quinta-feira, 5 de maio de 2011

A RELEITURA RUBRO-NEGRA DE UM TÍTULO SEM FREIO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Em janeiro, o campeonato carioca iria começar e, lá do Peru, Arthur Muhlenberg escrevia no Urublog sobre as nossas expectativas para o torneio:
"No 1º Carioca sem o Maraca desde 1951 o Flamengo será a única atração turística da temporada carioca de futebol. Isto é um fato. As estatísticas, a história e a nossa tradição no certame fazem com que todo rubro-negro, sempre na humildade máxima, encare a conquista de mais um Carioca como uma obrigação do Flamengo. E mesmo que em 2009 não tivessemos arrebatado das delicadas mãos tricolores a valiosa hegemonia regional, conquistar o Carioca 2011 é mais obrigação ainda, porque nesse ano o estelar elenco do Flamengo simplesmente humilha, ofusca e relega ao ostracismo todas as outras equipes."
Pois a imposição natural do Flamengo, citada pelo Arthurzão, começou a ser demonstrada logo na nossa estreia diante do Volta Redonda, como relatou Julio Cesar no Tua Glória é Lutar, já citando algumas das caras novas de nosso elenco:
"Ao contrário dos últimos anos, em que as estreias no charmosão sempre vinham acompanhadas de perrengue contra os pequenos, dessa vez nós passeamos. Claro, com um ou outro lance de perigo do voltinha, mas no geral, o time se portou muito bem em campo. Mostrou um esquema tático eficiente, uma defesa bem postada e um Vander endiabrado no ataque. Outra novidade são as boas estreias dos reforços. Felipe pegou pênalti, Botinelli fez golaço de falta, e a dupla Vander / Vanderlei já chegou chegando. Índice de 100% de acerto nas contratações até agora. Bacana."
O alto astral continuava, como podemos observar na leitura do sempre positivo Saudações Rubro-Negras, blog para o qual eu tive a honra, algum tempo depois, de escrever dois artigos. Assim,  Luís Eduardo comentava a vitória sobre o Ameriquinha:
"Seguindo o lema de que ser flamenguista é apoiar sempre, eu e Jefferson decidimos encarar o calor incrível e fazer a rota Tijuca - Edson Passos. É claro que valeu a pena demais. Na verdade, deu para relaxar e curtir um joguinho tranquilo que o Mengão soube controlar do início ao fim. Foi visível a evolução do time em relação à estreia de 4a feira. Destaques para Welinton, Vander, Renato Abreu, Willians e Marquinhos (estes dois últimos para mim os melhores em campo). Felipe quando exigido foi bem e, vejam só, até o Deivid fez gol…Uma constatação que já pode ser feita é que teremos um elenco bem qualificado para o ano de 2011, principalmente do meio de campo para frente. Temos, sim, algumas carências, porém as perspectivas para a temporada se mostram muito positivas."
No compromisso seguinte diante do Americano, obtivemos mais uma vitória e a doce Mel, lá no Manias e Notícias, antecipou o que seria o restante do campeonato: resultados consistentes com atuações nem tão convincentes.
"O Mengão venceu o Americano por 2 a 0, gols de Wanderley. Tivemos também a estreia de Thiago Neves, que pouco se destacou. Em resumo, o Flamengo não jogou bem, mas segue em 100% de aproveitamento (único no grupo A) e lidera."
Ainda em janeiro, enfrentamos nosso primeiro clássico. Porém o adversário fazia até então uma campanha incrivelmente ruim, bastante apequenada, só tendo conhecido derrotas neste campeonato. Vencê-los parecia mais do que obrigação e foi o que ocorreu, foi conforme nos relatou Luciana Zogaib lá no Flamengo Net:

