terça-feira, 29 de março de 2011

O JOGO VIA TWITTER

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Domingo, manhã do dia 27 de março, Antônio, rubro-negro, técnico em eletrônica e informática, segue para um casarão de luxo alugado por uma multinacional para realização de uma convenção de vendas. Não costumava trabalhar em dias de culto ao seu Flamengo Supremo. Afinal, dia santo é sagrado e não deve se misturar ao financeiro, ao material. Entretanto, havia aberto uma exceção, uma vez que ele não estava em condições de recusar uma remuneração muito superior a que costumava receber. Além disto, não iria mesmo até Macaé. "Qual seria o problema de assistir ao jogo durante o evento?", pensou!

A convenção começara no sábado. Antônio fez seu trabalho rapidamente neste primeiro dia  pela manhã. Tudo funcionou muito bem. Ao longo do dia, houve necessidade de apenas alguns pequenos ajustes. Nunca havia recebido uma grana tão fácil. Mas, algo o incomodara.  A direção da empresa havia proibido colocarem TVs e computadores com acesso à internet no local. Também não havia permitido o afastamento temporário de participantes ou do pessoal de apoio. Como conseguiria ver o jogo então?

O tempo foi passando e ele ficando mais aflito. Resolveu, assim, acompanhar pela primeira vez uma partida pelo twitter e via celular. Míope, odiava tela e teclado pequenos. Foi para um canto e começou a acompanhar o micro blog. Pelo menos teria acesso a uma grande diversidade de opiniões, pensou!

Começou sua experiência lendo o @urubuzada tweetar que 3 x 0 era o palpite mais comum da galera no #UrubuzadaAoVivo, seguido por 5 x 0. Deixou escapar um discreto sorriso. O seu próprio palpite era 4 x 0! Estava na média! Ficou contente, pois tinha medo das viúvas imperiais torcerem contra só para se vingarem do Luxa. Para ele, isto não fazia qualquer sentido. Mas, quem disse que comportamento de torcedor faz algum sentido? Assim, ficou contente em ver a galera demonstrar confiança.

Tirando alguns avisos, como o do próprio Fábio Gil, de que "esse juizinho é fraquíssimo, hein", o jogo parecia transcorrer com tranquilidade, pois o assunto futebol foi deixado de lado por alguns para comentarem sobre moda. @CrisMarassi demonstrou desejo de comprar todas as camisas de goleiro e, mais uma vez, o @urubuzada apareceu em sua timeline. Ao invés de algum de seus famosos palpites e comentários técnicos, optou por um pitaco fashion "Como é mais bonito o Fla jogando de rubro-negro com short branco."

Ficou realmente contente quando leu a @erikaacastro dizendo que "a torcida ta cantando muito, tá muito lindo isso". Quem bom! Tudo em paz!

Como tinha grande temor do que o Rodrigo Alvim poderia aprontar, ficou prestando atenção em quem falava dele. Começou ali a ficar confuso. Enquanto @PrimeiroPenta xingou o lateral por esbarrar até no juiz,  @leomagamon tweetou "que se continuar assim deixa Egídio de fora para sempre". Estaria, afinal, jogando bem ou não?

Ainda sem se desfazer da dúvida foi surpreendido pela mensagem da @equipefimdejogo: "Goooooooooooooooooooollll do Madureira ... contra de Wellington do Flamengo ... agora Flamengo 0 x 1 Madureira". 

Ele com medo de alguém que não jogava há algum tempo e quem vacilou foi um que é titular desde o início do ano. Ao observar que soltara um palavrão, tapou imediatamente a boca, constrangido e com temor de ter sido escutado. Ainda bem que a música estava alta na palestra que estava sendo realizada. Sua raiva só não foi maior, como soube depois, daqueles que tiveram o desprazer de assistir ao vivo mais uma lambança de nosso beque da roça.

O pior foi começar a observar em sua timeline mensagens tendo como tema o Adriano. O que tinha o não retorno do imperador com a trapalhada de um zagueiro. Como disse a @CrisMarassi, "é pra rir ou pra chorar esse pessoal que ta dizendo que se o AAdriano tivesse ido pro Fla não haveria esse gol contra?". Pois @lucasdantas tweetou como que lhe respondendo: "Luxa burro. Devia ter trazido o Adriano e colocado ele no lugar do Wellington.". Pelo menos, alguém lhe fez rir. "Quanto sofrimento", pensou lembrando que quando ouvia no radinho de pilha era feliz e não sabia.

