sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Refazendo as contas. Basta uma vitória mesmo?

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Pois é, irmãos! Demos mole (muito mole mesmo) o ano todinho e agora temos que ficar nesta situação patética de ficar fazendo e refazendo contas. Muitos apostaram (eu, inclusive) que 43 pontos seriam suficientes para evitar a queda. No entanto, a vitória do Avaí sobre o desmotivado Inter, fora de casa, mudou o panorama. Como somos os campeões de empates (tínhamos que estar na frente em algum quesito, não é mesmo?), por consequência, temos menos vitórias que os adversários diretos nesta inconveniente disputa. Como o número de vitórias é o primeiro critério de desempate, estamos em desvantagem!

A boa notícia é que vencendo o Guarani, precisaríamos de, no máximo, mais um empatezinho em, pelo menos, mais um jogo. Considerando o nosso retrospecto, as probabilidades são enormes! Bem, mas, vamos às contas, começando de baixo para cima da tabela:

Prudente
Já rebaixado! Logo, não precisa ser levando em consideração para efeito de cálculos.

Goiás
Embora ainda tenha reduzidíssimas chances matemáticas de se manter na série A, não poderá chegar aos citados 43 pontos. Mais um descartado!

Guarani
Se considerarmos que irá perder no sábado para a gente, terminará a rodada com seus atuais 37 pontos. Logo, para atingir os 43 pontos precisará vencer seus dois últimos jogos, Grêmio (em casa) e Fluminense (provavelmente disputando o título, fora). Pela extrema dificuldade de sua missão, também está sendo descartado.

Ficaria faltando, assim, apenas mais um rebaixado. A disputa para se livrar desta última vaga seria entre:

Avaí
Tem 37 pontos. Enfrentará, em casa, o Atlético GO e o Santos; além do Atlético PR, fora. Com duas vitórias, que possui condições de obter nos jogos que disputará em Florianópolis, atingirá os 43 pontos.

Vitória
Tem 39 pontos. Falta enfrentar: Corinthians (em casa), Internacional (fora) e Atlético GO (em casa). Com uma vitória (que pode conseguir no último jogo) e um empate (no jogo em casa ou contra o desmotivado Inter), alcançará os tais 43 pontos.

Atlético MG
Também precisa de mais 4 pontos. A vitória poderá ser obtida no jogo contra o Goiás, em casa. Os outros dois jogos serão fora, porém contra o time reserva do Palmeiras e um, provavelmente, desinteressado São Paulo. Pode perfeitamente empatar, pelo menos, um deles, chegando aos 43 pontos.

Atlético GO
Considerando verdadeiras as premissas acima, ele irá ser derrotado nos dois jogos que fará fora de casa, contra Avaí e Vitória. Porém, conseguirá chegar aos 43 pontos se vencer, em casa, o São Paulo, que poderá não estar disputando mais nada.

Ou seja, os resultados acima, são perfeitamente possíveis. Dessa forma, respondendo a pergunta do título, uma vitória poderá não ser suficiente para nos garantir na primeira divisão.

Por outro lado, não estou aqui para ser pessimista, uma vez que isto não combina com nossa religião. De modo que, para não ficarmos na série A com os mágicos 43 pontos, será necessário que todos, absolutamente todos, os outros QUATRO times citados alcancem, ao menos, o mesmo número de pontos. Em outras palavras, se, ao menos, um deles tropeçar (unzinho apenas), a vitória sábado será suficiente para nos garantir na elite.

Quem estranhou um artigo, digamos, mais "frio" que o habitual é porque tentei ser racional. Se é que isto é possível em um assunto para lá de passional.

Para quem não quiser fazer muitas contas e estiver com o coração já a mil, a dica é torcer para o Avaí perder do Atlético GO no próximo domingo.

Contas feitas, o que fica claro é que tudo partiu de uma premissa única: nossa vitória sábado. Portanto, não temos outra escolha. É jogo de vida ou morte. É decisão. E como todos sabem, decisão é conosco mesmo! Chega de dar mole! Temos que fazer gols (para isto, precisamos chutar). Não importa a escalação. Decisão é entrega. Quem estiver com o manto que trate de "comer grama". A Nação de Devotos já compreendeu o momento (como sempre sabiamente o faz) e, talvez, finalmente o Engenhão fique completo. Talvez, o Engenhão receba uma alma! A Alma rubro-negra! E que ela traga a, tão esperada, vitória.

Avante, Mengão!
FLAmém!

4 comentários:

  1. Disse tudo pastor jeff
    acredito que com 44 pontos o Mengão se livra disso tranquilamente.
    mas sendo um pouco otimista (típico de qualquer rubro né?=D)acho que temos 3 jogos com totais condições de vencer.Essa "decisão" de copa do mundo contra o guarani,um jogo em casa contra o cruzeiro,que mesmo disputando titulo,em casa é nosso dever ganhar,e um desmotivado Santos na Vila.
    SRN
    @godinhofelipe
    www.flablogn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, peço perdão por não estar presente nesta santa casa esses dias. Não irá se repetir! =/

    Perfeita a sua análise!
    Mas independentemente de números, como te disse, a Camisa Rubro-Negra é muito superior a qualquer conta! Somos incaíveis e isso é tão certo quanto o amanhecer!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)
    http://flamanolos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Reverendo Jeff,
    Devota, Carola, Súdita q sou do Flamengo e dessa respeitadíssima Igreja, afirmo: O mar vai se abrir, Montanhas serão removidas, Cegos voltarão a enxergar e o Flamengo vai vencer os 3 próximos confrontos. Flamém, Vivi.
    @vivi_mariano.
    www.magiarubronegra.com.br
    www.beladabola.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jeff,
    Com todas as críticas que foram e ainda serão feitas, essa é a hora em que os verdadeiros Flamengos mostram suas caras.

    Números e razão não são o nosso forte.

    Nossa potencia restringe-se apenas a duas monstruosas entidades:
    O Manto Sagrado e a Nação Rubro-Negra.

    Apenas eles poderão (e o farão) dar a energia necessária àquele bando de sem-vergonhas e assim não nos deixar cair. Afinal esse não foi e nunca será o nosso lugar.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!