quarta-feira, 14 de março de 2012

MINHA OPINIÃO SOBRE O RETORNO DO ADRIANO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


"Quem vive de passado é museu" já dizia a avó de um amigo meu. Dava gosto de ver aquela senhora não entregar os pontos, não se dar por vencida e estar sempre em busca da felicidade e do prazer, vivendo o presente, mesmo tendo um passado repleto de boas recordações. É dela que eu me lembro quando leio os insistentes pedidos pela volta do Imperador.


Impressionante como parte da torcida parece querer viver no passado. O que me lembra de um outro amigo, que se casou com a própria ex. Tiveram uma recaída em um encontro casual. As memórias seletivas de ambos, cegas pela paixão, que ainda sentiam, só os fez lembrar dos bons momentos. Resultado: de divorciados, eles se juntaram e, novamente, se separaram. E sempre pelos mesmos motivos!

A provável volta do Adriano para o Flamengo parece ser por aí, com todos olhando mais para o retrovisor do que para o futuro, em busca de algo que ficou perdido em algum lugar do passado. Em um negócio (como é o caso de um contrato), um dos piores erros que se pode cometer é combinar algo para o futuro se fixando somente em resultados passados, ignorando o presente, as tendências e os sinais. As piores contratações (benefício x custo) costumam ser de jogadores que já viveram o seu auge e estão em declínio. São essas que quando dão errado causam as grandes decepções.

O próprio debate sobre a vinda dele ou não já tem cara de Déjà vu. Afinal, no ano passado, ele rescindia com a Roma e, segundo consta, só não veio por causa do Luxa. Agora, quase um ano depois, a história se repete. Novo fracasso, nova rescisão, novos e insistentes pedidos de #VoltaImperador. Sem um treinador capaz de tomar medidas impopulares e com dirigentes dando declarações favoráveis, a surpresa será se o Adriano não voltar ao Mais Querido.

Quando um jogador veste o Manto, para mim, torna-se ungido e está flabençoado. Assim, aproveito que o Adriano ainda não é jogador rubro-negro para criticar sua contratação, por meio da contra-argumentação dos seis (hexa!) principais motivos ditos pelos que torcem por seu retorno. Afinal, se ele realmente voltar a vestir nossa camisa, terá toda minha torcida, uma vez que o seu sucesso será o sucesso do Flamengo.
1) Adriano no Flamengo e no Rio é um Adriano motivado, por isto sua produção melhora.
Se isto fosse absolutamente verdadeiro, não teríamos presenciado episódios como a "queimadura" no pé em plena reta final do Brasileiro. Também, não teria ficado fora do time tantas partidas como ficou em 2010. Concordo que as passagens do Adriano no Flamengo sempre foram positivas. No início de sua carreira, eu apostava no seu sucesso e fiquei indignado com a absurda troca por Vampeta. Em 2009, comemorei muito o seu retorno, que se mostrou acertado: foi artilheiro do time hexacampeão brasileiro. Não é pouco! Em 2010, mesmo com todos os problemas, teve média de gol superior a do Love, por exemplo. Mas, nas ocasiões estava em boa fase. Até mesmo no ano do hexa, uma vez que havia sido convocado não muito antes de sair da Inter de Milão. Portanto, estava jogando em alto nível, quando teve a famosa crise de depressão e anunciou que "largava o futebol". Bem diferente da situação atual, onde podemos contar nos dedos quantas vezes jogou nos seus dois últimos clubes. Será que isto foi apenas falta de motivação?

2) Adriano bêbado e gordo é melhor do que o Deivid.
E Obina é melhor do que Eto´o. Talvez, ele não perdesse os gols que Deivid perdeu, só não sei se chegaria na bola. O fato é que a impressão do Adriano arrebentar mesmo gordo e bêbado é falsa, pois se originou de um período em que ele estava em ótima forma física, como fez questão de demonstrar comemorando os gols sem camisa, imitando o Hulk.

