sexta-feira, 23 de março de 2012

O PODER DO VOTO E A CATEGORIA OFF-RIO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Aproveito a semana livre para iniciar um debate sobre a instituição. Todos sabemos que não adianta ficar só reclamando dos desmandos e omissões desta ou de quase todas as diretorias do clube. Isto não mudará absolutamente nada! A mudança só poderá vir por meio da renovação do quadro societário. É com o título de sócio na mão que estaremos aptos a atuar na vida política do clube, debatendo e escolhendo as melhores opções. Só com a participação de mais pessoas comprometidas verdadeiramente com o Mais Querido que poderemos transformar em realidade um Flamengo que deixe de gastar mal, que saiba aproveitar a força de sua torcida e o tamanho da paixão que sentimos por ele e que não mais desperdice todo potencial que tem.

Assim, apoio toda e qualquer campanha que amplie o número de sócios do clube. A alegria ou tristeza de uma Nação não pode ser decidida por menos de 800 votos (Patricia foi eleita com míseros 792). A boa notícia é que o Flamengo é democrático e permite que os interessados virem sócios e, por consequência, votem. No entanto, pelo fato de ser o único clube realmente nacional, muitos estarão pagando somente para ter um título de eleitor. Convenhamos que isto não é barato e não é para todos. De qualquer forma, a quantidade de eleitores da atual presidente demonstra que estamos muito aquém da nossa grandeza.

O estatuto do Flamengo, em seu artigo 6º enumera as 10 categorias que constituem o quadro social, a saber:
I) Grande-Benemérito - sócio benemérito há pelo menos 10 anos que continue prestando serviços relevantes ao Flamengo;
II) Benemérito - Sócio emérito há pelo menos 5 anos que continue prestando serviços relevantes ao Flamengo;
III) Emérito - Sócio há mais de 5 anos que preste serviços relevantes ao Flamengo
IV) Laureado - ex-atleta vitorioso;
V) Honorário - Título concedido como uma homenagem especial por serviços prestados ao Flamengo ou ao esporte em geral;
VI) Remido - Sócio com 50 anos ininterruptos como associado, ficando isento de qualquer contribuição;
VII) Proprietário - Sócio que detém fração do patrimônio líquido do Flamengo;
VIII) Patrimonial - Nominativo e transferível, cujo patrimônio é o valor do respectivo título;
IX) Contribuinte - Sócio comum, que paga uma mensalidade, não podendo revender o título;
X) Atleta - Atleta do clube enquanto estiver apto para competir.

Já o site oficial do clube inclui uma nova categoria, a do Off-Rio, apresentando-a como uma divisão do sócio contribuinte, inclusive garantindo o direito ao voto. Porém, pode o site criar uma categoria sem base no estatuto? Pode uma categoria ser divisão de outra tendo mensalidade diferente? No meu entendimento, ambas respostas são negativas. Assim, a categoria que mais se encaixa na necessidade da maior parte da torcida (ou seja, os que não moram na cidade do Rio) pode ser irregular.

Ressalto que muita gente bem intencionada discorda do meu veredito, utilizando a prática como argumento, uma vez que os sócios Off-Rios vêm votando nas eleições. Mas, será que tal prática será mantida quando o número de representantes desta categoria for algo realmente significativo que possa fazer a diferença numa eleição? Será que não haveria nenhum sócio descontente com a perda de poder e com a possibilidade de mudança para tentar impedir o voto de uma categoria não reconhecida formalmente pelo estatuto por meio de uma ação judicial? 

Acredito que qualquer um que compre um título Off-Rio tenha como objetivo o poder do voto, já que não deverá frequentar a sede social. Assim, no mínimo, poderá estar comprando junto um problema. Como dito no início deste artigo, não tenho qualquer objetivo de desestimular a torcida a se tornar sócia. Muito pelo contrário. Porém, é preciso alertar para prováveis riscos para que ninguém se sinta ludibriado no futuro. Meu objetivo é tão somente o de debatermos o Flamengo e as possibilidades de melhorarmos o clube que amamos. 

O ideal seria que se tentasse incluir a categoria no estatuto para evitar eventuais problemas futuros. Se o voto dos Off-Rios for ponto realmente pacífico no clube, não haverá qualquer problema para esta alteração. Porém, qualquer dificuldade já dará uma ideia da oposição que esta categoria poderá encontrar quando for numerosa, sem uma mudança estatutária. 

E você? Qual a sua opinião sobre se tornar sócio? E sobre a categoria Off-Rio? Vamos ao debate!

 FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!