quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NA RELEITURA DE 2010, A ESPERANÇA DE UM 2011 FLABENÇOADO!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

2010 começou cheio de expectativas. Repleto de sonhos! A fase era ótima. O ano realmente prometia. Não era à toa que nosso teólogo-mor, Dom Arthur Muhlenberg, bradava nos sermões lá no Urublog:
"2010 tá pintando cheio de perspectivas, provocando nossas mais altas aspirações. É assim mesmo que tem que ser, pra ganhar alguma coisa a gente primeiro precisa querer muito essa coisa. Então vamos com toda a nossa força em direção aos nossos objetivos selecionados."
E a seleção do Arthurzão não era pequena: Eneadecacampeonato das Taças Guanabara e Rio, Tetra Carioca, Bi da Libertadores e do Mundial e Hepta Brasileiro. Estava de bom tamanho, não?

Mas, logo no primeiro desafio, a Taça Guanabara, tropeçamos justamente em nosso novo tri-freguês. O ano começava a mostrar sua face nada normal. No entanto, perdemos em um jogo onde fomos melhores que os chorões durante a partida, como pregou o CorVo lá no FLA6:
"O Flamengo pressionou o Botafogo quase o jogo inteiro, as chances dos alvinegros foram bem poucas, mas eles aproveitaram melhor e concluíram duas vezes para o fundo da rede. O Flamengo jogou bem melhor do que o Botafogo, mas como futebol as vezes é injusto, perdemos."
 A derrota não chegou a nos abalar. Afinal, o ano estava apenas começando. Naquela altura todos nós tínhamos absoluta convicção de que nos recuperaríamos. O pastor rubro-negro Pedro - o Perna - no alto de seu púlpito lá no FLAcanagem demonstrou a certeza que era de todos nós:
"Agora vamos esquecer o leite derramado e focarmos no que realmente interessa, Taça Libertadores das Américas, isso sim é torneio digno de respeito e preocupação para nossa nação gigantesca e envolvente."
Pronto! Já havia novas razões para ficarmos otimistas. Ainda mais que vencemos nosso primeiro confronto na Libertadores. Um outro pároco rubro-negro, agora o do FLAmizade, Raul Nicácio, assim pregou na ocasião:
"(A Libertadores) Finalmente começou e começamos bem. A competição mais esperada do ano para nós começou e iniciamos com uma vitória, uma boa vitória."
Porém, começamos a tropeçar também na Libertadores e antes de sabermos se iríamos ou não para a segunda fase, fomos novamente derrotados pela cachorrada. Botafogo campeão carioca! O Inacreditável ocorreu! Obviamente que perder um campeonato para um freguês causou revolta na Nação. Pois lá de Curitiba, via FlamengoNet, assim reagiu o Alex do TRIplex, ao não se transformar em TETRAplex:
"Não consigo diminuir o peso da derrota, minimizando por se tratar apenas de um estadual. Havia um titulo em disputa, qualquer que seja a dimensão que queiram dar a essa conquista nesse momento. Seja importante ou não mais um Carioca, perdemos. Isso tem um peso."
Pois é, perder não é algo natural para um Flamenguista! Porém, um rubro-negro não fica muito tempo por baixo. Assim, a raiva logo se transformou em esperança. O foco voltaria para a Libertadores. Na mesma semana da derrota no estadual teríamos um importante compromisso.  Após, degustar alguns cálices sagrados e extravasar toda sua revolta, Gustavo Brasília se iluminou e, em um "momento Madre Tereza", como autodefiniu, pregou direto do Buteco do Flamengo:
"Enquanto o post do jogo não vem, e como o post de hoje de manhã foi muito irado, carregando toda a indignação com o momento conturbado que o Flamengo vive dentro e fora das quatro linhas, resolvi trazer luzes mais claras ao Buteco com o objetivo de lançar energia positiva sobre o elenco para o jogo de amanhã. (...)Amanhã será um daqueles jogos em que precisaremos de energia positiva, luzes, boa vontade e esperança. Precisamos todos ser um pouco Madre Tereza para acreditar. Que o Flamengo alcance amanhã a luz no fim do túnel, com a benção de Deus e da Madre Tereza."
Mas, complicamos o que seria tranquilo. Novamente! Mesmo assim, apesar de tudo, nos classificamos para a próxima fase. Ultrapassamos a fase de grupo na Libertadores, graças a tropeços de outros. Não podemos reclamar da sorte. Foi sobre esta mistura emotiva pelo qual provamos parte de nossa fé que nos falou o mago Leo Magamon lá no Magia rubro-negra:
"Deixei pra escrever o post do jogo de ontem, só hoje, com a classificação assegurada. Durante 24 horas não consegui me concentrar em nada, não consegui pregar os olhos direito, não trabalhei em paz. (...)Ainda cabisbaixo fui trabalhar hoje pela manhã e resolvi assistir o DVD do Hexa no carro, vi metade na ida, e a outra metade na volta. Me peguei descendo o Alto da Boa Vista com o volume no máximo chorando e cantando o hino."
E continuou dando a receita para momentos de desespero:
"Não há tristeza que apague o nosso orgulho galera, quando qualquer pensamento ruim sobre o Mengo vier a cabeça, corra e veja um vídeo, ouça o hino, leve consigo a pílula da felicidade, leve um mp3 no celular com o hino e toque, leve um São Judas Tadeu na carteira e peça para que te tranquilize, pare no meio do transito, abra as janelas e grite MENGO!!!!! "
