quinta-feira, 24 de março de 2011

RUIM COM LUXA! PIOR SEM ELE!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Sabem aquela criança que faz beicinho ao não ganhar o doce pretendido e diz que não gosta mais de quem não lhe deu a guloseima? Pois é assim que vejo o movimento #ForaLuxa! "Se você não quer o Adriano, eu não gosto mais de você", gritam as viúvas imperiais. Por este motivo, até agora não havia tratado do tema aqui no blog. No entanto, com as notícias divulgadas nesta quarta-feira, o movimento reapareceu com força total. Assim, não há como ignorá-lo. Se algo diz respeito à torcida do Flamengo, consequentemente dirá respeito a esta Igreja e precisa ser transformado em homilia.

Fico bastante à vontade para falar que sou contrário ao movimento porque não fui favorável à contratação do treinador. Obviamente, preferia (e ainda prefiro) o Luxemburgo ao Silas ou ao Rogério Lourenço. Desta forma, na ocasião, aceitei, muito mais do que desejei, a vinda do atual comandante. Minhas restrições ao Vanderlei são muito mais por problemas extracampo do que por competência dentro dele. Refiro-me, naturalmente, a questões éticas e de conduta, amplamente divulgadas pela imprensa.

Luxa hoje não é apenas técnico do Flamengo. É, também, um gerente, um diretor, uma espécie de substituto do Zico. Não concordo com esta ampliação do papel do treinador.  Quem escala o time não pode ser o mesmo sujeito que discute remuneração e contratações, devido ao natural conflito de interesses entre as duas funções. Além disto, o acúmulo de responsabilidade, o faz perder o foco. Acredito que esteja aí uma das principais razões para seus recentes fracassos.

Também não estou satisfeito com suas escalações e substituições. Jogar sem lateral esquerdo ou atacante passa a impressão de que ele quer ser chamado de revolucionário ou de brilhante estrategista. Se der certo (e fatalmente dará, pois falamos do Flamengo), ele deixará entender nas entrelinhas que foi mais esperto que todos. Porém, não tenho dúvidas de que, se fizesse o simples e o óbvio, o sucesso viria com muito mais facilidade.

Assim sendo, por que não estou aderindo ao #ForaLuxa? Bem, em primeiro lugar, temos tido bons resultados. Até agora conquistamos os objetivos estipulados, o time está invicto e, principalmente, estamos com um ambiente harmonioso, como há muito não víamos. Se é fato que os adversários até agora não representam medida adequada, lembro que os demais times considerados grandes enfrentaram, sem tanto sucesso, adversários de mesmo nível. Se estamos sobressaindo, algo de bom estamos fazendo. Por que então mexer em peça tão importante?

Além disto, como "Gato escaldado tem medo de água fria", quem colocaríamos em seu lugar? Imaginem se a Diretoria resolve colocar um outro estagiário para comandar um grupo de medalhões?  Vejam, por exemplo, a dificuldade de Santos, Fluminense e Botafogo para conseguirem um técnico. Que tal analisarmos as melhores opções disponíveis?
  1. Abel - além de ter que esperá-lo até junho, seria preciso entrar em um leilão com a Unimed. Do jeito que eles torram dinheiro, mesmo vencendo a briga, pagaríamos um valor tão elevado que seríamos os reais perdedores. Compensa?.
  2. Adilson Baptista - se estou reclamando que o nosso profexô inventa, por que iria querer um verdadeiro Prof. Pardal?
  3. Joel Santana - seria até meu preferido, mas o Flamengo jogaria com mais um zagueiro e um volante. Seria melhor?
  4. Muricy - outro que nos obrigaria a um leilão, além de também ser retranqueiro e disciplinador (muito mais do que o Luxemburgo), o que não combina com nosso elenco.
Luxa poderá até não dar certo, mas trocarmos de técnico agora sem ao menos termos a certeza de que não iremos ter sucesso, não me parece uma atitude sensata. Neste momento, o Imperador é uma incógnita ainda maior do que ele.

Por fim, não acredito que somente a negativa do treinador-manager seja capaz de vetar  retorno do Adriano. Tem que ter mais gente forte na diretoria compartilhando da mesma opinião. Ou seja, não acho que trocar de treinador garanta a repatriação do do nosso Imperador.

E para você, irmão de fé rubro-negra, a mudança de técnico faz algum sentido?