Mas, de repente, tudo mudou. Gol do Flamengo! De quem? Léo Moura! Impossível não se lembrar imediatamente da @CidaGomes e sua paixão não correspondida pelo nosso grande lateral. E tome piadas envolvendo os dois. "Se ele fizer outro gol,  será ela quem irá parar nos TTs", pensou!

Veio o intervalo e, com ele, tweets de confiança na vitória e algumas lembranças do Adriano e pedidos de #ForaLuxa. O segundo tempo começou com Diego Maurício no lugar de Lorran. Nova dúvida para o pobre do Antônio? Lorran teria aprovado ou não? Novamente, mensagens contraditórias pela rede.

De repente, lá estava o @equipefimdejogo dando duas más notícias em sequência. Isto mesmo, dois gols do Madureira. Confusão armada na rede. Briga entre rubro-negros. Vários xingamentos. O motivo? Ele mesmo: o Imperador. Diante da situação, Antônio pensou se o retorno imperial não seria menos traumático para a harmonia do ambiente no clube do que o que estava presenciando. A pressão só tenderá a aumentar.

Leu que Deivid iria entrar e imeditamente pensou:  "colocar o Deivid precisando fazer gol é pedir para ouvir o grito de Adriano" e soube pelo twitter que era isto mesmo que ocorria no estádio. "E agora?", pensou! Mas, talvez até por não estar assistindo ao jogo, tinha fé na virada. O legal é que, mesmo com diversas mensagens baixando o pau, era possível encontrar quem mostrasse confiança e gritos de apoio, como foi o caso da @CrisMarassi: ""Eu acredito na virada. #VamosVirarMengo". Adorou ler o tweet dela. Qual a novidade? Ele era apenas mais um dos inúmeros fãs que a dona do FLAgrantes da Nação tem espalhados pela grande rede.

Não foram poucos que viram uma espécie de complô contra o Luxa ou, ao menos, que o grupo não estaria assim tão fechado com o treinador. "Lembram o que escrevi no comecinho do jogo? Hoje vamos ver se os jogadores estão com Luxa ou não. Tá parecendo que não, né? " falou @Urubuzada. "Eu pensei isso sobre os jogadores e o Luxa tb!", respondeu-lhe @DaniSouto.

Por sua vez, alguns blogueiros começaram a demonstrar um pouco de quanto seria irracional este movimento que Antônio estava assistindo estupefato pela rede social. "Flamengo toma 3 gols e a torcida grita o nome do Adriano como solução da zaga pífia." tweetou @Cazonatti. Em seguida, leu a mensagem do @CronistaEsporte "Quem berra Adriano em 2011, pedia Pet esgotado em 2010. Quase conseguiram Fla rebaixado. É o que querem?"

Havia, ainda, aqueles que faziam análises táticas, como o @Mindaro que lembrava a falta que o Williams estava fazendo ao time. Também, existia quem demonstrasse certo temor com o que estava acontecendo: "Se com o Madureira é assim, imaginem no Brasileirão. Quero nem ver.", escreveu @meraluz.

Dentro deste turbilhão de emoções e de imagens passando pela cabeça do Antônio, quase que escutou o berro do @VOZflamengo: "GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLL DO FLAMENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! DEIVID!!!!". O técnico em eletrônica queria dar cambalhotas. As emoções estavam ampliadas. Sua confiança na virada não era em vão. Adorou o simbolismo do autor do gol ter sido o Deivid e riu com o tweet do mestre @urublog: "Gol do Deivid? Mas esse cara não estava morto?".

Mas, também teve quem não visse mérito do atacante no lance, como @VMoizinho: "Se o Deivid não arrematasse um passe açucarado desses, podia se matar. Grande jogada." Realmente o cara está em dívida. Será preciso mais do que um gol contra o Madureira. Embora, já exista twitteiro demonstrando que aceita uma trégua, como a @Mel_MN: "Deivid ganhou meu respeito nessa... não me manifesto mais contra o sujeito..."

Vibrou novamente com o grito proferido pelo @AleRibeiro1974  de "GGGGGGGGGGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!! Tiago Neves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! " e começou a ler que tinha sido um golaço. Ficou pulando sozinho na antessala do casarão!

A virada que, naquela altura, Antônio não tinha mais qualquer dúvida de que viria; infelizmente não aconteceu, causando-lhe uma profunda decepção. Pensou na invencibilidade, mas sabia que seria preciso mais. Como lembrou a @patycastelan que estar apenas invicto, mas não se comportar como tal, não servia. Ou como escreveu a @Leninha_Lena que não importava a invencibilidade, mas, o que queria era um time bem armado e com esquema definido.

