sábado, 13 de novembro de 2010

Centésimo #Post comemora primeiro aniversário do @IgrejaFlamengo

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

 A homilia de hoje é festiva!
A Igreja Flamenguista do Reino Rubro-Negro está em festa! Este perfil foi criado no twitter no início de novembro de 2009. Portanto, está comemorando um ano! Aproveitei para falar desta data especial  neste post que é o meu centésimo artigo rubro-negro (como podem observar no DataCéu - última janela do menu esquerdo).

Inspirado em uma recente entrevista que tive a honra de conceder à coluna social rubro-negra na Internet, o FLAgrantes da Nação, resolvi falar um pouco sobre a história e curiosidades do perfil @IgrejaFlamengo em uma espécie de coletiva.

Aliás, caso você tenha chegado por aqui recentemente, tenha interesse em me conhecer um pouco mais e não tenha lido essa entrevista, clique neste link, deixe um comentário e, depois, aproveite para navegar por esse ótimo blog e conhecer uma galera totalmente comprometida com o certo.  Agora, por exemplo, é a vez da @cidagomes, que, além de adorável, nos brinda com uma calopsita assobiando o hino sagrado. Corra lá! Está imperdível!

Assim, irmãos, aproximem-se e perguntem. Vamos revelar aqui nossos segredos! hehehe
  
Dada a deixa, Rodrigo Costa (@EU_BEBO_SIM), ninguém sabe ao certo se sóbrio ou não, corre para o microfone, quase atropelando aos demais e inicia a série de perguntas:
- Como devemos tratá-lo? Padre? Pastor? Rabino? Bispo? Como devemos chamá-lo?
Estranha pergunta inicial, mas vamos lá.... Sou apenas um FLAnático torcedor. Como todos aqui! Prego que a felicidade é rubro-negra! Não me importo com forma de tratamento. A nossa religião é baseada em um sentimento forte, mas esta Igreja é fictícia. Religião, crença, fé cada um tem a sua. Respeito todas! Fiquem à vontade, somos todos pregadores da fé rubro-negra, concordam?

A pergunta seguinte foi feita em conjunto. Perguntaram, ao mesmo tempo, o pastor do FLAblog @NyltynhoCrf e a Nathalia Oliveira, conhecida como @Nathalia_UBZ:
- Como surgiu a ideia de criar uma Igreja para o Flamengo? Qual foi a inspiração?
A ideia surgiu meio que por acaso. Estava comentando com amigos sobre a Igreja Maradoniana e disse que poderíamos fundar a Igreja Flamenguista. Teria muito mais sentido, não acham? Sempre tratei o Flamengo como religião! Tinha pouco tempo de twitter. Havia criado um perfil em julho do ano passado. Primeiro, coloquei cadeado e apenas usava a ferramenta para me manter informado. Não acesso nenhuma outra rede social. Resolvi abrir o perfil, comecei a falar sobre vários assuntos. Mas, vocês sabem, é impossível não falar bastante sobre o Flamengo, não é mesmo? Como meus seguidores eram formados por torcedores de vários times, resolvi criar um perfil para tratar de somente um único assunto, o melhor de todos, o Mengão. Quem me seguisse saberia que iria ler sobre Flamengo, Flamengo e Flamengo!  Aí, lembrei-me da conversa com os amigos e pronto... estava criado o @IgrejaFlamengo! Por coincidência, pouco antes de enfrentarmos as Galinhas em Minas, quando vencemos por 3 x 1.

- Mas, por que esse nome? perguntou alguém que não identifiquei.
Bem, primeiro pensei no nome de fantasia: Igreja Flamenguista do Reino Rubro-Negro! Depois, descartei siglas. Era preciso algo que chamasse atenção e que tivesse a força do nome Flamengo. Então, ficou @IgrejaFlamengo. Eu gostei! E vocês?

