quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UM LOCAL MÁGICO PARA SE FALAR DE FLAMENGO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Sem vontade de ficar fornecendo page-views à indústria do F5, irritado com os recentes acontecimentos no Flamengo, indignado com os desmandos e confusões da diretoria, inconformado com jogadores que não possuem orgulho de vestir o manto e torcendo para que eles fiquem bem longe do clube, resolvi me afastar um pouco e curtir uma espécie de retiro espiritual rubro-negro. Pois, foi sentado à beira do lago, brindando em meu cálice sagrado, que fui surpreendido pela presença de um gênio saindo de minha caneca.
  
 
Após o susto, preparei-me para os tradicionais 3 pedidos. Queria um atacante, um zagueiro e o título mundial. Ou seria melhor pedir um jogador e os salários em dia, além é claro do bi-mundial? Porém, tratava-se de um gênio diferente. Cortou-me logo o barato dos desejos. Pronto!
"Quando a fase não é boa...." - pensei

Ele disse que estava lá para recuperar minha alma, minha fé. Queria mostrar a importância do SER em detrimento do TER. Após o espanto inicial, concordei que era exatamente isto o que eu buscava. Assim, a criatura estalou seus dedos mágicos e nos levou para um escritório. Era um ambiente agradável, parecido com uma redação de jornal, mas com um jeito informal, lembrando uma casa, um bar, uma sala de estar. Típico local onde trabalho e diversão conviviam em perfeita harmonia. Adorei de cara! A energia era super positiva.
  
Apresentando-me ao grupo de magos que lá se encontrava, o gênio chamou o mais experiente, aquele com mais tempo de emoções flamengas e pediu para que ele falasse sobre o Flamengo. ALÊ, como era carinhosamente chamado pelos outros, com sua voz determinada e calma e seu reconhecido talento com as palavras, foi logo dizendo:

- O Flamengo tem o perfil de luta que as adversidades exigem, não se curva diante das dificuldades, buscando na alma e no suor dos jogadores a sintonia com a paixão e o clamor de sua Imensa Nação. Na linguagem popular, quando não dá na bola, ganhamos na raça, como no tempo do Valido, do Almir, do Doval, do Rondinelli e do Nunes, todos impulsionados pela energia da Magnética. O Flamengo não é um time de guerreiros, um modismo, alguns momentos, algumas fotos de lembrança. O Flamengo é uma sequência de batalhas vencidas, uma história de vitórias, uma superação permanente, um filme antológico. O Flamengo não é uma partida desafiadora, uma competição isolada, uma página ou duas. O Flamengo é uma sucessão de desafios, uma hegemonia de títulos, vários capítulos de um livro sobre êxitos e glória. Não precisamos de um motivo, de uma razão maior para mostrarmos as garras do nosso instinto vencedor. Somos o motivo!
 
Não era à toa que ele era reconhecido por sua sapiência. Enquanto eu ainda pensava na perfeição do que acabara de escutar, exclamei que aquilo tudo parecia magia! Foi a deixa para os dizeres de um mago oriental, o CHINA:

- Magia está ligada a encanto, feitiço e fascínio. Tudo o que envolve o nosso universo rubro-negro! Nossa camisa é mística. Somos o pesadelo dos matemáticos. Só queremos que o nosso time seja valente, honre a camisa, faça jus ao amor incondicional que nutrimos pela entidade e que sempre jogue com o coração e com muita raça. O Flamengo é a nossa religião.
  
E, sucessivamente, os demais foram falando, aproveitando a deixa um do outro:
 
- Fé mesmo eu tenho no Flamengo. Falem o que quiser. Digam o que bem entenderem: O Flamengo move montanhas. É uma força da natureza e, sem dúvida alguma, "venta, chove, troveja e relampeja". Se a partida parecer perdida... se os narradores, especialistas e secadores de plantão não acreditarem em uma virada... Eu e uma nação teremos na mística camisa rubro-negra, como dito pelo China, a proteção necessária. O manto sagrado nosso de cada dia nos dai hoje e sempre. Nossas vitórias já estavam escritas antes da criação do mundo. Coisas dos desígnios de Deus, que é Rubro-Negro. Com toda certeza! -
declamou VIVI, a poeta, com seu jeito alegre, dedicado, moleque e doce de ser e que sempre dá a impressão de levar realmente o Flamengo na alma.

- Vamos buscar energia onde parece não existir, fé onde a descrença impera e alegria onde o pranto insiste habitar. Quando os corajosos acreditam, o que era impossível torna-se real. Ainda bem que José Agostinho Pereira da Cunha, Nestor de Barros, Mário Spínola e Augusto da Silveira Lopes não desistiram após o naufrágio. Já imaginou o desgosto profundo, se faltasse o FLAMENGO no mundo? - falou JUSTINO, o rei-mago, em tom camarada, nos presenteando com aquele seu jeito amigo e absurdamente flamengo de ser.

