quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM PAPO RUBRO-NEGRO EM ALTO-MAR NOS CONTA COMO TUDO PODE SER DIFERENTE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Já em alto-mar, dois marinheiros rubro-negros conversam sobre a situação do Flamengo no brasileirão:

- Era ou não era o que vinha te dizendo? Este nosso time não inspira confiança. E pensar que perdi parte de minha folga para acompanhar o jogo, ou melhor, a mais um vexame!
- Sabe que acho que no fundo você até torceu para isso. Só para dizer que estava certo. Afinal, é mais fácil um time não ser campeão do que ser. Mas, quer saber, pode continuar torcendo, pois, se voltarmos a jogar o que jogamos no primeiro-tempo contra o Grêmio, o hepta será nosso.
- Eu já não acreditava. Agora, então! Jogamos bem no primeiro-tempo porque o Luxa finalmente resolveu escalar direito, mas depois mexeu mal e entregamos mais um jogo. Lá se foi mais uma vitória com o time mareando.
- Concordo. Luxa errou ao não tirar o Renato que talvez tenha feito sua pior partida do ano. Mas, teve a ousadia de colocar o Thomaz de início. Pena que ele tenha corrido demais e se cansado. Além disto, os dois primeiros gols gremistas foram em momentos cruciais do jogo. De qualquer forma, a atuação do garoto Thomaz nos dá esperança de termos um time mais ousado na reta final.
- Primeiro, temos que torcer para que o Luxa mantenha o garoto no time. O cara que vai bem num jogo, às vezes, no seguinte, nem esquenta o banco. Vai entender... Além disto, como podemos ter qualquer esperança com nosso treinador errando na escalação ou na formação do banco ou nas substituições. A única coisa certa parece ser que o Profexô sempre erra! Nesse jogo, por exemplo, o Muralha tinha que ter entrado na vaga do Canelada e o Diego Maurício, por falta de opção, já que o Vander não estava nem no banco, no lugar do Thomaz. E não é só isto! Como ter esperanças com tanta prima-dona se achando mais importante do que o Flamengo. É muita vaidade. Há muito estrelismo no elenco.
- Aí é que está! A diretoria tem agido corretamente! Pela primeira vez, em muitos anos, vagabundo não está se criando no Flamengo. Muito diferente de 2009, por exemplo.
- Porém, em 2009, o time se uniu em torno de um objetivo. E deu certo, não? Futebol é assim mesmo. Os caras ganham muito e fazem o que querem. O clube acaba ficando nas mãos deles. 
-Este é o problema: não pode ser assim! Tem que haver disciplina e hierarquia. Não é o que aprendemos aqui? Em 2010 a coisa pegou por causa de 2009. Desta vez, além de sermos campeões, ainda conseguiremos transformar o Flamengo em um clube mais profissional, o que nos tornará mais respeitados ainda. É o caminho para sermos imbatíveis e pararmos de ficar nesta oscilação de vexames e conquistas heróicas.
- Você é um sonhador. Pena que tudo isto não passe de uma utopia. Infelizmente, neste ano, teremos sorte se ficarmos com a vaga na Libertadores.
- Você é que é muito pessimista. Parece até São Tomé: só quando vê que acredita! Se deu certo de forma zoneada em 2009, por que não daria agora? Temos um time até melhor. Aliás, naquela ocasião, na mesma 32ª rodada, perdemos para o Barueri. Não foi para o Grêmio, não! Foi para o Barueri. Lembro muito bem que, após aquela derrota, você jogou a toalha, baixou terra, abandonou o navio do hexa dizendo que nunca seríamos campeões por pontos corridos. Agora, fica aí citando 2009. O bom é que em 2012 estará dizendo que não acredita no octa e que bom mesmo era o time de 2011. rsrsrsrsrs
- Um raio não irá cair duas vezes no mesmo lugar. Não é todo dia que iremos vencer todos os jogos e os adversários perderem os deles. Além do mais, tínhamos um treinador humilde que respeitava as pessoas. Havia um ambiente favorável no grupo, apesar da bagunça, para a conquista do título.
- É o que veremos.... Mas, tenho certeza de que tudo isto é da boca para fora. Sei que você está torcendo para estar errado....

