sábado, 2 de julho de 2011

EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Imgem adaptada da foto de oedipusphinx do Flickr.com
Sabemos que no Flamengo, por nossa grandiosidade, tudo é exagerado. Não há meio termo! É céu ou inferno! Rapidamente, se passa da euforia à depressão e vasco-versa! Com o fenômeno da internet e das redes sociais, esse sentimento foi ainda mais amplificado.

No início deste ano, a galera empolgada com vitórias apertadas sobre frágeis adversários transformou nosso time no "Bonde sem freio" e, em ritmo de funk, conquistamos a Taça GB. Sem que qualquer mudança relevante tivesse ocorrido (exceto a não contratação do Adriano, que irritou parte da Nação), os protestos começaram, ao mesmo tempo em que colecionávamos alguns empates. Foi o suficiente para ouvirmos os primeiros pedidos de #ForaLuxa e as reclamações de que "não tínhamos elenco para enfrentarmos o brasileiro", que "nosso time não tinha padrão tático", que "vencíamos sem convencer", etc, etc, etc, blá, blá, blá!

Com as primeiras críticas, eu comentava que de nada adiantava ser o melhor do primeiro trimestre. Os times ainda estavam em formação e quem queima a largada, saindo na frente, costuma ficar pelo caminho. Quando indagava sobre quais equipes estariam empolgando, as respostas variavam em torno de Cruzeiro, Inter e Coritiba. Pois bem, a história se repetiu: os dois primeiros já trocaram de técnico e o último, após conseguir ser vice dos vices, faz uma campanha sofrível no brasileiro.

Após o título carioca e, mesmo com a eliminação na Copa do Brasil, um futebol um pouco mais promissor foi suficiente para trazer a galera para o lado do time novamente, que, empolgada, assistiu uma exibição de gala e goleada na estreia do brasileiro sobre um time misto do Avaí. Uma sequência de empates, no entanto, transformou-nos de favorito ao hepta em candidato ao rebaixamento. Quando tudo parecia caminhar para uma grande crise, eis que vencemos de virada nossos dois últimos jogos e já voltamos a ser imbatíveis de novo.

Calma, Nação! O equilíbrio está no centro. Ir de um extremo ao outro não nos levará a lugar algum. O time ainda tem problemas que precisam ser corrigidos. Estamos tomando muitos gols de bolas paradas, quando cruzadas sobre a área. Precisamos com urgência de um substituto para o Welinton (aliás, mantê-lo no time é, para mim, o principal erro de nosso treinador). Deivid voltou a fazer gols, mas ainda é cedo demais para dizer que dá para confiar nele. Ronaldinho resolveu dois jogos, mas ainda não dá para saber se será um vaga-lume ou uma estrela que brilhará iluminando nosso caminho. Sem considerar que nossas últimas vitórias foram conquistadas sobre um velho freguês e sobre um dos times mais fracos do campeonato.

Por outro lado, estamos a três pontos do líder, temos o ataque mais positivo, o artilheiro da competição e perdemos uma única vez no primeiro semestre. Se algum paulista (ou o Botafogo - o eterno queridinho da imprensa) tivesse tido os resultados que tivemos, já estaria sendo apontado como o melhor do Brasil.... Diversas estatísticas teriam sido levantadas para mostrar que há muito tempo ninguém faz uma campanha igual.... Vários analistas escreveriam sobre as formas de parar um time tão competitivo.... E, o pior, é que muitos embarcariam nessas baboseiras.

Além dos bons resultados alcançados, que, obviamente, significam alguma coisa, nosso time tem jogadores que podem decidir uma partida. O desempenho de nossa defesa poderá melhorar muito com a chegada do Airton. No ataque, também há esperança da contratação de um nome de peso (creio que será o Kleber).

Desse modo, ainda não somos imbatíveis, mas temos grande potencial para fazer uma campanha fantástica. A diferença entre o sucesso e o fracasso poderá estar justamente em você, em mim, em nós. É a torcida que poderá fazer esta diferença. Sempre que a massa rubro-negra acredita, o time corresponde em campo. Se já temos resultados elogiáveis sob críticas, imagine o que esse nosso grupo poderá fazer com a torcida a favor.

Vamos reviver 2007! Vamos empurrar o time! Eu topo? E você?

Saudações rubro-negras,

FLAmém!

PS: #Post escrito para o blog Saudações Rubro-Negras

Um comentário:

  1. Faaala JeFF!!!

    Concordo com suas palavras, eu já havia dito que o Luxa é técnico a longo prazo. Mas não vou negar minha preocupação. O time não jogou tão bem assim, jogou apenas 35 minutos em um jogo e 25 em outro. E ganhamos, mas foram duas mairas moles. Temos de ser mais consistentes. Falta no time o cara que põe o dito cujo na mesa. Como foi o Dunga na selecinha (não estou falando de técnica).

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!