Entretanto, problemas em campo, apatia e perda de títulos não são características aceitas no Flamengo. Então, as cabeças começaram a rolar. E como sempre sobrou para o técnico. Andrade deixava o clube, porém acompanhado do Marco Braz. Mel, a doce pastora rubro-negra, muito bem sintetizou a opinião da galera em seu Manias e Notícias:
"Braz já vai tarde, já Andrade, é uma pena, fico realmente muito triste, mas acho que já não dava mais para continuar..."
Aí vieram o Rogério Lourenço e os jogos contra o Corinthians. Os urubus transformaram os gaviões em carniça. Logo eles, que eram favoritissímos segundo a imprensa comercial.  Os jogos contra os gambás foram abordados por André Monnerat com sua habitual análise equilibrada no SobreFlamengo:
"Não tem o que contestar: somando os dois jogos, o Flamengo foi melhor que o Corinthians e mereceu a classificação, apesar dela só ter vindo graças ao critério do gol fora de casa. O time correu muito, se entregou, marcou e, no ataque, soube ser sempre mais eficiente que o adversário, que decepcionou. com tanto invetimento e tantas contratações. (...) O que não quer dizer que o time não precise de acertos. Estes dois jogos, além de animarem time e torcida, tiveram também momentos ruins dos quais o técnico deve tirar lições. Valeu a classificação, mas já é hora de olhar pra frente."
O Brasileiro começava e com ele a esperança do hepta. No entanto, as atenções rubro-negras continuavam fixadas na Libertadores como bem avisou Dani Souto lá no Primeiro Penta:
"Hoje começa a grande jornada do Brasileirão 2010.  Em um jogo que o pessoal vai cheio de desfalque, Flamengo e São Paulo entram em campo hoje de olho na partida de quarta feira, na Libertadores."
No entanto, na fase seguinte dessa Libertadores, seríamos eliminados, em mais uma destas coisas que só acontecem com o Flamengo, pelo Universidade do Chile, perdendo em pleno Maraca. Outro acontecimento inacreditável. E no mesmo ano! O sacerdote rubro-negro, Fábio Gil, lá no Urubuzada teve precisão cirúrgica em seu comentário, (como sempre, aliás):
"Não estou feliz e sei que nenhum de nós está. O nosso maior amor, o Flamengo, novamente, está fora da disputa de uma Libertadores de América, competição com a qual sonhamos há tantos anos. Apresentamos um bom futebol na noite de ontem, apesar da pressão, da hostilidade, da permissividade do juiz. Mas o problema é exatamente esse: só jogamos ontem. Ficou notório que a desclassificação para "La U" deu-se no Maracanã."
Foi, então, em meio ao caos que voltamos a ter esperança (e que esperança), graças ao retorno do Zico, sendo que agora como dirigente. A fé em dias melhores foi exaltada em quase todas as pastorais rubro-negras. Estávamos todos "Com Zico, Pelo Flamengo". Vale relembrar as palavras do Tiago Cordeiro no FlamengoNet:
"O retorno de Zico é algo assim tão emblemático que faltariam palavras ao melhor dos cronistas para descrever o que significa. Se pensar em Flamengo é se pensar em Zico em um grau muito maior do que qualquer identificação de qualquer jogador com outra camisa. Porque é como se a cada grito, a cada gol perdido, a cada título que escapasse... a Torcida clamasse pelo retorno do nosso herói. Sim, herói. Porque Zico sempre esteve muito acima do que qualquer ídolo poderia. Sempre foi mais do que atleta, um gênio. E sempre foi muito mais do que um ídolo, foi um exemplo."
Porém, teve muita gente também prevendo que haveria chance de ocorrer um choque cultural/administrativo. Dentro desta linha destaco os avisos do FLAcó no FutiGol:
"Estava convicto que tão cedo o nosso Zico não iria assumir nada no Flamengo. Não pela sua competência como gestor e nem pelo tamanho da paixão dele pelo Mengão e da sua Torcida por ele. Minha convicção tem como base o fato do estatuto do Flamengo não estar adequado para receber uma gestão profissional e suas boas práticas corporativas."
Infelizmente, os temores dele se revelaram verdadeiros. O modelo pregado pelo Galinho de Quintino ia contra tudo que sempre se praticou na Gávea. Pessoas que se consideram donas do clube viram que seus interesses pessoais (político-financeiros) seriam contrariados. Infelizmente, o pior que poderia acontecer, ocorreu! Zico, novamente, deixava o Flamengo.  Fato em si mais do que suficiente para estragar com o ano. Só por isto, mesmo que tivéssemos vencido tudo, não teria boas recordações de 2010. Fico aqui com as afirmações do Ministro das Saudações Rubro-negras Jefferson Freire:
"Talvez nem mesmo o próprio Zico tenha percebido a grandeza do acontecimento. Mas sua saída e a forma como foi tratado dentro da sua casa, dentro do clube em que ele foi o principal responsável pelo crescimento e por ser esse fenômeno popular que é o Flamengo, trouxe a público nomes e expôs de maneira absurda, até mesmo para cegos verem como realmente é a sujeira interna no Flamengo. A corja a quem tanto nos referimos durante anos e décadas, no medo, pavor de perder a mamata se expôs de maneira irresponsável e desesperada, deixando vir a público o porquê de não saírem de dentro da Gávea. Ficaram expostos e desmoralizados diante de todo o país. O desespero e a exposição desenfreada demonstram que realmente o caminho era o correto, que a corja seria prejudicada e que o Flamengo enfim teria uma administração que pensasse mais no clube e menos nos interesses pessoais."
Que FLAssim seja! Que o sacrifício do Messias não tenha sido em vão.