FLAmém!

6 comentários:

  1. Interessante sim o ponto de vista citado nessa post, mas eu só keria entender esse filosofia desse técnico q deve mais ao Flamengo, do o Flamengo a ele, pq estava decadente, ñ kerer o Impera, q antes de voltar ao Roma em Janeiro ja dizia de sua prioridade na volta, e outra os Gambá ja tem Liédson q vem metendo gol um atraz do outro, Dentinho, entre outros q convenhamos pode ajuntar todos q estão no Flamengo hoje até os afastados, ñ xega aos pés desses, e ainda kerem o Adriano, pq será??? Oq Adriano faz fora de campo p/ mim ñ importa,ele fazendo oq fez em 2009 ta ótimo!!! Mas agora ja era, ele vai msmo p/ os Gambás e só nos resta lamentar e torcer!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Jeff,

    Estou cansado desse assunto, mas não consigo me manter alheio mesmo desejando muito.

    Não posso ficar quieto ao ouvir uma quantidade enorme de opiniões que demonstram que quem os fez não consegue enxergar um palmo a frente.

    São todos imediatistas como a maioria dos brasileiros. Essas pessoas plantam (se é que o fazem), mas não conseguem esperar o tempo necessário para a colheita. O engraçado é que conseguem sobreviver a 17 anos sem um, apenas um, título decente.

    Não é o seu caso, mas nesse texto você está sendo incoerente ao citar os problemas extra campo do Luxenburgo.

    Se você não se importa, como eu, com os problemas extra campo do AA (desde que não impactem no profissional e infelizmente no caso do AA impactam e muito) não deveria se importar com os do Luxa, até por que os do Wanderley são infinitamente inferiores aos do AA e mesmo havendo resquícios, ainda não trouxeram problemas ao Mais Querido; enquanto o outro...

    O que eu vejo, é justamente o contrário. O Luxa pretende uma organização que há muito não se vê no Brasil, no futebol e muito menos no Flamengo.

    Deve ser justamente por isso que as Viuvetes não conseguem entender. Essas frangas que se depenam ao surgir o primeiro problema não estão acostumadas com essa singela palavrinha: ORDEM.

    São essas pessoas que emporcalham os estádios, cinemas e ruas jogando lixo transformando esses lugares em extensão de suas casas. São elas que fecham cruzamentos e agridem (as vezes até a morte) torcedores apenas por vestirem a camisa errada. São eles que em bando deixam os estádios empurrando todo mundo como hordas de animais em debandada. São elas que depredam os ônibus e trens hoje que reclamarão a falta amanhã quando forem para o trabalho.

    O que esperar dessa turma?

    O mundo está aí, cheio de exemplos de que a ordem é o melhor caminho para as conquistas. Claro que essas conquistas não serão todas obtidas pela instituição mais organizada, mas com certeza a maioria delas será. Alguém já ouviu falar em São Paulo Futebol Clube, na Coca Cola, entre outros exemplos?

    Tudo bem, essas franguinhas podem se contentar apenas com Carioquetas da vida e um Campeonato Brasileiro a cada 17 anos, mas eu quero mais, quero voltar a ser Multicampeão como éramos nas décadas de 80 e 90.

    Um recado para as Viuvetes: Se o AA não vier ele vai se matar de jogar futebol e fazer gols sim, mas isso será conseqüência de uma máguazinha babaca por não ter vindo. Vai querer mostrar que estávamos errados ao não querê-lo.

    Mas não se esqueçam que, como em 2009 e 2010, se ele vier para o Mais Querido vai se preocupar mais com a Chatuba do que com o Flamengo a não ser que nosso CT seja transferido para a Vila Cruzeiro.

    Se fosse diferente, se ele fosse o profissional que bosteja ser, teria ido pra Copa e arrebentado. E teria arrebentado no Roma.

    Gostaria muito que ele viesse e queimasse minha língua, mas não quero correr o risco.

    Você apostaria todas as suas fichas na recuperação do AAdriano?

    Saudações.

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários.
    Alexandre, não tenho certeza se foi somente a filosofia do Vanderley que vetou Adriano. Acredito que ele não tivesse tanta força assim. Parece-me que o Velloso bancou junto e tenho dúvidas se a própria presidente não estaria contrária a sua vinda.
    Mas, não há dúvidas de que precisamos de um homem-gol. Vamos ver quem será contratado.

