terça-feira, 7 de setembro de 2010

GOL: MERO DETALHE?

Caríssimos Irmãos de fé rubro-negra,

FLAleluia, Salve, Salve!

Após o jogo contra o Santos, três amigos se reúnem em um bar para beber o cálice sagrado. Estavam tristes por saberem que por um tempo não repetiriam este encontro social, que já havia virado tradição, uma vez que o Templo Sagrado ficará fechado por motivos políticos.

- PQP! Nada está dando certo para o Mengão. Novamente, ficamos sem vencer. Estamos afundando. - reclamou Régis, um rubro-negro com alma botafoguense.

- Fala sério, mermão! O time jogou bem e você continua reclamando. - respondeu Eufranor, sempre em seu tom otimista e responsável pelo apelido dado à alma do Régis.

É mesmo, Régis, tendo a concordar com o Nonô. O time com Silas está muito mais bem armado. Porém, entendo sua preocupação, afinal novamente não conseguimos fazer gol. - respondeu Ferreira, aquele que normalmente serve de desempate nas discussões, mas que os amigos acusam de sempre ficar em cima do muro.

- Não conseguimos fazer o gol, mas criamos várias oportunidades. Principalmente no primeiro tempo. O time não joga mais com o medo do tempo do Rogério. Partimos para dentro. Léo Moura e Williams fizeram um carnaval pela direita. - Falou Eufranor, o eterno otimista.

- E para que serve jogar bem e não vencer? Deivid perdeu gol como se fosse um Val Baiano. Nossos atacantes não sabem fazer gols. Além do que, o time sempre cai de produção no segundo-tempo. Ponderou Régis em seu tom eternamente desanimado.

- Tá de saca, né? - Falou Nonô - Comparar Deivid com Val Baiano???? O Deivid mostrou que entende do riscado. Tem toque refinado, se movimenta, abre espaço. Perdeu um gol, é verdade. Mas, o próprio Adriano não cansou de se socar no ano passado por perder gols incríveis? Acontece!

- Está certo. A preparação física tende a melhorar. A nova comissão parece, ao menos, ligada no problema. O ataque é realmente promissor. Mas, o gol não pode jamais ser um detalhe. O time está com dificuldades de fazer gols. Falou Ferreira

- Isto, mesmo. - Animou-se Régis - Gols não podem ser um detalhe. Gostei! Se continuarmos assim, vamos acabar rebaixados. 

- ashausahusahsuahsua

- kkkkkkkkkkkkkkk

Os dois companheiros de chopp quase se engasgaram de tanto rir. Rebaixado? Só o mesmo um Rubro-negro com alma botafoguense para se preocupar com isto.

- Rebaixamento? Ora... Ora... Você não pode estar falando sério? Você acha que nosso time fará no segundo-turno uma campanha igual a que fez até aqui? Não é possível! - Respondeu Eufranor ainda tentando parar de rir

- Qualé, Régis! Assim, não dá para defender. Temos 22 pontos. O histórico mostra que se formos um pouco, um pouquinho só, melhor no segundo-turno alcançaremos o número de pontos exatos para escaparmos. Você acha realmente que nossa campanha será tão ruim quanto foi até agora? Ponderou Ferreira, o equilibrado.

 - E lembro que o time tenderá a melhorar no preparo físico, Silas terá mais tempo para treinar a nova postura, os novos jogadores irão se entrosar e não jogaremos com medo. Esse fantasma foi embora! Vamos dar nova arrancada. Eu ainda acredito no hepta. Eufranor terminou a frase em tom ufanístico.

- Bem, hepta.... não sei.... Mas, em uma posição honrosa não tenho dúvidas. Lembro que é ano de reconstrução. Não me importo nem um pouco de abrir mão de um campeonato agora, para sermos favoritos em todos os próximos. Ferreira, também, falou de forma triunfante.

- Quem disse que seremos favoritos. A diretoria está só errando. O único acerto foi trazer o Zico, mas não sei se os resultados estão compensando. Talvez, fosse melhor poupá-lo. Régis, ao contrário, terminou quase que sussurrando.

- Calma, Nonô... Disse Ferreira, vendo o visível desconforto do amigo com a declaração infeliz do Régis. Ora, Régis, não embarque nesta canoa furada. Você quer realmente que Zico em dois meses resolva todos os problemas deixados pelos dirigentes anteriores? O time está com salários em dia. Temos bons jogadores, não ficando atrás de praticamente nenhum outro time do campeonato, se compararmos jogador a jogador. As obras do CT estão caminhando. Lembro, ainda, que tudo isto está sendo feito sem sangrar o clube, como outros faziam. Administrar o futebol como se fazia na Gávea é mole. Dívidas eram sempre empurradas. O dinheiro do Flamengo era tratado como se não tivesse dono. Assim, o clube chegou nesta situação de insolvência. Pela primeira vez, podemos vislumbrar um horizonte mais claro.

- Eu não admito quem falem mal do Zico na minha frente. Vamos parar... Ameaçou Eufranor!

- Ano passado, o Flamengo terminou o turno com uma distância de 10 pontos para os líderes. Estamos, agora, a 9 da Libertadores. Logo é possível chegarmos lá, sim. Falou Ferreira para melhorar o clima, já pedindo a conta por precaução.

- E, não se esqueçam que, logo depois, chegamos a ficar 13 pontos atrás. Na segunda rodada do returno! Ou seja, temos gordura para arrancar novamente!

- Vocês são muito sonhadores. Acham que todo ano acontecerá isto. Sabemos que não é assim.

- Por que não? Em todas as simulações que faço, por exemplo, o Flamengo é campeão.

Ora, Eufranor, você simula com o coração. Coloca a gente vencendo tudo. Também, não será assim. - disse Ferreira rindo da imparcialidade do amigo.

A conta chega e, enquanto pagam, Ferreira lança uma proposta:

- Proponho mantermos a tradição desta reunião pós-jogo. Se o Flamengo mandar os jogos em algum lugar que não possamos ir, nos encontraremos aqui mesmo. Que tal?

Os outros toparam imediatamente. Régis por superstição, Eufranor para manter a tradição. E foram ao brinde com a saideira:

- Ao hepta!

À manutenção na elite!

- Ao gol, para que deixe de ser um mero detalhe.

Após a saudação do Ferreira, o brinde foi feito com todos ali tendo a certeza de que a sorte mudaria. Azar do São Paulo!
FLAmém!

Um comentário:

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!