sexta-feira, 9 de março de 2012

SAUDADES

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!



Estou com saudade de uma época em que a torcida do Flamengo era o 12º jogador em campo. Saudade de quando carregávamos o time no colo. Não importa se na zaga tinham Moisés, Ireneus, Fernandos, Welintons ou Davids da vida. O que importava é que vestiam vermelho e preto. Saudade de um período que mesmo com Felipe Gabriel, "El Tigre" Ramirez ou Fábio Júnior íamos ao estádio para tentar empurrar a bola para dentro do gol adversário, mesmo que fosse com o rasteiro objetivo de fugir de um rebaixamento. Saudade de uma época em que a torcida ia ao estádio para incentivar mesmo que a esperança de um futuro promissor estivesse nos pés de um William "Amendoim" ou que nossa escalação apresentasse 4 jogadores considerados cabeças de áreas (Júnior, Jônatas, Renato e Diego Souza).

Estou com saudade de uma época em que havia lógica nas vaias e aplausos. Saudade de entender a manifestação da torcida e não somente achar que ela vai ao estádio pré-disposta a vaiar. Afinal, como entender quando chamamos de burro o Joel por substituir seis por meia dúzia e também quando não procede de forma inversa, sendo ousado? Ah! Mas, era o Negueba que iria entrar. Ok! Porém, seria preferível realmente colocar o Galhardo? Como entender os aplausos ao Deivid quando ele entrou e logo depois vê-lo ser vaiado sem ter feito nada diferente do que vinha fazendo? O que mudou para que adotássemos atitudes tão distintas em relação ao mesmo jogador?

Após presenciar uma discussão sobre qual jogador seria preferível vaiar (Ronaldinho que não rende o quanto se espera ou Negueba que não teria comnpetência para render), tive saudade da época em que os corneteiros ficavam em casa ouvindo e reclamando com seu radinho de pilha ou eram minoria no Maracanã. Saudade de um tempo em que nossa torcida não era raivosa e pronta a um ataque de nervos

No entanto, não é só o comportamento da Magnética que me causa saudosismo. Sinto saudade de um tempo onde o principal jogador do time ganhava mais e justificava dentro de campo a diferença salarial. Saudade de quando nossa estrela não precisava de vaia para se mostrar interessado, comprometido com a vitória.

Também tenho saudade de ir a um jogo em um estádio localizado mais próximo ao centro, sem tantos problemas de infra-estrutura viária e qualidade/quantidade de transporte público. Saudade de quando não demorava tanto para chegar no estádio e tinha facilidades para sair após jogo, diminuindo a necessidade de ir de carro no horário de rush. Ah, Maraca, velho de guerra, quantas saudades!

Resumindo, estou com saudade de ter prazer em assistir a um jogo do Flamengo. Saudade de considerar a ida ao estádio como uma de minhas diversões preferidas. Saudade de um tempo em que a torcida ia para torcer e o time para vencer. Saudade de ser feliz só por ser Flamengo!

Setor Leste Lotado - Flamengo x Emelec

Saudações rubro-negras,
FLAmém!

Um comentário:

  1. Jeff,

    Compartilho desta saudade. O texto é brilhante mesmo falando apenas da SAUDADE e não do que a fez.

    Há anos estamos aos trancos e barrancos conquistando Carioquetas,1 Copa do Brasil e 1Brasileiro. Belas conquistas? Claro! Mas poucas p nosso potencial e essa é a razão d nossa saudade.

    Naquela não distante época, não me importava quem vestia a 1, a 2, a 3, etc., pois sabia que quem estava ali, dentro do Manto estava c prazer e dava a vida por 1 vitória. C vc bem disse, muitos eram pernas d pau, mas honravam as calças q vestiam, mesmo c a cachaça. A estrela da cia brilhava, independente d quem era.

    Hoje n sabemos quais os números entrarão em campo, sabemos q serão 11 e desses apenas metade joga c homem, mesmo sendo meninos. A outra metade se enche d cachaça e dinheiro e está LITERALMENTE cagando e andando p o Flamengo e a Nação. São uns merdas q n têm respeito próprio, caráter e vergonha na cara.

    São uns ladrões q mamam nas tetas do Flamengo e nada, NADA dão em troca.

    Exigem o nº da camisa quando nem mesmo hombridade têm p vestir o Manto.

    E são endeusados por cegos ou vendidos a parcos centavos ou 1 reles entrada p o jogo.

    O time (dizem q) treina, treina e continua sem padrão d jogo. Os ditos craques erram passes d metros e sofrem horrores p vencer os Boas Vistas da vida.

    E você quer q ninguém reclame? Q todos incentivem essa corja.

    Cara, desculpe, mas n dá. A coisa é bem maior do que pensamos. É bem maior q nosso Flamengo, c se fosse possível, mas nesse caso é.

    Incentivar esses bandidos é ir contra todas as leis da normalidade, do convívio em sociedade, da honestidade, etc.

    Esses merdas são e serão o exemplo d nossas crianças sem recursos e portanto sem discernimento para separar o joio do trigo. Mesmo daquelas q possuem esse discernimento, pois o futebol é gigante e poderoso.

    Sou Flamengo desde pequeno, mesmo meus pais tentando me fazer ser um médio qualquer. Assisto a todos os jogos q posso. Estou em sampa e na Flasampa assisto os jogos. Tem sido um sacrifício enorme vê-los.

    Posso estar sonhando, sei q é difícil, quase impossível, mas utilizar a remuneração por produção seria uma das formas d mudar essa vergonha.

    1 - Os jogadores teriam um salário fixo c teto pré determinado. O valor seria maior dependendo da qualidade do profissional.

    2 – O restante d seus vencimentos seria composto do resultado d seu esforço em campo (os valores são exemplo, seria necessário 1 estudo p definí-los):

    a – Goleiro – Defesa difícil = R$ 5.000,00
    b – Zagueiros – Gol evitado = 5.000,00
    d – Alas ou laterais – Cruzamento bem feito – 3.000,00, Jogadas d linha d fundo – 2.000,00, jogadas d linha de fundo bem feitas = 5.000,00
    d – Assim por diante.
    e - Situações diversas: N fazer falta = 1.000,00, n levar cartão por besteira = 1.000,00, gol = 15.000,00, passe p gol (passe, cruzamento, etc.) = 20.000,00 (Isso é p o cara passar a bola à quem estiver melhor colocado, diminuindo o risco da fominhagem), vitória = 7.000,00, Título = Renda da final dividida entre os jogadores e comissão técnica.

    f – Depreciações: fazer falta desnecessária = -2.000,00, fazer corpo mole, firula, e afins = - 5.000,00 (coitado do R10), gol feito perdido = - 15.000,00 (o David estava fodido nessa. O Flamengo hoje seria credor). Assim por diante.
    g – Os técnicos também: Padrão d jogo = 30.000,00, Jogadas ensaiadas = 5.000,00, vitórias = 10.000,00. Jogo perdido por deficiência tática = - 15.000,00, etc.

    Dessa forma, teríamos um Luiz Antônio tendo vencimentos bem próximos do Ronaldo Gaúcho e nesse caso, o LA não se importaria em correr por ele e pelo cachaceiro do R 10 e este, talvez, tomaria vergonha na cara e ou jogava bola ou pedia p sair.

    Claro que haveria uma comissão p resolver as exceções. Aí estaria 1 dos problemas, c tanto safado lá na Gávea, na imprensa esportiva, na Nação e entre os sócios, ia ser difícil montar uma imparcial.

    Simples assim.

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!