quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O DIAGNÓSTICO E O MEDICAMENTO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Alguns achavam que se tratava de bipolaridade. Outros, simplesmente, que seria caso de pura falta de "vergonha na cara", mas o fato é que os sintomas já começavam a incomodar quando chamaram o Dr. Alex Croce*, psicanalista renomado e especialista em análises comportamentais e distúrbios da mente. O diagnóstico veio como sendo típico caso de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA).

O transtorno em questão se caracteriza por uma dificuldade de concentração, de manter a atenção e esforço por um período prolongado, fazendo com que quem sofre deste distúrbio se desligue da tarefa que está sendo executada, tendo grandes dificuldades de concluir projetos, além de cometer erros por distrações e de se envolver constantemente em conflitos e confusões.

Foi deste modo que Dr. Croce, sabiamente, caracterizou o time do Flamengo. A alternância de  atuações primorosas como tivera contra o Santos com desempenho inaceitáveis como nas derrotas para times muito mais frágeis não era questão de bipolaridade, como a imprensa leiga vinha denominando. A causa seria a dificuldade de concentração no jogo, de se "focar" (como adoram falar os treinadores) em uma partida que julgam desinteressante. O DDA também seria o responsável pelas inúmeras crises internas que aparecem nos noticiários. Descuidos da defesa e gols inacreditavelmente perdidos? Simples, o motivo seria o DDA! Com tal síndrome, o Projeto do Profexô estaria com seu sucesso comprometido.

Na falta de uma liderança em campo que faça com que o time se concentre nas suas obrigações, o remédio teria que vir de fora, mas precisamente das arquibancadas. A torcida não deixaria ninguém dormir em campo. E FLAssim foi feito....

No primeiro teste do tratamento recomendado pelo doutor, a galera compareceu, mas começou o jogo meio morna. Talvez, desconfiada de que a solução não fosse realmente tão simples assim (porém brilhante, pois a sabedoria está na simplicidade). Talvez assustada pela ausência do goleiro Felipe. O que teria acontecido? O fato é que em campo tínhamos um time igualmente morno, comprovando que a equipe é um reflexo do comportamento do verdadeiro Flamengo, que é a Nação rubro-negra!


Foi preciso que o adversário marcasse um gol e mandasse duas bolas no travessão, na última delas num pênalti, para a torcida acordar. O resultado foi imediato: enfim tínhamos um time aceso em campo. O restante foi mera consequência e o resultado de 5 x 1 aplicado nas Marias Mineiras ficou até barato!

A tese de que o Flamengo somos nós mais uma vez foi demonstrada. Se o Manto é Sagrado é a nossa fé que o alimenta! O Flamengo só é Flamengo quando a torcida comparece e comanda o time. O ano rubro-negro de 2011 poderá se transformar numa repetição de 2008 ou 2009. E o bom é que você é quem fará a escolha! É a sua participação como torcedor que escreverá o final desta história.


O Flamengo conta comigo, contigo, com toda Nação! Você está dentro? Vamos ajudar a mantê-lo concentrado no título?

Esta é a magia de ser rubro-negro!

FLAmém!

* Dr. Croce é uma homenagem ao Renato Croce, também conhecido como Alexi Lalas, administrador do blog Torcida Flamanolos e responsável pela iniciativa de reunir vários outros blogueiros rubro-negros (como este que lhes escreve) para, numa missão conjunta, convocar a torcida para apoiar o time nesta reta final do Brasileiro. No movimento que ficou conhecido como #UnidosPeloFlamengo.

Aproveito para solicitar que novos vídeos sejam postados no youtube e o respectivo link enviado para unidospeloflamengo@gmail.com A intenção é fazer um novo vídeo, convocando a torcida para o estádio ou declarando o amor incondicional ao Flamengo, a cada partida que disputaremos. Eu participei do primeiro e fui parar, até mesmo, no site oficial do clube. O que você está esperando para enviar o seu?


PS: Texto publicado no Magia rubro-negra

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!