quarta-feira, 1 de junho de 2011

O EMPATE AMARGO DO FLA-BARÇA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

O Barcelona se caracteriza por ter jogadores extraoridinários, muito habilidosos, que se movimentam constantemente, trocam bastante passes, valorizando a posse da bola de forma objetiva, fazendo poucas faltas, mas sem esquecer da marcação, que é exercida por pressão já no campo de defesa do adversário. Trata-se de um esquema treinado desde as categorias de base, portanto para chegar ao nível atual, foi preciso bastante tempo e treinamento.

Claro que para fazer omeletes é preciso contar com bons ovos. Não seria possível ser o que é, sem Iniesta, Xavi, Messi e companhia. Por outro lado, também, não bastam bons jogadores. Quantos ótimos times o Real Madri, para ficar na Espanha, já montou no papel que não se concretizaram?

O time que vi jogar de forma mais parecida com o que faz hoje o Barcelona foi o Flamengo do início da década de 80: nossa geração de ouro. Claro que é preciso guardar as devidas proporções por se tratar de épocas completamente distintas. Mas, talvez a grande diferença esteja no preparo físico dos dias atuais, que permite ao Barça ser ofensivo sem perder o poder de marcação.

Pois, Luxa, ainda quando era chamado de Wanderley, participou do início da formação daquele time, como reserva do Júnior e sempre declarou que era o tipo de futebol que o inspirava. Como técnico já foi campeão montando ótimos times (obviamente inferiores ao Flamengo de 80). Porém, há muito tempo, ele parecia já um ex-treinador em atividade, que tinha deixado essa fórmula (ou seria essa motivação?) em algum lugar do passado.

Neste ano, ele já declarou algumas vezes que estava montando o Flamengo tendo como inspiração o Barcelona. Foi naturalmente motivo de chacota. Uma equipe formada por Fernando, Jean, Welinton, Egídio (que esteve muito bem nos últimos jogos), Deivid, Wanderley, Alvim, etc poderia ser tudo, menos o Barcelona.

No entanto, há alguns jogos, mais precisamente desde que Renato foi recuado, algumas características estão me chamando a atenção. O time vem tendo muito mais posse de bola do que os adversários, os nossos 3 meias se revezam frequentemente de posição e, principalmente, podemos assistir a um futebol bem agradável. Neste Brasileiro, por exemplo, possuímos o melhor ataque, estamos liderando no quesito finalizações e fizemos poucas faltas.

No estadual, reclamávamos que o time vencia, mas não convencia. Agora, o time está convencendo, mas não está vencendo. Colocando mais um volante (que obviamente não seria o Fernando), o time poderá voltar ao futebol do estadual. Com isto, o Botti fatalmente seria barrado (ou ficaríamos de novo sem centro-avante). Correríamos menos riscos. O que acham? São favoráveis?

Eu prefiro perder pontos bobos como domingo (abaixo falo mais detalhadamente sobre o jogo), com objetivo de tentar o equilíbrio entre bom futebol e bons resultados. Com a chegada de alguns reforços, acredito que  estamos muito perto de montar um time que faça história. Não falo do Barcelona ou do Flamengo de Zico. Mas, um time que, no futuro, teremos orgulho de dizer que assistimos sua formação, seus jogos e suas conquistas.

Que FLAssim seja,

* * * * * * * * * * * * * * * * *



O Empate Amargo
Como já falei na edição especial de aniversário deste blog , estou sem tempo para escrever tantos artigos como vinha escrevendo. Assim, acabo fazendo vários #posts em um só. Aproveito para falar mais detalhadamente sobre o jogo em que empatamos com o Bahia por 3 x 3 e todos saímos com aquele gosto de guarda-chuva na boca. Sentimos o empate como se uma derrota fosse.

Fiz questão de comentar, acima, a evolução que vejo no time, após um empate onde tivemos uma série de vacilos para demonstrar que estamos realmente em busca de um equilíbrio.