Foi, então, a vez da Priscila Mattede (@PriscilaMattede) primeiro elogiar a ideia para logo emendar:
- Fale um pouco mais sobre a fundação da Igreja! Como foi o início?
Pois é, querida, o início é sempre complicado. Já falei algumas vezes que nem tinha seguidor. Decidi seguir alguns perfis informativos sobre o Flamengo e 10 rubro-negros aleatoriamente, sem conhecê-los.  Não possuía qualquer certeza de que me seguiriam de volta. Mas, confiei na minha intuição e, dos 10, nove retribuíram. E aí fui falando as frases que vocês conhecem, eles gostaram e foram dando RTs. Com isto, trouxeram novos seguidores, que, por sua vez, trouxeram outros. Uma verdadeira corrente rubro-negra.

- Você poderia dizer quem eram esses nove?
Claro. Mas, acho que as pessoas estão ficando preguiçosas. Está tudo ao alcance de um clique. Por isto, evitava falar os nomes para que quem tivesse curiosidade procurasse.  Mas, como se trata de um dia especial, revelo aqui os meus primeiros seguidores. Eles foram a pedra fundamental desta Igreja. Então, até para homenageá-los, segue a lista dos primeiros devotos desta Igreja: @rubruh_negra, @NivinhaFla, @toniracafla, @FarofaFla, @TiagoBotini, @levySRN,  @_adryelle, @ibgrubronegro, @Edupatricio. Aliás, as duas primeiras também tiveram importância na criação deste blog, especialmente a Nivinha, mas isto é assunto para outro post.. Vale ressaltar, também, que o primeiro que veio sem ser por reciprocidade foi o @Lopros.

- E sobre o seu avatar? Pretende mudá-lo? perguntou Gabriel Kafuri (@gkafuri)
Bem, tive 3 avatares. O primeiro era o tradicional Cristo com a camisa rubro-negra. Depois vi que era comum e me ligava muito mais às religiões cristãs.  Portanto, limitava! Por isto, criei um, que era o Zico comemorando um gol dentro de um cálice sagrado. Alguns devotos me disseram que não entendiam a imagem. Assim, resolvi criar o atual. Mostra nossa bandeira, nosso Messias e uma das palavras que me identificam e permitem associar meu twitter a uma religião - o conhecido FLAmém! Não vejo por que trocá-lo.

- Aliás, sobre as palavras e frases que utiliza. Em que foram inspiradas? São criações suas?
As palavras iniciadas com FLA, tais como FLAmém, FLAbraços foram dicas de devotos. Por isto que digo que esta Igreja é de todos nós. Já "Que FLAssim seja" e FLAleluia foram derivadas dessas. Costumo, também, twittar frases famosas sobre o Flamengo. Sempre que leio alguma, anoto e faço um rodízio delas no twitter, não as repetindo dentro de um mesmo mês. Além disto, comparo o Flamengo a uma religião. Afinal, é disto que trata o perfil. As comparações são criações minhas. Analiso características das religiões e vejo que elas tem total vínculo com o Flamengo. Também, criei as orações que podem ser acessadas no menu esquerdo deste blog ("Oremos").

- Passado um ano, como vê seu perfil? Mudou algo da concepção original? Quais são seus objetivos?
Vejo com muito orgulho. Ao criá-lo, minha intenção era de simples entretenimento. Meu e de quem tivesse o mesmo amor pelo Flamengo que tenho. Dentro deste ponto de vista, acho que deu certo. Sinto que faço algo que agrada. Por exemplo, quando ele começou a crescer, ainda no ano passado, sonhei com mil seguidores em um ano. Bati a meta em mais de 50%. Assim, continuo com vontade de continuar fazendo o que faço. Afinal, como a Igreja não paga dízimo, tenho que gostar muito. (risos)

- Você está sempre falando em religião. Faço-lhe um desafio. Se não fizesse comparações com uma religião, qual seria o tipo de perfil que criaria para o Flamengo? Qual outra analogia faria? perguntou @CrisMarassi numa espécie de continuação da entrevista do FLAgrantes da Nação.
Difícil pergunta, mas ótima. Parabéns! Bem, como disse, imaginei logo associar o Flamengo a uma religião. Não pensei em outra coisa. Mas, vamos lá.... Acho que poderia comparar o Flamengo com nosso país, como já até fiz em alguns artigos. Gigante, com tremendo potencial não explorado. Vivendo sempre em altos e baixos. Quando todos imaginam uma calmaria, entramos numa tormenta. Dominado politicamente por um feudo que impede maiores avanços e que se utiliza do Clube para benefícios particulares, como políticos fazem com o Brasil. Mas, como política e religião não se misturam (ou não deveriam se misturar) não entrarei muito neste assunto. Taí! Gostei! Não tenho como manter outro perfil. Quem quiser, fica a dica: @FlaBrasil ou @BrasilFlamengo.