Soube que a convenção tinha acabado, enquanto observava a divisão da torcida. Ao ser chamado para desligar os equipamentos, foi avisado que haveria novo evento no próximo fim-de-semana. Educadamente, agradeceu, mas recusou o convite alegando um importante compromisso. Era com sua sanidade mental. Iria ao Engenhão assistir a partida contra o Duque de Caxias, pelo menos para fazer a sua parte de apoiar, incondicionalmente! Tal qual sempre fizera, especialmente antes das arrancadas de 2007 e 2009. Depois que o time embala qualquer modinha fica a favor. "A hora de fazer a diferença é na crise", pensou! E olha que nem deveríamos estar em crise.

"O fato é que assistir a um jogo pelo twitter, nunca mais", garantiu a si mesmo, Antônio, voltando para casa!

Esta foi mais uma Palavra da Salvação Rubro-Negra!

FLAmém!

PS: Depois ter sido entrevistado pelo FLAgrantes da Nação Rubro-Negra e pelo Manias e Notícias, tive a honra de ser escolhido pelo @MagnéticaRN como "Personalidade Magnética" da vez. Confiram a entrevista comigo feita pelo @NyltynhoCrf  http://urub.us/1br Se possível, comentem. Vale elogios e críticas.
Caso queiram, relembrar as outras entrevistas, basta acessar a opção QUEM SOU no menu superior deste blog.

PS2: Um texto meu "Flamengo, minha religião" foi parar lá no blog FLAeternamente. Quem quiser relembrar e dar uma força para este pároco da Palavra Rubro-Negra é só acessar o link http://urub.us/1d0

7 comentários:

  1. Que moral! QUE MORAL! Fui citada duas vezes! Meu FLAgrantes da Naçao tbm! Quanta honra!...
    ;)

    "Depois que o time embala qualquer modinha fica a favor. "A hora de fazer a diferença é na crise", pensou! E olha que nem deveríamos estar em crise."
    Fechou com chave de ouro, pastor!

    SRN!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Genial, Reverendo. Bom demais!

    Posts mais originais, impossível. Quem dera houvessem mais blogueiros sempre inspiradíssimos assim! Torna o hábito de ler ainda mais prazeroso.

    Obrigado pela citação, fiquei lisonjeado. E vamo que vamo!

    #SRN
    @VMoizinho

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Sensacional mesmo o relato. Conseguiu unir todos os pontos de vista numa perspectiva muito interessante!

    Um forte abraço
    @cazonatti

    ResponderExcluir
  4. Domingo fui vítima d um covarde e descomunal BULLYING no Twitter. Somente pq um ABORTO DA NATUREZA aconteceu, e o Ameba Hematófago q emporcalha o Manto 2, conseguiu, NÃO desperdiçar, mais uma bola açucarada que recebeu de um companheiro.
    Um gol a cada 7 meses, uma jogada de linha d fundo a cada 3 meses, uma assistência a cada 6 meses, uma caneta por ano, e uma bola nas costas a cada 5 minutos...e ganhando 300mil/mes.
    E assim ainda terei q aturar o ameba até se aposentar na Gávea, pq nenhum outro clube seria uma mãe tão zeloza,como o CRF é com ele.
    E qto ao time do Luxemburgo, é bom q percebam logo q o Luxa tá mais acabado como técnico, do q o AAdriano como jogador profissional. E olha q o ex-imperador é uma triste lembrança do q FOI um dia

    ResponderExcluir
  5. Boa ideia, adorei o post!! haha ;)
    Eu não gosto muito da ideia de "perseguir" jogador, embora haja algumas razões para uma certa implicancia com o Deivid e que se ele não marcasse aquele gol, que pedisse aposentadoria... rsrs Acho que é um jogador sério, dedicado e, não de forma excepcional, mas tem feito bem sua função e o gol marcado por ele foi importante para a equipe. Sem mais marcações com ele da minha parte... rsrs
    Obrigada pela lembrança!
    abraço, SRN!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente idéia!

    Parabéns!@ Se continuar assim vai escrever uma Bíblia. Se já não o fez, está aí uma sugestão.

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  7. "Depois que o time embala qualquer modinha fica a favor. 'A hora de fazer a diferença é na crise', pensou! E olha que nem deveríamos estar em crise."
    Esse é o espírito, grande Jeff! Ainda bem que já renovei meu CRN e vou comprar os ingressos do Brasileirão antes de todo mundo, porque quando o time embalar, vai ser a mesma correria de 2009 por ingressos. ;o)
    Grande post!
    SRN
    @tudoemsimas

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!