sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Falando sério sobre o Caso Ronaldinho

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Depois de brincar aqui e no twitter sobre o caso Ronaldinho, resolvi falar a sério. Até pela falta de paciência que a maioria já está demonstrando com a interminável novela. Mas, na pele do fictício Pastor JEFF, o pároco da Palavra Rubro-Negra, tal missão é impossível. Então, peço licença para me despir das vestes do (ou "da", para quem preferir) personagem e assumo minha real personalidade. Falarei, portanto, não como aquele que veio ao mundo para enaltecer o Flamengo, mas na qualidade de administrador de empresas com larga experiência em finanças e consultoria de grandes projetos (se quiserem saber mais um pouco, visitem meu perfil pessoal - @JEFFarah).

Bem, o primeiro passo é analisar realmente se vale a pena contratar o Ronaldinho Gaúcho, por meio de uma obvia análise de custo x benefício, ou seja, se o retorno que se projeta com sua contratação, supera as despesas que se terá com ele, incluindo a compra dos seus direitos federativos.
Do ponto de vista financeiro, são várias as modalidade de retorno que um jogador pode dar ao clube: comissão sobre a venda de produtos licenciados, aumento do quadro de associados, verbas de publicidade, aumento da cota em jogos e transmissões esportivas, maior audiência na TV e em estádios, etc.
Além disto, um clube não existe para gerar lucro. Clube não é empresa. Então, o retorno não pode ser medido unicamente pela perspectiva de lucro. Devem-se levar em consideração fatores sociais, que normalmente são difíceis de se medir, pelo grau de subjetividade envolvido. Falo do bem-estar que o clube pode gerar, com atividades de lazer para a comunidade, com títulos para a torcida, com número de garotos que tira das ruas oferecendo oportunidades em esportes e por aí vai. A questão dos títulos em competições, geram, além do grau de satisfação da torcida (razão de ser de clubes de futebol), dividendos financeiros a longo prazo, graças a maior visibilidade e participação em competições mais importantes
Os fatores acima não podem ser deixados de lado. Ninguém aqui torce pelo Flamengo devido ao tamanho do seu faturamento ou do lucro que poderá gerar. Mas, também, não podem ser primordiais e fazer com que as questões financeiras sejam ignoradas. Por não ter um dono, normalmente o dinheiro é tratado como não sendo de ninguém (mesmo problema de órgãos públicos) e dívidas são roladas até que o clube perca o crédito e não consiga mais cumprir com suas funções, não possa mais contratar e outras mazelas que estamos acostumados neste nosso futebol brasileiro..
Mas, vamos nos fixar no personagem-título. Acredito que ninguém discorde de que Ronaldinho tenha sido um jogador não só habilidoso, mas decisivo, muito acima da média, ou seja, um craque de bola. Sem dúvida, ele foi um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Entretanto, também é fato que há muito ele deixou de ser este excepcional jogador. O Milan, por exemplo, não deve ter grandes saudades dele.

Assim, poderíamos questionar a contratação dele pelo ponto de vista esportivo, o principal, sem dúvida alguma. Entretanto, ninguém desaprende a jogar e o problema do Ronaldinho é muito mais psicológico do que fisiológico. A questão com ele é muito mais de (falta de) motivação e de vontade de cumprir com as suas obrigações. Portanto, ele pode voltar a jogar bem, a questão é se irá querer.

Olha, em minha opinião, se ele quiser só um pouquinho, está tão acima da média que, no futebol brasileiro, seria novamente endeusado. Portanto, a pergunta passa a ser se há um projeto que possa fazê-lo voltar a se motivar? Para quem acha que basta o salário que receberá, esqueça! Pois, não foi razão suficiente para mantê-lo na Europa.

Já do ponto de vista comercial, seu nome é um indiscutível sucesso. Basta ver a novela de sua contratação. Mesmo ninguém aguentando mais, continuamos acompanhando assiduamente o caso. Quantas camisas seriam vendidas com o nome dele às costas? Quanto o clube que tiver seu passe passaria a cobrar por amistosos? Quanto poderia cobrar para que um jogo oficial fosse realizado em outra praça (lembre-se de que o Maraca está fechado)? Quanto aumentaria a receita com publicidade?