- E o universo conspira a favor daquele que não precisa pedir que tenha paixão pelo time....o amor é Flamenguista. Faz parte da essência de todo rubro-negro este apoio incondicional. Até aquele membro da nação que reclama que chora que critica possui no coração latente a certeza de ser campeão! Meu amor é rubro-negro e sem ele eu não vivo, eu não respiro e não sou nada!  - disse MARCELLINHA, com seu jeito forte e suave ao mesmo tempo. O detalhe é que falava sem interromper o que estava fazendo, pois esta guerreira parece poder cuidar de tudo e de todos simultaneamente.

- O Flamengo nasceu com essa alma. O Flamengo nasceu para brilhar, para ser zombador, para desprezar com desdém os fatores contra e ainda sair cantando, soberano e doutrinador, as suas inúmeras vitórias a 4 cantos do Planeta! Nós, rubro-negros, nascemos acostumados a vencer os prognósticos contrários, a ensinar que se deve ter medo de uma simples camisa hasteada no arco, que você pode contar e recontar achando que estamos de igual pra igual, mas não, não com o Flamengo, porque aqui jogamos com 12... - nos brindou LIVINHO em sua confiança na imensa torcida do Flamengo, cheio de paixão rubro-negra.

Na mesma linha prosseguiu LEOMAGAMON, que parece viver o Flamengo, acompanhando-o sempre, sem perder detalhes e nos brindar com eles:
- Na nossa nação, eu sempre acredito. Somos os verdadeiros defensores do Manto Sagrado, e não adianta pedir que o mesmo ocorra em campo. Nossas lágrimas são verdadeiras, são sinceras, seja qual for a motivação. Eu acredito ...
... que podemos fazer a diferença.
... que podemos lotar qualquer estádio.
... que sem nós, o time se apequena.
... que o meu grito pode empolgar.
... que a minha reza pode colocar uma bola que fatalmente escaparia, pra dentro.
... que milhares de mãos postas a frente, tremulando, possam sim passar todas as boas energias.
... que o maior patrimônio do Clube de Regatas do Flamengo é, sempre foi, e sempre será a sua torcida!
O Flamengo, ao longo de seus 115 anos, conquistou o maior patrimônio que um clube pode possuir: a sua inigualável e invejável torcida. Essa conquista se deu por todas as suas glórias, de um passado recheado de títulos, de um presente glorioso e um futuro que será igualmente repleto de conquistas e triunfos. A força dessa torcida não se mede apenas em termos de números absolutos de torcedores, mas sim pela paixão que nós rubro-negros dedicamos ao nosso clube. Essa paixão não tem distância ou obstáculo algum que possa fazer diminuir ou arrefecer o nosso amor. - foi a vez de NIN dar o seu recado rubro-negro, enquanto trocava magicamente de pele, sobrepondo um manto sagrado ao outro, numa verdadeira e recheada coleção.

- Independente de jogadores, diretores, presidente ou o que aconteça nos campeonatos, estaremos sempre unidos pelo Flamengo, pela instituição que amamos. Nossa união é pelo clube que desperta amor em 40 milhões de brasileiros apaixonados, representando um grito daqueles que passam horas em filas para comprar ingresso e feita por quem canta embaixo de sol ou chuva apoiando seja quem estiver com o Manto Sagrado, por quem se desloca aonde for por ele, e, acima de tudo, por aqueles que não desistem nunca desse clube chamado Flamengo! - sentenciou KAROLL, a eclética!

- Amor verdadeiro é aquele que se ama sempre, nos momentos bons ou ruins. Aquele que se afasta, nunca amou e, por isso, sou Flamengo e jamais me afasto desse amor verdadeiro. Quando existe algum problema no cotidiano, então eu amo incondicionalmente. E nessas horas é que separamos os que amam de verdade, dos que dizem ser flamenguistas. Há quem compare nosso amor pelo Flamengo com uma droga, como um vício em que cometemos loucuras para acompanhá-lo, nos atordoamos com alguma derrota, sofremos com a sua ausência, temos euforia com as vitórias, e cada vez queremos mais e mais! - depôs NAYRA, a polivalente, que por causa de seu compromisso com o Flamengo, parece ser onipresente. Dizem que para acompanhá-la é preciso ter muiiiiiiito fôlego! Haja disposição!

