terça-feira, 19 de abril de 2011

SÃO JANUÁRIO, SÃO JUDAS TADEU E O PENALTI DE RONALDINHO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

São Januário
Fim do jogo em Macaé! São Januário respira exausto, após ter feito grande esforço para ajudar seus protegidos empatarem com o Olaria. Mas, para que sua missão fosse exitosa, precisava evitar a vitória do Flamengo.  Ele se desmaterializa e surge sobre uma nuvem em Volta Redonda, no exato momento em que Diego Maurício cai na área. Pênalti marcado!

Enquanto Ronaldinho se prepara para a cobrança, ele observa São Judas Tadeu em outra nuvem com a sua santa machadinha apontada para o gol. Sabia que o Chefe não gostava muito de que trabalhassem contra alguém. Mas, era preciso fazer algo. O Chefe iria entender. Acreditava que a causa era justa! Não suportava mais tanto sofrimento na face dos vascaínos. Já eram 8 anos sem títulos. Até os botafoguenses estavam cantando para eles o famoso e irônico "parabéns para você". Não podia existir humilhação maior.

Mas, como enfrentar São Judas Tadeu? Então, ele se concentra com todas as forças e vê aliviado a bola de Ronaldinho quase ir parar em sua nuvem. Deu certo! Ele vibra e comemora como se fosse um gol. São Judas Tadeu aparece ao seu lado e o cumprimenta, parabenizando-o! Juntos seguem para o justo repouso nos céus.

A cena foi assistida por vários anjos. Primeiro, ficaram incrédulos. Agora estavam  alvoroçados por presenciarem um dia histórico: o dia em que São Januário finalmente conseguira derrotar São Judas Tadeu. Não achavam que isto fosse possível!

Enquanto todos voavam para contar a novidade no Paraíso, um anjo ficou intrigado com o que tinha acabado de presenciar. Desconfiava que seus próprios olhos haviam lhe traído. Resolveu não acompanhar o grupo. Partiu, solitário, para um trabalho de investigação.

Usando uma tecnologia que os homens ainda demorariam muitos séculos para terem domínio, resolveu rever a cena. Ajeitou a velocidade para um slow motion incapaz de ser observado por olhos humanos. Também, configurou dimensões e forças energéticas. Após repetir a cena inúmeras vezes, utilizando-se de várias configurações, ele teve certeza de que apenas São Januário teve influência no pênalti batido por Ronaldinho. Nenhuma vibração partira de São Judas Tadeu. Disto tinha absoluta certeza. A pergunta era: por que o Santo das Causas Impossíveis não ajudou o Flamengo, mesmo sabendo da interferência de um santo "rival"?

Partiu, assim, para a Morada de São Judas Tadeu. Foi bem recebido e perguntou ao Santo o porquê dele ter se deixado derrotar. São Judas Tadeu, sorri e responde com uma pergunta.

- Quem disse que fomos derrotados?

- Mas.... Ronaldinho isolou o pênalti. O Flamengo irá enfrentar um clássico ao invés do Olaria. Não foi pior para o seu time preferido? - perguntou o anjo.

Ainda sorrindo, São Judas Tadeu lhe responde:
- Adoro a impetuosidade infantil. Sua ingênua curiosidade será premiada! Preste atenção no que irei lhe ensinar, meu jovem anjo! O destino muitas vezes é escrito por linhas tortas! O Flamengo não foi o melhor time do campeonato? Se fosse por pontos corridos, já não seria o campeão e com uma rodada de antecipação? 

Diante de acenos positivos do anjo com a cabeça, São Judas continua:
- Mas, se pensarmos na Taça Rio, o Flamengo teve dificuldades contra todos os pequenos e, também, não jogou bem contra o Fluminense. A única atuação digna de nota foi contra o Botafogo. O que esta partida teve de diferente? Saberia me dizer?

- O time se concentrou fora do Rio. - Disse o anjo, após muito pensar.

- Bem, o retiro foi importantíssimo para a concentração do time e para aliviar um pouco a pressão desnecessária da torcida. Você tem razão! Mas, teve algo a mais. Foi o único jogo em que o Flamengo teve uma motivação para vencer na Taça Rio. Precisava "calar as críticas", como os boleiros adoram dizer. Nos demais jogos, se nem mesmo eu tive vontade de ver, como cobrar empenho dos jogadores?

- Mas, São Judas, o Flamengo irá disputar as semifinais. Isto não dará motivação? Continuo sem entender porque o Senhor não enfrentou São Januário.

- Em primeiríssimo lugar, porque iria me desgastar? Precisava? O Flamengo tem condições de vencer qualquer adversário e, até, agora, neste ano, nem precisou muito de meus esforços. Ao contrário do que vem acontecendo lá na Colina, por exemplo.

- O Senhor está guardando energias..... hummmmmm.......

- Você está começando a entender! Além disto, sabemos que o maior adversário do Flamengo costuma ser ele próprio. Euforia, por lá, logo se transforma em oba-oba. Uma sequência contra Horizonte e Olaria poderia fazer os jogadores relaxarem além do limite e, para a confiança virar soberba, seria um pulo. Conheço bem as coisas lá na Gávea!

- hummmmmmm. Realmente, contra o Fluminense não haverá tal risco.

- Nada como um clássico e contra um adversário que, durante a semana, terá que se desgastar em uma verdadeira batalha. Além disto, Ronaldinho terá que provar que pode ser decisivo. O que pode ser melhor do que um craque mordido? Quero lhe mostrar uma coisa....

Então, São Judas Tadeu pega sua machadinha aponta para uma nuvem que se transforma em uma tela. O anjo nerd, num misto de inveja e admiração pelo fato do santo poder criar sua própria tecnologia, assiste uma cena de torcedores com uma horrorosa camisa cruzmaltina tomados por uma enorme euforia. E não foram só os mortais viceínos, o próprio São Januário também estava radiante.

- Quanta comemoração! É bacana, mas pelo que mesmo? O que ganharam? Acho que entendi o que  Senhor quer dizer. É algo do tipo "quem ri por último, ri melhor", não? Pelo visto, o Flamengo terá seu vice predileto de volta na Taça Rio.

- Será????

Diante de um angelical olhar curioso, o santo completa:
- Do jeito que a coisa está caminhando, periga assistirmos uma reprise da Taça Guanabara, com o Flamengo enfrentando um nanico na final. Vamos aguardar... Agora, permita-me concentrar no que realmente interessa por ora, o jogo contra o Horizonte.

FLAmém!

3 comentários:

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!