quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Assembleia das Pastorais e o dia de Honra do Pastor

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Nestes tempos críticos, diversos pastores rubro-negros decidiram realizar uma Assembleia Geral das Pastorais. Precisavam conversar sobre o que estava acontecendo com o Flamengo Supremo. Assim que o Mestre concedeu a palavra, começou um verdadeiro bate-boca sobre mais uma atuação esquisitíssima do nosso santo esquadrão. Outro vexame! Afinal, é inaceitável empatar com um time sem cor. Qualquer um deles, até mesmo os de locais agradáveis como o de ontem.

De imediato, Jefferson Freire, pároco do Saudações Rubro-Negras, observou a quantidade exagerada de erros de passes e reclamou da falta de humildade de alguns santos guerreiros, que não estariam reconhecendo as próprias limitações.

- É a vaidade! Lembrou-nos Fábio Gil do alto de seu púlpito no Urubuzada!

Além dos erros de passes, o mago Leomagamon lembrou lá de seu canto na Pastoral da Magia Rubro-Negra que nosso time terminou o primeiro tempo "desarrumado, sem meio-campo e dando muito espaço na defesa".

Do mesmo mágico cantinho, Gláucia Marques disse com propriedade que o 3D do Flamengo veio com problemas, talvez pela falta dos óculos apropriados.

Até para não deixar que o debate ficasse apenas na Magia, Fábio Gil questionou se a causa da falta de equipamento apropriado não teria razões na avareza.

Adilson Rodrigues, o Kreca (Bola Pra Quem Sabe), aproveitou para questionar a forma como o Toró saiu e mais uma atuação bisonha do Juan.

Foi a deixa para que Leomagamon voltasse a fazer uma análise tática e dissesse, com a sabedoria habitual, que o Flamengo não soube cozinhar o jogo e cedeu o empate em duas bobeiras de São Lomba.

Enquanto a multidão que presenciava a Assembleia começou a protestar e exigir a cabeça do jovem arqueiro, Fabiano Lenda (FLAmanolos) se fez de advogado do diabo e lembrou a todos como é ingrata a profissão de goleiro, trazendo às memórias de todos os presentes falhas grotescas cometidas por Júlio César e Bruno. Além do que, Marcelo, por ser formado na Gávea, possui identificação com nosso clube-religião. Outra boa lembrança sua foi o fato do Adriano ter saído daqui, quando ainda garoto, sob vaias, para retornar como Imperador.

- Sim, não podemos caçar bruxas. É preciso manter a calma! Temos que proteger nossos valores.

Disse a Assembleia de forma uníssona.

E o pior é que todos continuaram falando ao mesmo tempo. Ninguém mais se entendia. Até que a eterna otimista Nívea Richa (Flamengo, Aspirinas e Urubus) perguntou em tom de desânimo quando é que este ano de 2010 iria finalmente acabar. Até ela! A coisa estava tão feia que Gláucia Marques voltou a falar em tom de ironia:

- Bem que disseram que seríamos ofensivos com 3 atacantes. O time ofendeu a todos nós!

Ao que Fábio Gil concluiu:
- É a luxúria! Estão f.... com nossa paciência!

Diante dos risos, o Mestre pediu, então, a palavra:
- Em verdade vos digo! Definitivamente 2010 é um ano que não era para ter sido escrito em nosso Livro do Destino! Mas, mesmo que não possamos entender os Divinos Motivos, o Senhor Rubro-Negro escreve certo por linhas tortas. Ultrapassamos algum limite. Qualquer dia entenderemos melhor. Porém, o fato é que quando achávamos que tudo seria um paraíso, fomos jogados no purgatório.

Fez uma pausa providencial para que todos refletissem e continuou:
- Assim, irmãos de fé, temos que calçar as sandálias da humildade. Não acredito em rebaixamento. Mas, antes de tudo, precisamos nos livrar dessa situação. Não será a primeira vez que transformaremos o fato de nos mantermos na série A em título. Infelizmente, não vejo outra alternativa!

Diante de protestos, esperou um pouco e continuou:
- Como eu estava dizendo, precisamos apenas de 5 pontos em 5 jogos. Mas, será que vale deixar para a última rodada? Não! Definitivamente, não! É determinante que a conquista de mais duas vitórias ocorra logo. Lembro, então, que é a nossa fé que faz o Flamengo ser o gigante que é. Portanto, conclamo todos a esquecerem temporariamente o passado e o futuro e pensarmos somente no presente. E o presente nos obriga a exorcizar este fantasma de uma vez por todas.

Palavra da Salvação Rubro-Negra!


