quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Convite: Vamos relaxar!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,

Salve, Salve, FLAleuia!

Como avisei no último post, por motivos profissionais, eu precisei tirar uma semana de licença do meu papel de pregador da palavra rubro-negra. Entretanto, tem ocasiões em que somente conseguimos ter uma visão clara da situação pela qual estamos passando, quando nos afastamos da rotina diária. Assim, abri uma pequena brecha em minha complicada agenda extra-religiosa nesta semana para convidá-los a refletir sobre a situação do Flamengo no Brasileiro.

Se o campeonato estivesse começando agora (ou, ao menos, quando o ex-estagiário saiu), não teria dúvidas em apostar (e alto!) em nosso hepta. No entanto, como já se passaram 24 rodadas, embora o título não seja impossível, torna-se a cada rodada mais improvável. Um time campeão precisa vencer! Pois, nessa fase, apenas vencemos o lanterna e tendo um jogador a mais durante todo segundo-tempo. Prato cheio para os pessimistas ficarem preocupados e os cornetas de plantão fazerem barulho.

Porém, se os resultados atuais não nos permitem fazer uma projeção realista de título, o modo como eles vêm sendo construídos nos dão tranquilidade para ter a certeza de que ficaremos bem acima das últimas posições. Afinal, o time tem demonstrado poder de reação, tem feito muitos gols, tem jogado com disposição (apesar do evidente cansaço físico) e, ontem, o gol do Pet demonstrou que voltamos a contar com a sorte, que parecia ter nos abandonado. O que é absolutamente normal! Afinal, tal qual nos desenhos animados, os heróis sempre vencem no final.

A nossa defesa anda falhando? Claro que sim! Mas, o time passou a atacar mais, logo está sobrando espaço lá atrás. Nós deixamos de jogar como um Olaria qualquer, quando, ao contrário de agora, havíamos aberto mão do objetivo de vencer para não tomar gols. Nada pior! Lembro, no entanto, que o Silas mudou nossa postura somente na conversa. Portanto, os erros de posicionamento são naturais. Quando terminar a fase de dois jogos por semana, os treinos poderão corrigir este problema. Ou seja, a tendência é melhorar.

Silas é ótimo? Não é isto! Acho que ele tem errado em escalações e substituições. Eu, por exemplo, acredito que o Maldonado e o Diego Maurício devam ser titulares. Mas, ontem, o Maldonado não entrou tão bem e o Drogbinha se jogar mal uns dois jogos (a irregularidade é comum em jovens) já será comparado ao Vinícius Pacheco e queimado. Alguém tem dúvida? Assim, mesmo discordando, o Silas é quem está lá e, ao menos, o Flamengo deixou de jogar todo atrás da linha da bola. Já é um mérito. E grande!

Sinceramente, não entendo como um flamenguista pode ser pessimista, mas que existem, existem. Então se você é um destes, pergunto: já viu algum time rebaixado apresentar as características que mencionei acima? Se eu nunca contei com essa absurda hipótese, a lógica me faz desconsiderá-la cada vez mais.

Assim sendo, o mais provável é terminarmos em uma posição intermediária. Claro, que não irei pedir para ninguém se contentar com isso. Não é característica de nossa religião. Sabemos de nossa superioridade. Então, a questão é: você acredita que teremos um futuro melhor com os frutos do trabalho do Zico? E considera que ficar pelo meio da tabela por um ano é um preço alto a pagar por esses frutos?

Se você compartilha dessa mesma certeza, convido-o(a) a, simplemente, curtir o momento. Nossos jogos estão empolgantes. Angustiante eram os tempos do Rogério. Atualmente, podemos sofrer gols que há esperança de reação. Vamos assistir de camarote ao desespero dos outros na tranqüilidade que somente os sábios, os que sabem que a situação atual é passageira, conseguem ter.

Desse jeito, aos poucos, tenho certeza de que veremos o time subir na tabela. Até onde? Não sei, mas se os outros deixarem a gente chegar.....

Palavra da Salvação Rubro-negra,
FLAmem!

Até terça!

11 comentários:

  1. Já estava com saudades :) !
    SRN, Flamém, Vivi.
    @vivi_mariano

    ResponderExcluir
  2. A minha paz vos dou. Tenham fé e bom ânimo que o Hepta virá. #FlaBiblia.

    ResponderExcluir
  3. Otimismo é meu nome né Jorge. Dá pra ver pelos meus textos...rs
    Eu tenho falado muito disso: nosso poder de reação voltou! E nossa sorte também!
    Eu nunca fiquei desacreditada. Isso é ser rubro-negro!
    Parabéns por mais um belo texto!

    @NivinhaFla
    http://www.flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acredito que temos um futuro melhor, reflexo do trabalho de Zico e o meio da tabela, se o o máximo que puderem chegar, aceito para que a casa entre em ordem. Não gostei da conotação que a imprensa deu à declaração de Zico hoje: segundo Zico, seu comentário foi cauteloso e sensato, mas a manchete dá a entender que nem o próprio Zico acredita que o Flamengo se manterá na série A. Maledicências à parte, vamos acreditar. Sempre! FLAmém! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acredito que temos um futuro melhor, reflexo do trabalho de Zico e o meio da tabela, se o o máximo que puderem chegar, aceito para que a casa entre em ordem. Não gostei da conotação que a imprensa deu à declaração de Zico hoje: segundo Zico, seu comentário foi cauteloso e sensato, mas a manchete dá a entender que nem o próprio Zico acredita que o Flamengo se manterá na série A. Maledicências à parte, vamos acreditar. Sempre! FLAmém! Bjs @Renata_RJ_Fla

    ResponderExcluir
  6. Uma vitória separa o Flamengo do meio da tabelo. A partir daí será permitido sair.

    Saudações rubronegras!

    ResponderExcluir
  7. Tentando novamente:

    Uma vitória separa o Flamengo do meio da tabela. A partir daí será permito sonhar.

    Saudações rubronegras!

    ResponderExcluir
  8. Pastor, realmente os pessimistas irritam. Antes pediam para o Pet sair do time, agora já pedem para ele jogar o jogo inteiro, mesmo sabendo que ele não aguenta. Tem gente q nunca está satisfeito. Reclamava q com o rogério o time se defendia e hj q o time joga mais ofensivo, reclamam da postura. Ora, é visível q estamos melhores.

    Vc tem razão em suas palavras e precisamos vencer o porco para termos mais tranquilidade.

    SRN

    ResponderExcluir
  9. FLALELUIA, Pastor!
    Amei o texto!
    A IRA e a IMPACIENCIA sao pecados graves q nao nos levam a lugar nenhum!
    Antes de qq coisa, precisamos acreditar, ter fe e torcer pra o nosso Mengao alcançar o lugar dele lah no topo!
    Um abraçao!

    @ivinhailha

    ResponderExcluir
  10. Pastor,
    concordo com o Sr em tudo,principalmente quando falas em aproveitar o momento vendo os jogos com um olhar critico e constatar que o time apresenta evolução.
    Espero que seu trabalho não nos prive de nos alimentarmos de nossa paixão de maneira inteligente,seus textos.abç22

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o time melhorou, está jogando com raça e tentando a vitória, é claro que estamos com problemas na defesa, mas concordo que quando o Silas tiver mais tempo pra treinar o time esse problema vai acabar.

    Flamem!!!
    @pontualgustavo

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!