- Mudando um pouco de assunto, trazendo mais para o Flamengo, qual o seu maior orgulho como Flamenguista? pergunta Renêe Carlos Marques (o @Reneemcj)
No FLAgrantes da Nação, inclusive, falei um pouco sobre esta questão de orgulho rubro-negro. Bem, como Flamenguista, tenho orgulho de ter os principais títulos, de ter revelado vários jogadores para o país. Temos presente e passado. Por dedução lógica, teremos grandioso futuro! Como diz o décimo mandamento desta Igreja: "Não cobiçarás os títulos alheios – afinal teremos sempre os mais significativos". Mas, se é para escolher um único orgulho, este está mais relacionado com a torcida do que com o time. Ao nos declararmos Flamenguistas, deixamos claro a todos que gostamos de vencer, que não perdemos a fé, que gostamos de gente, que sabemos conviver com diferenças. È ou não é para se ter orgulho disto? Por isto, que sempre estufamos o peito quando dizemos: "Sou Flamenguista!"

Obrigado a todos! O sucesso do @IgrejaFlamengo está em cada um de vocês.
Rumo ao segundo ano!
Que FLAssim seja!
FLAmém!

PS: E só para não deixar de falar no culto de logo mais. Precisamos da vitória para começarmos a pensar logo em 2011. Chega de 2010! Chega de sufoco! Logo mais será a hora do Galo virar Galinha! "Dança... Dança..."

13 comentários:

  1. P-A-R-A-B-É-N-S pelo primeiro ano, de muitos outros, que virão de nossa Sagrada Igreja.

    Aos coments sobre o #POST100:

    1 - agradecer a citação de meu nome e de minha participação no Flagrante da Nação, que assim como vc, fui agraciada com a imensa delicadeza da @CrisMarassi.

    2 -Chamo-lhe de Pastor ou Jeff, mas tanto faz, sendo com respeito e carinho q vc merce, pode chamar como preferir.

    3 - dos 9 primeiros, não faço parte, até pq estou só ha 6 meses por aqui...mas da massa flanatica q te segue hj em dia, sou fã de carteirinha.

    4 - concordo com a analogia que vc fez do Fla x Brasil, eu, como boa pecadora q sou, trocaria agumas palavras suas por estas: Assim como o Brasil, o Fla tem um bando de FDP,ladrões safados, que espoliam e sangram o clube, q só não verga pq tem uma Nação lhe dando suporte e sustento de amor.

    5 - não mude o avatar, ele é o Santo Graal de nossa Amada Igreja.

    6 - E, por favor, continue nos brindando com sua fenomenal capacidade criativa e sua PAIXÃO pelo Flamengo, através de seus extraordinários textos.
    Sou fã, devota, macaca de auditório (esta é do tempo da vovó), frequentadora e trabalho n claque (vivo batendo palmas pra vc)

    Beijão e que Deus lhe abençoe sempre com muita Flamenguice e Saude.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Quanta honra ter o meu nome e meu blog citados nesse post número 100!
    Tô toda toda! =D
    Jeff! Parabéns!
    100 posts, sucesso total, e ainda muita coisa pra falar e animar essa Nação linda da qual temos muito orgulho de fazer parte!
    Tenho orgulho de te seguir e acompanhar há tanto tempo.
    Um flabeijao e SRN sempre!
    @CrisMarassi

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo 100º post e pelo aniversário de 1 ano!!!!! Que venham muitos e muitos outros! Mega bacana essa 'entrevista'! Legal conhecer um pouco da história do blog.

    Sucesso!!!!!

    Que Deus nos abençoe!!!! Somos uma Nação!!!!

    Flamém!

    Bjus!!!!

