quarta-feira, 29 de maio de 2013

O TRI FAZ TRINTA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


29 de maio de 1983, há exatos 30 anos, o Flamengo conquistava o tricampeonato brasileiro. Era o  segundo título seguido, uma vez que tínhamos vencido em 82 também. Assim, o Flamengo se tornou o terceiro clube brasileiro a conquistar um bicampeonato (Palmeiras e Inter foram os outros, desconsiderando o do Santos, por não ser considerado brasileiro à época) e segundo a chegar aos três títulos nacionais (o outro foi o Inter, só considerando como brasileiro os campeonatos após 1971).



O Campeonato
O campeonato brasileiro de 1983, chamado de Taça de Ouro, foi dividido em 3 fases, além da final e de uma repescagem após a primeira fase.

Primeira Fase:
40 clubes organizados em oito grupos com cinco clubes em cada. Jogando em turno e returno, classificando-se os três primeiros colocados de cada grupo, com o quarto indo disputar uma repescagem. Ou seja, apenas um eliminado por grupo, nesta fase. 24 equipes já se classificariam direto para segunda fase.
O Flamengo, campeão do ano anterior, estava no grupo A, junto com Santos, Payssandu, Moto Clube e Rio Negro. Aliás, o peixe participou da competição como convidado, já que não se classificou pelos critérios técnicos, uma vez que foi o 9º colocado no paulista de 82. Veja nossa participação na fase, onde terminamos em segundo no grupo, por causa de um empate em casa diante do Moto Clube. 
Repescagem:
Os clubes que ficaram na quarta colocação de cada grupo da primeira fase são dispostos em quatro pares, enfrentando-se em jogo único;. Os 4 vencedores que se classificaram para a segunda fase foram: Botafogo, Campo Grande, Sport e Goiás.

Segunda Fase: 
Os 24 clubes classificados na primeira fase, mais os 4 classificados na repescagem, mais os 4 primeiros colocados da primeira fase da Taça de Prata (Guarani, Botafogo-SP, Americano e Uberaba), totalizando 32 clubes, são divididos em oito grupos de quatro clubes, com 2 de cada grupo se classificando para a próxima fase.
O Flamengo, segundo colocado do grupo A, caiu no grupo M, junto com Palmeiras (primeiro do grupo E), Tiradentes-PI (3º do grupo D) e Americano (Taça de Prata). Veja a classificação final e os resultados.

Terceira Fase: 
Os 16 clubes são divididos em 4 grupos, 4 clubes em cada. Jogam em turno único dentro de cada grupo, classificando-se dois por grupo para a fase final.
O Flamengo disputou o grupo T junto com Corinthians, Goiás e Guarani. Veja a classificação final e os resultados.

Fase Final 
Disputada por 8 clubes divididos em grupos (com quartas-de-final, semifinais e final) e sistema eliminatório, com jogos em ida-e-volta. 
Antes da finalíssima, o Flamengo eliminou os vices e o Atlético-PR.


A Decisão
Flamengo e Santos (que entrou no campeonato pela janela, como convidado) se enfrentaram na finalíssima. A primeira partida seria em São Paulo e a grande final no Rio. Na primeira partida, disputada no Morumbi, vitória santista por 2 x 1 (gols de Pita e Serginho Chulapa, com Baltazar descontando para a gente), diante de mais de 100 mil pessoas.


A Grande Final
Diante de 155.253 pessoas, o Flamengo precisava da vitória para chegar ao terceiro título nacional. Liderada por Zico, a equipe rubro-negra abriu o placar, com ele mesmo, antes do cronômetro marcar um minuto. Leandro fez 2 a 0 aos 39 da primeira etapa e o estádio entrou em êxtase. Festa total nas arquibancadas, que durou todo segundo-tempo.

Mas, o Flamengo ainda marcaria o terceiro, com Adílio. Quase no minuto final, Robertinho levou a bola para o fundo do campo, Zico confundiu a marcação, puxando dois zagueiros para a primeira trave e Adílio, inspiradíssimo naquela partida, foi premiado marcando de peixinho.


O Time
O Flamengo diputou a partida final com Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Élder, Adílio e Zico; Baltazar (Ademar) e Júlio César (Robertinho). O técnico foi o Carlos Alberto Torres (que entrou durante a competição substituindo Paulo César Carpegiani.

A curiosidade é que o Flamengo iniciou e terminou o campeonato com uma vitória sobre o Santos.


A Despedida
O título também marcou um momento de muita tristeza para a nossa torcida e para este escriba em especial. Em pela adolescência, não entendia o que estava acontecendo. Zico jogou a partida final já vendido para a Udinese da Itália. O jogo portanto marcou sua despedida.

Fiquem com os gols do Tri, com narração de narração de Jorge Cury e Waldir Amaral.



 FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!