Bem, os problemas do Flamengo começaram durante a semana na agressão do Williams ao Negueba. A explicação da comissão técnica para escalar o afastado Williams não foi, para mim, convincente. Mas, o pior seria deixá-lo de fora, curtindo uma folga. Já pensaram termos que aturar o Fernando durante os 90 minutos? Fatalmente nosso punido príncipe seria endeusado e a impunidade voltaria a reinar na Gávea (ou no Ninho do Urubu).

Como sempre insiste o meu companheiro de bancada no #urubucast, o @ZecaUrubuRei, um time não é escalado para um jogo com 11 jogadores, mas sim com 18. O banco é parte da esalação! Pois, Vanderlei errou ao escolher os reservas. Galhardo pediu para sair. Jean era o único disponível! Depois, quando Williams também pediu para sair, quem era o único que poderia entrar sem abrir demais o time? Ele mesmo: o Fernando. O resultado todos sabemos. Não se coloca Jean, Fernando e Welinton ao mesmo tempo no time. A bola pune! Todos sabíamos e, antes do gol de empate deles, eu mesmo tuitava que Luxemburgo estava querendo testar nossos corações com suas substituições. Não poderia dar certo Não deu! O Banco deveria ter sido melhor planejado.

Obviamente com o recuo do Renato, o time ficou mais exposto. Mas, tomamos gols que não podemos tomar. Além do vacilo na zaga no primeiro e do erro do Fernando no terceiro, foi inacreditável como aconteceu o segundo gol dos baianos. Para começar, Ronaldinho não pode querer bater todas as nossas faltas. Era uma falta de longa distância. Muito mais adequada para o nosso Canhoto Atômico, o citado Renato. Pois, o Gaúcho acertou a barreira e no contra-ataque ficamos com inferioridade numérica. Erro de pelada. Imperdoável, mas que se resolve com treino.

Outro problema foi o preparo físico. Dois jogadores pediram para sair e o time, como um todo, teve visivelmente grande desgaste no jogo. Pode ser exceção por termos tido que buscar o resultado duas vezes, mas convém ficarmos de olho neste quesito.

O fato é que adversários como Ceará e Bahia aproveitaram muito bem os nossos erros. Ou seja, a sorte que nos sobrou em alguns jogos do estadual, parece ter dado um tempo. Mas, daqui a pouco ela voltará. Não costuma se afastar muito. Somos FLAbençoados!

Acredito que estamos em franca evolução. Erros e problemas são parte do processo e podem ser resolvidos com treinamento. Em breve, também deveremos ter um time mais reforçado e, se não perdemos vários jogadores na janela, creio que no final do ano estaremos comemorando mais um título brasileiro.

FLAmém!

PS: Estou mudando o lay-out do blog. Gostaria de ouvir suas críticas e suas sugestões. Sua opinião é importantíssima. Desde já, FLAgradeço!

4 comentários:

  1. Grande reverendo!
    Quero lembrar-lhe que além de tudo que vc me citou, ainda no ano passado em meus tópicos na Coluna do Zeca Urubu eu insistia que o Renato era e sempre foi segundo volante, eis que "magicamente" o Luxa acha a melhor posição do Renato ao colocá-lo exatamente como eu sempre exigi, como o segundo volante!
    Sobre o jogo, um pequeno adendo: no 1º gol Souza faz falta em David Braz ao segurá-lo (é uma falta que quase juiz nenhum dá dentro da área, mas não deixa de ser falta), e no 2º gol o Ronaldinho não mandou a bola na barreira e sim tentou uma jogada muito mal ensaiada com o Renato, que não conseguiu dominar a bola de peita, o que acabou armando o contra-ataque.

