quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Almoço de Negócios

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Reunidos para almoço no Clube Americano, grupo de empresários e executivos de vários setores, após conversarem sobre o mundo político e financeiro, resolveram descontrair batendo um papo sobre futebol e, como não poderia ser diferente, um deles logo puxou o assunto do momento:
- E o Ronaldinho Gaúcho no Flamengo? O que acharam?

Um empolgado executivo rubro-negro logo emendou:
- Fantástico! Extraordinário! Início de um novo tempo. Uma mudança de paradigma para o futebol brasileiro!

Um consultor, no entanto, resolveu alertar:
- Agora, tudo é festa, mas se ele não jogar bem, a alegria irá se transformar em decepção e o amor, em ódio. Já pensaram nisto? O que acarretará perda de dinheiro para os investidores. Que, por isto, evitarão novas aventuras como esta. Aí todos verão que se tratava de mais uma bolha especulativa, pois o Brasil não permite retorno sobre cifras tão elevadas e, então, os patamares voltarão ao nível atual.

- Só podia ser um botafoguense para falar deste modo. Já começa pensando no pior. A questão é curtir o momento. É ver o que pode dar certo e não ficar pensando nos erros - voltou a falar o empolgado executivo rubro-negro.

- Pois é, a torcida do arco-íris se guia pela lei de Murphy, "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará". Porém, "ser flamengo é ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram", como escreveu Arthur da Távola - falou o diretor de RH de uma grande multinacional. 

Foi então a vez de um executivo do mercado financeiro dar sua opinião:
- Risco faz parte do negócio. Se ficar com medo do que poderá dar errado, ninguém fará nada. Aí entra o Flamengo, com toda sua desorganização, e, constantemente, mostra ao mundo que sonhar é possível! Mas, analisem o risco da contratação. Se for verdade o que a imprensa está divulgando, o Flamengo mantém os patamares do ano passado, além de receber um dízimo sobre os novos negócios gerados pela marca Ronaldinho e, para isto, desembolsará apenas R$ 200mil por mês. Ou seja, o benefício tende a superar bastante o risco. Sem contar nos ftores não financeiros, como a alegria que terá o torcedor em ter um ídolo como ele em campo. Ótimo negócio, não tenho dúvida alguma!

O garçom, claro que vascaíno, por já ter certa intimidade com o grupo, ao ouvir esta última frase, resolve meter sua colher...
- "Apenas" duzentas milhas por mês. Será que ninguém tem uma vaguinha na empresa lá para mim não? Cobro bem menos do que estes "baixos" valores...

Após risos, alguém explicou que tudo era questão de referencial. O Flamengo gastou mais do que isto com Dênis Marques, por exemplo. Aí... com esta comparação, não teve um quem achasse alto a parte do clube no investimento com Ronaldinho.

Foi, então, a vez de um especialista em marketing dar sua opinião:
- A marca Flamengo é incrível. Ano passado, quando parecia que finalmente iríamos começar a explorá-la minimamente, a diretoria interrompeu os poucos projetos que estavam em andamento na gestão anterior, não trouxe nada novo, demonstrando total falta de planejamento e, ainda, se deu ao luxo de fazer uma besteira atrás da outra. Verdaeiro e absurdo desperdício. Mesmo assim, já estamos nós de novo aqui falando sobre o potencial da marca. As imagens da festa do Ronaldinho irão rodar o mundo. É hora de gerar dividendos. Por enquanto, só oba-oba. Mas, tenho esperanças! Desta vez, vai.... Não é possível deixarem o bonde passar sozinho novamente.

O consultor botafoguense voltou a falar:
- A sorte nossa é que vocês ficam sempre na festa e, constantemente, perdem o timing. Com o potencial que tem o Flamengo, se a diretoria de vocês não fizesse tantas besteiras, só daria Flamengo. Já vi esta festa antes com o "melhor ataque do mundo".Como dizem, o que vem fácil, sai fácil. O Flamengo parece o Brasil. Um tremendo potencial desperdiçado. É a nossa sorte! Assim, Papai Joel continuará Rei do Rio!

- Acho que vocês deviam se preocupar com o Somália. As coisas estão voltando ao normal. O Flamengo trazendo craques e o Botafogo envolvido com a polícia. Um ano atípico como 2010 só acontece de 20 em 20 anos. - Voltou a falar o empolgado executivo rubro-negro. E continuou....

