sábado, 18 de junho de 2011

A CRISE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!



"PAPO SINTOMÁTICO. Desabafo um jogador de um grande clube carioca:
— Ninguém gosta de técnico que dá bronca o tempo todo. Ninguém corre por ele. É o que está acontecendo aqui. Atualmente, corremos por nós mesmos. E, claro, o ambiente não é bom. Deve ser por isso que ele (o treinador) não tem durado mais que um ano nos últimos clubes por onde andou..." (Renato Maurício Prado, O Globo, 17/06/11)

"LIMITE: A paciência de Luxemburgo com Ronaldinho está chegando ao fim. E vice-versa!" (Coluna Panorama Esportivo, O Globo, 18/06/11)

Foto:
autoria desconhecida
Já estamos acostumados! Não existe clássico sem crise no Flamengo. Antes de enfrentar o Botafogo amanhã, fomos inundados com notícias sobre problemas e sempre envolvendo o nome do Vanderlei Luxemburgo. Ora é com o Michel Levy, vice-presidente de finanças e figura forte na Administração Patrícia Amorim, que ele supostamente não se entenderia mais; ora são jogadores também supostamente reclamando do relacionamento com ele. Até uma notícia com o Love atribuindo-lhe a culpa pelo fato de não retornar ao seu time de coração foi publicada. Sem contar as que falam das noitadas do Ronaldinho, como a que foi divulgada, neste sábado, no Jornal Extra.

Não estou aqui para denunciar complôs da imprensa. Não é por aí. De fato, não gosto do que o Lúcio Castro (ESPN) chama de jornalismo manja! Mas, todos sabem que, para se praticar atividades físicas, cuidados com o corpo são necessários. Eu estranho quando um mesmo grupo econômico traz uma série de reportagens sobre problemas em uma determinada organização. Aconteceu conosco em 2010. Está ocorrendo novamente.

Também não pretendo separar os santos dos demônios. Mesmo porque não parece haver culpados e inocentes na história. Mas, sim muitos interesses particulares em conflito com os objetivos da organização. Um filme que já cansamos de assistir no clube. Luxemburgo tem muitos poderes e isto gera ciúmes. Mas, não tem tanto como gostam de alardear por aí. Porém, serve de escudo para a Patrícia. Era isto que ela pretendia com Zico e é o que ela faz agora com o nosso treinador.  Ao contrário do Galo, Luxa é extremamente vaidoso, apegado a cargos, não irá sair por conta de calúnias e até vibra com os poderes que lhe são atribuídos. É adepto do famoso: "falem mal, mas falem de mim".

Jogadores também muitas vezes servem de fontes para jornalistas e de escada para jogos políticos. Luxemburgo não é uma marionete como um Rogério Lourenço ou um Silas e também não parece ser um cara fácil de lidar. Precisamos de um treinador forte (que não é sinônimo de rígido e nem de conservador) para evitar que a bagunça volte a imperar no clube, se é que me entendem. Liderança não é o mesmo que linha dura. Joel Santana está aí para provar. Porém, particularmente, prefiro o futebol ofensivo ao praticado pelos times do Papai Joel.

A questão é que se o Flamengo ganhar o Brasileiro, com alguns reforços, poderemos voltar a conquistar o mundo e, coincidentemente, em um ano eleitoral. Estamos assistindo, portanto, a mais uma briga pelo poder. Não se deixe levar. Filtre bem o que irá ler. Cuidado com o que é publicado. Enquanto a gente sofre pelo Flamengo, uns irão sorrir abrindo champagne. Já vimos este filme.

Se a crise atual e, principalmente, o problema de relacionamento com os jogadores são reais ou imaginários, saberemos pela atitude do time em campo neste domingo. Só lembro que o Flamengo é maior que qualquer um. Vamos ficar atentos e cobrar compromisso de todos com a nossa Supremacia!

Foto de @PontualGustavo no Flamengo x Corinthians

Flamengo x Botafogo - Culto deste domingo, com direito a sacrifícios de vira-latas sem cor. Eu estarei lá, exigindo garra!
#VamosFlamengo!
Rumo ao Hepta!

FLAmém!

PS: Texto também publicado no Magia Rubro-Negra

Um comentário:

  1. Ótimo Texto !! Vamos esperar que Ñ seja Crise no Fla ,só especulações de Alguns Jornalistas , e Domingo contra os Chorões Asistimos Mais um Bom Jogo do #Mengão e uma Boa Vitoria contra o nosso Freguês de Sempre #PraCimaDelesMengo ,, Flamém Abçss #SRN MS #VamosFlamengo!
    Rumo ao Hepta2011

    http://flanaveia100n.amsblogspot.com

    @manofla_69

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!