3) Adriano nos deu o hexa.
Não há dúvidas de que foi um jogador importantíssimo na conquista. Mas, foi recompensado financeiramente. Seremos eternamente gratos a ele e aos demais jogadores. No entanto, isto não significa que ele precise continuar jogando no Flamengo. Se fosse assim, poderíamos pedir a volta de vários jogadores que nos deram muito mais glórias.

4) Pet também estava desacreditado e foi fundamental para conquista do hexa.
Confesso que também não tinha esperanças de que o Pet jogasse no nível que jogou e espero ser novamente surpreendido favoravelmente. Entretanto, mesmo sendo bem mais velho, o Gringo sempre foi um profissional dedicado, o que não ocorre com o Adriano. Naquele ano, fez toda uma preparação especial e, sinceramente, não tenho qualquer esperança de que o Adriano faça o mesmo. Até porque o problema do imperador não é somente motivacional.

5) Se não der certo seria apenas mais uma contratação errada.
Trata-se de um erro justificando outros. Não há lógica. Não é porque erramos com outros jogadores que não precisamos ser precavidos em relação a contratações. Pelo contrário, deveríamos ser até mais prudentes. Em um grupo, onde podemos questionar vários nomes, qual a vantagem de trazer mais um com grande potencial de fracasso? Contratações e demissões têm custo.

6) Basta fazer um contrato de risco.
Isto não é tão simples assim. O Corinthians, por exemplo, anunciou que faria contrato de risco, mas mesmo sem Adriano jogar teve que pagar cerca de R$ 400mil/mensais. Isto é risco para quem? Talvez se fosse algo nos moldes do Juninho Pernambucano, será que o Adriano toparia? De qualquer forma, em se tratando do Imperador, há riscos além do financeiro, que são aqueles ligados à imagem e ao nome do próprio clube.


Assim, eu não gostaria que Adriano voltasse a vestir o Manto. No entanto, acho que o clube tem que dar todo apoio ao ser humano, ao ídolo. Assim, sou amplamente favorável a que o Flamengo faça tudo que esteja ao seu alcance para que o Imperador trate sua doença. Depois, quem sabe?

E você, qual a sua opinião sobre o assunto?
FLAmém!

2 comentários:

  1. Jeff,

    Concordo plenamente apenas discordo de:

    “Se ele vestir o Manto terá toda a minha torcida.”

    Isso apenas seria considerar o problema a curto prazo e dessa forma estaremos endossando uma decisão da diretoria completamente danosa ao Flamengo. Mais uma.

    E são justamente essas decisões que estão acabando com o Mais querido. É justamente por causa delas que estamos amargando apenas carioquetas e raros títulos importantes.

    É justamente esse tipo de coisa que precisa deixar de ser feito para podermos almejar um futuro de glórias que tanto sonhamos.

    Ah! Mas outros times também conquistam pouco. Sim mas são outros times e não o Mais Querido e bem diferentes deste. Esse é o carma deles e não nosso.

    Não vou discutir o passado desta nefasta figura em nossos quadros , não tão brilhante como acham. 2009 foi conquistado sob a maestria do Gringo e o AAdriano só fez os gols que fez muito por conta dos passes do Gringo do que por outra coisa.

    Lembre-se que passe é nosso maior problema desde que o Pet foi alijado das dependências da Gávea, sendo assim, sem passes descentes, gordo e doente como o AAdriano está vai ser muito difícil revivermos quiçá raros momentos de glória.

    Se atualmente adentramos os gramados com dez, passaremos a fazê-lo com nove e dessa forma não há Manto, Magnética e São Judas Tadeu que dê jeito.

    Contrato de risco, nem rindo. Isso não existe entre pessoas sem caráter e desprovidas de honestidade.

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!...Isso é um texto inteligente.
    Me pergunto:
    Será que ele toparia jogar com um contrato de risco? Mas ou menos assim, só receberia por gol feito...é por aí, ele não vai mudar, o pau que nasce torto morre torto, dito popular porém verdadeiro...será que ele toparia jogar por amor a camisa?
    Já que ele se diz tão apaixonado pelo Mengão...
    Na minha humilde opinião se acontecer, será a pior contratação feita pela Direção da senhora Patricia Amorim.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!