sábado, 1 de junho de 2013

#FLABASQUETE: É BICAMPEÃO!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Não importa se a competição é no campo, no mar ou nas quadras. Quando uma equipe forte e aguerrida vestindo o Manto Sagrado e une em sinergia com a apaixonada torcida rubro-negra, o resultado dificilmente é outro que não uma memorável conquista do Flamengo. Foi o que aconteceu mais uma vez na manhã deste sábado no HSBC Arena, quando conquistamos o bicampeonato do Novo Basquete Brasil.


O Torneio

Após o Brasil ficar 16 anos fora das competições olímpicas masculinas no basquetebol e diante de um quadro de grave crise financeira dos principais clube brasileiros, foi criada, em 01 de agosto de 2008, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que posteriormente se transformou no NBB - Novo Basquete Brasil. Tratava-se de uma aposta em uma ideia consagrada mundialmente: descentralizar o poder, delegando aos próprios clubes a gestão do campeonato.

Após o encerramento da quinta edição, pode-se afirmar que deu certo. A competição atrai cada vez mais público e mídia. O torneio é disputado por fases. Na primeira os clubes se enfrentam em turno e returno, classificando-se para as finais, as oito melhores equipes.

Na edição 2012/2013, o campeonato foi disputado por 18 clubes, de 7 estados brasileiros, sendo que a grande maioria é concentrada no sudeste (15 times).


A Campanha 

O Flamengo fez uma campanha irrepreensível, quase perfeita. Com 88,2% de aproveitamento, terminou a fase inicial em primeiro lugar. Venceu 30 jogos dos 34 disputados, fazendo uma média de quase 91 pontos a favor no placar por partida.


Nos play-offs finais, o Flamengo despachou o Paulistano (3 x 0) e o São José (3 x 2).

A Final


Por exigências da TV Globo, para transmissão em TV aberta, a final passou a ser disputada em jogo único, ao contrário da tradicional melhor de 5. O Flamengo como detentor da melhor campanha possuía o direito de jogar em casa e fez prevalecer o mando de campo. Com 16.634 pessoas na Arena, o Flamengo venceu por 77 a 70 a equipe do Uberlândia.

O primeiro quarto terminou com o flamengo 6 pontos na frente (21 x 15). No segundo, com bom aproveitamento de 3 pontos, o Uberlândia virou o placar e terminou um ponto na frente: 33 a 34. No terceiro quarto, as bolas de 3 pontos do Flamengo começaram a cair e voltamos a ficar na frente: 58 a 49. No último quarto, a equipe carioca soube administrar a vantagem e chegou ao merecido título.

A Equipe
A imagem acima (clique para ampliar) demonstra a estatística dos jogadores do Flamengo na competição, cujo destaque foi o ala Marquinhos. 


Por fim, para quem curte coincidências, o último título do Basquete foi em 2009, ano do Hexa! Aliás, no campeonato brasileiro de futebol daquele ano, só marcamos nosso primeiro gol na terceira rodada. Seria um sinal dos deuses do esporte?

FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!