"Mengão só alegria neste início de ano. Auto-estima está lá em cima e a expectativa para um 2011 de vitórias é grande. O time ainda está longe do ideal mas confesso que a cada rodada fico um pouco mais animada. Thiago Neves deixou sua marca e humilhou o Vasquinho. Renato comeu a bola e nosso meio campo promete. O jogo poderia ter sido um passeio mas o Mengão dormiu no segundo tempo e quase complicou a bagaça. Mas mantivemos 100% de aproveitamento sobre os pequenos."
Chegou, então, o momento mais esperado do ano. A estreia do Ronaldinho, que aconteceu diante do Nova Iguaçu, em um jogo onde tivemos grande dificuldades para vencer. O estreante mostrou logo em seu primeiro compromisso que empenho não lhe faltaria, que realmente estava com vontade de jogar no Flamengo. Mas, a estrela da noite acabou sendo o Wanderley, autor do gol da vitória. Direto do Urubuzada, após sua tradicional análise tática, André Tozzini (o grande Tozza) deu seu veredicto:
"O estreante da noite, Ronaldinho, mostrou o toque de classe que pode dar ao time e mostrou que vem mais coisa por ai. Muita movimentação, ótima colocação e uma visão de jogo de dar inveja, apesar de sua condição. Não tenho dúvidas que teremos um “craque com C maiúsculo” no nosso time esse ano. Festa digna, Nação mais uma vez se fez presente e deixou o R10 comovido a ponto de beijar o escudo."
O compromisso seguinte foi diante daquele a quem surpreendentemente voltaríamos a enfrentar na final, o Boavista. O CorVo, no Fla6, descreveu bem o que foi o jogo, já sinalizando uma qualidade, até então não tão conhecida, de nosso gigante Williams:
"No jogo de ontem, o Flamengo começou melhor. Com gols de Deivid e Ronaldinho (de pênalti) o time abriu dois gols de vantagem. Mas a zaga voltou a falhar e o BoaVista empatou. Destaco as atuações de Léo Moura e principalmente Willians, pra mim o nome do jogo! Além dos tradicionais desarmes e muita raça, ele ainda construiu a jogada do gol de Negueba. Ainda dá pra melhorar!"
Já classificados, cumprimos tabela contra o Resende. Vencemos jogando mal. Porém, o talento que não foi exibido nos gramados, sobrou fora dele, como demonstrou o certeiro texto (como sempre, qual a novidade?) do Fábio Gil lá no Urubuzada:
"Foi complicado demais aturar aquele joguinho de ontem, contra o Resende. Se eu, você e o resto da nossa torcida ficou entediada com aquele futebol padrão Vasco da Gama pela TV, imagina só quem estava lá no estádio? O meio-campo não criava, o ataque não se movimentava nem chutava a gol, a lateral-esquerda inexistia (coitado do Angelim) e a zaga... bem, a zaga é aquela "segurança" de sempre. Mas, cá entre nós: com um time repleto de jogadores consagrados, que já venceram uma porrada de títulos importantes, já classificado pras finais da TG e com aquele calor de 150 graus na sombra, não dava pra esperar que os malucos se empenhassem em campo, né mesmo? Pra confirmar essa minha "teoria da ambição", os únicos que renderam alguma coisa que prestasse ontem, na minha opinião, foram os cobrados, os reservas e os novatos. Acontece que já tem uma galera aí estressadona, empunhando a corneta e lançando várias campanhas de "Fora Fulano" e "Fora Ciclano" sem considerar que o Carioqueta é barbada. Segura as pontas aí, rapaziada! "
Vieram as semifinais e o adversário seria o detentor do título de campeão carioca, o Chorafogo. Era nossa chance de exorcizar, de uma vez por todas, o sinistro ano de 2010. Lá da Torcida Flamanolos, Renato Croce (o Alexi Lalas) nos brinda com sua costumeira emoção em mais um belo texto:
"Flamengo e Botafogo foi um clássico de dois times qualificados e de forte poder ofensivo, mas vimos uma marcação muito forte e poucas jogadas de criação, principalmente no primeiro tempo. Foi o primeiro grande teste do ano. Num jogo com alto poder de marcação e pouca criatividade, o resultado ficou, pra variar, empatado. Restava-nos lembrar das lindas defesas do Bruno, que nunca perdeu uma disputa de pênaltis na vida. Desta vez, o defensor das nossas traves era o Felipe. Um grande goleiro, mas que chegou com alguma desconfiança da Nação. Felipe tinha 40 milhões de olhares, que despejavam emoção, angústia e dúvidas. Nosso paredão foi posto à prova pela primeira vez desde que chegou. Ele se posicionou, beijou seu terço e olhou fixo nos olhos do batedor. Estava ele flabençoado desde então. Não foram apenas dois pênaltis defendidos, Felipe também impediu a incerteza e agonia de milhões de apaixonados. Ele não conquistou somente a vaga pra uma final, Felipe também conquistou o coração e o respeito de milhões de rubro-negros. Ele afastou, além das bolas, a saudade que um certo ídolo deixava debaixo das traves. Obrigado, Felipe!"
Chagamos quase 100% na final da Taça GB. Narrei aqui mesmo da Palavra da Salvaçâo Rubro-Negra, a vitória sobre o Boavista, ao som de "Não é Mole Não...." ♫
"Vencemos a Taça Guanabara! Fato absolutamente natural na nossa história. Nosso predomínio na competição é gritante. Em 47 disputas, fomos campeões em 19. Em outras palavras, a cada 5 anos, ganhamos mais de duas vezes. Não é mole, não.... basta ter uma Taça Guanabara para eu poder gritar: É Campeão! Ninguém entendeu a escalação do Luxemburgo. Se, desta vez, jogamos até com lateral na lateral, atuamos com um jogador sem ritmo no meio. Se nas últimas vezes tínhamos um atacante que ficava paradão, nesta partida jogamos sem ataque. Se ficamos contentes por ele ter tirado o Deivid, não entendemos porque o Negueba não entrou de início. Mas, mesmo assim, o que todos entendemos é que no final, o bem triunfa. O Flamengo torna-se campeão! Se nos faltam adversidades no Estadual, deixem com nosso técnico que ele arruma. Assim, quem sabe, ele poderá treinar melhor o time! Não é mole, não... o Flamengo venceu até os erros na escalação! Estou pronto para não ter medo do favoritismo. Pronto para a felicidade que 2011 parece estar nos reservando. Pronto para mostrar ao Mundo a felicidade de ser Flamengo! Não é mole, não... Só o Flamengo para me fazer sentir tanta emoção!"
Veio, então, a Taça Rio. Começamos da mesma forma que terminamos o primeiro-turno: sem freio! Vencendo! A vítima da vez foi o Olaria, conforme relato do mago Léo Magamon no Magia Rubro-Negra, outro blog em que tive o prazer de ver um artigo meu sendo publicado.
"O Mengão mostrou que está realmente sem freio e estreou com vitória na Taça Rio, segunda fase do Carioca 2011. Em tarde inspirada, Thiago Neves além de marcar 2 vezes, deu passe para outro gol, e mandou bola na trave. Ronaldinho está melhor a cada jogo, mais solto em campo e cada vez mais feliz. Hoje deu sua primeira bicicleta pelo Mengo (torta é verdade) e marcou mais um gol com a camisa do Mais Querido! Fim de jogo, torcida feliz e time liberado para Folia."
Porém, após o Carnaval, Adriano rescindia seu contrato com a Roma e a torcida (e até mesmo a diretoria) se dividia em relação à sua eventual volta. O Flamengo vencia o Bangu, mas o campeonato carioca definitivamente tinha ficado em segundo plano. O assunto era somente o Imperador. Para resumir opiniões, favoráveis e contrárias, que acabaram influenciando o comportamento da torcida e, consequentemente, do time, transcrevo os relatos feitos no mesmo espaço, o já citado Magia Rubro Negra