Entre a chegada e a saída do Zico, o Flamengo se viu no meio de um furacão com a exploração sensacionalista do caso Bruno. Em campo, ocorreu ainda nova troca de treinador. Um inexperiente por outro. Um covarde por outro. Saía Rogério e entrava Silas. Saia o seis e entrava o meia dúzia. Tudo tão igual que nem vale perdemos muito tempo lembrando.

Assim, os jogos foram passando. O sonho do hepta foi sendo afastado. Veio Luxemburgo pregando a classificação para a Sul-Americana, enquanto a torcida se dividia entre o fantasma da segundona e a esperança de uma recuperação que nos classificasse novamente para a Libertadores. A divisão também estava presente na expectativa de contarmos finalmente com um técnico experiente, mas com passado recente de fracassos e com uma coleção de problemas e acusações perigosas. A contradição representada pelo momento pode ser extraída em textos na Pastoral Magnética rubro-negra. O prelado (não precisam ir ao dicionário - trata-se de um alto dignitário de uma Igreja) rubro-negro Nyltinho sintetizou bem o momento no sermão "Qual será o Luxa que vai comandar o Fla?":
"Ex-jogador e declarado torcedor do Flamengo, Vanderlei vem pra resolver o problema e tirar o time dessa situação. Eu acho o Luxa um excelente técnico. Gosta de jogar pra frente, gosta de futebol bonito, e eficiência no ataque. Porém, reconheço que ele não está em boa fase. (...) No início do século XXI, era considerado o melhor treinador do país.(...) De 2008 pra cá, (no entanto) foram 2 estaduais."
O início foi realmente promissor. Da mesma pastoral, um pregador que mais tarde iria trocar de paróquia, André Tozzini, ou simplesmente Tozza, o PVC rubro-negro, nos falou em sua análise do primeiro jogo sob direção do novo treinador:
"Finalmente, depois de mais dois anos temos um verdadeiro técnico de futebol. (...) Vanderlei Luxemburgo, sim, esse conhece tudo de futebol. (...) Luxa deu seu cartão de visitas ontem. De técnico "acabado" e "ultrapassado" ele mostrou muita visão de jogo, conhecimento dos jogadores que tem. Finalmente temos um técnico de verdade. Vejo que dá pra sair dessa, confio no trabalho dele."
Porém, o tempo passou e os velhos problemas foram reaparecendo. Veio o jogo contra o Guarani. A questão agora se resumia a não manchar de vez a história do Flamengo. A Nação foi ao Engenhão. A vitória era necessária e foi conquistada com especial participação dos gritos da torcida. Não estávamos matematicamente classificados ainda, mas o sentimento foi de alívio. Momento bem definido pelo Fabiano Lenda lá no FLAmanolos:

