terça-feira, 19 de outubro de 2010

Diálogo na saída do Engenhão

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Sábado à noite, após o culto ao Flamengo Supremo, Tadeu e Tomé se abraçaram comemorando a goleada diante do atual campeão da Libertadores. Enquanto desciam a interminável rampa em carrossel do Setor Leste do Engenhão, iniciaram um bate-papo rubro-negro:

- Finalmente, uma vitória decente. Mengoooo! - Solta, Tomé, o grito preso em sua garganta com os punhos cerrados batendo no vento.

- Você precisa ver para crer, não é Tomé? Que sufoco para te convencer a vir comigo, hein! Com medinho de um velho freguês, cara! Qualé, mané? - Falou Tadeu, com um ar de "eu já sabia"!

- Ihhh! Pó pará! Minha preocupação era com o Flamengo, não com a gauchada.

- Agora, faltam apenas oito vitórias para a Libertadores! Mengooooo! - foi a vez do Tadeu soltar o grito, para que todos lá em baixo no portão pudessem escutar.

- Que a gente saia do sufoco, isso sim!. Só quero é me manter na série A!

- ashuashuashuahsuhaushua! Ainda nessa, brô!

- Se analisarmos com isenção, o time ainda não está jogando bem. Tivemos bons momentos, principalmente no segundo-tempo com o jogo já definido. Não sei quanto foi o tempo de bola, mas na primeira etapa, ela ficou muito mais com eles. O Inter é que jogou muito mal e nós demos sorte nas bolas paradas.

- Tem certeza de que você é Flamenguista, Tomé? Quando perdemos com gols de bola parada somos fracos. Quando vencemos, fracos são os outros. Nunca temos méritos? Qualé? O time já está apresentando jogadas ensaiadas. Os jogadores têm função definida. Diego Maurício e Maldonado que vínhamos pedindo há muito tempo, mostraram porque a torcida do Flamengo é sábia!

- Ok! O time evoluiu. Mas, precisamos de mais jogos para ter certeza, não acha?

- Sinceramente não! A nossa evolução é visível. Por que o ataque do Inter ficou inoperante justo contra nós? Por que exatamente no jogo contra o Flamengo é que eles resolveram desistir do campeonato? Ora, Tomé, tenha mais fé! Não entre no caô da imprensa arco-íris invejosa.

- É... Você pode ter razão! - disse Tomé enquanto saiam do estádio - Mas, acredita mesmo em Libertadores?

- Eu confio no Flamengo! Sempre! Algo só é impossível até o Flamengo mostrar que pode acontecer! Meu medo agora é começarem um oba-oba!

- Será? O Flamengo realmente é feito de extremos, mas.... sei lá!

- Antes do jogo, só uns blogueiros malucos, como o pastor JEFF, ficavam falando em Libertadores. Quer apostar que, nesta semana, muitos irão entrar na onda. Várias reportagens serão feitas com o Diego Maurício. Na Gávea, sempre foi assim. Disto, eu tenho medo!

- Bem, o pastor é maluco porque ele realmente acredita nas loucuras que escreve. Fica pregando no deserto e nem se importa. Aliás, você está tão otimista quanto ele! Mas, o Vanderlei tem experiência e saberá controlar o grupo. Acho que não haverá oba-oba não!

- Espero que você tenha razão. O Luxa realmente está arrebentando.

- Pois é, até a infra-estrutura que o Zico estava com dificuldades de trazer para o Ninho do Urubu, ele parece estar conseguindo.

- Qualé, vacilão. Nem diga uma heresia dessas. Você realmente entra fácil na corda dos outros. Parece um relógio, mané! Você acha que Vanderlei, em poucos dias, com alguns telefonemas, conseguiria resolver problemas de estrutura? Olha cara, a torcida não pode cair nessa! Foi o Zico que deu início ao projeto. Foi sabotado, teve dificuldades, mas insistiu. Agora, como a diretoria tem que mostrar serviço para não se queimar com a torcida, parou de travar o projeto do Galo. As coisas começaram a andar. Méritos do Zico!

- É.... mas ele contratou mal e errou na escolha dos técnicos. Olha a diferença com o Luxemburgo.

- Ele pode ter tido alguns erros. É normal da função. Mas, veja quem está fazendo os gols? Val Baiano e Deivid. Trazidos por quem? Outra coisa: quando ele entrou, tentou trazer o Felipão. Notícias misteriosamente vazaram na imprensa. Felipão não veio! Para trazer qualquer um, resolveu deixar o Rogério que já estava lá (e deve ter sido aconselhado por alguns traíras). Depois, quando viu que Rogério até poderá ser um bom técnico, mas do Ceará, nunca do Flamengo, resolveu trocá-lo. Apostou errado no Silas. Mas, não havia muitas alternativas. Lembro, ainda, que  foi o Zicão quem conversou primeiro com o Vanderlei, antes de sua chegada.

- hummmm! Acho que você tem razão! - Enquanto entravam no carro estacionado dentro do próprio estádio, Tomé aproveita para perguntar - E o que achou do Engenhão?

- Olha, é bonitinho, confortável, tem estrutura, este estacionamento é grande, os banheiros são melhores do que os do Maraca, há mais opções de comida, mas.....

- Falta algo, não é? Também senti isto! Além de ter achado que ficamos num local muito alto e do campo ficar distante por causa da pista de atletismo.

- Sabe o que falta? Alma! O estádio é elitista. Você vê o jogo sentado como se estivesse no pay-per-view. Uma torcida fica longe da outra. Não há integração. Sou Flamenguista. Gosto de gente! Sou do povo!

- Bela definição. Falta alma! O estádio é frio. Mas, o que fazer, já que teremos que jogar aqui até a Copa?

- Lotar o Vazião de gente. Deixarmos ele com cara de Flamengo. Aí sim, o estádio irá pegar. E domingo contra o bacalhau é uma boa hora para isto!

- Podes crer..... Nisso até eu acredito!

O automóvel deixa o estádio, buzinando e ambos cantando com janela aberta:
- Ô Bacalhau.... Pode esperar... Tua hora vai chegar......

Que FLAssim seja!
FLAmém!

3 comentários:

  1. Flamém!

    Para variar, outro ótimo texto. E um ponto importantíssimo foi levantado, mesmo que em um comentário despretensioso.

    Verdades sejam ditas! Engolir o que vem mastigado pela mídia é caminho certo para a bitolagem. Observem bem, eu disse "bitolagem", não "baitolagem", que é coisa dos Bambis.

    Tem gente que precisa se ligar. Se limitar à opinião alheia é sinal de preguiça, camaradas. Tenham opinião própria! Analisem os fatos. Pensem.

    O Flamengo não é o que DIZEM que ele é. O Flamengo é o que a Nação SENTE. É raça, é amor, é paixão. O resto, é resto.

    Enfim. Bacalhau de molho! Quem duvida do banquete de domingo? Eu acredito!
    E vamo que vamo.

    #SRN
    @VMoizinho
    http://www.eusouflamengo.com/blogdovinicius/

    ResponderExcluir
  2. Flamém!
    Mais um texto Ótimo Texto,
    tô Feliz com o Mengão, não tô nem ai , se joga bem ou mal, gol de canela ou contra o Flamengo Vencer é o que conta... Que Venha o Vasquinho

    ResponderExcluir
  3. FLAmém!

    JEFF, leia em minha coluna o significado de clássico dos milhões - http://flablogn.blogspot.com/search/label/COLUNA-DO-ZECA-URUBU

    Zeca Urubu

    SRN

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!