domingo, 12 de setembro de 2010

FLAMENGO x VITÓRIA na visão de um rubro-negro

Caríssimos irmãos de fé Rubro-Negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

O sábado já começou diferente! O Mengão jogaria "em casa", porém "a casa" não seria no Rio. Um devoto rubro-negro que tinha o bom hábito de frequentar o nosso templo sagrado em todo Culto ao Flamengo Supremo estava se sentindo, digamos, esquisito. Como não poderia viajar até Volta Redonda, teria que se contentar em ver o jogo pela TV.

Pois bem, pouco antes do jogo, ficou sabendo pela internet da escalação do Val Baiano e exclamou sozinho com seu computador.
- Val Baiano? O Silas realmente não está conseguindo entender o Flamengo. Acreditou que o Diego Maurício iria sentir pressão? Ora, quem veio da base já sabe como funciona. O pior é que, se ele estivesse realmente sentindo a pressão, colocá-lo no final para resolver não seria muito pior? Não entendo! Pelo menos, teremos o Galhardo!

Pouco tempo depois, verifica que o Galhardo também não começará o jogo.
- Éverton Silva? Nem no banco ele ficava. O que o Silas quer? Testar todo mundo em jogos oficiais? Olha o problema de não termos tempo para treinar.

No início da transmissão, observa também que jogaremos com 3 zagueiros e agora berra com sua TV:
- Três zagueiros? Sem treinar? Que São Judas Tadeu nos proteja!

O jogo começa e esse torcedor começa a dar uma de comentarista para desespero de sua única "ouvinte", a pobre da TV:
- A bola só fica com a gente. O Vitória veio para tentar o empate. Também de técnico novo.... Jogo fora de casa.... Hoje, o gol tem que sair.

Lá, pelos 30 minutos, novo comentário:
- Vamos vencer. Pressão total do time. O Correa e o Éverton Silva irão criar a jogada do gol.  É pela direita. Os 3 zagueiros deram certo. Grande Silas!

Pouco depois, parece que bastou ele falar, para o Vitória "começar a gostar do jogo", como adoram falar por aí. Novo comentário, porém em novo tom de voz:
- Caramba! O que aconteceu? Agora, está ficando mais para o Vitória. Silaaaaassss, põe mais um no meio. Tire um zagueiro!

Veio o intervalo, um misto de alívio com desesperança, que tomou conta desse rubro-negro,  logo deram voz à paixão. Afinal, flamenguista que é flamenguista não se entrega assim tão fácil, não é mesmo? Claro, era hora de ajudar o técnico. O que Silas faria se não fossem nossos comentários no intervalo.
- Silas, vamos lá... coloca aí o Galhardo no lugar do Jean e o Diego Maurício na vaga do Val Bulani. Os garotos vão nos garantir. Após o gol, que tenho certeza de que irá sair, basta colocar um volante qualquer no lugar do Pet, ou o Camacho se o time estiver bem. Entendeu bem!

O Flamengo Supremo volta para a segunda-etapa. Após trocar a tulipa e o manto por outros que dariam mais sorte, nosso rubro-negro verifica que Silas colocou um meia no lugar de um zagueiro, mas não exatamente como ele tinha dito:
- Klebersono???? Tá maluco, Silas! Caramba, olha o problema de estar longe. Você não me ouviu direito. Era o G-A-L-H-A-R-D-O. Entendeu, Galhardo! Carácoles, manteve o Val Baiano!!!! Assim, você me mata, Silas! E quem saiu foi o Angelim!!!! Nããããõooo!

Com o coração na mão, após tantas emoções provocadas pela alteração do treinador, nosso torcedor continua atento ao jogo, que começou em ritmo mais aceleralado com chances sendo desperdiçadas dos dois lados.
- Viu, Silas? Não falei que era preciso colocar um meia. Com o Klebersono já criamos mais oportunidades. Imagina se estivéssemos jogando com o Galhardo. Mas, a zaga está mais exposta. Não pode descobrir assim. O Pet está cansado. Galhardo, nele, Silas!

Kleberson vai tendo boa atuação e torcedor resolveu deixá-lo de lado. Pet era substituído com cara de poucos amigos.
- Qualé, Pet! Não jogou nada. Vai ficar de biquinho! De novo, não! Já vai querer derrubar outro técnico? Vamos lá, Galhardo, mostra para o Gringo que você tinha que entrar.

Logo após a substituição, o inacreditável aconteceu: gol do Vitória! Desta vez, não descreverei os impublicáveis comentários do nosso torcedor. Afinal, estamos numa Igreja! Posso apenas avisar que a tulipa da sorte quebrou sendo arremessada contra a parede. Pouco depois, mais calmo, já pronunciava em tom desesperado:
- De novo, não! Estou me sentindo botafoguense. Nova humilhação. Sou Flamengo, P... Não preciso passar por isto. Fora, Silas. Fora, sanguessugas!

Pouco depois, Éverton  Silva deu lugar ao Diego Maurício. E nosso torcedor já mudou o tom da voz:
- Beleza, Drogbinha! Vamos para cima deles. Vamos virar, Mengoooo! Pelo menos, o Silas já viu que o Éverton é esforçado, mas ineficiente. Mais um aprendizado, hein Silas! O problema é estar sabendo disto em pleno jogo oficial.

