terça-feira, 9 de novembro de 2010

A matemática também está conosco

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

O jovem rubro-negro cansado de utilizar o simulador do GE para fazer suas contas e previsões no campeonato brasileiro resolveu procurar ajuda. Foi até a escola falar com seu professor de matemática.

- Mestre, você sempre me disse que a matemática poderia me ajudar no meu dia-a-dia e seria encontrando uma aplicação prática para ela que acabaria gostando da ciência. Então, aqui estou tentando fazer contas sobre as probabilidades dos times no campeonato brasileiro. Aliás, minto... do campeonato não, eu quero mesmo é saber do Mengão. O resto é o resto e, portanto, não me interessa muito. Poderia me ajudar?

- Mas, todo dia você vê isto no jornal. Tenho dúvidas se você quer realmente aprender como as contas são feitas. - respondeu-lhe o professor, que conhecia muito bem seus alunos.

- Na verdade, não quero mesmo não. Quero é dormir tranquilo. Nunca acreditei nesta história de rebaixamento. Mas, tudo tão sinistrão neste ano, que já nem sei o que pensar.

O aluno deu uma pausa, mas como o professor se manteve quieto, ele continuou a explanação:
- Desde o início do campeonato, faço minhas simulações no Globo.com. Mas, até pouco tempo atrás, quando Silas ainda estava no comando, o resultado era sempre o mesmo: Flamengo Hepta! Depois, já com Luxa, o Flamengo terminava sempre na Libertadores. Agora, nos últimos dias, é que a situação complicou, mas a pior posição que simulei para o Flamengo foi o 13º lugar. Aí leio nos jornais que precisamos de 45 pontos e entrei em desespero.

Após rir da situação o professor disse:
- Você já tirou uma lição. Quando se é parte, não se pode ser imparcial. Falar do Flamengo é falar de você, certo? Assim, poderá até tentar ser justo, mas jamais será imparcial.

- Exato, mestre! Daí que estou aqui tentando uma ajuda externa. Minha paixão não me deixa ser racional. É difícil simular uma derrota do Flamengo. E aí como fazer? Poderia me dar uma forcinha?

- Meu rapaz, a matemática é uma ciência exata. Mas, saiba que números são apenas números. É preciso interpretá-los.

- Como assim? Poderia falar mais fácil?

- Por exemplo, o que significa quando falaram que o Fluminense tinha no ano passado 1% de chances de não ser rebaixado? E, neste ano, que já li que Fluminense, Corinthians e Cruzeiro possuem chances iguais de serem campeões. Os matemáticos estão errados?

- Por mim, quebraram a cara!

- Na verdade, eles estão certos! Mas, não faço estas contas porque elas não têm aplicação prática. Futebol não é jogo de dados onde apenas a sorte determina o resultado. Mesmo contando com uma probabilidade tendendo ao zero, às vezes não tem um sortudo que ganha na Mega Sena? Mas, se alguém ganhar mais de uma vez o que você acha que houve?

- Fraude, claro! Alguma mutreta.

- Mas, no futebol, é possível. Veja o seu Flamengo. Quantas vezes, ele sai de trás e atropela. Acontece! Não é apenas sorte, não acha?

O garoto concordou. Estava gostando. O mestre, que não acompanhava muito o futebol, perguntou:
- Mas, vamos ao que interessa. Você tem uma tabela aí?

O estudante abre um site no computador da sala de estudo da escola e mostra a tabela e a classificação para seu professor, que a analisa, pensa, faz algumas continhas, pede as classificações dos anos anteriores, faz algumas comparações numérica e, finalmente fala:
- Vejo que, neste ano, o número de empates foi bem maior do que em anos anteriores. Por isto, que o número mágico de 45 pontos não deve permanecer. Vamos fazer umas continhas rápidas. Soluções simples para problemas complicados, Não é o que sempre digo?

Com a concordância do atento aluno, ele emendou:
- O último colocado, o Grêmio Prudente, só tem 27 pontos. Mesmo que vença todos os jogos não atingirá à pontuação atual do Flamengo. Vamos descartá-lo! Pelo menos, vocês não chegarão e último.

O jovem rubro-negro não gostou nem um pouco da piada sem graça e sorriu amarelo. O matemático continuou:
- O Guarani é o melhor dos que estariam rebaixados neste momento. Se ele vencer todos os jogos que lhe restam, chegaria a 48 pontos. Entretanto, como enfrentará o Vitória, este chegaria, no máximo a 47. E o Atlético de Goiás quer enfrentaria, também, o Vitória atingiria no máximo 46 pontos.

- Então, podemos ter que fazer 46 pontos? Precisamos ainda de duas vitórias?

- Bem, você acha possível, o Guarani vencer o Fluminense e o Flamengo no Rio, além do Grêmio em Campinas, por exemplo.