    Geraldo (Papo de Cozinha),
    Você fez um artigo dentro do meu. Muito obrigado. É uma honra!
    Não acho que tenha sido incoerente. Quando falei dos problemas extracampo do Luxa, estava me referindo a uma questão histórica. Falava sobre os motivos pelo quais não tinha sido favorável, n época, a sua contratação.
    Quanto a não interferir, não tenho tanta certeza assim. Como falei há um conflito de interesse entre os papéis desempenhado pelo técnico e os problemas disto só começam a aparecer num prazo maior. No Flamengo o afastamento dos jogadores que estão treinando em separado já pode até estar relacionado a isto. O Corrêa, por exemplo, que não é nada de mais, mas joga mais do que Fernando, por exemplo, já foi afastado pelo técnico de 2 outros clubes. Tem caroço neste angu.
    De qualquer maneira, estamos vendo uma organização que há muito não víamos. Contratos sendo renovados com antecedência, contratações em silêncio e um ambiente harmonioso. Melhor assim.
    Agradecidamente,
    JEFF
    @IgrejaFlamengo

    ResponderExcluir
  4. A torcida está com espirito de chorões. O A9 não vem! É um excelente jogador, mas um problema fora de campo. Nem veio pro clube e já causou uma grande confusão entre a torcida e o técnico. Mas pelo que observei, os únicos que queriam ele no Fla eram a torcida e os jogadores. Já os clubes, o único que aceitou ele foi o Corinthians a contra gosto dos "manos".
    Se a torcida está reclamando tanto por ele não ter sido aceito no clube, por que essa mesma não reclamou quando ele saiu do clube? Deixando um Hexa e milhões de problemas para o Flamengo. Eu prefiro ficar com um técnico que mantém a casa em ordem, time invicto e tentando a todo custo criar um time de encher os olhos, do que um jogador problematico,transformando o clube em uma casa de bagunça e depois do estrago mete o pé.

    Vamos torcer pro time que temos e apoia-lo mais ainda, mesmo sem o Adriano.

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Supremo Flamengo esteja convosco! Profeta Jeff concordo com tudo que vc Disse, a jogada é que esse assunto ta enchendo o saco tenho um filho de 14 anos e ele é torcedo Flanático pelo o Fuderosão e passou a torcer contra o Flamengo só por causa do grande atacante goleador,fodão hexa campeão, pinguço Adriano, que eu também sou fã , mais eu jamais torceria contra o FLAMENGO até se o Zico virase a casaca e fosse torcer pro IXPÓ, Nem que o Dida ressucite da catatumba e GRITA o Vascooo! uma coisa é clara o Luxa a Patricia e sua corja que preocuraram está FALSA crise digo FALSA porque não tem crise coisa nenhuma mais eu conheço a torcida da qual eu faço parte o LUXA vai cair pode apostar quem vai seo o novo treinador eu não sei, a torcida do Flamengo gosta de ganhar campeonato com crise e com salário Atrasado.Quando estiver reinando PAZ não vamos chegar em lugar nenhum! sabe poquê Flamenguista parace que gosta do errado gosto do Adriano mais o Flamengo é maior mais eu gosto do cara pórra e dai! por isso meu filho virou a casaca não torcendo pra outro time vencer o Flamengo, mais pro LUXA cair e nos voltar a sofrer mais uma vez com uma crise, de crise nós entedemos Assinado @Flamengo87

    ResponderExcluir
  6. Caro Jeff,

    Infelizmente, nesse país, com exceção de meia dúzia de dois ou três, quem não está envolvido em alguma negociata.

    As páginas dos jornais estão repletas de reportagens sobre o assunto. Seria de se espantar se o Luxa, vivendo no ambiente em que vive, não tivesse feito das suas. Ele não é e nem será o único.

    Boa parte da mídia esportiva é conhecida nessas atividades e aí, o problema é maior, pois escrevem/falam/mostram uma coisa e por traz como maus caracteres que são fazem outra.

    É no Flamengo é onde mais se encontra gente dessa extirpe. Uma pena.

    Dessa forma, meu amigo, só nos resta torcer pelo Mais Querido apoiando durante os jogos aqueles que vestem o Manto.

    As críticas que fiquem para os outros dias da semana.

    Saudações,

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!