Com Juan fora do campo já por alguns minutos nosso torcedor berra:
- Volta, Juan. Não dá mais para substituir. É decisão. Quer nos ver rebaixados. Volta, logo e deixa de chororô!

Neste momento, gol do Flamengo! Gol do Kleberson! Correndo para janela, vem o grito:
- Gooooollllll! Goooooooooooolllllllllll!  Mengooooooo!

Já de volta à TV, deixando os vizinhos em paz, diz:
- Vamos virar, Mengooo!!  Valeu, Penta. O banco te fez bem! Isto é Flamengo, P.... Que bom, nem lembrava mais como era gostoso comemorar um gol. Xô angústia!

Juan volta ao time, e ele não perde tempo em comentar:
- É isto aí, guerreiro. Jogar no Flamengo tem que ser no sacrifício. Ganha bem para fazer esforço. Não podemos ficar com 10.

Só faltou pedir para o Juan fazer um gol de cabeça. Porém, menos de um minuto após o retorno do Juan, golaço do Vitória. E pelo setor esquerdo da defesa. Após, mais alguns xingamentos e outra tulipa quebrada, o devoto se dirige ao Juan:
- Tinha que ser do seu lado, não é Juan. Fazendo corpo mole, cara? Se é para entrar em campo é para jogar com raça! Assim era melhor ter ficado de fora. Não acredito que perderemos de novo. Ai, que desespero, meu Senhor Rubro-negro.

Não deu nem tempo de lamentar muito. Kleberson faz mais um. Empatamos. Após, novo berro de gol para toda vizinhança escutar, ele olha a TV e diz para sua "ouvinte":
- É isto aiííí´... KlebershowMengooo! Mas, o que gol foi esse que o Val Baiano perdeu. Ainda bem que tínhamos o Kleberson. Aprendam com ele, seus atacantes de m... Não foi à toa que o cara é penta! E o Galhardo, hein! Sofreu penalti e ainda deu um belo passe para o Val Bulani! Tem que ser titular!

Estava novamente convicto da vitória. Iria gritar até o final para ajudar o time:
- Vai, Juan. Volta, Juan!
- Toró segura as pontas na esquerda, o Juan não está conseguindo andar!
- Isto, Silas, põe o Juan para correr! Dá dura nele!
- Maarcaaa!
- Tiraaaa daí!

No final, Kleberson manda no travessão um belo chute.
- Tinha que ter entrado. Kleberson você é show! Eu te adoro! Vamos, Mengo, ainda dá...

Não deu! Infelizmente!
- Droga de time! Tem que tirar o Deivid e o Val Baiano! Kleberson ganhou a vaga! Pet e Juan também podem sair.

Após, alguns minutos, com o coração já batendo em ritmo norma, nosso torcedor olha a tabela e vê que não há risco de terminarmos a rodada na zona de rebaixamento. Pronto, era o incentivo que precisava:
- Bem, pelo menos fizemos gols. Demos o primeiro passo. Agora é conseguirmos a vitória. O Prudente-Barueri será o Santo André do ano

Disse, comparando com o início da arrancada de 2009, acontecida na mesma terceira rodada do returno numa vitória contra o Santo André no Maraca por 3x0, sem se dar conta da troca de nome do Grêmio-agora-Prudente. Mas, qual a diferença?

Lá do alto, São Judas Tadeu olha e, reconhecendo a dificuldade que é torcer pelo Mengão nessas horas, diz:
- Quanta contradição. Está impossível exigir racionalidade de um torcedor rubro-negro nessas horas. Impossível? Acho que estão me chamando....

FLAmém!

PS: O Flamengo x Vitória do turno também foi um jogo complicado (pelo fato de termos jogado com o terceiro uniforme e eles com o rubro-negro). Quem quiser rever a crônica do jogo, clique aqui.

4 comentários:

  1. Pelo menos o gol saiu...no próximo vamos a vitória...Flamengo é sofrido msm...mas essa fase tem q acabar logo.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha muito bom, pastor!
    Reprodução fiel de um devoto do RN. A diferença é o vocabulário que não pode ser dito! rsrs
    Quarta feira vai acontecer a erupção do vulcão adormecido, do cachorro caido que pensaram ser saco de pancada mas que é um pitbull com Pedigree, que era só mais um time...mas esse time é o FLAMENGO.
    Vai pra cima deles, Mengoooooooo!

    FLAbraços, pastor!
    FLAmém.
    S.R.N

    ResponderExcluir
  3. O grito de gol estava entalado! Gritei tudo quanto é tipo de palavrão, estava voltando do trabalho, no carro, ouvindo Jorge Nunes falar mal do Kleberson e do Diego Maurício, e deu no que deu.
    Não ganhamos, mas dois gols sairam e mostramos capacidade de reação, coisa que há muito tempo não se via no time.
    Vamos pra cima desse Grêmio Itinerante! Flamengo Sempre!
    SRN

    @NivinhaFla

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Retratou direitinho o que a torcida (eu pelo menos) pensei...
    Kleberson foi uma surpresa, em todos os sentidos.
    O importante agora é olhar pra frente e ver os 3 pontos!

    SRN!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!