- Eu sinceramente estou empolgado com esta contratação do Flamengo. Acredito que todo o futebol brasileiro possa ganhar. Já mostramos que, quando há interesse, podemos competir com a Europa. Sei que muitos vão falar, que apenas em relação a jogadores em decadência. Mas, Romário veio no auge. E agora Ronaldinho vem para receber salários em torno de fabulosos R$ 1milhão por mês. É impressionante! Tenho esperanças de que com um pouco mais de organização poderíamos segurar nossos principais craques por aqui.

Foi a vez de um especialista em agrobusiness dar seu pitaco na prosa:
- O problema é que aqui só se pensa em ganhar a curto prazo. Eu prefiro criar gado para dar leite. Mas, o retorno é demorado, embora constante. Em negócios emergentes, como é o nosso futebol, que ainda tem muito potencial de crescimento, normalmente se pensa em retorno imediato. Aí, utilizando minha metáfora, preferem vender logo a carne dos bezerros a ficarem esperando pelo leite. O ganho é rápido, mas muito pouco em relação ao potencial do mercado. Por isto, a tendênci é que este amadureça e o pensamento mude. Mas, leva tempo.

O especialista em mercado financeiro voltou a falar:
- Sonho em ver o Flamengo com ações em bolsa. Aliás, a Bolsa do Rio poderia voltar a ser ativa, concentrando o mercado de clubes de futebol. Uma espécie de NASDAQ (Nota: a bolsa eletrônica norte-americana), só que voltada para o futebol. Aí, sim, nosso futebol mudaria de patamar. Ao invés de levarem nossos craques, os investidores internacionais se mostrariam dispostos a mantê-los por aqui. Já imaginaram?

Muito continuou se falando sobre os potenciais do futebol brasileiro e, em especial, do Flamengo e ficou a certeza de que se a diretoria for um pouco menos míope do que tem sido, o caso Ronaldinho é o berço de uma nova era, para patamares sempre sonhados, mas nunca antes alcançados.

Que FLAssim seja, finalmente! Bem-vindo, Ronaldinho!

FLAmém!

3 comentários:

  1. "Aí entra o Flamengo, com toda sua desorganização, e, constantemente, mostra ao mundo que sonhar é possível!"
    Perfeita a frase, Jeff!
    Só por ela ja valeu o post!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, que post fantástico Jeff.
    Usando diálogos de economistas, empresários... Muito bem pensado.
    É esperar para que o Ronaldinho dê certo, e nos traga os retornos esperados.
    Abs
    SRN
    @NyltynhoCrf / @MagneticaRN
    MagneticaRN: http://magneticarn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Jeff,

    Como sempre um texto inteligente. Este, ambicioso. Hehehe!!!

    Eu, apesar de cético estou gostando das novas aquisições. Diferente de outras recentes, esses novos parece que não arrumam confusão, treinam e estão mostrando que estão com vontade de vencer. Ah! O Ronaldinho é baladeiro. E daí! Contanto que ele esteja no treino no dia seguinte e volte a jogar bola, ETA tudo ótimo. Tenho certeza que na casa dele as lâmpadas do jardim não queimam e, até onde sei, ele não anda de moto.

    Mas estou com o especialista em marketing, como escrevi em 30/11/10, lá no

    http://papodecozinha2010.blogspot.com/2010/11/o-poder-da-nacao-versus-kriptonita.html

    “Esse não foi um ano negro a ser esquecido esse foi sim, um aviso dos Deuses (mais um) e se formos realmente os inteligentes que julgamos ser, vamos aproveitar cada tenebroso segundo deste 2010 para humildemente aprender que não é assim que se faz futebol. E com isso transformá-lo de fatídico em um divisor de águas entre a mediocridade e um futuro digno de nós, a grande Nação.

    As outras chances não aproveitadas todos conheceram:

    - Durante a existência do melhor e mais potente time de futebol do mundo, o Flamengo Multicampeão da década de 80. Quando poderíamos aproveitar que estávamos todos embevecidos e colocar em prática todos os sonhos que tínhamos;

    - Há alguns meses quando nosso maior Ídolo tentou administrar o futebol e foi traído, pasmem, por aquele que outrora deve ter sido um de seus mais fervorosos fãs.”

    Dessa vez não é possível deixarem o bonde passar sozinho novamente.

    Saudações

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!