"Sai do Engenhão com só uma certeza: Time grande cai sim, pois Vasco, Corinthians, Grêmio e alguns outros times grandes do futebol brasileiro já caíram. Mas pra nossa sorte, nós torcemos pra um time gigante, e time gingante jamais irá cair. "
O tempo confirmou que o alívio que sentimos na ocasião era pura intuição rubro-negra. Novamente contando com a sorte nos classificamos com ajuda de tropeços de rivais. O ano finalmente terminava. Momento de relembrar outra voz feminina, a polivalente Nívea Richa, NivinhaFLA em seu Flamengo, Aspirinas e Urubus:
"Depois que o nosso jogo acabou (um jogo muito chato, por sinal), foram 4 minutos do inferno esperando os jogos do Vitória e do Atlético-GO acabarem. Terminando empate nos dois jogos, o Fla estaria livre do rebaixamento. Acabou empatado, graças a Deus e a São Judas Tadeu. Uma vergonha um time com a grandeza do Flamengo passar por isso, mas saímos dessa situação escrota, até que enfim! (...) Segunda para o Flamengo? Só o dia da semana!"
Porém, passada a adrenalina, restou o gosto de ressaca e daquelas contraídas com ajuda de cerveja quente, como bem exaltou o Zeca Urubu no Blog das Torcidas:
"Claro que não queria o Flamengo rebaixado, mas queria que fizesse no mínimo o que foi feito em 2004 e 2005, quando não caímos por nossa própria superação. "Superação", esta é uma palavra que não foi pronunciada no Flamengo este ano. Ano de 2010 seria para esquecer, se não fosse o fato de ter sido tão ruim que deve sim ser lembrado, para que este erros grosseiros não se repitam no futuro. 2010 conseguiu ser tão ruim quanto 2002, quando caímos na primeira fase da libertadores, tivemos um presidente impeatchmado e preso, fomos mal no carioca e brigamos para não cair no Brasileirão"

2010 finalmente está indo embora. Que leve com ele todas as frustrações de um ano que começou cheio de expectativas e terminou com a sensação de alívio e revolta. Que possamos aprender com os inúmeros erros cometidos. Mas, o importante é que o simbolismo do reveillon poderá nos fazer ter a certeza de que este ano é uma página virada na rica história rubro-negra.

Que venha 2011! Estamos te aguardando. E que venha FLAbençoado! Que o Senhor rubro-negro renove nossas esperanças e que as linhas tortas do ano que finda possa nos levar novamente ao caminho correto.


FLAmém!

13 comentários:

  1. Muito bom, Jeff. Parabéns pelo texto que deve ter dado muito trabalho. Apesar de 2010 ser um ano merda para o Flamengo e nós Flamenguistas, teve algumas coisas boas. E uma das coisas boas foi que eu tive o prazer de conhecer inúmeros blogs e blogueiros rubro-negros que falam de Flamengo de uma forma espetacular. Um deles é o Igreja Flamengo com o nosso Pastor Jeff.

    Que 2011 seja diferente desse ano que ta passando pro Flamengo, dentro e fora dos campos. E que leve com vc as coisas boas que teve em 2010, foram poucas, mas foram boas.

    Feliz Ano novo para todos, FLAmem.

    @RaulzinUBZ
    @Fla_Amizade

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o texto mais lindo q eu já li nesse fim de ano. É uma perfeita análise retrospectiva.
    Parabéns.

    @arytenorio

    #SRN!

    ResponderExcluir
  3. Voce é mais que um pastor, é um mestre das palavras. Parabens por esse dom, um dos textos mais incríveis que já li.

    Obrigado pela citação, serviu inclusive para eu voltar àquele dia em pensamento.

    Feliz 2011 para todos nós.

    Leomagamon

    ResponderExcluir
  4. Diga me com quem andas que te direi Flamengo Eternanemente!

    Teu texto é um mix de paixão e racionalidade, contou de forma lúdica e divertida a saga do nosso Flamengo em 2010. Ressaltou com pragmatismo essa doença que insiste em impregnar o futebol, ou seja, a falta de profissionalismo e ética que passam longe do nosso amado esporte e com isso longe do nosso idolatrado Flamengo!

    Com muita honra leio as palavras escritas lá no FUTIGoL que prega solitariamente o exercício da paixão e da razão no amor ao Flamengo. Me fez lembrar de uma noite de maio, onde numa fila de mais de 600 pessoas, fui um dos últimos a ficar para mais um autografo do Mito Zico pegar. Quando fui agradecer, olhei no olho do Galo e disse que esperava ve-lo um dia na Gávea, mas, somente, com um novo estatuto: Ele apenas sorriu! Era uma premonição minha ?

