segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

#FlaHexa1ano

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Como todos sabem, nosso hexa está fazendo aniversário hoje. Este grande momento de alegria inspirou-me a escrever meu primeiro artigo sobre o Flamengo. Como na época ainda não existia este humilde blog, o texto foi publicado no Flamengo, Aspirinas e Urubus, da Nívia Richa, que o levou, alguns dias, depois ao Magia Rubro-Negra! Comecei bem, não? De cara, contei com a energia superpositiva da queridíssima e multitalentosa @NivinhaFla.

O feedback positivo que recebi foi o principal motivo da criação de um espaço próprio para pregar a religião rubro-negra. Então, nada mais justo, nesta data festiva, do que reproduzir aqui o embrião deste blog.


Meninos, Eu Vi....

Meninos eu vi…

Vi todos os seis  títulos do Flamengo. Não é que eu estivesse presente em todas as decisões, mas uma das pouquíssimas vantagens de ser um rubro-negro de mais de 40 anos é exatamente a de poder ter acompanhado nosso período de ouro. E… meninos, acompanhei todos os nosso títulos nacionais. Vibrei e vibrei muito em cada um deles.

Meninos, eu senti….

Senti uma angústia por ver meu Flamengo, antes soberano, se regionalizar. Por vê-lo, assim como via o meu Rio, sendo, achincalhado e aviltado dia após dia, fracasso após fracasso. E, pasmem!, meninos, quase acabei acreditando que não poderíamos ser campeões brasileiros em torneios por pontos corridos. Que o futebol agora era mais do que nunca “poderio econômico e infra-estrutura”. Concreto e dinheiro substituindo pessoas. E da mesma forma que o retrato do país, o Flamengo estaria condenado a não ter futuro!

Meninos, eu vi…

Vi, após longo jejum de 17 anos, o meu Flamengo voltando a chegar ao último jogo do campeonato em condições de ser campeão. Dependendo só dele. A esperança voltava!

Meninos, eu senti…

Senti o Flamengo forte novamente! Senti o Flamengo incomodando os adversários. O Flamengo causando perplexidade na imprensa do politicamente correto, dos jornalistas mauricinhos e sem conteúdo. O Flamengo, logo quem? O rei da bagunça, da falta de organização, dos maus dirigentes! Sim, mas o mesmo Flamengo da força de um exército de fiéis apaixonados que cisma em demonstrar que a razão nem sempre supera a emoção. O Flamengo que com um técnico humilde (como já ocorrera em outros títulos), que não é grosso, que não precisa tratar mal a imprensa, nem bajulá-la e, ainda por cima, negro, chegava novamente ao topo. E senti o Flamengo forte ao ler e ver que estes mesmos comentaristas da obviedade não entendiam como o Pet, para muitos, um ex-jogador em atividade, poderia voltar a ser capaz de levar um time ao topo. Senti como a obviedade burra desta parte da imprensa não compreende mesmo a força de nosso Manto Sagrado. Senti um desespero ao questionarem como o Adriano poderia trocar a poderosa, mas triste, Milão pela bagunçada, porém alegre, capital carioca. Ora, esqueciam de que não era apenas para o Rio que o Imperador voltava, mas para todo seu berço: família e clube de infância. Eles realmente não entendem o Flamengo!

Meninos, eu vi…

Eu vi o Maracanã, nossa catedral, lotado de fiéis numa festa linda. Vi a casa pronta para o 6º título do nosso clube/religião! E vi um time nervoso em campo e o Grêmio, que diziam que nada queria, ir para cima e fazer o primeiro gol.

Meninos, eu senti…

Senti um nervosismo sobrenatural no ar. Senti medo! Senti angústia! Senti vergonha de não ter fé, de achar que poderia dar errado. Senti novamente o pesadelo de derrotas antigas virem à tona.

Meninos, eu tentei…

Tentei gritar!. Empurrar o time! Às vezes acompanhado de parte da torcida; em outras a acompanhando. Mas, o grito cismava em sair abafado. Festa e gol de empate não aliviaram o sofrimento. Parte de mim tinha certeza da vitória. Outra teimava em pensar que a citada imprensa do politicamente correto tinha razão. Não conseguia identificar, Meninos, o que, na verdade, eu sentia. Eram tantos sentimentos opostos e simultâneos…. Nada do que já passei se comparava a isto. Vergonha e êxtase juntos! Coragem e medo de uma só vez! Esperança e temor dividindo o mesmo coração! Não dava mais! Iria explodir.