    @BrunaLugatti

    ResponderExcluir
  4. Flabéns
    E que venham centenas e mais centenas de posts
    Vir todos os dias aqui, me faz um bem enorme, meu coração fica bem mais cheio de esperanças, qdo leio tantas palavras de esperanças sobre o meu mengão.
    Feliz, muito feliz por ter conhecido o Igreja Flamengo e mais ainda por ter vc como amigo querido.
    Sua devota de todos os dias!
    @leninha_lena
    Rj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Obrigada por me citar em seu post.
    Esse centésimo é só o começo e que venham muitas alegrias para mais posts.
    A ideia tanto do twitter, quanto do blog é genial e faz sucesso.
    Ás vezes fico quietinha, mas tô lá lendo suas mensagens do reino rubro negro.
    Beijos!

    SRN

    ResponderExcluir
  6. Grande Pastor Jeff, parabéns pelo
    100° post, sinto-me muito honrado
    em participar desse texto histórico.
    Sou fã desse blog! As vezes, me inspiro em algumas
    de suas passagens pra escrever um texto legal.
    FLAmém!

    @NyltynhoCrf

    ResponderExcluir
  7. 100 posts de grande inspiração e otimismo! já aguardo ansioso o post 200, e que seu otimiamo continue nos contagiando. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  8. Pastor,
    Tenho convicção que os nossos espaços, podem, aos poucos, com a maneira de ser e escrever de cada um, manifestar nossa posição que o futebol do Flamengo é dos sócios e também dos TORCEDORES. Dito isso, nós, torcedores e consumidores, devemos buscar um pouco da razão para cobrar mudanças na gestão do Flamengo. Amar o FLAMENGO somente com paixão de Torcedor talvez preencha somente nosso sentimento mas não o que o FLAMENGO precisa. Você está de parabéns por abrir espaço no seu Blog para refletir sobre a gestão e politica do Flamengo.

    Saudações Rubro Negras, Flacó
    www.futigol.net
    www.twitter.com/flaco_81

    ResponderExcluir
  9. Vida longa, Igreja Flamengo!
    É sempre muito bom estar aqui. Um espaço único e muito agradável. E perfeita a resposta sobre o @FlaBrasil! rsrs
    Parabéns, Jeff! Continue assim!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  10. Ihhh, vou ser assunto para outro post? Fiquei tensa! hahahahha
    Bom, te sigo pq é sempre um prazer ler o que vc escreve!
    SRN

    @NivinhaFla
    http://www.flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Jeff. Sou membro dessa igreja com muito orgulho, tenho certeza que essa igreja continuará crescendo sem parar porque esta bem ministrada por você.

    E vamos para mais um ano pregar em todos os cantos a Fé Flamenga.

    Flamem.

    @RaulzinUBZ
    @Fla_Amizade

    ResponderExcluir
  12. Para começar, parabéns pelo centésimo post. Só quem escreve sabe o quanto isso é valioso.

    Em segundo, agradecer pela lembrança no post. Confesso que não sabia que tinha sido um dos primeiros a te seguir e olha a quantidade de pessoas que fazem isso hoje? Muito legal.

    Nem sabia que você tinha usada a imagem do cristo com a camisa do Flamengo como primeiro avatar. Não sei se você sabe mas criei essa imagem ha muito tempo e virou uma febre na net. Segunda vez que cruzo no seu caminho.

    Mas o importante é que você continue sempre com o bom humor e a devoção ao Flamengo e ajude a fazer a nação cada vez mais ter orgulho e satisfação de torcer pelo melhor clube do mundo.

    Grande abraço
    Levy

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!! Me senti tão, mas tão honrada em ver meu nome e minha pergunta nesse centésimo post da nossa amada igreja flamenguística. Toda semana indico a igreja do Flamengo no twitter e sempre comento com meus amigos rubro negros ou não, eles se divertem com a criatividade do nosso querido pastor de ovelhas rubro-negras! Quanto ao avatar no twitter, se eu puder dar minha opinião, diria pra não trocar, aquele é perfeito! Tem tudo a ver com nossa fé no Mais Querido!
    Que mais posso dizer? Adorei ter conhecido esse blog e o twitter, um jeito criativo e bem humorado de torcer pelo nosso Mengão.
    Parabéns ao idealizador, que como todo bom flamenguista, acredita por mais adversas que sejam as situações... Começar sem seguidores e atingir um número tão alto de devotos... Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!