sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SOB NOVA DIREÇÃO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Depois de um ano e quatro meses, Vanderlei Luxemburgo deixa o cargo de treinador do Flamengo. Nesta sua terceira passagem pelo clube, conseguiu atingir as metas propostas. Sob seu comando, o time se livrou do rebaixamento em 2010, foi campeão estadual (por antecipação e invicto) e voltou à Libertadores. Para os que não consideravam a pré-libertadores como parte do principal torneio sul-americano, Luxa teve a oportunidade de finalizar seu ciclo com a classificação para a fase de grupos (sobre o jogo fiz breves comentário no último #post). Também, ficou a cargo do treinador, a execução do projeto do CT (quem quiser ver um pouco mais sobre as obras, o Magia Rubro-Negra fez recentemente uma matéria exclusiva - "Por Dentro do Ninho do Urubu: Yes, Nós temos CT!").
Se os resultados não foram fantásticos, também não dá para reclamar deles. No entanto, Vanderlei não conseguiu fazer com que o time empolgasse torcida e críticos. Além disto, costuma ter muitos problemas de relacionamento e no Flamengo não foi diferente. Sem contar, que fez vários desafetos na imprensa, que promoveram um verdadeiro festival de caça à sua cabeça.

Vanderlei caiu junto com toda cúpula do futebol em um processo que evidenciou todo festival de erros e desmandos, que vêm se acumulando no clube mais popular do Brasil. Jamais havia visto um dirigente de clube garantir aos jogadores, antes de um jogo decisivo, a demissão do treinador, como uma espécie de dopping motivacional. Pela disposição demonstrada contra o Potosi parece que a medida fez efeito. É um absurdo! É um desrespeito à instituição um jogador fazer corpo mole ao entrar em campo. Não se pode jogar só quando tiver vontade. É incabível que dirigentes coloquem o clube refém de uma situação como esta e, pior, que isto se torne de conhecimento público.



Tudo indica que Joel Santana será anunciado como novo técnico do Flamengo. O destino lhe reservou a chance de começar de onde parou em 2008, naquela trágica despedida contra o América-Mex. Num erro muitos mais dos dirigentes que permitiram festa em jogo oficial do que propriamente dele que já estava com a cabeça na África e não poderia ter comandado o time naquela oportunidade.

Papai Joel, se for realmente confirmado, é muito menos estrategista do que Luxemburgo, porém tem muito mais habilidade no relacionamento interpessoal. Esta importante qualidade de liderança faz com que ele seja querido pelos jogadores e que estes desempenhem suas atividades com mais afinco. Consegue fazer com que o time corra por ele. No Flamengo, isto é importantíssimo. Quando a equipe demonstra disposição, a torcida costuma comprar a briga e o time se torna praticamente imbatível. Este seu jeito simples e malandro também conquista aliados na imprensa carioca, que odeia Luxemburgo. Neste período conturbado, este fator pode dar uma amenizada no noticiário negativo que está ajudando a contaminar o ambiente na Gávea.

Outro fato positivo da chegada do Joel seriam a volta de dois ótimos nomes para a comissão técnica: Ronaldo Torres e Marcelo Salles. No entanto, para quem pedia a troca de técnico com objetivo de diminuir o número de volantes na escalação, a confirmação do nome do antigo treinador do Bahia deve ser uma péssima notícia.

Bem-vindo, papai Joel!
Que traga a Paz!
Saudações rubro-negras e vamos em frente que hoje já teremos jogo, com os garotos em campo.
FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!