    Ótimo texto como sempre,

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Grande Jeff!
    Ótimos textos. Este equilíbrío 'desempenho x resultados' vai sempre tender ao oposto do que estiver acontecendo no momento. No carioca reclamavam que não convencia. Na CB e no jogo contra o Bahia, reclamam que não venceu. O grande barato dos analistas instantâneos de internet é ser do contra porque ser mau-humorado é tendência. =/
    Bom, assisti Barça x ManU pelo Esporte Interativo, com comentários de Zico Rei. Mesmo durante a transmissão eles já faziam comparações entre o Barça de hoje e Fla/81. Mas gostei mesmo de um comentário: de lá pra cá, brasileiros passaram a jogar como europeus (muito chuveirinho por conta da altura dos jogadores e pouca posse de bola) e os europeus, encantados com o nosso futebol, passaram a jogar como os brasileiros.
    Obviamente, eles foram muito mais felizes na escolha do que nós.
    Grande abraço!
    @tudoemsimas

    ResponderExcluir
  3. Caro Jeff,

    Discordo quando diz:

    “O time que vi jogar de forma mais parecida com o que faz hoje o Barcelona foi o Flamengo do início da década de 80: nossa geração de ouro. Claro que é preciso guardar as devidas proporções por se tratar de épocas completamente distintas. Mas, talvez a grande diferença esteja no preparo físico dos dias atuais, que permite ao Barça ser ofensivo sem perder o poder de marcação.”

    Mesmo em épocas distintas o inverso de sua comparação seria o verdadeiro. Ainda não vi time ou seleção (fora a de 82) com tantos craques juntos. Com exceção de Marinho Tita e Nunes, os demais eram cracaços de bola, o que não acontece nem com o Barcelona de hoje, com o Ajax dos anos 70, etc. Lembre-se que mesmo sendo um bonde o Nunes fazia o que dele exigíamos, gols e mais gols. Alguns até como se craque também fosse como o que nos deu o 1º de nossos seis Brasileiros.

    Quanto ao jogo, fiquei com vergonha de sair de casa. Como podem dois jogadores, por pior que sejam, entrarem com “SANGUE” NOVO fazerem uma palhaçada daquela. A falta, foi o Renato que passou (com o peito) sem força para o Botinelli, acontece agora ficar tocando bola na nossa intermediária para passar o tempo é erro primário (esse sim de pelada). E conseguir perder a bola com um jogador a mais? Isso é uma vergonha. O cara tem que ser banido não só do Flamengo, mas do futebol. Lembro que dois de nossos gols foram resultados de duas não matadas de bola do Wanderley e do Thiago Neves. Sorte por sorte ...

    A agressão do Willians, já comentei no seu último post e nem o acontecido domingo faz mudar o que escrevi.

    Com relação aos demais temas do post, concordo plenamente.

    Gostei da proposta de tornar o blog mais leve; agora está mais suave, o preto apesar de excelentemente bem combinado com o vermelho (em qualquer situação) estava pesado. Apenas achei o marrom claro (ou será um vermelho clarinho, para não dizer rosa) com branco meio pão com rosca, uma expressão que minha sogra usava para designar algo como bonzinho; e não lembra em nada o Mais Querido. Tente uma variação de cinza e detalhes em vermelho e preto. Falando de sites em geral, eu particularmente não gosto de muita informação na tela, fica muito poluído. Sei que há o lado comercial da coisa (muito importante por sinal), mas entendo que quanto mais “limpa” a área mais agradável fica. Desculpe se exagerei.

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo novo Blog !!
    caro jeff Ficou Show Mas qto o post resumiu Tudo que Vimos nos Jogos Do Mengão Ainda falta Melhorar a Zaga ,e 2 pontos perdidos contra o Bahia foi uma falha que Jamais , poderia acontecer a Vitoria esta nas maos , mas afinal Futebol tem essas Falhas , Vamos contra os Gambas Vencer e Ter Uma Bela Despedida de Um Idolo da maior Nação Pet , com um Golaçoooo de Craque que ele É ,, Abçss #SRN
    @manofla_69

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!