- Eu tenho pena de quem não é Flamengo. Chega a dar dó dos minúsculos seres da arcoirizada que, de tão apequenados pela inveja, deixam de torcer pelos seus clubes para secar o Mais Querido. E eles não aprendem jamais. É capaz de nem saberem onde seus medíocres times se encontram na tabela. Porém, têm a ciência exata de que quem os empala está muito acima de suas carcaças. E o Mengão não tem pudor mesmo e segue atropelando todos os que aparecem em frente aos seus trilhos. Então, quem não teve a possibilidade de experimentar esse sentimento indescritível, essa emoção maravilhosa de ser Flamengo, perdoe-me. Porque fazer parte desta Nação é para muitos e não poucos. É privilégio de quem nunca renuncia a uma paixão e aceita que um título não é tudo, nem é um fim, apenas o recomeço. Pois a cada jogo, a cada obstáculo, o amor não se repete, apenas se renova para permanecer sempre original. Eu tenho pena de quem não é Flamengo... - tripudiou CAZÔ em seus roteiros que misturam poesia aos ensinamentos práticos que o Flamengo lhe proporcionou.

Depois de presenciar um time todo de magos, do 1 ao 11, abrir o coração rubro-negro para transmitir a emoção de ser Flamengo, minha fé renasceu. Esqueci o tempo presente e voltei a nutir esperanças. Há algo maior do que as trapalhadas do dia-a-dia, há uma força que mantém o Flamengo caminhando para o topo, sempre! E lembrei-me de que quanto mais confiante estamos, maiores são os tropeços causados por nosso próprio gigantismo. Porém, quando tudo parece caminhar para uma tragédia, o urubu, tal qual a fênix, ressurge, ainda mais forte, ainda maior e nos mostra a alegria de ser Flamengo. Esta é minha crença. Esta é a Magia de ser rubro-negro.


Quando parecia que tudo tinha terminado, eis que surge o décimo-segundo mago. Tal qual os três mosqueteiros que eram, na realidade, quatro, um time do flamengo terá sempre 12 participantes. Foi quando olhei para a parede e observei que o calendário retroagia a janeiro de 2011 e TITO inaugurava assim um espaço mágico, monotemático e apaixonante. Nascia ali o MAGIARUBRONEGRA.COM.BR:

- É com olhos marejando que eu abro este endereço hoje: http://www.magiarubronegra.com.br/. Não é uma sensação de trabalho feito. Ele está apenas começando. É a mais pura e bela certeza de participar de algo enorme e que tem qualidade imensurável por conta de cada pessoa dessa equipe de apaixonados Cidadãos rubro-negros. Tudo o que queremos é, cada vez mais, publicar melhores matérias, fotos, vídeos, crônicas, histórias, cartuns e o que de bom houver para nós, para vocês e para o Mengão, nossa razão de ser. Queremos a participação de vocês com seus comentários, opiniões, sugestões e críticas. Sempre! Galera do Magia, hoje é um dia de grande alegria. Gostaria que cada rubro-negro sentisse a mesma felicidade que eu estou sentindo neste momento, enquanto escrevo esta tentativa de texto de estreia do site. Gente, é pura Magia! A Magia de uma só Nação!

Agradeci ao gênio o fato de ter me proporcionado estes verdadeiros ensinamentos e a oportunidade de me juntar algum tempinho depois a essa galera maravilhosa, que se dedica de corpo e, principalmente, alma a transmitir dia após dia, o que representa ser Flamengo. E tudo tendo como objetivo você, caro leitor, querida leitora. Estamos aqui para curtir nosso amor rubro-negro. Junte-se a nós! Venha se emocionar, se revoltar, torcer e, principalmente, se divertir conosco. O Magia também é seu! Comente, divulgue nas redes sociais e nos mostre que está presente para que possamos comemorar juntos muitos e muitos anos deste site.

Unidos em nossa fé rubro-negra, somos imabatíveis!
 
FLAmém!

PS: O texto é uma homenagem ao aniversário de um espaço cibernético que tão bem me acolheu e do qual tenho o maior orgulho de fazer parte. Por nossas páginas passaram bem mais do que os 12 magos escolhidos, mas que, por eles, estão representados. A seleção de apenas 12 foi simbólica para representar tanto nossa torcida quanto o ano corrente.

PS2: O site com domínio próprio e layout atual entrou no ar em 16 de janeiro de 2011, porém o Magia Rubro-Negra foi criado bem antes - em 2007 por Fernando Holanda e Fábio Justino, ídolos de toda nossa equipe.

PS3: No aniversário do site foi ao ar um presente do Magia para você: uma matéria exclusiva, mostrando as obras do novo Centro de Treinamento do Flamengo - O Ninho do Urubu! Se você ainda não conferiu, curta aqui.

PS4: Escrito especialmente para o Magia Rubro-Negra

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!