sexta-feira, 6 de abril de 2012

VAMOS AO DEBATE: O QUE PODE SER FEITO NO CURTO PRAZO?

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Logo após o final do jogo no Equador, pelo meu perfil pessoal, tweetei que, tal como um urso, gostaria de hibernar e que alguém fizesse o favor de me acordar quando chegasse 2013. Com a cabeça ainda inchada, porém mais fria, vejo que se mais rubro-negros tivessem a mesma vontade, além de perdermos um dos bens mais valiosos que temos, que é o tempo, ainda acordaríamos provavelmente numa situação ainda pior.

Quem ama tem vontade de cuidar e quem cuida jamais fica indiferente. Ser Flamengo é algo permanente, é igual a ser pai ou mãe. Não dá para tirar férias. Assim, a pergunta que fica é: o que pode ser feito para mudarmos a situação atual de desrespeito ao manto sagrado no curto prazo?

Não sou a favor de iniciarmos uma "caça as bruxas", derrubando tudo e a todos. Numa inquisição, as primeiras vítimas costumam ser a justiça e a verdade. Mas, se não houver penalidades, se ninguém "pagar o pato", algo mudará? Ou todos se acomodarão com a nova realidade?

Assim, creio que as punições têm que ser simbólicas para que o corte na própria carne transmita a mensagem de que a situação atual não pode se perpetuar. A responsabilidade maior será sempre da cúpula, que representa a última instância, ou seja, é quem detém institucionalmente o poder de evitar que chegássemos ao ponto em chegamos. Porém, incompetência não é razão para um impeachment, mesmo sendo em um assunto tão sério como é o futebol. Então, o pleito sobre a saída ou não da atual presidente está agendado para dezembro. E até lá, o que poderia ser feito?

Crises também geram oportunidades. Estamos, portanto, diante da chance de mudar algo no Flamengo. O aumento do quadro social pode ser uma solução, mas é de difícil concretização e leva tempo para se obter o direito ao voto. O fato é que não há regra e estamos do lado de fora, mas podemos pressionar, fazer barulho. Quais medidas poderiam ser tomadas o mais breve possível?

Como falei em um post, Ronaldinho não só pode, como deveria fazer a diferença. Quem mais do que nosso astro-mor personalizaria em nosso elenco a displicência e o descaso com o próprio clube? Se usar nossa camisa 10, recebendo R$ 1,2MM, não é motivo para que alguém se motive, se matando em campo, para que os resultados esperados sejam alcançados, o que mais seria? As primeiras notícias após o novo vexame já indicam que ele poderia estar de saída. Medida que teria todo meu apoio. É preferível contar com um mediano motivado do que com um gênio sem tesão. Dar alguns bons passes no jogo é muito pouco e podemos conseguir quem faça o mesmo com mais disposição e menor custo. Nem quero saber a vida noturna que ele leva, mas me incomoda que só consiga se movimentar em campo por no máximo um tempo.

O problema aqui seria financeiro. Não sei qual é a multa do contrato do Ronaldinho. Porém, se trabalharmos com a multa convencional (metade da remuneração que faltaria receber até o término do compromisso), podemos estimar uma penalidade a quem romper o contrato próxima aos 20 milhões de reais. É absurdo que um contato de imagem não tenha penalidades para o descaso com a própria imagem, mas não duvidaria nada que o Flamengo não tivesse se resguardado a este respeito. Assim, só resta procurar uma "saída honrosa" como falam por aí. Também de nada adianta tirar Ronaldinho e trazer um Adriano. É preciso sinalizar que o Flamengo está acima das vaidades pessoais.

Acho o treinador o menos culpado pela situação, pois ele não poderia barrar o Ronaldinho. É refém da situação tal qual foi o Andrade em 2010. Porém, as substituições que fez na última partida não podem ficar impunes. Mesmo que o Flamengo se classifique para a próxima fase da Libertadores, o fato é que Joel fracassou. Não conseguiu resolver nenhum problema tático e nem dar o seu famoso jeito na defesa. Mesmo considerando-o como um refém da desorganização que impera no Flamengo, o treinador não pode ser chamado de vítima. Afinal, aceitou se sujeitar a isto e recebe muito bem para tal. Então, é outro que precisa ser afastado e nem deveria treinar o time contra os vices. Porém, ele não poderia cair sozinho, sob pena de estarmos apenas trocando as moscas.

Ou seja, não existe uma regra. Mas, o Flamengo precisa estar acima de tudo e de todos. Então, vamos debater em alto nível. Vamos propor soluções! Quem sabe nossas vozes não passem a ser escutadas por trás do muro da Gávea? Afinal, estamos em ano duplamente eleitoral para a presidente.

 FLAmém!

PS: Não coloquei nenhuma imagem em sinal de protesto.

Um comentário:

  1. Jeff,

    Concordo!

    E a solução é simples, mas passa por outro universo, o universo da vergonha na cara e seriedade, mas infelizmente, a meu ver, não há como chegarmos a isso, pois se os mau carater saírem (direção, comssão técnica e jogadpores), outros virão em seu lugar, pois sabemos que aqueles que realmente trabalhariam em prol do Mais Querido, são poucos e/ou tolidos pela corja reinante. As moscas têm sido trocadas há anos, desde a época em que se jogava por amor a camisa, e ninguém foi preso. Não vai ser agora, na era do profissionalismo (KKKKKKK!) que vai mudar.


    Gostaria de estar errado, mas a História está aí para quem quiser ver.

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!