- Difícil!

- Por isto que a probabilidade dele cair é enorme. Outro fator importante é o aproveitamento dos times até o momento. O Guarani possui 35%. Embora ele sair vencendo todo mundo (100% de aproveitamento na reta final) seja possível, sabemos que é bastante improvável.  Vamos, então supor que os times do Z4 conseguiriam um aproveitamento de 50% até o final. Ou seja, obteriam mais duas vitórias cada um.  Portanto, o último rebaixado teria 42 pontos.

- Isto quer dizer que.....

- Exato. É o que está pensando. Com mais uma vitória, acredito que o Flamengo se livre do pesadelo.

- Obaaaa! A matemática também mostra que os outros irão ajudar o Flamengo. Só falta a gente nos ajudar um pouquinho, não?

Que FLAssim seja,
FLAmém!

PS: Quanto à campanha do tijolinho confesso que continuo bastante na dúvida se participarei ou não. Não é barata e não temos muita garantia do destino do dinheiro. O que vale é realmente a intenção? Na verdade, é só o que temos! Pensarei nisto! Fico grato a quem se dispuser a deixar  sua opinião sobre o tema nos comentários. Valeu!

PS2: Este é o 99º post do blog. Assim, falta apenas um para meu centésimo artigo.

4 comentários:

  1. PAstor, suas palavras e contas são reconfortantes. Infelizmente já éramos para estarmos tranquilos, vacilamos muito, principalmente contra os pequenos. Mas neste caso, azar dos que vierem pela frente a começar pelo atletico de minas. Vamos sair desta com certeza.

    Qnto à campanha do tijolinho, estou esperançoso. Realmente não há grandes garantias, mas ainda assim serei irei contribuir. Afinal de contas nesta vida a única coisa certa é que o Mengão é sinistro, tocador de terror alheio. Por isso, darei minha contribuição na certeza de estar fazendo meu papel de civilidade rubro-negra.

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Olá Pastor Insuperável de nossa Fé Flamenga!
    Como sempre, show de bola (pena não poder falar isso de meu amado Flamengo neste 2010.
    Não tive preocupação alguma com esta historia de rebaixamento neste campeonato, até domingo depois daquela vergonhosa e patética atuação do time INTEIRO.
    Mas a preocupação passou no dia seguinte, apos vociferar meu veneno no twitter durante a madrugada e depois dormir umas horinhas...
    Então, pra mim, nem perdi tempo de fazer as contas, mas amei que vc as tivesse feito de forma tão isenta e confortadora.
    O Flamengo não cai, mas a torcida do Fla tem que cair...cair de porrada emcima desta diretoria inepta e desonesta, exigir seriedade e planejamento rpa 2011 (o que me parece ja ser uma exigência a não ser atendida, pq pçanejmanto de 2011, se faz em 2010 e não é o que vemos)
    Quanto à campanha do tijolinho, assim que o Zico falou dela, me emocionei e disse que compraria 3 (para por meu nome, e o nome de meus pais, que me ensinaram a ser e amar o Flamengo).
    Depois das atitudes da Sra Pat Amorim na saida do Zico da direção executiva de nosso futebol, jurei pra mim mesma, que não compactuaria mais com esta quadrilha que lá está instalada, nem com um centavo que fosse. E é o que vou fazer...não darei meu dinheiro (suado pra cacete) à quem não confio...e PONTO!
    Só voltei a falar nesse assunto pela admiração que tenho pela sua letra aqui no Blog.
    SDS RN ALWAYS

    ResponderExcluir
  3. Prezado,

    Não vou comentar suas contas pois estou completamente de acordo. Milagre Hehehe!!!

    Quanto ao tijolinho, Tenho um casal de filhos, dois sobrinhos e uma filha postiça´. Lógico, não preciso falar para qual time torcem. O Natal está chegando e não tenho muito saco para fazer compras. Unindo as duas coisas, resolvi dois problemas de uma única vez. O meu será comprado também, serão meia dúzia de tijolos que se não forem parar onde está prometido, serão atirados na cabeça de meia dúzia desses canalhas, safados, cambada de FDP. Desculpe perder a linha nesse ambiente sagrado, mas está impossível me controlar.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Fala, Jeff!!!
    Bom.. Somos incaíveis. Essa matemática, dizia que o Flamengo tinha 1% de chances de sermos campeões.. o mesmo para o Flor cair.. Mas quando se trata de Flamengo, até os números se subtraem.. não só os adversários.

    Quanto aos tijolinhos.. Vale à pena comprar sim. Essa diretoria vai passar, mas o Clube e o CT vão ficar por toda a eternidade. Meu clube precisa crescer e podemos ajudar.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)
    http://flamanolos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!