quinta-feira, 29 de julho de 2010

O IMPORTANTE OU O FUNDAMENTAL

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra
Salve, Salve, FLAleluia!

Como todos sabem, o Flamengo está sendo reconstruído. Embora os alicerces de uma casa não possam ser observados, sabemos que são a base da edificação. Infelizmente, os pilares da nossa morada estavam corroídos por anos de descaso, desatenção, leniência e má gestão. Aqueles que deveriam estar cuidando de nosso patrimônio, muitas vezes se aproveitaram dele ou permitiram que outros o fizessem. O acúmulo de erros nos levou às páginas policiais.

Como previu o Profeta, o Messiais voltaria para nos reconduzir ao nosso lugar natural: o topo! O problema é que estamos tendo que recuperar o trem em pleno movimento. Mesmo não sendo possível parar, é preciso saber dinstinguir o que consideramos importante do que é, de fato, fundamental.

Importante é o que é “útil ou digno de estima, apreço ou consideração” (Michaelis). Já fundamental significa o que é essencial, indispensável. Em outras palavras, importante é algo pelo qual damos bastante valor, mas podemos viver sem. Por sua vez, fundamental representa uma coisa absolutamente vital, da qual não podemos abrir mão. O importante é momentâneo, transitório, fugaz. O fundamental é permanente, duradouro, imutável.

Essa separação é o que consiste o trabalho do Galinho. O título brasileiro é importante. Porém, fundamental é montar uma estrutura compatível com o tamanho do Flamengo e dar atenção às categorias de base para que possamos formar não apenas jogadores, mas ídolos verdadeiros.

Por darmos, no passado, valor em demasia ao importante, deixando de lado o fundamental, ficamos 17 anos sem vencer o brasileiro. Não podemos insistir no erro. Endividar-se a qualquer preço não irá nos garantir conquistas.

Estamos diante de uma oportunidade única, Zico está construindo nossa nova casa sobre uma rocha, com profundos e firmes alicerces, para que os ganhos no futuro sejam permanentes. Eu o apoio incondicionalmente.

Tenho a convicção sobre os rumos a tomar. (...) Mais do que um time vitorioso, espera-se que o Flamengo volte a ser um celeiro de jogadores que entendam, com todas as letras, o que é ser um atleta de verdade”. Zico em entrevista à revista Veja.
E que assim seja...
FLAmém!

PS: Este artigo já estava publicado quando li o blog do jornalista Lúcio de Castro da ESPN falando sobre os problemas que o Zico está enfrentando por enfrentar privilégios concedidos às custas do clube. É fundamental que a torcida esteja ao lado do Galo. Clique aqui para ler.

2 comentários:

  1. pastor já está muito abaixo ein amigo, pra mim vc já é profeta.

    é "importante" que os Rubro-Negros entendam o momento que nós e nosso Deus estamos passando, mas o "fundamental" mesmo é que em qualquer situação não deixemos de apoiar e acreditar, assim ganhamos um brasileiro incrível ano passado.

    e tenho dito

    SRN

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!