Vivi Mariano defendia o retorno imperial dizendo que "Queria Sim.... Volta Sim":
"Eu gosto de emoções fortes. Lembro de uma cena do filme o Carteiro e o Poeta onde o personagem principal se choca com um poema de Neruda, que por hora só me recordo do trecho: me sinto enrugado e entorpecido como um cisne grande e confuso na superfície de um oceano de fracassos e causas. Adriano é nosso urubu grande e confuso. Mas, que eu quero de volta no oceano rubro-negro."
Já sua colega de blog, Cláudia Simas, escrevia que "Não queria a volta do Imperador":
"No meu Flamengo não cabe ninguém pela metade. Nem Ronaldinho, nem Thiago Neves, muito menos Adriano. Pra defender o Manto, só aceito 100% de dedicação. Todos sabemos e repetimos: o Flamengo tem que estar sempre acima dos interesses individuais, seja dos atletas, seja da comissão técnica, seja dos dirigentes. Eu prefiro o meu Flamengo Maior do Mundo levado a sério e não refém de um jogador de caráter duvidoso e brilhante apenas quando lhe convém."
De volta ao campo, mas sem se desligar do assunto Imperial, o Flamengo enfrentava seu primeiro clássico no returno. Empatamos sem gols com o Florminense, a descrição de Gabriel Oliveira no UrubuMundi, nos relembra a queda do comandante tricolor e a crise que só faz continuar lá na Florilândia.
"Nós perdemos por 0 x 0, foi uma derrota diante do Flor em crise. Ah, teve um lucro sim, foi comprovada a mediocridade do Flor, Muriçoca pediu demissão do cargo de técnico por falta de estrutura no clube."
Nada mais precisava ser dito após um joguinho tão ruim. O pior foi que passamos a só empatar. Novo 0x0 e, desta vez, diante da Cabofriense, que seria, inclusive, rebaixada. O relato, lembrando, inclusive, um episódio extracampo, é da Dani Souto no Primeiro Penta:

"Espero que a atuação de ontem seja a única horrorosa do Flamengo no ano. A atuação foi tão ruim que nem o esporro que o Luxemburgo deu na parada técnica do segundo tempo serviu para acordar os jogadores. Embora muitos achem que o time estava com a cabeça na festa de aniversário do R10, em ritmo de festa, eu acho que jogadores não se pouparam para a festa e não prejudicou o rendimento do time. O time jogou mal e isso pode acontecer. Acontece com os melhores times. Bola para frente!!"
Em seguida, mais um empate, porém, desta vez, com gols (3x3). O adversário era o Madureira e chegamos a estar perdendo por 3 x 1. A Redação do Bela da Bola assim narrou:
"Um gol-contra que abriu o placar para o Madureira. Ainda no primeiro tempo, Léo Moura recebeu de Wanderley e chutou forte para o gol, empatando a partida. Já no segundo tempo, o Madureira mostrou que queria acabar com a invencibilidade do Flamengo. Fez dois gols e aumentou as vaias da torcida, que gritava pelo nome de Adriano.  O Flamengo acordou e foi atrás do prejuízo. Esse foi o terceiro empate seguido do Flamengo na Taça Rio. O Rubro-Negro ficou em quarto lugar na tabela de classificação e com aquela sensação de que continua faltando alguma coisa"
Após, a sequência de empates, algo precisava ser feito! Como, no jogo seguinte,  o gol não saia, a eterna pagadora de promessas, Cris Marassi não teve dúvidas e bateu um papo reto com São Judas Tadeu como deliciosamente nos contou em seu FLAgrantes da Nação:

"- Ok. Você venceu. Tá com saudades das minhas promessas que não faço desde sei lá quando, né? Humpf! Lá vai. Uma semana sem beber pra cada gol do Mengão! Tá bom assim?!
5 segundos depois disso e... GOOOOOOLLLLLLL do Mengão! (Juro!)
Olhei pro santinho, olhei pra TV e desafiei:
- Tá de "saca", né, São Judas? Me esperou fazer promessa? OK! Agora quero ver mais um! Vai?
GOOOOLLLLLLLL!
E eu confesso que fiquei aqui com medinho de goleada... Tsc tsc pra mim!"
Com preciosa ajuda da dupla santo e devota, estávamos prontos para enfrentarmos novamente os chororôs. Mas, antes o time ficou uma semana recluso nas montanhas paulistas. O resultado da concentração total foi a vitória de 2x0, descrita por Nyltynho no Magnética RN e um pouco do reencontro com a Paz perdida desde o episódio Adriano.
"Que pau na cachorrada hein! Vencemos um clássico! O Bonde do Mengão sem freio está no trilho certo, atropelando todo e qualquer otário que se meter na nossa frente. A 100 metros da linha férrea do nosso bonde, colocaremos uma placa: "Proibido se aproximar, sob risco de ser atropelado pelo Bonde do Mengão Supremo". É questão de segurança, CUIDADO!"
O confronto seguinte foi contra o Macaé, em um jogo que só serviria para ratificar nossa invencibilidade. Fábio Justino, no Magia Rubro-Negra, fez o seguinte comentário sobre mais um empate (1x1) de nosso esquadrão:

