terça-feira, 2 de novembro de 2010

Como será amanhã?

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

"Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser"
(Simone - O Amanhã)

Qual rubro-negro imaginaria um 2010 como está sendo este? Principalmente após um 2009 que terminou em verdadeiro êxtase. Talvez nem o mais pessimista dos flamenguistas pudesse prever tantos problemas neste ano. Nem mesmo aqueles que têm espírito botafoguense. Imagine, então, alguém normalmente otimista como eu? Minha bola de cristal falhou... e feio!

Esse papo, irmãos, é só para demonstrar a dificuldade em se falar de futuro, em se fazer previsões. Porém, chegando ao final do ano, sem maiores pretensões, a não ser esperar o tempo e a uruca passarem, não há muito a fazer, a não ser bancar o cigano.

Começo pelo futuro próximo. O que esperar deste final de 2010? Em primeiro lugar, como já disse acima, que ele vá embora levando com ele toda esta urucubaca que nos atingiu. Xô.... Vade retrum! Mas, antes que ele termine, ainda temos alguns jogos a realizar. Não me assusto com rebaixamento. Como já disse várias vezes por aqui, nunca me preocupei com ele, mas estamos demorando muito para atingir os tais 45 pontos. Então, precisamos pontuar logo. Resolver de uma vez por toda esta parada, para que possamos nos concentrar logo em 2011.

Até acredito que com 43 ou 44 pontos algum outro time irá se livrar do rebaixamento. Outro? Sim, porque precisamos fazer bem mais do que isto. E logo! Apenas como chute, acho que ficaremos próximos a 10ª posição. Acredito que estaremos na Sul-americana em 2011. Mas, sinceramente, não dá para comemorar uma classificação para um torneio de segunda divisão, não é mesmo? Ah! Mas, pode dar vaga para a Libertadores. Sim, o campeão da segunda divisão da América do Sul se classifica para a primeira. Se isto acontecer, a vaga pode ser comemorada. Mas, até lá, os participantes recebem a punição de terem o brasileiro atrapalhado pelo excesso de jogos.

De resto, o Vanderlei deverá aproveitar o final da temporada para realizar alguns testes já de olho na formação do elenco para o ano que vem. Vários blogueiros, eu inclusive, pediram a escalação do Diogo como armador. Luxa atendeu no jogo contra o Corinthians, mas não deu certo. O time não conseguiu furar o bloqueio dos gambás medrosos. É o que dá serem treinados pelo Rogério Lourenço. Antes que digam que o técnico era o Tite, eu pergunto: qual a diferença? Eu mesmo respondo. O Tite é o Rogério de amanhã, ou seja, com mais experiência. Somente isto! O medo é o mesmo! Aquilo lá era postura de alguém que ainda acredita estar disputando o título?

Mas, o problema maior, para mim, foi a falta de um centro-avante típico. Um homem de área, para servir de referência. No elenco atual, o único com tais características é o Val Baiano. Por isto, eu o escalaria. Ou seja, eu optaria pelo ataque DVD ao invés do 3D. Mas, Luxemburgo é o técnico e amanhã deverá testar o Deivid na função de armador. Vamos ver como o time se comportará.

Já para o próximo ano, meu medo continua sendo o Luxemburgo. Por tudo que temos lido, ele atuará no papel que era do Zico. Caberá a ele montar o time. Será, além de treinador (função que exerce bem), uma espécie de gerente de todas as divisões. O que me preocupa e muito. O histórico do Luxemburgo nesta área é parecido com o do Kléber Leite. Muitos jogadores deverão ser contratados substituindo outros de estilo parecido. Vários seis serão trocados por inúmeros meia dúzias. E dinheiro rolando. Para felicidade de muitos. Mas, como o Flamengo tem pacto com a vitória, no curto prazo poderá até dar certo. Vamos torcer apenas para o clube não sangrar muito.

Para um futuro um pouco mais longo, precisamos pensar na candidatura do Zico para presidente. O problema é que o colégio eleitoral já está formado desde 31 de agosto deste ano, que era a data limite para alguém novo ter entrado como sócio (e assim mesmo patrimonial) e ter direito a voto em 2012. Assim, faço duas perguntas:
  1. Há algo que a torcida, mesmo não votando, poderá fazer para ajudar a não morrer a ideia da campanha  #Zico2012?
  2. Se Vanderlei der certo e conquistar títulos expressivos, inclusive a Libertadores em 2012, você manteria apoio ao #Zico2012?
Mas, enquanto o amanhã não chega, vamos fazendo o papel que sabemos fazer como ninguém: vamos torcer!
 