E, Meninos, eu explodi…

Explodi de felicidade pelo gol do Angelim. Outra tapa com luva de pelica do meu Mengão. Como o gol do título poderia ser feito por um zagueiro tão inexpressivo, mas, ao mesmo tempo, tão elegante e vigoroso? Ridículo, este Flamengo!

Meninos, eu senti…

Na verdade, continuei sentindo a ambigüidade de intuições opostas. Bruno prendia a bola com os pés em nossa área e eu achava que meu coração quarentão não agüentaria mais….Encorajava quem estava ao meu lado angustiado, mas, por dentro, estava mais tenso do que todos. Tinha a certeza da vitória, mas o medo de um novo Santo André pelo caminho.

Por fim, Meninos, eu vi…

Vi o jogo terminar e novamente o Flamengo ser campeão. Pela sexta vez!
Somos HEXA!


E Meninos, eu senti…

Senti a emoção de voltar a ser o maioral. Senti como é bom ser Flamengo. Festejei! Gritei! Chorei! Arrepiei-me! E, mas do que tudo, tirei um peso monumental de cima de minhas costas. E, novamente, leve, estou pronto….

Sim, meninos, estou pronto...
Pronto para o Hepta! Para o Bi da Libertadores e o Bi Mundial!

Vamos Flamengo….

Esta loucura que eu sinto por ti…. nunca foi tão intensa!

Vamos, meninos… Vamos Flamengo….

FLAmém!

8 comentários:

  1. Muito bom, Jeff! Já começou no Hexa e mandando muito bem!
    Então quer dizer que a Nivinha foi uma das responsáveis pelo surgimento do Blog? Agradecemos a ela tbm, então! =)
    Lindo texto e emocionante! Não me lembro de 92. Minha primeira lembrança como rubro-negro foi em 95. Mas tento imaginar como é a emoção de quem viveu a melhor época do clube. Queria mto viver nessa época e ver Zico iluminado no Maracanã.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)
    http://flamanolos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande Pastor, não conhecia o texto ainda. Novamente suas palavras são referência para os adeptos da religião Flamenga. Parabéns, o texto é simplesmente sensacional. Conseguiu expressar não só o seu sentimento no jogo, mas o sentimento de toda a Nação.

    Tb fiz uma homenagem ao nosso hexa no Saudações.

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Caro Jeff,

    Mais cedo estava comentando seu belo texto quando verifiquei que com essas palavras poderia chegar na homenagem que há dias queria fazer (e não estava conseguindo) para esta data tão importante. Resolvi parar aqui e trsferir minhas palavras lá para o http://papodecozinha2010.blogspot.com
    sob o título: "COM ATRASO, MAS DE CORAÇÃO".

    Dá um pulinho lá, acho que vai lembrar de bons tempos.

    Obrigado pela inspiração.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. E mais uma vez te dou parabéns! Esse texto é ótimo!
    SRN

    @NivinhaFla

    ResponderExcluir
  5. PARA A NAÇÃO RUBRO NEGRA DE TDO MUNDO SEMPRE LEMBRAR QUE É HEXA ISSO É DEVOÇÃO ,ALEGRIAS SEMPRE , UM FELIZZZ NATAL A TDOS DA NAÇAO MENGUISTAS E FELIZZZ 2011 PARA OS NOVOS JOVENS DO FLA QUE VEM PARA NOS DAR ALEGRIASS ,, COM MAIS TITULOSSS DO FLA...N.A MS FLANAVEIA100% , AMEM ,AMEM , AMEM...

    ResponderExcluir
  6. Nao tinha lido o texto antes! Me emocionei!
    Meninos, parecia que eu ia sentindo e vendo td de novo! =D
    Parabens, Jeff!
    Bjss e SRN

    ResponderExcluir
  7. Sempre bom ler os posts que vc escreve
    Dá uma pontinha de esperança
    Para que acreditemos
    Que ainda existe salvação para o nosso clube
    E que quem o dirige, respeite mais essa "Nação de Apaixonados" e que saibam que o Flamengo é nosso.

    Flamengo! Tua glória é lutar!!!
    Abs
    @leninha_lena
    Rj

    ResponderExcluir
  8. Grande Jeff!!!
    80, 82 e 83 ( e claro 81), vi de casa, os primeiros não lembro tão bem, mas 87 e 92, EU ESTAVA LÁ, no nosso templo. 2009 foi muito emocionante demais, maraca lotado e acompanhado de grandes amigos, ERA HEXA NA CERTA!!!
    Mais uma vez, parabéns pelo texto.
    QUE VENHA 2011!!!
    SRN.

    @gustavopontual

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!