"Passar um domingo na frente da TV vendo o FLAMENGO martelar o tal Macaé é uma prova dura ao invicto e sem freio coração RUBRO NEGRO. Ainda mais sabendo que essa rodada serviu apenas para confirmar duas coisas: 'O Flamengo é o Flamengo' e o Olaria tratou de mostrar a Vasco e Botafogo que o meio de transporte dominante é o Bonde, o resto é cópia descarada e sem patente. Enfim, o estadual serve para experiências e esse ano acabou funcionando também como um ótimo programa de comédia. Ver o Botinha encerrar o ano em abril e o Vasco pagar mico para o Olaria foi muito mais interessante que acompanhar o óbvio (mais um jogo para a nossa invencibilidade)."
Chegamos ao momento decisivo, invictos e sem freio, mas ainda alvo de críticas. Nosso coração rubro-negro ainda teria direito a fortes emoções. O épico Fla x Flu da semifinal foi descrito na Coluna do Zeca Urubu no Blog das Torcidas da seguinte forma:
"Uma classificação de tirar o fôlego, para testar o coração de todos os rubro negros. Mais uma decisão por penaltis superada, e confesso que não lembro mais quando foi que perdemos uma decisão por penaltis. Mais um Fla-Flu para entrar na história, uma história de virada, de superação, de luta, de raça e de vontade de ganhar. Mostramos que Flamengo é inexplicável, que quando parecemos mortos é a hora que ressurgirmos e superamos nossas maiores dificuldades. Neste Fla-Flu o Flamengo mostrou que o ano de 2010 é passado e que parece não retornar mais. Aprendemos com nossos erros, que não devem ser esquecidos. O Flamengo está ficando sem joelhos para a sequência decisiva deste primeiro semestre, pois perdemos Maldonado (uma perda anunciada por nós no UrubuCast com o Tozza) por seis meses, perdemos Ronaldinho Gaúcho por tempo indeterminado e durante o Fla-Flu, logo no início, perdemos o Léo Moura também por tempo indeterminado, todos com lesão no joelho"
Ainda faltava o jogo final contra nosso freguês predileto. Enfim, #MeuViceEstavadeVolta. Mais um empate! Mais uma vitória nos pênaltis. O sempre sensato André Monnerat descreveu mais uma conquista, demonstrando o tamanho de nossa superioridade no Sobre Flamengo da seguinte forma:
"A rotina se mantém e o Flamengo, de novo, é o Rei do Rio - algo que, sinceramente, não vale muita ressaca de ninguém. Como discutir um campeão invicto? Não dá. O título foi legítimo, foi justo, todos os adjetivos que quiserem dar. Azar os dos outros que não conseguiram vencer o Flamengo e estão vendo, pela enésima vez, os rubro-negros comemorarem um título estadual. Ô, rotina."
E, como brilhantemente nos brindou Jefferson Freire no Saudações Rubro-Negras,
"Vamos deixar a ressaca do Carioca um pouco de lado e focar no jogo de quinta-feira, pois vida de Rubro-Negro é assim, uma decisão atrás da outra e essa torcida maravilhosa merece uma recompensa por tudo que passou ano passado. Vamos comparecer e apoiar nosso time na quinta-feira, pois estamos sedentos por mais e mais títulos."
Nosso FLAbençoado ano continua hoje no confronto logo mais contra o Ceará. Que os jogadores deixem as comemorações para os dois próximos fins de semana que terão livres (por mérito deles) e se concentrem na conquista de mais um título.

FLAmém!

PS: Você, mãe rubro-negra, se quiser aparecer no #post especial do dias das mães, favor encaminhar, até sabado pela manhã, uma foto com seu(sua) filho(a) para igreja.flamengo@jorgefarah.com.br ou envie, para o perfil @IgrejaFlamengo, o link de onde a foto está publicada.

PS2: Em comemoração ao primeiro aniversário do blog, ocorrido em abril, estou testando novos layouts. Sugestões são muito bem-vindas.

7 comentários:

  1. Belo levantamento histórico.

    Viajei por cada detalhe das partidas assistidas.

    Parabéns!!!

    Forte abraço,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  2. Grande pastor Jeff. Sensacional. Foi uma bela retrospectiva dos momentos que passamos neste carioca. Infelizmente ontem o Fla deu mole e perdeu em casa. Mas acredito muito na classificação lá. Isso aqui é Flamengo!!!

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Valeu Pastor, juntos fazemos muito mais pelo Flamengo!

    ResponderExcluir
  4. Showzaço, Jeff! Favoritado! Incrível a sensibilidade e facilidade que você tem isso.. Parabéns!
    É uma honra ser citado aqui. Muito obrigado!
    Abraço e SRN!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  5. "Incrível a sensibilidade e facilidade que você tem pra* isso.." rs

    E aquela parada a gente resolve em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nosso amigo Jeff sabe muito bem valorizar as melhores coisas que a vida nos proporciona. Uns competem, uns desdenham e outros segregam, enquanto isso, Jeff através do seu blog não perde uma oportunidade de transformar o TODO em um.

    Essa é a essência, por isso tenho enorme orgulho, ser amigo desse cara.

    Que viagem fantástica Jeff. Você tem no MAGIA RUBRO NEGRA um "milhão" de amigos e uma legião de seguidores, acredito nisso.

    Abs - SRN

    Fábio Justino
    @fabiojusttino

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Justino! A Nação é uma só e o Jeff consegue retratar exatamente essa grandeza. Muito bom estar presente aqui, meu querido. Muito bom estar ao lado de gente que eu leio todos os dias e que encontro no estádio pra ver o nosso Mengão.

    Espero fazer parte de muitas outras retrospectivas.

    Grande abraço, meu irmão!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!