terça-feira, 3 de agosto de 2010

DIÁLOGO RUBRO-NEGRO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra

Salve, Salve, FLAleluia!

Naqueles tempos, Pai e filho, ambos rubro-negros, conversavam:

- , paizão, este ano o mengão tá mó sinistro, não?

- Pois é, meu filho, as coisas estão realmente difíceis. Mas, é assim mesmo que funciona, é natural, faz parte do processo de reestruturação pelo qual o clube está passando. Eu confio no Zico! Tenha fé!

- Mas, velho... Por tudo que você sempre me disse do Zicão, eu também confio no taco dele. Mas, não era para ser mais fácil? Ele não iria trazer credibilidade? Todos não iriam querer colocar dinheiro no Mengão administrado pelo Galinho? A impressão que tenho é a de que antes se tinha mais grana do que agora.

- As coisas não se resolvem assim do dia para noite. As empresas precisam ter certeza de que o clube está mais organizado. É preciso livrar o Flamengo da fama de ser uma bagunça. A situação estava tão ruim que o clube virou notícia policial. Além do mais, antes se contratava de forma irresponsável, sem dinheiro, e, que o próximo presidente se virasse depois para pagar.

- Taí, chegou no ponto! Antes tínhamos o Império do Amor. Mesmo com Chatubas, bailes funks, bolhas e o escambau havia um ataque que resolvia. E agora? Com qualquer formação, nossa linha de frente se parece mais é com um ataque cardíaco. Tá dose, não acha?

- Sim, acho o ataque fraco. O Borja parece o Obina, sem os gols decisivos. Quem sabe, quando chegar momentos importantes, ele não vire um novo xodó? (risos) Val Baiano está fora de forma. Diego Maurício e Marquinhos, se voltar, ainda são apenas apostas. Leandro Amaral tem boa técnica, mas está há muito tempo parado e já não é um garoto.

- É isso.... Zico não estaria vacilando um pouco?

- Se você acha, faço-lhe uma pergunta: tirando o Love (vai lá) o Adriano e o Romário, qual excelente atacante que nós tivemos nos últimos anos?

- hummmmm.... hummmm.... É mermo, não lembro de nenhum!

- Pois é, meu filho. Nosso ataque atual não é muito diferente do que tivemos nos últimos anos. O Imperador e o Baixinho foram exceções. É que tentam nos fazer acreditar que eles eram a regra. Não se iluda!

- Podes crer! Não é que você tem razão....

- Tem mais.... É bom não se esquecer que estávamos há 17 anos sem ganharmos um brasileiro. Com o Hexa, tudo virou permitido! Mas, este ano, como você mesmo disse, está “sinistro”, exatamente por isto.

- É verdade. As coisas não estão piores do que eram. Mas, por que estão parecendo?

- Antes de tudo, pelo título estar muito forte em nossa memória. Foi o primeiro que você comemorou de verdade. Depois, pela forma como as notícias estão sendo publicadas.

- Mas, pera lá, por que a imprensa iria querer trabalhar contra o Zico?

- Não é isso. Não é a imprensa, de forma geral. A questão é que Zico já deixou claro que irá mudar a forma como o clube vem sendo conduzido, principalmente em relação às categorias de base. Os jogadores já chegam ao profissional com o passe fatiado entre empresários e o clube acaba sendo obrigado a vendê-los cedo. Veja o caso do Renato Augusto. E o do Fabrício. Muita gente ganhava dinheiro com essa situação. Essas pessoas, então, fornecem notícias falsas para jornalistas que, por pressão de terem que publicar alguma matéria que venda, acabam embarcando na onda. Também adiantam informações atrapalhando negociações. Propositalmente! Há, também, os jornalistas que viviam de informações privilegiadas e, como em um ambiente sério ficarão sem elas, acabam publicando notas e colunas críticas. E por aí vai....

- Que sujeira! Coé a deles? Eles não são Flamengo?

