sexta-feira, 29 de julho de 2011

A RELEITURA DE UMA NOITE MÁGICA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Retorno, após 10 dias de retiro dedicados à família, ainda me beliscando para ver se o que aconteceu na mágica noite de quarta-feira foi sonho ou realidade. Foi épico! Foi mágico! Foi show! Foi Ronaldinho Gaushow!



Era um duelo esperado por todos. Mas, foi melhor do que qualquer um poderia prever. Jogo de poucas faltas e muita habilidade, garra, determinação e talento. E, claro, gols! Muitos! Antológicos! Tudo o que quem ama futebol quer realmente ver! Foi a batalha onde o passado resolveu se encontrar com o futuro. Onde a genialidade do que o Ronaldinho já foi se fez presente junto com o que esperamos que um dia o Neymar possa vir a ser.

Não há muito a acrescentar sobre o que já foi dito e escrito sobre esse jogaço-aço-aço. Mas, de tão incomum, não pode ser esquecido. É algo que contaremos com orgulho a nossos netos. Assim, resolvi fazer o que normalmente faço após conquistas ou viradas de ano. É um momento único que irei relembrar por meio da releitura de blogs e portais.

Como disse Rodrigo Romeiro no Buteco do Flamengo: "O que vimos ontem (quarta-feira) não foi apenas um jogo; foi O Jogo. Sem dúvida um dos maiores que boa parte dos viventes assistiu. Escrever sobre algo tão épico e tomado por tão violenta emoção é tarefa praticamente impossível. Não se escreve sobre a história no momento em que ela acontece."

Palavras corroboradas pelo FLAmanolo Renato Croce:  "Por mais palavras que sejam ditas aqui, não conseguirão descrever a emoção deste jogo. E se você não o tivesse visto, não acreditaria em mim. Se Shakespeare fosse rubro-negro (e vivo), se sentiria impotente e frustrado diante desta missão. Faltam palavras, sobram emoções... Esta é a arte de ser Flamengo."

De fato! Faltam-nos palavras para descrever o que aconteceu naquela noite. Foi algo para ser sentido. "O dia 27/07/2011 ficará marcado na história como o dia em que o futebol resolveu mostrar toda sua essência no gramado da Vila Belmiro, sem ao menos pedir licença aos amantes deste esporte bretão. Garrincha, Didi, Geraldo, Nelson Rodrigues, Mário Filho e todos aqueles que mostraram a verdadeira essência do futebol, seja com a bola nos pés, ou com uma caneta na mão, aplaudiram eufóricos ao espetáculo protagonizado por Santos e Flamengo." Perfeito, Jefferson Freire! E, obviamente, Saudações Rubro-Negras! Pois, foi o Flamengo quem nos proporcionou tamanha emoção!

Um outro FLAmanolo, Luã Milanês,  descreveu bem o início do jogão: "Ignorando as falhas gritantes da nossa defesa, o menino (Neymar) destruiu. Jogadas como a que ele fez no 3º gol do Peixe ficam na memória do apaixonado por futebol. Foi um lance que parecia definir o jogo, o Santos parecia estar próximo de derrubar o último invicto do Brasileirão. Mas aí entra em campo o Flamengo, entra em campo o Manto Sagrado. Até sofrer o 3º gol, o Mengão agredia e não se intimidava com o fato de jogar fora de casa, contra o atual campeão da Libertadores, mas a bola não entrava. Neymar fazia a diferença."

Era exatamente isto! O Flamengo não jogava mal. Mas, mostrava os problemas que nos acompanham desde o início do ano. Nossa defesa errava e, diante de um time como o do Santos, estes erros estavam se mostrando fatais.  Na frente, trabalhávamos bem a bola, mas sentíamos falta de um finalizador. Como bem disse o Mago Rubro-Negro, @Leomagamon: "Pré goleada no placar e o Flamengo reage. Na verdade o jogo era igual, a diferença era a competência para marcar os tentos."

Veio, então, o início da reação. Impossível àquela altura apenas para aqueles que teimam em não acreditar no poder do Manto. Se todos sabem que o Flamengo não costuma desistir e é nas adversidades que gosta de mostrar toda sua força, era de supor que não entregaríamos nossa invencibilidade de bandeja, como descreveu com o brilhantismo de sempre, o @ZecaUrubuRei lá no Blog das Torcidas: "Foi então que o jovem Luís Antônio, mais uma vez (na 1ª Deivid tinha desperdiçado), ia a linha de fundo e cruzava a bola, que graças a falha da defesa santista, a bola chegou ao Ronaldinho, que não desperdiçou. Diminuído o placar, não houve comemoração, o time estava sério, os brios estavam balançados, a vontade de mostrar que uma invencibilidade não cairia tão facilmente começava a ganhar confiança."

