terça-feira, 15 de novembro de 2011

HÁ 116 ANOS...

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!



O ano era 1895! A República ainda engatinhava. O Rio de Janeiro era o centro urbano de maior referência do país e o carioca já vivia dentro do seu espírito esportivo de contato com a natureza e ditando as tendências, as modas e os costumes da época.

A população se reunia nas praias, principalmente as da Baía de Guanabara, para assistir as grandes regatas, uma vez que o remo era o esporte mais popular da ocasião. Este era o grande programa de domingo.

Nas mesas do Lamas, no Largo do Machado, um grupo de 6 jovens (José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport), após diversas doses bebidas em cálices sagrados, decide o que fazer para atrair a mulherada. Iriam fundar um clube de regatas, afinal estavam cansados de ver as garotas suspirando pelos remadores que passavam na vizinha Botafogo. O clube já nascia sob o signo das conquistas!

Juntaram suas respectivas economias e compraram o seu primeiro barco. Pagaram 400 mil réis em uma baleeira de cinco remos parada em uma casa de praia no bairro do Flamengo. Uma pechincha assim acharam! Foi, então, lançada ao mar a embarcação que chamaram de Pherusa. O objetivo seria cruzar do Caju até o Flamengo. No entanto, não esperavam por uma tempestade. O céu escureceu, o tempo fechou e o vento forte provocou o naufrágio da embarcação. Agarrados ao casco alguns foram resgatados por uma lancha! Porém, onde estaria Joaquim Bahia? Ele havia resolvido se afastar a nado para buscar ajuda. Conseguiu alcançar a ilha  de Bom Jesus, que hoje está incorporada à ilha do Fundão. Na manhã seguinte seu feito era notícia na imprensa. Nem mesmo havia sido oficialmente fundado, o clube já tinha seu primeiro herói.

Outra vaquinha foi feita e a embarcação consertada. Pouco antes de poderem colocá-la novamente na água, algum larápio invejoso, travestido de arco-íris, a roubou! Mas, ali ninguém desistiria. A superação faria parte do DNA do clube que seria fundado.

Mais uma vez, as economias foram recolhidas e novo barco foi comprado. Em 17 de novembro, já contando com a adesão de vários outros moradores da região, resolvem fundar oficialmente o clube de regatas, que receberia o nome do bairro.  Fundava-se ali o Flamengo!

Mas, a intuição dos fundadores dizia que estavam criando algo grande e poderoso. Logo, resolvem datar a fundação para o mesmo dia da Proclamação da República. O clube merecia um aniversário que fosse feriado nacional!
15 de novembro de 1895 - data oficial da criação do Clube de Regatas do Flamengo!
O clube utilizava em suas competições um uniforme azul e ouro, importado da Inglaterra. Porém, o tecido desbotava com frequência por causa do sol tropical e em contato com água do mar. Assim, ao procurarem outras cores, acharam a mais ousada das combinações. E o Flamengo se tornaria definitivamente rubro-negro um ano após sua fundação. Curiosamente, as primeiras competições foram um fracasso e a primeira vitória em uma competição já veio com o brilho do novo uniforme.


No clube, passou-se também a jogar futebol. Mas, de forma quase clandestina, já que o esporte era mal-visto por vários praticantes do remo. O primeiro amistoso é jogado em 25 de outubro de 1903, mas sem usar as cores oficiais do clube. Até que um remador do clube, Alberto Borgeth, que também praticava futebol no Fluminense se desentendeu com dirigentes das Laranjeiras e liderou um movimento de saída de vários jogadores. Eles fundaram o futebol do Flamengo em 24 de dezembro de 1911 e o clube passou a disputar oficialmente jogos a partir de 1912. Da frescura veio a determinação!
Ano que vem estaremos comemorando o centenário de futebol do Flamengo.

Como podemos observar, o Flamengo foi fundado para conquistar e, desde o início, teve provas de que para se alcançar a felicidade é preciso apresentar esforço e poder de superação. Nada vem fácil para o Flamengo, o que faz tudo, no final, ser muito mais gratificante.

Feliz aniversário, Flamengo!
116 anos de glórias e heroismo!


FLAmém!

PS: Texto especial para a edição de aniversário do clube do Magia Rubro-Negra!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!