domingo, 30 de maio de 2010

Xeque-mate Sérvio



Caríssimos irmãos de fé rubro-negra
Salve, Salve, FLAleluia!

Estamos em 2009....

Petkovic deseja voltar ao Flamengo para encerrar sua carreira. O que, aliás, é natural para um cara com a cultura do sérvio. Já rodou grande parte do mundo e sabe que não existe emoção que se compare a de ser ídolo da Magnética.

Para isto, faz um acordo na justiça, retirando as ações que tinha contra o clube e.... enfim, volta para a Gávea. Entretanto, é recebido com desconfiança. Vinha de passagens apagadas pelas Galinhas de Minas e pelas Manjubinhas de Santos. Seria mais um ex-atleta em atividade?

Ao contrário de sua própria fama, chega pianinho, no sapatinho, humilde como nunca tínhamos visto antes. Sem espaço com Cuca, passa, então, a mostrar dedicação nos treinos e, assim, recupera a forma física.

Andrade assume! Pet vira uma espécie de consultor do novo técnico, chegando a dar instruções à beira do gramado. Com o tempo, não só ganharia a vaga entre os titulares, como surpreenderia a quase todos (exceto a torcida que sempre gritou seu nome) tornando-se um dos principais heróis do hexa! Viria a ser o cérebro do time campeão!

Mas... junto com a glória, transformaria-se em pop-star. Na qualidade de celebridade, passaria a ser convidado a todos os programas de entrevista e... aceitaria todos os convites. Assim, em algum canal de TV, a quase todo momento, lá estaria o nosso camisa 43 mostrando como havia dado a volta por cima. Sua história viraria um livro? Se estivéssemos nos EUA, certamente, já seria um filme.


2010
Petkovic se apresentou com atraso e fora de forma física. Além disso, se olharmos seu histórico nunca jogou bem no verão carioca. E... o deste ano foi um dos mais quentes! O gringo sentiu e não mostrou o mesmo futebol do ano passado. Para piorar, queria renovar seu contrato até o final de 2011, quando imagina se aposentar e tornar-se, então, dirigente ou treinador.

Aí... vieram atritos com a Diretoria e notícias de que estaria marrento novamente e brigando com outros jogadores. Não apenas foi barrado, como seria esquecido. De titular, virou terceira ou quarta opção. Vinícius Pacheco seria a solução. Tinha a velocidade que o sérvio não possuía. Mas, como o Gérson sempre disse, quem precisa correr é a bola!

Até o Michael conseguiu a vaga do Pet. Teve gente que gostou! Mas, sinceramente preferir o Michael ao Pet me parece o Dunga dizendo que tem gente que não gosta de sexo, sorvete e vinho! Ou seja, há gente com gosto muito esquisito por aí (© Fritz Utzeri no Montbläat).

Pois, veio a jogada de mestre. Novo litígio judicial. Dessa vez, não era contra o sérvio, mas contra o seu advogado. A diretoria ficou na bronca mas.... após negociação, a ação foi retirada. Como prêmio, Pet renovou até o fim de 2011, ganhando, inclusive, aumento salarial. Ou seja, tudo que ele queria, não é verdade? Xeque-mate sérvio!

Depois disso, as dores musculares que sentia, sumiram milagrosamente. Dizem até que visitou esta igreja e pediu ajuda direta a São Judas Tadeu. Assim, foi escalado. Voltaria, então, a ser titular.

Bem, e o jogo? Enquanto Pet teve condições, o Flamengo dominou e poderia ter “matado” a partida. Parecia que estava começando a ressurgir o futebol que nos levou ao hexa. Depois que ele cansou, o time se perdeu, assistimos passes errados atrás de passes errados, uma confusão em campo. Estávamos diante, novamente, de todos os fantasmas que nos assombraram ao longo deste ano.


Daqui para frente ...

A parada para a Copa do Mundo é o tempo necessário para o Pet fazer corretamente a sua pré-temporada e, assim, reapresentar o futebol de 2009. Terminada a briguinha com a Diretoria, espero que o Flamengo deixe de ser prejudicado como já ocorrera bastante neste ano.

Já a diretoria teve o mérito de, mais uma vez, colocar o orgulho de lado. Só não precisava ter deixado chegar a esse ponto. Mas, felizmente isso já é passado! Agora é correr para contratar alguém que possa substituir o gringo quando ele cansar ou não puder atuar. Além, de um matador na frente para concluir as jogadas.

Por fim, a pergunta que não quer calar: quem o Petkovic pedirá para entrar com ação judicial no final de 2011 para que ele possa retirá-la e, dessa forma, como recompensa, realizar o desejo de ser treinador ou dirigente do Flamengo?

FLAmém!
PS: Para facilitar a compreensão, fiz alterações no primeiro texto postado.

2 comentários:

  1. Concordo em partes. Do mesmo jeito que o Pet agiu de má fé como você disse, a diretoria se deixou levar pela má fé.
    Acho que não foi só o Pet que esteve fora de forma, isso é um Fumus boni juris dentro do Fla.
    Resta agora a Patrícia fazer o que ela tem que fazer... que é comandar o Clube.
    O passado só é passado quando se deixa de estar presente.
    Abraços Nação.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, muito obrigado pelo comentário. Assim, você me permitirá explicar melhor. Muitos podem ter lido e tido a mesma interpretação sua e nada disseram. Houve alguém que votou na opção de não aprovação deste post, talvez tenha entendido da mesma forma.

    Bem, parece que expliquei mal. "Má fé" é uma expressão muito forte para o que pretendi dizer. O que me levou a fazer este artigo foi ter lido elogios à atitude da diretoria em renovar com o Pet. Na verdade, para mim, foi o Pet quem "arrancou" a renovação. Não há nada negativo nisso e adorei que tivesse acontecido.

    Realmente não foi apenas o Pet que se reapresentou em má forma. Você tem toda razão. Mas, pense em seu histórico e tente se lembrar de alguma boa atuação dele (em qualquer outro ano) antes de abril. Mas o que eu pretendia dizer, era que a má forma dele, foi apenas uma das desculpas da diretoria para forçar sua barração.

    Espero ter ficado mais claro agora. Novamente, muito obrigado, Rafael.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!