Sim, erros também aconteciam do outro lado. E, aí mais uma vez, deixo meu recado aos que teimam em duvidar de nossas chances. Nossa defesa é ruim? Sim! Mas, qual é melhor? Pense nas outras duplas de área do campeonato e veja se estaria tranquilo se qualquer uma delas fosse a nossa. Além disto, teremos, em breve, o Alex Silva e lembro que com Airton em campo não tomamos um gol sequer.

"Mas não vale a pena aqui ficar destacando os erros da zaga. Se o bom do futebol é gol, todo torcedor rubro-negro, que tem o DNA correndo nas veias, tem é que exaltar o ataque, os gênios que constroem esse momento. E o gênio da noite foi Ronaldinho Gaúcho. Ou melhor, Ronaldo Antunes Coimbra!" Exagero de comparação à parte, mas válido pelo momento, o @urubuzada Fábio Gil estava coberto de razão lá no excelente portal DNA Rubro-Negro, que, aliás, completava naquela noite um mês no ar e merecia um jogo como este.

Pois foi o que o Flamengo fez: gols! Depois do marcado pelo Ronaldinho, veio, quase que em seguida,  o de Thiago Neves. O jogo começava a mostrar que seria diferente. O Santos não se abatia. Continuava atacando. Ambos os times perdiam gols e o fraco juiz resolveu inventar um pênalti numa cavadinha típica do Neymar. E, por falar em cavadinha, a cobrança do pênalti fez parte do espetáculo! Elano mostrou que não tem estrutura emocional para cobrar penalidades máximas contra seleções, contra times-Nações. Como disse a Dani Souto no Primeiro Penta: "Elano e qualquer outro jogador que queira fazer graça em cima do Flamengo, saiba o que é o Flamengo antes de fazer a graça. Fazer golaço é situação de jogo, é válido. Mas a palhaçada de cavadinha merece toda a embaixadinha que o goleirão fez." E aqui, também, aplaudo de pé o Felipe. Nosso Paredão debochou do chatíssimo movimento do politicamente correto no futebol e retribuiu a palhaçada santista rindo por último. Futebol é diversão. É alegria, galera!

"Pouco antes do final do primeiro tempo, escanteio, Deivid se redime do gol perdido raspando a cabeça na bola e desviando pro fundo do gol. 3X3. Tudo igual no intervalo. Se o primeiro tempo foi assim, como será o segundo?" ótima pergunta do Daniel Soares no Polaroids Rubro-Negros. Todos estavam se fazendo o mesmo questionamento. Como seria o segundo-tempo?

E a melhor descrição da segunda etapa foi feita no  GloboEsporte.com por Adilson Barros e Julyana Travaglia: "O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe."

Aí veio o lance de gênio do R10, "no gol de falta, semelhante ao assinalado contra o Werder Bremen, pela Liga dos Campeões, há cinco anos", como lembrou, inclusive com um vídeo, Mauro Cezar Pereira no portal da ESPN ou como descreveu o @AlexTriplex no FlamengoNet: "Neymar é craque. Fato. Ronaldinho, não pelo conjunto da obra, mas pela falta que bateu, é gênio. E existe uma longa e abissal diferença entre as duas qualidades."

Já estava de bom tamanho. Mas, seria ainda melhor! A magia da noite não pararia por aí. Ronaldinho também não! Ele nos brindou com mais um gol. O da espetacular vitória, descrita na poesia marcante de Vivi Mariano no Magia Rubro-negra:  "Meninos, Eu vi....o Flamengo ser Flamengo. Os meninos da Vila e os HOMENS da Gávea. Eu vi o Flamengo "ir em frente onde os outros param". Eu vi o Flamengo "derrubar barreiras onde os prudentes medram". O Mais Querido do Brasil não jogou bola: deu espetáculo. (...) No dia 27 de Julho de 2011, 12.968 torcedores pagaram para ver uma partida de 9 gols, que entrou para a vida e a história de 35 milhões de pessoas. Meninos, EU vi(vi) e SobreVIVI.

No mesmo Magia Rubro-Negra, Alexandre Fernandes dava o recado final: "vencemos o campeão da Libertadores, completo, na casa dele, com o estádio lotado. E, depois de estarmos perdendo por 3 x 0, viramos o jogo espetacularmente. Melhor do que sonhar em vermelho e preto é saber que foi real. Muito melhor ainda é dormir e acordar rubro-negro todo santo dia, com direito a sonhar acordado os sonhos mais inesquecíveis."