- Eles se aproveitaram do Flamengo durante anos. A mudança não os interessa. Para se contrapor a essas más notícias da mídia é que o Zico está expondo seu prestígio. Não viu como ele andou dando um monte de entrevistas nos últimos dias? É para nos tranqüilizar. Para entendermos que, ao contrário do que querem nos fazer acreditar, as coisas no Flamengo estão tendo finalmente um caminho decente, um rumo.

- Que bom, nosso papo, pai. Agora estou mais confiante! Mas, uma coisa ainda me intriga.... Por que manter o Rogério?

<<< Silêncio>>>>
Nem o sábio pai sabia responder essa!

Agora, irmãos, sou eu, Pastor JEFF, falando.
Eu, também, não sei responder a questão do garoto. Estou com Zico, sempre! Mas, não entendo por que manter o Rogério? O time só joga na retranca. Zico, se a idéia é deixar alguém que conhece o Flamengo, que conhece nossas categorias de base, que tem alma rubro-negra, mesmo sendo inexperiente, por que não o Adílio? Pelo menos, ele gosta de futebol!

FLAmém!

Um comentário:

  1. Santos ? Fluminense ? Corinthians ? Internacional ? Cruzeiro ? Não ! Absolutamente, não ! Nenhum desses grandes Clubes é o principal adversário do Flamengo de Zico !

    O principal e letal adversário do Flamengo é o espírito corporativista, amador e anti-profissional instalado nos bastidores políticos da Gávea. Sei que é dificil, para grande maioria dos Torcedores, compreenderem que essa marca fortíssima chamada Flamengo é, até hoje, gerida como se fosse um Clube de Bairro. Além disso e mais grave ainda, é compreender os bastidores desse universo cartelizado chamado FIFA, Confederações, Federações e Clubes.

    Zico está comprometido em limpar a lama encruada na Gávea. Essa lama começa nas bases, hoje, contaminadas por empresários que só visam o lucro dos ses negócios e trabalham para formar celebridades e não atletas de futebol. Talvez, torcedores que não tem filhos, achem bonitinho os ídolos fakes viverem nas páginas policiais. Ídolo precisa ser uma referencia dentro e fora do Campo.Esses empresários, (des)torcedores profissionais e “dirigentes ” de Futebol, ganham sua vida financeira com esse modelo arcaico.

    Depois de 6 meses vividos nas páginas policiais e longe de títulos importante como o Tetra Carioca e o BI na Libertadores, temos que contar com a infinita dose de paciência e serenidade do Zico para sobreviver essa etapa de limpeza e saneamento necessárias para tirar o FLA da UTI da incompetencia administrativa. Não adianta, ganhar títulos e aumentar a dívida.

    Poucos compreendem que, o modelo profissional que Zico está buscando no Flamengo transcende aos muros sujos e descuidados da Gávea. Isso pode ser início de um processo de profissionalização e ” eticazação ” do Futebol. Clubes fortes financeiramente serão capazes de enfrentar os poderes das Confederações e com isso, darem inicio num processo mais democrático, regulado e profissional no modelo de gestão das Federações e CBFs da vida.

    Hoje, eu torco muito mais para que Patricia consiga articular politicamente uma profunda mudança no estatuto do Flamengo. Esse novo estatuto irá impedir que os desinterresados por transparencia, ética e práticas de governança corporativa não atrapalhem tanto o trabalho revolucionário que ela e Zico podem provocar.

    Enfim, os inimigos do FLA de Zico infelizmente vestem vermelho e preto e são invisíveis. Como ratos, atuam nos bastidores, nas sombras e buscam minar esse novo caminho necessário ao Flamengo, Torcedores e Futebol em geral.

    Deveriamos disputar todos os jogos do BR2010 com um mosaico apoiando o Zico, Patricia e policiando os que estão contra a quebra desse paradigma. É o inicio da FICHA LIMPA no Futebol.

    Saudações Rubro Negras e Ziconianas a Todos!

    Flacó – twitter.com/flaco_81
    -23.548943 -46.638818
    28
    jul
    10
    Domingo é duelo de A x B. Quem leva ?
    Edi

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!