Como já disse aqui, não dá para acreditar em tudo que é divulgado. Porém, o fato é que, primeiro sofremos com Rogério, que, por medo de perder, abdicou da vontade de ganhar. Com a bola chegando mais ao ataque, até Val Baiano pode ser artilheiro. Depois, o interino Toninho Barroso que declarou publicamente que não acompanhava o trabalho do time profissional. Por fim, tivemos Silas, que por tudo que já foi falado por aqui, mostrou que não está preparado para ser treinador. Parece que a boa fase no Avaí foi um mero acaso.

Para quem gosta de números, em dois jogos o time sob comando do Vanderlei, o Flamengo já fez quatro gols (sendo 3 do Val Baiano). Baseando-se apenas no período do pós-copa, a mesma marca foi atingida no sexto jogo do Rogério (pós-copa, lembro) e no quinto do Silas.

Ainda há muito a  se fazer, mas, pelo menos, agora é possível termos esperança. Luxa errou nas substituições, é verdade! Por mim, Renato Abreu, que fez um ótimo primeiro tempo, deveria ter saído. Porém, Kleberson também estava cansado. Assim, trata-se, como sempre disse, de apostas. Ontem, não deu certo, ao contrário do que ocorreu na última quinta-feira. O problema maior foi a expulsão do Léo. Justamente no seu 300º jogo com o manto sagrado. Aliás, sem chororô, é bom dizer que o primeiro amarelo que ele tomou foi injusto e a expulsão do David absurda. O juiz nem viu o lance, pois estava de costas para ele.

Por fim, lembro para aqueles que ainda continuam com medo do inferno, que nos bastam 11 pontos em nove rodadas para continuarmos na série A em 2011. Convenhamos que é perfeitamente possível e nem tão difícil assim. Mas, é bom garanti-los logo. Já para quem quer salvar o ano, precisamos vencer todos os jogos daqui para frente. Chegaremos aos 61 pontos, que, combinados com insucessos dos outros, nos deixarão na Libertadores. Impossível? São Judas Tadeu está aí para isto.

A primeira decisão será contra o Inter! E decisão, não é segredo para ninguém, é com a gente mesmo!

FLAmém!

7 comentários:

  1. Também tô gostando desse trabalho inicial do Luxa.
    De fato agora é uma equipe, jogadores mais comprometidos e tal.

    Uma coisa que me revolta: os jogadores quase não chutam a gol..se chutassem mesmo (inclusive fora de área), teríamos um aproveitamento considerável.

    Vamos que vamos, pastor.
    FLAleluia
    FLAbraços!
    S.R.N

    ResponderExcluir
  2. Jeff, como falamos ontem, continuo gostando muito do trabalho do Luxa, alias falei no meu post no FlaBlog que finalmente depois de 4 tecnicos conseguimos um de verdade.

    Vamos continuar na torcida, só vejo evolução. Vou fazer um post sobre o jogo de ontem. Se puder dar uma conferida.

    flablogn.blogspot.com

    Grande abraço,

    Andre Tozzini - Tozza
    Twitter - @TozzaFla
    E-mail - tozzafla@gmail.com
    GTalk - tozzafla@gmail.com
    FlaBlog - flablogn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei, einh !!
    A diferença entre time e equipe foi perfeita. Sendo que eu acrescentaria, mais uma categoria: BANDO ! Esse ano teve momentos que jogamos nesse perfil ! Dureza !

    Excelentes considerações.

    Tb escrevi sobre a ERA LUXA: http://magiarubronegra.wordpress.com/2010/10/09/com-luxemburgo-pelo-flamengo-sorte-competencia-ou-alma-rubro-negra/#comments

    Sábado..."culto" no Engenhão, ok !!!

