quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fim do primeiro-turno: o que a história tem a nos dizer?

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


O brasileirão chegou a sua metade. É hora de fazer as contas! O campeonato por pontos corridos começou em 2003, porém o atual formato com 20 clubes teve início em 2006. Assim, que tal compararmos a atual edição com as últimas seis? 



A tabela e o gráfico acima demonstram a campanha dos campeões simbólicos do primeiro-turno. Como se observa, jamais alguém tinha atingido a pontuação que o Atlético-MG, mesmo com um jogo a menos, conseguiu em 2012. O número de vitórias do Galo Mineiro realmente surpreende.


Apenas em duas edições, o vencedor do turno não levou também o campeonato. A primeira vez foi em 2008, quando o São Paulo, que havia chegado em quarto lugar, ultrapassou o Grêmio e se sagrou campeão pela terceira vez consecutiva. A segunda, foi em 2009, quando outro gaúcho, o Inter foi batido pelo Flamengo (que tinha ficado na 7ª colocação na primeira fase). A figura acima demonstra o desempenho do campeão brasileiro no primeiro turno, onde se pode observar que o Flamengo em 2009, conseguiu ser campeão brasileiro tendo tido até a 19ª rodada um aproveitamento inferior a 51%, algo próximo ao Botafogo nesta temporada. Vale observar que se o próprio Flamengo vencer o jogo atrasado contra o atual líder, atinge os mesmos 29 pontos de 2009.


Por falar no Flamengo, a comparação da campanha atual com a dos anos anteriores mantém a esperança de que o time possa disputar na parte de cima da tabela. Afinal, estamos com aproveitamento bem semelhante ao dos anos em que demos a arrancada no segundo-turno: 2007 e 2009. O otimismo se justifica ainda mais pelo fato de termos começado muito mal o campeonato e só acertado o time há 5 rodadas. Mas, até onde podemos sonhar?


Para o Título:
A pontuação média de um campeão brasileiro é de 73 pontos. Ou seja, em 20 jogos precisaríamos de mais 47 pontos. Portanto, para atingir esta marca, teríamos que fazer um segundo turno igual ao Atl-MG, o que convenhamos é bastante improvável.

Para a Libertadores:
A média de pontos do quarto lugar do brasileiro é de 63 pontos, o que nos obrigaria a fazer mais 37 no segundo-turno (como ainda temos 20 jogos a disputar, precisaríamos de um aproveitamento semelhante ao que o Vasco teve na primeira fase). Sendo que já teve clube se classificando para a Libertadores com 61 pontos, como também teve edição que um clube não se classificou com 64. Assim, teríamos que fazer de 35 a 39 pontos na segunda-fase.


Para evitar o rebaixamento:
A queda para segunda divisão era a preocupação de muitos rubro-negros quando o campeonato começou e o receio foi aumentando à medida que o time, então dirigido pelo Joel, não convencia. Bem, já teve edição que com 32 pontos um clube conseguiria se livrar do rebaixamento. Mas, aqui é preciso ser conservador e garantir os 45 pontos, que significam mais 19 ou uma campanha semelhante a que o Curitiba fez até agora.

Conclusão
Com esperança renovada pelas últimas atuações do time, tendo o Dorival conseguido dar um padrão e acertar a defesa, acredito que o pessimismo diminuiu. O rebaixamento, que nunca acreditei ser possível, só aconteceria se tudo desandasse no segundo-turno.  O mais provável é que a gente fique no meio da tabela, mas os números mostram que a Libertadores é um sonho difícil, mas possível. O título já seria algo bem menos provável, mas se fosse para ser fácil não seria para o Flamengo, não é mesmo?

E você, qual a sua expectativa? Até onde acha que poderemos chegar?


FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!