Obviamente, tudo isto tem um preço que tem que servir de contrapeso. A camisa ficaria toda manchada como a do Corinthians ou de um uniforme de fórmula 1? Vale a pena? Queremos isto? É sempre bom lembrar que nem tudo se resume ao dinheiro? 
Além disto, vale lembrar que nenhum clube poderá bancar os salários dele. As primeiras notícias davam conta de que, no caso do Flamengo, estes seriam integralmente pagos pela Traffic. Mas, será mesmo que o clube não colocará nada? Depois de tanto leilão, acho pouco provável. Mesmo, que as empresas patrocinadoras banquem tudo, o clube não pode ignorar. É o nome do clube que está em jogo. Assim, é preciso analisar os riscos envolvidos. Depois de tudo que passamos no primeiro semestre de 2010 nem preciso falar muito sobre este assunto, não é mesmo? Além do risco de imagem, há também riscos financeiros. O contrato será de longa duração. O que acontece se algum patrocinador quebrar até lá? Não vale dizer que são empresas grandes. Nós vimos a ISL, que era a maior do mundo, ir à falência e quase nos levar junto. Por isto, todos os grandes projetos têm garantias bancárias envolvidas, que representam um custo adicional ao clube e devem ser medidos.

Não tenho dados para fazer uma análise decente sem ser leviano. Só quero dizer que o assunto é altamente complexo. Minha intuição diz que vale a pena investir no Ronaldinho. Por isto, estou a favor e, cada vez, mais confiante com tanto desespero que vem sendo demonstrado pelo Grêmio.

Como último adendo, talvez seja hora de demonstrarmos que chegamos ao nosso limite. É hora do Ronaldinho também demonstrar vontade. Não precisamos entrar em desespero. Será muito bom ter o Gaúcho, mas ele não pode ser nossa tábua da salvação. Somos o Flamengo! Não podemos nos esquecer disto. Ainda mais sabendo que o Grêmio parece não ter mais o que oferecer, além de apelar para sentimentalismos, que parecem não comover nem o jogador e muito menos o seu irmão-empresário. Enquanto isto, precisamos dar continuidade e completarmos o elenco.

Palavra da Salvação Rubro-Negra,
FLAmém!

PS: Estou de férias. Ficarei uma semana longe do blog. Agradeço a todos.

PS2: Exatamente, quando estava colocando o texto no ar, o Fábio Azevedo anunciou a contratação do Gaúcho. Dei sorte?

3 comentários:

  1. Reverendo Jeff,

    Seus comentários sempre engrandecem minha coluna e é sempre um prazer lê - los, então não tem nada que pedir desculpas por eles serem longos. Até agradeço muito isso!

    Já discutimos esse assunto, e se realmente ele vier para o Flamengo, será adorado e amado por toda a nação, e rezo para que ele faça por merecer. Sei de todas as qualidades que o Gaúcho tem, mas se ele se acomodar nisso será ruim para nós, pois todo craque que se acomodou no Flamengo ou futebol brasileiro deixou o time e a torcida na mão, como eu já lembrei o Adriano e Ronaldo, e aqui acrescento o Romário (um craque fora de série, mas no flamengo se encostou, fez o mínimo e sempre nos deixou na mão nas horas mais importantes - colocando a mão na virilha ou outra coisa). Craque que veste o manto sagrado tem que mostrar por que é craque o tempo todo, sempre focado e ter profissionalismo, se acomodar será ruim para o Flamengo.

    RG10 parece estar quase fechado, e como eu disse, se vier ele terá que corresponder, porque, assim como ele disse, "Flamengo é o Flamengo!"

    Abraços e boas férias!

    Zeca Urubu

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Entendi perfeitamente, Jeff.
    Acredito mesmo que será muito vantajoso, pois R10 é, além de um gênio, uma marca.

    Camisas, gente nos estádios, patrocínios, projetos decolando.. etc.
    Mesmo que ele só jogue 60% do que sabe, ainda será melhor que todos no país.
    E tenho certeza que indisciplina não será problema. Afinal, ele quer vestir a amarelinha de novo e isso aqui é Flamengo!

    Grande abraço e ótimas férias!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela colocação, Pastor!!! O importante é o Flamengo, e não o Ronaldinho Gaúcho...

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!