    Bjs e SRN, Vivi.
    www.magiarubronegra.com.br
    www.beladabola.com.br
    @vivi_mariano

    ResponderExcluir
  4. Prezado,
    Acho que estamos vendo jogos difentes. Sou Flamengo e vejo o jogo torcendo por uma vitória e fico muito feliz com um resultado de meio x zero. Quero ser campeão mesmo com gol de mão aos 50 do segundo tempo, mas daí dizer que estamos evoluindo, é brincadeira. Não sei quanto a vocês, mas, talvez por ser um pouco menos novo que vocês, vi futebol e sei a diferença de um time e o que temos visto nesses últimos anos. Com raras exceções isso que você chama de equipe, nada mais é do que um bando perdidaço em campo. Dá vontade de comprar uma búlsula para cada um. Até o Lomba (gosto dele, é muito bom)está merecendo uma; quase sempre sai do gol desesperado. O que dizer do Juan, o grande culpado da derrota. Um cara experiente não pode entregar uma bola daquelas. Ele errou quase tudo. E o David? O que aquele cara foi fazer! Só uma pessoa descontrolada sai correndo que nem um maluco e empurra o adversário daquela forma. Foi espulso corretamente. O Juiz não viu mas o bandeira viu, eu vi, você viu, todos que estavam assistindo aquela pelada viram. É pra tomar uma dura e ir embora. Rua! Isso não é coisa de futebol. Esse time não acerta três passes. Fez dois gols em três jogadas que deram certo por sorte. Sim, temos tido azar, os juizes são umas bestas, mas isso faz parte do contrato. O cara é incompetente e erra para os dois lados.
    Talvez vocês não tenham idade para ter visto futebol, mas estão tendo a oportunidade com o time do Santos, aproveitem bastante, pois como está, talvez essa seja a última oportunidade.
    Boa sorte!
    Mengão rumo a Liberta!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom texto como sempre , FlaBéns
    Ah Sei lá eu Gosto da postura do Luxa e ele como Flamenguista que é sabe bem como funciona o Flamengo. Eu Só quero que tudo dê certo e 2011 venha logo pq esse ano não foi dos melhores...
    Mengão Sempre

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, obrigado pelos comentários.

    Papo de Cozinha, em primeiro lugar, deixo claro que adoro quando alguém discorda e expõe os motivos, sem qualquer ofensa, nos comentários. Estimula o debate e faz com que os outros leitores reflitam sobre o que escrevi. Este é o objetivo. Normalmente, as pessoas só comentam quando concordam. Daí a importância de alguém se dar ao trabalho de colocar uma opinião diferente. Assim, só tenho a agradecer.

    Dito isto e até para haver debate, não concordo que o time esteja perdido. Nossos problemas no jogo foram erros normais de um jogo. Acontecem! Tirando, claro, as falhas do Juan (aqui dou-lhe toda razão). O Lomba não sabe sair do gol e nem jogar com os pés. Tem que trabalhar. É novo e pode melhorar. Discordo de você em relação ao lance da expulsão do Deivid. Ele foi punido pela ameaça? Ele correu para cima do adversário e tomou um soco! Sinceramente, não vi motivo para a expulsão. Quanto a melhora do time (evoluindo para equipe), observe que os jogadores já estão sabendo o que fazer em campo. Finalmente possuem funções táticas definidas. Observe a postura do meio-campo. Observe os avanços dos laterais e os deslocamentos dos meias e atacantes. Essa movimentação trabalhada começou com a chegada do Vanderlei. Mas, é verdade que sou um eterno otimista. :)))

    Por fim, não sou tão novo assim. Acompanhei toda a carreira do Zico, por exemplo. ;)

    Agradecidamente,
    JEFF (@IgrejaFlamengo)

    ResponderExcluir
  7. Jeff,

    Concordo que o primeiro tempo foi bom, mas acho que foi muito mais pela fragilidade do Avaí do que pela superioridade do Flamengo, podiamos sim ter goleado, mas não goleamos. E podiamos sim ter tido dificuldades se o trio de arbitragem não tivessem errado no primeiro gol do Mengão, foi alí que fragilizamos o fraco Avaí, e não soubemos aproveitar direito, e no segundo tempo continuamos cometendo os mesmos erros do primeiro, com a seguinte diferença, o Avaí se acertou e aproveitou nossos erros e a expulsão do Léo Moura.

    Um Abraço,

    Zeca Urubu - http://blog-das-torcidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!