quarta-feira, 4 de abril de 2012

RONALDINHO NÃO SÓ PODE, COMO DEVERIA FAZER A DIFERENÇA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!



Apesar da fragilidade do adversário, o primeiro tempo do jogo contra o Bangu pode ser colocado ao lado dos trinta minutos iniciais da segunda etapa contra o Olímpia no Engenhão como os melhores momentos do Flamengo na temporada.  Em ambos, o time se movimentou bastante, foi ofensivo e criou ótimas oportunidades de gol. Aliás, foram as melhores atuações do Ronaldinho no ano. Em nosso melhor jogo em 2011, aquele fantástico 5x4 no 5antos, o nosso camisa 10 também fez uma partida espetacular.

Independente da atuação do principal jogador do time ser a causa ou mera consequência do bom jogo coletivo, o fato é que o Flamengo joga bem quando Ronaldinho tem participação destacada e vasco-versa. Fato que só demonstra a importância do Gaúcho.  Portanto, não há dúvidas de que o time precisa dele, mas por inteiro, comprometido com o resultado, com os companheiros e, principalmente, com o próprio clube. 

Zagallo, em entrevista , disse que Ronaldinho é jogador de 30 metros. Já o publicitário rubro-negro Affonso Romero, autor da coluna Sobretudo no blog Ouro de Tolo, costuma falar em um fórum que Ronaldinho não sai do seu "cercadinho", que seria aquela faixa ali na ponta esquerda onde ele fica se escondendo ou no máximo virando o jogo lá para o lado direito, talvez na tentativa de fazer a bola demorar a voltar até ele. Entretanto, nos certames citados, a diferença foi justamente que Ronaldinho saiu do seu "cercadinho" ou dos seus 30 metros, como queiram. Ele buscou o jogo, se movimentou e participou ativamente das partidas. É o que queremos!

Porém, pelo salário que recebe e pelo talento que lhe é nato, não se pode admitir que faça isto somente quando queira ou em ocasiões esporádicas e apenas em tempo parcial. Até agora, a relação com o Flamengo tem sido muito mais desfavorável para o clube, que lhe entregou de bandeja a cabeça de um técnico e assumiu o compromisso de bancá-lo mesmo sem parceria. Concordo que o erro maior seria da diretoria, que aceitou tais imposições. No entanto, cabe a ele, agora, fazer a sua parte. Seria o mínimo esperado!

A boa notícia é que ele tem plenas condições de calar seus críticos, de fazer o Velho Lobo "ter que lhe engolir", de conduzir o time neste momento decisivo. Cabe apenas ao Ronaldinho decidir como irá querer ser lembrado: como ídolo ou desafeto da maior do mundo. Aliás, comprometimento também pode ser considerado como a vontade de fazer história. Sua posição de destaque absoluto faz com que o sucesso e o fracasso da equipe sejam diretamente associados a ele. Se sairmos da Libertadores prematuramente (o que não acredito), a cobrança terá que pesar em quem poderia render mais. Os bônus de sua situação no Flamengo precisam estar acompanhados de ônus equivalentes. Grandes habilidades geram igualmente grandes responsabilidades.

Como capitão, líder e principal jogador, R10 é o espelho dos mais jovens. Por isto, exige-se, pelo menos, um pouco de compostura fora do campo. Ele é um exemplo para o bem ou para o mal e precisa se conscientizar disto e ser cobrado como tal. Sua remuneração é alta por causa do direito de explorar sua imagem. Porém, se ele mesmo não cuida dela, como o clube conseguirá bancá-lo? Uma parte da dificuldade do Flamengo em arrumar patrocínio não poderia ser creditada ao estilo de vida do Ronaldinho? Que empresa irá querer ligar a sua marca a um estilo de farra e de falta de empenho? Mas, se ele conquistar títulos e se dedicar em campo, tudo muda!

O Flamengo pode chegar longe neste ano ou reviver os traumas de 2010. A diferença reside exatamente na atitude com que o capitão do time irá encarar os desafios. A bola está com ele. Vamos ver se ele saberá o que fazer com ela. Deixo claro que eu ainda acredito! Mas, o fato é que chegamos ao dia D. Não há mais margem para descuídos, para recreio.

Respeito é bom e a Nação exige! Que ele comece a honrar logo mais à noite o esforço feito para tê-lo no time.

FLAmém!

Um comentário:

  1. Jeff,

    Gosto muito de seus texto, concordo com muitos assim como discordo de outros. Mas tô de saco cheio dessa Foca de Circo safada.

    Se desejar saber o que penso, leia o post no Aspirinas e o LONGO comentário que fiz lá.

    http://flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com.br/2012/03/ronaldinhonareserva-so-quando-o-messi.html#links

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!