Neste momento, passa por eles, o Comandante Araújo, conhecido por sua sabedoria. Resolvem, então, perguntar a opinião de um terceiro, que responde fazendo uso de suas habituais analogias:
- Se o Flamengo fosse um navio, a torcida seria a tripulação. É ela quem "segura" o barco. Os dirigentes e os jogadores não passam de passageiros. Viajam por um tempo e depois vão embora. Quem fica permanentemente é a torcida. É ela quem sofre com as viagens traumáticas e, verdadeiramente, se orgulha das bem-sucedidas.

Após, uma pequena pausa para reflexão, continua
- Agora, vamos pensar em um navio de guerra. O que faz este navio chamado Flamengo ser tão temido nas batalhas? É ou não é a motivação dos marujos? A garra e a disposição com que enfrentam os problemas do dia-a-dia para seguir ajudando o navio a atingir o objetivo principal? Todos sabemos que não é um navio com uma infra-estrutura exemplar. Assim, quando a tripulação apenas deixa o barco navegar, a esquadra rubro-negra não passa de um navio comum. Mas, se independente da qualidade do navio, do tamanho do paiol, ela entra de corpo e alma nas batalhas, navegando determinada a vencer, o oponente sente o clima de longe e já entra na batalha derrotado. Portanto, em outras palavras....

- É a torcida que faz o Flamengo ser o Flamengo! - respondem os dois marujos de forma uníssona.

- Perfeito! Ou seja, a torcida é o espelho do time. Quando ela demonstra garra, superando os obstáculos e comparecendo para apoiar o tempo todo, o time é candidato natural a qualquer título. Mas, se ela some do estádio, demonstra apatia, o time também não corresponde em campo! A torcida é que precisa acreditar. O desempenho do time nada mais é do que consequência disto! Muita coisa já passou. Pode até ser tarde demais. Porém, para o time fazer, ao menos, a parte dele e, no mínimo, garantir a vaga na Libertadores é fundamental o apoio da Nação comparecendo ao estádio.

Assim, convoco a todos para enchermos o Engenhão domingo. A diretoria fez o que parecia ser o mais difícil e baixou o preço dos ingressos. Então, pessoal, acabou a desculpa! Sem a torcida, até a vaga na Libertadores está ameaçada. Porém, com o apoio da Nação, todo sonho é possível!

Mesmo que você não acredite no time, tenho certeza de que confia na nossa torcida. Compareça, fazendo a sua parte! Eu farei a minha!

*****************


Pois é... Desde que o Engenhão passou a ser a nossa casa, muitos deixaram de ir. Seja pela distância, pelo preço ou por puro preconceito, o fato é que nossa torcida não tem comparecido como nos jogos do Maracanã. O time não é desculpa. Quantas vezes, já carregamos times muito inferiores. Não dá para reclamar de apatia do time, se a própria torcida se demonstra indiferente.

E como não podemos ficar sem a nossa torcida, um grupo de rubro-negros (do qual este blog faz parte) criou um movimento para resgatar o torcedor rubro-negro e abraçar o Engenhão!

Você que mora longe, deixaria de ir apenas porque fica "distante"? Deixaria de ir ver o Mengo apenas porque é um estádio ruim pra torcer? Deixaria de ir apenas porque não é o Maraca? Claro que não,

E você que mora na Cidade Maravilhosa ou nos arredores, vai ficar de fora desta? Ou irá ter o orgulho de dizer aos filhos e netos que ajudou a carregar mais um time no colo, que ajudou a fazer a diferença.

Como participar?
Envie um vídeo com o seu recado! Mostre sua paixão, seu desejo de ajudar o Mengo da arquibancada!

 Como fazer?
- grave um vídeo de mais ou menos 15 segundos;
- esteja vestindo o Manto;
- publique no youtube;
- envie o link pra unidospeloflamengo@gmail.com

Escolha uma frase de apoio e envie hoje (quarta-feira - 02/11). O tempo está acabando! Corra!

Pronto! Ao enviar o link (vamos divulgar antes o jogo contra o Cruzeiro dia 6), envie junto o seu nome e o lugar onde mora.

"Lotar o Engenhão é um dever nosso! É obrigação termos a melhor média de público!
Dizer que ama o Flamengo por aí é muito bonitinho... Falta atitude!
Participe deste movimento pra resgatar a Nação que faz a diferença!
Mostre o quanto o carioca é privilegiado por ter a oportunidade de acompanhar o MENGO de perto!"

Saudações Rubro-Negras e contamos com você!

Espalhe essa ideia!

FLAmém!

PS: Texto postado no Magia Rubro-Negra!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!