Palavra da Salvação Rubro-Negra,
FLAmém

6 comentários:

  1. Serei PRO-ZICO até o fim dos tempos. Nosso Deus terá sempre meu apoio e reverência, mesmo q qq um ganhe o Mundo pelo FLA. FATO É!
    Ja falei muitas vezes sobre este 2010 FDP, não vejo a hora dele acabar e parar de ver eu Amado Flamengo na rabeira da tabela...8 vitórias em 32 jogos, chega a doer na minha alma.
    Assim como vc, NUNCA me passou pela cabeça nenhuma preocupação qto à segundona...ÓBVIO...pq TIME GRANDE NÃO CAI!
    Assim sendo espero a vitória de amanhã e a contra o Guarani (certíssimas) e os 45 estarão garantidos, nos permitindo ir a BH e mandar o Galo Caipira e freguês pras profundezas da 2ª, assim como ENTREGAR-NOS em oferenda ao Cruzeiro pra levarmos os flores pra profundeza do vice-campeonato.
    Em tempo, pra não dizerem q sou malvadinha, quero o Flor e o Bua na LA, só pra rir da segunda edição da SAGA DO VICE-CAMPEÃO DA LA e dos buás jogando pipocas em seus astros, por uma derrota vergonhosa na LA...Ainda rirei muito de tudo isso
    SDS RN ALWAYS e FLAMÉM

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo texto! Parabéns!
    Bom..
    Acho que esse esquema com 3 atacantes vai funcionar bem, o problema, é que não temos o cone.
    Deivid, que seria o atacante mais avançado, ficará mais recuado, segundo Luxa. Val Baiano seria melhor, nesse caso.
    Sobre 2011, acredito que Luxa fará um bom trabalho e monatrá um elenco digno de Flamengo. Basta ver o Cruzeiro da tríplice coroa.

    SRN

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  3. Olhei seu post e está muito bom!
    Valeu, se puder dê uma passada no meu Blog DECOLA URUBU http://decolaurubu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post-desabafo, Jeff!

    Qto ao Zico, ele terá meu apoio SEMPRE! Mas acho que sua 1a pergunta (Há algo que a torcida, mesmo não votando, poderá fazer para ajudar a não morrer a ideia da campanha #Zico2012?) está perfeita.
    Alguem tem a resposta?
    Gostaria de saber.

    SRN sempre!

    @CrisMarassi

    ResponderExcluir
  5. Meu caro,
    Sua preocupação é legítima e faz parte dos sonhos/pesadelos dos milhões que compõem a Nação.
    Mas ainda não podemos nos deixar levar pelos problemas futuros sem resolver os do presente.
    1º Arrumar o meio de campo com os jogadores que temos. Ele testou o Diogo tirando o Filho de Kleber, mas nem o Zico poderá dar certo tendo ao lado um Williams e um Juan entregando o jogo como nunca o fizeram.
    2º O Centro Avante não importa qualquer que seja ele, vai depender do 1º acima.
    3º Garantir a 1ª divisão. Concordo com você que, em condições normais de temperatura e pressão, não corremos risco; só que não estamos em condições normais de temperatura e muito menos pressão.
    4º O 3º depende do 1º e do 2º.
    Haja São Judas Tadeu.

    ResponderExcluir
  6. Cida Gomes, conforme já falei no twitter, concordo completamente com o apoio incondicional ao Zico. Entretanto, a pergunta foi para provocar, uma vez que tenho certeza de que muitos "modinhas" irão criticar até a ética se ganharmos títulos importantes. Há pessoas que só conseguem ver o presente e, mesmo assim, sem qualquer senso crítico.

    Alexi Lalas, ainda não encontramos o meia. Os três atacantes não renderam novamente. É hora de testar o Marquinhos.

    Lázaro, obrigado pelas palavras. Mesmo antes de seu comentário, eu já seguia seu blog.

    Cris, como, também, nos falamos via twitter, precisamos realmente desta resposta.

    Geraldo (Papo de Cozinha), novamente obrigado por proporcionar debate no blog. Bem, ao mesmo tempo que não consigo ver hipótese de cairmos, estamos caminhando muito lentamente. Ontem contra o Ceará voltamos a cometer velhos erros e entregamos dois pontos (deixo isto para um outro post). Você tem razão quando aponta a falta de um meia-armador (o antigo ponta de lança) como a principal ausência de nosso time. É hora de testar o Maruqinhos desde o início, mas também não parece ser, digamos, o "cara". Vamos vencer logo duas para esquecermos logo 2010.
    FLAmém!
    @IgrejaFlamengo

    Obrigado a todos

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!