Homenagens
O texto acima foi inspirado no fato deste humilde blog ter sido mencionado pelo Fábio Gil, em uma de minhas leituras rubro-negras prediletas e obrigatórias, o Urubuzada. Valeu, Gil! Sou seu fã e fiquei muito honrado com a citação.

No entanto, deixo registrado que gostaria de ter aproveitado muitos outros blogs. Como não é possível, os blogueiros escolhidos devem ser encarados por todos como um exemplo, uma pequena amostra desse universo rubro-negro virutal. Minha homenagem a todos (todos mesmo) que pregam na Grande Rede a felicidade de ser rubro-negro.

Por falar em homenagem, aproveito para comunicar que sou o twitteiro da vez no FLAgrantes da Nação Rubro-Negra, um blog que vem se transformado numa verdadeira coluna social das redes sociais rubro-negras. Pois, no meio de tanta gente interessante que observamos por aí, eu fui entrevistado pela adorável e alto-astral Cristiane Marassi (@CrisMarassi). Ainda não vi o resultado, mas tenho certeza, pela competência da entrevistadora, que ficará brilhante. Convido a todos para visitarem o blog e me conhecerem melhor (parece que terá até foto e algumas informações pessoais). Valeu, Cris! A entrevista irá ao ar no primeiro minuto desta sexta-feira. Confira!

FLAmém!

10 comentários:

  1. Show de texto! muito legal...

    Nossa Religião é Flamengo!

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Ô textinho danado de divertido!
    Me diverti por reconhecer os personagens, pela dinâmica gostosa, pelo diálogo que sei que acontece no universo twitteiro!
    Parabéns, Jeff!
    ...
    Em tempo: Pra mim e pro @SergioNellis, do Flagrantes da Naçao, é que foi uma grande honra entrevistar vc!

    SRN! SEmpre!

    ResponderExcluir
  3. Cara, fantástico texto. Senti-me lisonjeado por ser lembrado, parabéns pela DEVOÇÃO habitual.

    Um grande abraço.

    Leomagamon

    ResponderExcluir
  4. fantastico o texto. Muito criativo e bem humorado.
    Além de unir os blogueiros aqui neste cantinho.

    Parabéns e obrigado por lembrar do meu nomezinho.


    Abraços e SRN

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente sensacional! Fico honrado mesmo, de coração por ter sido citado. Tu é mestre nessa arte! Sua bênção! Flamém!
    SRN
    @ad_rodriguess
    www.bolapraquemsabe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Você lê o texto e não percebe as letras passarem.
    Um texto de muita criatividade e competência. parabéns, Jeff!
    Ficou muito bem resumido e compreendido o pensamento de todos após esse empate mesquinho. Muitos erros e uma postura, no mínimo, vergonhosa de recuar com 1 a 0 no início do jogo. Além do erro do Luxa, de não usar um atacante fixo na área, mesmo jogando com 3.
    Enfim, um jogo pra esquecermos. Mas como você disse, as palavras são escritas por linhas tortas e este jogo foi muito especial pra mim. Como você, sempre leio os Blogs da nossa Nação e entendo melhor como funciona o coração rubro-negro.
    Como disse num texto meu, chamado "Futebol é Ridículo", publicado no próprio FlaManolos, nós somos rubro-negros de alma e escrevemos com o coração aberto desejando atingir 35 milhões de pessoas. É impossível? Não. Pra um flamenguista, não é.

    Saudações Rubro-Negras e grande abraço!
    Espero poder encontrar você e outros amigos blogueiros no Engenhão qualquer dia desses!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  7. Belo texto Jeff,

    E o que vc acha da campanha #NãoCompreBatavo? Passa em emu blog e dá uma lida no novo tópico - http://blog-das-torcidas.blogspot.com/search/label/Flamengo

    Abração,

    SRN!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto Jorge! Obrigada pela homenagem! Infelizmente, foi num momento que o meu otimismo está em baixa em relação ao Flamengo 2010. Mas 2011 está logo aí e meu otimismo é enorme!

    SRN

    @NivinhaFla
    http://flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com/

    OBS.: Pelo menos na política fui muito feliz! Dilmaaaaaaaa!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto e pela entrevista.

    O texto ficou muito bacana e a entrevista vou ler agora.

    ABS e SRN!
    Sturt

    Coluna do Stur no ar no blog Flamengo Show.
    Visite e comente:
    http://flamengoshow.blogspot.com/2010/11/entre-outras-coisas-as-financas-rubro.html

    ResponderExcluir
  10. Este eh o "Meu Pastor"!
    Depois de ler este espetaculo de texto, fico me perguntando pq ainda nao li um livro escrito por
    este cara.
    Pastor, tah perdendo tempo!
    Vc eh genial, garoto!!!

    Um abracao!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!