segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Entrevista do Andrade

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia,

Como quem me acompanha há mais tempo sabe, na medida do possível, procuro postar artigos leves, com toques de irreverência e humor. Afinal, futebol pode ser (e é) negócio, paixão, religião, mas, acima de tudo, deve ser diversão. Não busco ser fonte de informação, mas, sim, de zoação. Além disso, já há excelentes blogs de análises (táticas, técnicas e de gestão esportiva) e de comentários imparciais por aí. Assim, optei aqui e no twitter (@IgrejaFlamengo) pela parcialidade debochada do politicamente incorreto. Entretanto, às vezes, fujo dessa linha mestre e exploro a nossa racionalidade religiosa. É o caso deste post. Por estar me afastando da proposta original, eu gostaria de ouvi-los, seja por meio de comentários ou, pelo menos, fazendo uma avaliação do texto, clicando nas estrelas ao final.  Obrigado, irmãos!

Bem, vamos ao que interessa. Desde que o Esporte Espetacular publicou uma entrevista com o Andrade (vídeo no final deste texto), começou uma onda virtual rubro-negra pedindo pela sua volta. Já foram criados até perfis específicos no twitter sobre o assunto. Pelo menos, dois deles me seguiram: o @OFAndradeVolta que visa dar uma força/apoio ao Andrade e o @CmpVoltaAndrade, que, incrivelmente, já não existe mais (talvez tenha sido substituído pelo anteriormente citado). Essa entrevista também foi bastante comentada em diversas redes sociais. Dessa forma, atenderei a sugestão da devota @SantanaRaquel e faço um post sobre o tema.

Como o artigo está mesmo fora dos padrões habituais deste blog, começarei pelo fim e digo que não apoio a volta do Andrade à Gávea, neste momento!

Apoio, no entanto, qualquer campanha visando dar uma força ao Tromba. Deixo claro que não o conheço, mas que adoraria conhecê-lo. O cara é meu ídolo. Sempre foi! Bom sujeito, bom caráter, amigo, leal companheiro, humilde, discreto. Só tenho qualidades para descrevê-lo. Além disso, tenho uma imensa gratidão por ter sido o comandante da campanha do hexa. Acho que ele é, inclusive, melhor técnico do que o Silas (que poderá ainda melhorar, mas hoje ainda não chegou ao patamar do Andrade).

Então, por que não apoiar sua volta? Em primeiríssimo lugar, temos um técnico recém-contratado. Precisamos, ao menos, dar-lhe uma chance. Até agora, ele só teve tempo para fazer 1 treino. Muito pouco para assinarmos sua carta de demissão, não?  Além disto, Silas foi o escolhido do Zico. Muitos podem não entender o que isto representa. Para mim, é suficiente para apoiá-lo. Lembro que o Rogério não foi escolha do Galo, uma vez que já estava lá quando Ele retornou (não demitir não é, de forma alguma, o mesmo que contratar).

A Patrícia também já deu entrevistas dizendo que faltou comando ao Andrade em vários casos no primeiro semestre, que ele não soube agir, demonstrou insegurança e etc e tal. Mesmo, ele tendo sido vítima dos desmandos de superiores hierárquicos (como deve ter acontecido), não haveria, assim, clima com a Papa de nossa Igreja para que voltasse. Não adianta falar: #ForaPatricia. Mesmo que fosse uma reivindicação justa (e não é), ela iria continuar no cargo. Impedimento é coisa para Edmundo Santos Silva, vamos deixar claro!

Andrade, também, não merece a humilhação de voltar como assistente ou em alguma função burocrática. Foi campeão brasileiro! Merece uma nova chance como técnico. Só não pode querer se dar ao luxo de ser bastante seletivo. Ontem, andei lendo alguns tweets que diziam que ele havia recusado propostas de clubes ameaçados de rebaixamento. Ora, se for verdade, ele está desempregado porque quer. Se ficar procurando só o filé, vai ficar fora algum tempo (como ocorreu com o Tite, por exemplo, que ficou um ano sem emprego até aceitar proposta árabe). Quem muito quer, pode nada ter!

Por fim, cabe, mais uma vez, chamar atenção para o papel da imprensa. Achei muito estranha a reportagem ter sido veiculada em um momento de baixa do Flamengo. Qual interesse de um sensacionalismo desses? Quem se beneficia dela? Será que foi positiva para o Andrade? Será que não tinha interesse em fazer marola para atingir a administração do Flamengo? Não sei! Sei, apenas, que não gostei do papel da Globo no episódio.  O que, convenhamos, não é nenhuma novidade.

Que Andrade seja feliz, torço por ele!

FLAmém!


PS: Não se esqueça de comentar ou avaliar o post. Obrigado!

4 comentários:

  1. não acho realmente que é o momento dele no Flamengo, mas não quero vêlo na merda que está

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Post!

    Pior do que o sensacionalismo que a Globo fez com esta entrevista, foi o 'piti' do advogado do Bruno no Twitter, tentando pegar carona... Ele chegou a afirmar (Em Caps Lock!), que o fracasso do Mengão no Brasileiro é uma consequência do não pagamento de dívidas. Q idiota! Nem vou citar o Twitter dele aqui porque ñ vale a pena!

    Com relação ao Andrade, nosso querido Tromba, é óbvio que Globo se aproveitou da situação dele. Mas ainda acho que ele só quis desabafar e mostrar sua atual situação. Devemos ajudá-lo da melhor maneira possível, mas não voltando para uma instituição onde ele foi tão magoado... Infelizmente...

    Como eu disse no Twitter, ele não precisa voltar para o Flamengo. Precisa receber o que lhe é de direito e voltar a trabalhar no que ele tanto gosta.

    Concluo meu comentário com a sua frase... Aliás, com a frase mais profunda que já ouvi sobre o nosso último título nacional: "O Hexa não foi por mérito daqueles q estavam lá, mas APESAR deles. O início deste ano, mostrou isso".

    SRN

    Raquel Santana

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente ,
    respeito quem o apoia, mas não concordo e muito menos aceito a postura dêle nessa digamos assim ,
    "aparição estranha" na midia.
    Principalmente no momento atual que nosso Clube atravessa, acho que se êle fosse tão rubro negro como diz, deveria ter sido mais comedido em suas declarações.
    Zico e Junior já vestiram aqui no Brasil, uma outra camisa? Êle já! e todos sabemos qual.
    Que seja feliz para onde for, mas se querem saber eu não gostaria de vê-lo mais na Instituição Flamengo!
    Flamengo acima de tudo...Isso é ser Flamengo!
    SRN
    Flamém Jeff!
    "Eu sou uma rubro negra, tremendamente apaixonada pelo meu clube de coração", e não consigo digerir tal postura!

    ResponderExcluir
  4. Concordo que não o melhor momento para Andrade no Flamengo. Até porque, os motivos para sua demissão, acredito, foram muito mais por causa da diretoria do que resultados dentro de campo, propriamente dito. Sem contar que o Flamengo ainda deve para ele, e qualquer contrato seria difícil.
    Já o #foraPatrícia, acho que é um pouco "precipitado" já que a presidencia anterior foi, acredito que em todos os sentidos, péssima. Muito pior que a dela.
    Torço MUITO para o Andrade. Muito mesmo. Torço para que consiga um emprego e seja valorizado como merece. É um grande técnico e o apoiarei independente do time que comandar. Como você mesmo disse, ele é nosso ídolo.

    SRN!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!