sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Com a devida vênia....

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

João Carlos, conhecido como Joca, deixou o escritório do banco onde trabalha para se dirigir ao endereço de um cliente. Sabia que o motivo do encontro, bastante insistido pelo correntista de seu banco, nada tinha a ver com negócios. Tratava-se, tinha certeza, de apenas uma desculpa para zoações futebolísticas. Uma espécie de forra pelas brincadeiras feitas em anos anteriores. Afinal, como rubro-negro, cansou de tripudiar sobre o Fluminense do Dr. Luiz Honório Bandeira de Vieira.

Joca chegou ao prédio onde se situava a empresa de advocacia a qual tinha ido visitar. O conjunto de salas era luxuoso e possuía decoração clássica. Mas, era tudo fachada. Como cuidava da parte financeira, sabia que a real situação era crítica. Muita pompa e pouco conteúdo, tal qual o time do sócio majoritário do escritório. Luiz Honório era o verdadeiro retrato de um típico tricolor. Pertencia a  uma elite decadente, com mais nome e imagem do que poder e dinheiro. 

Na antessala (Nota: essa nova grafia é realmente estranha, não?) do advogado, foi recebido pela sempre simpática Mônica. Obviamente que alguém sempre tão feliz só poderia ser torcedora do Flamengo. Ele aguardou um pouco. Fazia parte do ritual deste cliente se fingir de ocupado. Melhor assim, pois podia aproveitar e conversar um pouco com a sorridente secretária.

Luiz Honório o chamou. Ao entrar, não acreditou! Seu interlocutor estava vestido com um terno esverdeado e uma gravata da cor de um vinho rosé sobre uma camisa branca. No bolso do paletó, um lenço da cor da gravata com detalhes verde e branco. Mas, se ele tivesse bom gosto jamais torceria pelo Fluminense, não é mesmo?

- Doutor Joca, muito prazer em recebê-lo. Saudações tricolores - falou o advogado.

Não entendia como alguém poderia colocar um título como "doutor" antecedendo um apelido. Ou se é formal ou informal, ora bolas! Coisa de.... tricolor! Melhor deixar para lá!

- Doutor Bandeira de Vieira, o prazer é meu. Mas, serei mais generoso contigo. Dou-lhe um cumprimento muito mais animador. Saudações rubro-negras!

- Com a devida vênia, ouso discordar, mas não vamos nos alongar, não é mesmo?

Arrá! Pensou Joca! Tuchê! Luiz Honório acabou de pronunciar a famosa expressão que já era uma espécie de folclore naquele escritório. Todos ali sabiam que quando ele não tinha resposta, saia-se sempre com este "Com a devida vênia, ouso discordar..."  Momento certo para dar mais uma espetada.

- Ok! Mas, por que está vestido de verde-rosa. Homenagem à Mangueira?

- Flamenguista não entende mesmo de cores, não é mesmo? Isto - disse Luiz Honório apontando para sua própria gravata - é grrrrená! Veja se ganha um pouco de cultura. Grrrená!

Joca achou aquela pronúncia acentuada meio...., digamos, meio tricolor demais. Mas, deixou para lá. Afinal diferenciar vinho de grená é coisa de designer, arquiteto ou... tricolor!

- Para que entender de cores? Duas já me são mais do que suficientes: o vermelho e o preto. Não preciso de mais.

- Com a devida vênia, ouso discordar...

Joca nem prestou atenção no restante da frase, pois seus pensamentos voaram para o ano passado e ficou relembrando que, na mesma época ,esteve na mesma empresa e foi recebido pela Mônica que se vestia combinando, com ousadia e tremendo bom gosto, peças vermelhas com pretas. Em outros clientes, pode ver várias pessoas vestidas com o Manto Sagrado. Quanta diferença!

Conversaram um pouco sobre negócios, finanças e até política. Mas, o papo voltou a ser futebol. Não tinha jeito. Doutor Bandeira de Vieira falou:
- Viu que festa bonita que foi a entrega de prêmios para o Flu? E a nossa festa no Engenhão? Não ficou com inveja?

_ Quer me matar de rir??? Inveja? Vou te trazer um filme dos mesmos momentos de 2009. Aí você poderá notar o que é beleza e o que pode fazer uma torcida. Mas, parabéns pelo título!

- Ah, bom! Pensei que nem iria me parabenizar.

- Imagina! Como Flamenguista, louvo a vitória. Agora... ficam faltando apenas mais 4 para nos alcançar. Sem falar nos demais campeonatos. Aliás, ser bi é algo que combina com vocês, não acha?

- Com a devida vênia, ouso discordar, afinal somos tri!

- Como podem querer ser campeões de algo que ainda não existia? O campeonato Brasileiro foi criado em 71, como podem querer ser campeões em 70? É fato que ganharam o principal título nesse longínquo ano, mas não foi o campeonato brasileiro. Depois, vocês ainda têm a cara de pau de falar de 87.

