sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O FLAMENGO PRECISA APRENDER A SE COMUNICAR

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Para quem não acompanhou o noticiário do Flamengo nesta semana, faço um pequeno check-list:

- Na quarta-feira, foi noticiado que o Alex Silva havia faltado à reapresentação. Logo depois, saiu uma notícia dando conta de que no dia seguinte, ou seja, naquela manhã, ele havia sido o primeiro a chegar, compensando a ausência do dia anterior para fazer mais cedo os exames médicos de rotina.

- Soubemos, também, que Welinton teria voltado gordo. Sem qualquer dado para sabermos quão gordo ele estaria. Se era algo que ele pudesse perder ou não na pré-temporada.

- Na quinta, uma informação de que o Ronaldinho não tinha treinado na manhã anterior por estar com... sono! Menos de duas horas depois de ter postado esta notícia, o GE.com trouxe uma matéria mostrando o mesmo jogador como sendo o mais disposto do treino de quinta e publicando junto uma foto deixando claro a disposição dele e, de quebra, do Deivid. Quem deu o assunto por encerrado, foi surpreendido hoje com vários blogs noticiando que a disposição foi fruto de um sonífero. Será que dá para tomar este bagulho antes de um jogo? rsrsrsrs

Além disto, começamos a semana sendo informados de que o Bolívar estaria "fechado" com o Flamengo. Ontem veio a notícia dada pelo seu empresário de que ele não viria mais porque tínhamos acertado com o Inter, mas não com o jogador, que não concordava com o contrato de "apenas" um ano. Eu, particularmente, acredito que não contratá-lo foi, até o momento, o nosso melhor reforço

Também lemos que o Vagner Love estaria muito próximo de ser contratado até que... uma nova matéria mostrou que sua vinda ficou bem distante porque os russos pediram muito mais (muito mais mesmo) do que o empresário dele teria dito que seria o valor que o CSKA pediria.

Este desencontro não é novidade. Na era da internet e na ânsia de buscar maior audiência instantânea, a coisa piorou. Apuração jornalística foi substituída pela pressa ser o dono do furo de reportagem, mesmo que não seja verdadeiro. Depois basta alterar a página. Em ano eleitoral, a coisa piora por causa do excesso de fontes que aparecem (ou que querem aparecer).

No entanto, não dá apenas para culpar o mundo, não é mesmo? Será que o Flamengo não poderia estar agindo de forma diferente para evitar ou ao menos minimizar os efeitos de informações e contrainformações que certamente ocorrerão?

Um bom caminho é aprender com os melhores e o Barcelona é hoje, inegavelmente, o principal benchmarking em matéria de futebol. Recentemente, o Cosme Rímoli escreveu (naquela forma esquisita dele escrever) sobre a relação do clube catalão com a imprensa. Lá existe grande preocupação com a imagem do clube. E no Flamengo? Como várias informações que deveriam ser apenas de conhecimento de quem está dentro do clube vão parar na imprensa?

Imagem tem relação com marketing, que, infelizmente, é nulo em todos os sentidos no Flamengo. E marketing, muito mais do que um mero departamento, é filosofia: tem que estar presente em todos os setores de uma organização. Portanto, tem ligação direta com a convicção da alta administração da instituição.

Credibilidade é o principal ativo de uma pessoa, seja ela física ou jurídica. O marketing nos ensina que o que se compra na realidade é a imagem que temos de produtos, de serviços e da qualidade das empresas. Patrocinadores buscam se associar com imagens bem aceitas por possíveis consumidores. Portanto, o valor intangível de uma marca no final resulta em valores bem tangíveis.

Vejo vários avanços no clube com o futebol. Temos um jogo importante ainda neste mês. Vital para nossas metas do semestre e há planejamento para irmos jogar no alto do morro. Não estamos fazendo loucuras nas contratações e, assim, conseguimos manter a folha em dia e não teremos que sofrer no futuro com altas dívidas para pagar um balcão de negócios.

No entanto, o clube como um todo e o futebol como carro-chefe precisam aprender a cuidar da marca Flamengo na hora de selecionar o que deve ou não sair na imprensa. Cabe à comunicação construir ou manter este precioso bem. Quanto menos gente tiver acesso a informações importantes, melhor. Na hora de falar com a imprensa, todos têm que saber que estão falando em nome do Flamengo.

Que tal, Flamengo, aprender a se comunicar e a monitorar o valor de sua imagem? Enquanto isto não acontece vamos sofrendo com as notícias publicadas neste período de entressafra. Aconselho prudência na leitura!

Saudações rubro-negras,
FLAmém!

PS: Escrito para o Saudações Rubro-Negras

PS2: Na próxima semana não haverá nenhum artigo, pois estarei de férias. Não sei se justas, mas certamente, necessárias. Até a volta e espero que com ótimas notícias.

Um comentário:

  1. Caro Jeff,

    Você é um cara inteligente, mas as vezes um pouco ingênuo. Não há a menor possibilidade de o futebol ou qualquer outro setor do clube se profissionalizar de fato. Acho até que não é possível em qualquer clube do Brasil.

    Veja o São Paulo, tido como o mais profissional. Durou poucos anos. O inter vai pelo mesmo caminho e assim será sempre, pois são as pessoas que gerenciam e cá pra nós as pessoas que permeiam pelo futebol brasileiro são umas boas porcarias. Tudo sangue podre.

    Não é marketing que falta, é vergonha na cara. O Marketing, o Conselho, o Finanças, o sei lá mais o que nunca serão nada enquanto as pessoas que ali estiverem forem o que são.

    Podemos até vencer a Liberta e o Barcelona (vai ser difícil não serem eles) no Mundial, mas a situação não mudará e como não mudará, dificilmente venceremos a Liberta ou o Barcelona.

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

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Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!