"E, aspectos técnicos à parte, os jogadores mostraram uma força psicológica impressionante para, dentro da Vila Belmiro, depois da desvantagem que sofreram tão cedo, conseguirem continuar jogando o que jogaram. Dominaram o Santos tecnicamente, taticamente e moralmente. No final, depois de tudo o que o Flamengo fez, até mesmo Neymar - que, de novo, jogou muita bola - sucumbiu e foi desarmado seguidas vezes nos últimos minutos, como não acontecera em toda a partida. Acabou, vejam vocês, levando cartão amarelo por falta em Willians. Quem diria?" disse o sempre sensato André Monnerat no seu Sobre: Flamengo!


Ronaldinho jogou tanta bola que até os críticos se renderam. O jornalista Arnaldo Ribeiro chegou a pedir na ESPN "Minhas Desculpas a Ronaldinho" , escrevendo que "O fato é que, baladeiro sim, Ronaldinho voltou a ser um jogador de futebol profissional, comandado pelo contestado Vanderlei Luxemburgo. Não rendeu grandes patrocínios. Sua resposta é no campo. Entrou no peso, está em forma invejável. Jamais vestiu o chinelinho. Está disponível em todas as partidas. E voltou a ser decisivo."

E como lembrou o PVC na ESPN: "O Flamengo de Luxemburgo tem 70% de aproveitamento em 42 partidas no ano. O trabalho de Luxemburgo é bom. O de Ronaldinho Gaúcho, ontem especificamente, brilhante. Ronaldinho fez tudo o que se imaginou que pudesse fazer no retorno ao Brasil. Genial!"

Técnico Decadente?
Ex-jogador em atividade?
Só rindo desses incrédulos!

Mas, para quem tem fé....
O Flamengo é Flamengo e caminha para o Hepta!

Eu já acreditava e continuo acreditando! Basta manter o time na humildade máxima!
Saudações Rubro-Negras!
FLAmém!

PS1: Post especialmente escrito para o Saudações Rubro-Negras

PS2: Quer rever o jogo? Santos 4 x 5 Flamengo na íntegra para ver e baixar por @Leomagamon

PS3: Vale também conferir as capas dos jornais no dia seguinte ao grande jogo, numa coletânea feita pelo Ninho da Nação.

3 comentários:

  1. karalho mt foda sem duvida o m elhor jogo q eu vi na minha vida... parecia uma final, e detalhe minah prima vascaina tava vendo o jogo com meus pais um botafogo e outra sem time e meus pais torcendo pelo Mengão por mim e minha prima vibrando pelo santos minha mãe "pé quente quando torce pro mengão" fez uma aposta com ela se o fla ganhar ela teria de colocar o manto e vibrar com ele, eu tava vendo o jogo no meu quarto pfc e eles na cozinha pela globo então a minah transmissão tava atrasada o santos fez 3 x0 fiquei bravo e triste meu pai veio aki me dando apoioe eu bolado nem liguei ai começou a reação épica e meus pais vibrando mt antes de ser gol na minha tv eu ja sabia. e quando rolou aqla falta pro R10 falei agora vou ver o jogo com eles e para cozinha eu fui, lá senti q ia ser gol dito e feito gol de gênio ... e depois a vitória veio para nosso lado estavamos mt superiores e o R10 fez o 5 o T neves podia ter feito o 6 mas td bem... foi um dia para n se esqcer! @lucasdelrey

    ResponderExcluir
  2. Otimo Post!! foi Um Jogo para Termos Lembanças Sempre , Duelo no campo nos 90 Mn , sofremos qdo estava 3 a 0 , mas Acreditava que é o Flamengo com Seu manto sagrado e Apoio da maior Nação em qualquer lugar Mandando forças positivas e com o elenco que tem o Flamengo joga para Ser Hépta2011 Que Virada Fla 5 x 4 peixinho #SRNMs http://flanaveia100n.amsblogspot.com @manofla_69

    ResponderExcluir
  3. Era disso que eu precisava.
    Era disso que eu falava;
    Não era tanto assim, era?
    Não, não era. Pelo time que temos, não podia ser.
    Não se tratava apenas de vencer;
    E sim fazê-lo por merecer.
    E desta vez fizeram; fizemos;
    Espero poder viver para ver outra vez acontecer.

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!