- Com a devida vênia, ouso discordar e mudo o assunto para te lembrar que nossos títulos vêm sendo conquistados logo após os seus. Estou achando que vou até torcer para vocês ganharem a Libertadores.

- Pelo menos, alguma vez iria fechar com o certo. Mas, lembre-se: "uma vez Flamengo, sempre Flamengo". Mas, é verdade! Seus títulos nacionais foram conquistados no ano seguinte às mesma vitórias nossas. Mas, não fique alegre. Se é fato que o Flu tem tamanha fixação no Flamengo que só consegue fazer algo após uma grande vitória nossa, nada garante que isso será sempre verdade. Se fosse, vocês teriam muito mais títulos....

- Com a devida vênia...

- Aliás, permita-me interrompê-lo. Tal qual ocorreu conosco em 2009, neste ano vocês foram campeões brasileiros e mudaram de presidente. Cuidado para não tentarem nos imitar no próximo ano. Time grande não cai..... já o flusinho....

- Com a devida vênia...


FLAmém!

9 comentários:

  1. Hahahaha. Morri de rir. Sabe por quê? Porque tive uma discussão MUITO parecida com essa ainda no domingo à noite, depois da rodada final.

    Minha conclusão, depois da conversa, o Arthurzão conseguiu sintetizar em uma única frase hoje: "no Rio todos são TRI. Fla é tricampeão, Vasco é trivice, o Flor trirebaixado e o Foguinho é triste". Simples assim.

    E vamo que vamo!
    Parabéns pelo texto!

    #SRN
    @VMoizinho
    http://flablogn.blogspot.com/
    http://www.eusouflamengo.com/blogdovinicius/

    ResponderExcluir
  2. KKKKK... Muito bom. Parece que o campeonato não teve campeão tamanha a indiferença e a ausência de torcedores comemorando. Não há nem a famosa discussão de que foi roubado aqui, entregaram ali, etc.

    O flor tem mostrado a sua insignificância no mundo esportivo.

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Quase morro de rir!!!
    E com a devida vênia ouso afirmar que tri eles só são na palavra que denomina a tocidinha deles.. (Tri)color! kkkkkk!!!
    Talvez no próximo ano o título do brasileirão seja mais comentado e comemorado...
    SRN!
    @jezicalima

    ResponderExcluir
  4. Sensacional a descrição da triste realidade florminencenC.
    nada pode ser mais ridículo, melancólico e decadente do que um time q tem a terceira trocida de um estado, e que tem como maior marco de sua Hilaria História um TRI-REBAIXAMENTO.Série C dispensa cometários!
    São uns comédias estes tricoflores.Hj, 5 dias apos terem ganho o campenato, a mediocridade deles, faz com que não mais se comente o fato pela Cidade, imagina pelo pais afora.
    Saudações RN, unica, genuinamente, de PRIMEIRA

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk FlorminenC, nada pode ser menor.
    Texto show de bola rsrs.
    Acho que o torcedor do flor tem que comemorar muito mesmo esse título, afinal, foram 2 vezes vice pra LDU (Libertadores e Sul-Americana), vice da Copa do Brasil e perderam a hegemonia do Campeonato Carioca nessa década.
    Sem falar no Tri-Rebaixamento...
    E se eles continuarem ganhando 1 campeonato brasileiro a cada 3 que o Flamengo conquista vai ficar dificil hein? rsrs
    Parabéns pelo Blog, sempre show de bola!
    Saudações Rubro-Negras, Saudações de quem é Hexa Campeão Brasileiro, quem é campeão da Libertadores e Mundial, quem tem a maior torcida do Mundo.

    Luã Milanês - @luamCRFph
    www.flablogn.blogspot.com
    www.papodehexa.blogspot.com
    www.sourubronegro.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ah, dialogozinho interminavel desses tricoletes!
    E qtas risadas infinitas nossas em cima deles!...
    SRN sempre!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkk...

    Realmente, muito bom texto.
    Porque realmente, quando eles tentam discutir conosco a respeito de títulos, grandiosidade e rebaixamento (coisa esta pela qual o Flamengo nunca passará), a única coisa que eles vão conseguir dizer após um argumento rubro-negro é a famigerada "com a devida vênia"... kkkk

    Parabéns, grande abraço e SRN!

    @FelipeDelfim
    http://pegandodeprima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Grande Jeff!!!
    Excelente texto! Sinceramente, discutir futebol (titulos, vitórias, ou qualquer outra coisa) com os florzinhas é até sacanagem...

    Abraços.

    @pontualgustavo

    ResponderExcluir
  9. Olá, você já conhece o programa de parceiros da Sportplanet?

    Mais informações no link abaixo:
    http://www.sportplanet.com.br/Default.asp?Menu=Links&Link=5331

    Att,
    Daniel.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!