    Pastor, seu texto transcende ao ano do Flamengo, ele mostra, sutilmente, o poder das redes sociais. Veja quantos textos você, num autêntico trabalho jornalistico, conseguir somar e harmonizar para contar o Flamengo de 2010. Quem sabe, através das Redes Sociais, não podemos terminar com o sequestro do Futebol do Flamengo ?? Hoje gerido pelo medieval pensamento que afunda o Flamengo e entrega-lo nas mãos de profissionais!!

    De novo, obrigado pela convocação do Flacó nesse timaço que você habilmente montou na sua Igreja!

    Saudacões Ziconianas e Rubro Negra,

    Flacó - www.twitter.com/flaco_81

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post e pelo blog, que é fantástico! A Palavra da Salvação Rubro-Negra é uma inspiração para todos os flamenguistas e blogueiros e você é um exemplo de rubro negro!
    Obrigada pela citação!
    Um grande abraço e um feliz 2011!! SRN!

    ResponderExcluir
  6. Sempre dando show, Jeff!
    Parabéns pelo lindo texto! Mais um seu pros meus favoritos!
    Obrigado pela citação. É sempre uma honra ser lembrado aqui.
    Desejo um ano de 2011 inversamente proporcional ao 2010 rubro-negro pra você e toda a família. Claro, pro nosso Mengão também.
    Tudo de bom e fiquem com Deus!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    Ahh, o novo twitter do Lenda é @fabianolenda_
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Show de Bola a retrospectiva! Que 2011 possamos postar muitos títulos! Que seja realmente Flabençoado! Abraço e SRN!!!

    ResponderExcluir
  8. Jorge, adorei seu texto, toca lá no fundo mesmo.
    E vou te dizer uma coisa: mesmo tendo a certeza de quanto esse ano foi duro para nós,depois de ler isso tudo, os trechos de alguns textos escritos após uma vitória suada ou uma derrota decepcionante, fico pensando o quanto sofremos esse ano, mas tb como somos fortes.
    Tenho fé que esse ano de 2011 vai ser muito bom, pois sempre quando estamos desacreditados, batemos campeões!
    Estou lisonjeada por ter sido citada mais uma vez no seu blog!
    Um feliz 2011 e SRN!

    @NivinhaFla
    http://flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que texto lindo. E como falaram, acho que deu muito trabalho.
    Muito obrigado pela citação, sinto-me honrado de fazer parte dessa galera, e por lembrar de mim e do Magnética.
    Sem dúvidas um dos posts mais especiais que já vi em todos os blogs RNs.
    Abs Jeff, Pastor da Nação!
    SRN
    @NyltynhoCrf

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto! Todo o cuidado e carinho para buscar essas citações demonstram que a força do amor que só o Flamengo inspira.
    E seu texto é inspirador! Obrigada pelo frescor da leitura!
    Parabéns!
    @tudoemsimas

    ResponderExcluir
  11. faaaaaaaala pastor!!!
    foi mau, só consegui ver agora o post...

    cara na boa, uma coisa em vc me espanta, como consegue reunir todas essas citações durante o ano? só vc mesmo pra bolar um post inteligentíssimo desses, show de bola.

    e além do mais me sinto honrrado por fazer parte dessa retrospectiva, me sinto parte do Flamengo, assim como estou fazendo parte dessa historinha contada por vc, esse ano foi de muita luta fora do campo e pouca dentro, mas cada tropeço serve pra darmos conta do quanto somos grandes e do que precisamos para mantermos em pé.

    levo tudo isso como ensinamento, mas espero que aqueles pela sacos que nos fizeram passar por tudo isso aprendão tbm.

    abraço querido pastor, e tenho dito.

    FLAmém

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez Reverendo, eu fico sem palavras! Fantástico é pouco!

    Belo sermão de fim de ano e que realmente 2011 tenhamos melhoras, pois ser Flamengo é ter a alma lavada pela pureza rubro-negra!

    Feliz ano novo! E que 2011 seja bem diferente, apesar de não parecer que será! (http://blog-das-torcidas.blogspot.com/search/label/Flamengo)

    SRN

    ResponderExcluir
  13. Estava de férias e estou retornando agora. Mais uma vez o post foi genial. Fiquei muito honrado em ter minha participação neste belo texto. Conseguiu contar 2010 de uma forma quase universal pois contou com a análise de diversas pessoas. Parabéns, pastor, e que em 2011 nossos textos sejam repletos de alegrias e principalmente com muitos gritos de É CAMPÉÃO!

    SRN

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!