sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2010 - Um ano realmente estrambótico!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Em abril deste ano, quando perdermos o título da Taça Rio para o Chorafogo, fiz uma homilia onde falava que o carioquinha tinha sido estrambótico, que significa estranho, esquisito, pouco convencional, raro, ridículo, extravagante, patético. A palavra deriva de estrambote - nome dado a um soneto, quando este tem sua estrutura rígida modificada.

Pois bem, eu estava errado! Não foi apenas o Estadual que foi estrambótico. Todo o ano de 2010, no mundo do futebol,  transcorreu completamente fora de qualquer padrão. Foi tudo muito estranho. Sinistro.... Vamos relembrar:
  1. Botafogo campeão carioca, inclusive vencendo o jogo final em cima do Flamengo. A última e única vez que isto ocorreu foi há 21 anos;
  2. Fluminense campeão brasileiro - a única vez que isto tinha ocorrido foi em 1984;
  3. Com a derrota do Inter para o Mazembe, o mundial de clubes terá uma final sem a presença de um time sul-americano;
  4. Dirigentes do Flamengo, de conduta reconhecidamente duvidosa, expulsaram Zico da Gávea, acusando-o, sem qualquer prova, de atitudes antiéticas;
  5. O São Paulo não se classificou para a Libertadores, afinal o clube participou das últimas 5 edições;
  6. A primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2011 (consequencia das campanhas deste ano) terá o mesmo número de clubes dos estados do Rio e de São Paulo;
  7. A CBF provavelmente irá reconhecer como campeões brasileiros alguns times que jogaram apenas 4 a 5 partidas até chegarem ao título, como ocorreu na Taça Brasil, mas deverá continuar fingindo que não viu o Flamengo ser o único campeão de 87. Ridículo, não?
E por aí foi...

Vocês devem se lembrar de várias outras coisas estranhas que aconteceram no mundo do futebol neste ano. Mas, quando achava que tudo já tinha terminado, eis que leio na coluna Gente Boa do Jornal O Globo, que uma personagem interpretada por Ingrid Guimarães  experimenta, durante um jogo do Flamengo, uma calcinha vibratória e vai a loucura ao som do nosso hino!

É realmente estrambótico alguém, mesmo na ficção, ter que utilizar tal acessório para ter prazer em um jogo do Flamengo. Inacreditável!

Que 2011 venha FLAbençoado. Mas, por precaução, quando se encontrar com 2010, na virada, é bom ter consigo sal grosso para um bom descarrego!

FLAmém!

PS: O item 7, por erro, somente foi postado após a publicação original.

6 comentários:

  1. Vou ficar a semana inteira usando a palavra estrambótico! Aprendi, yenho que usar, ne? E ainda vou dar os exemplos que li aqui nesse post!

    Que 2011 nao seja nada estrambótico pro nosso Mengao!

    SRN

    @CrisMarassi

    ResponderExcluir
  2. Grande pastor,

    Gostaria de concordar em gênero número e grau, mas não posso. Minha porção racional não permite. Se não, vejamos:

    O Botafogo vencer o Carioca nada mais foi do que fruto de uma administração séria. O azar deles é que a torcidinha não tem força então a boa administração esbarra em falta de apoio.

    O Fluminense não é muito diferente. O patrocinador sabe da zona que é aquilo então pegou a grana que ele mesmo administra e investiu em jogadores, nada fica no Flor tudo que é bom lá é do patrocinador. Sendo assim, nada se perde. O patrocinador demorou, mas aprendeu a gerir futebol isso significa que, se nada de mudar, eles vem com tudo em 2011, 12, 13, 14.

    Manzembe venceu por profissionalismo e vontade. Não importa se a África é pobre, corrupta, etc. Os caras resolveram correr atrás e correr atrás é com eles mesmos. Podem até não vencer o Mundial, mas mostraram ao Inter e ao mundo que, hoje, seriedade é importante.

    Dirigentes do Flamengo fazendo merda. Desculpe, mas quantos anos você tem? Desde que me conheço por gente as coisas são assim por lá. A diferença é que temos a Nação e isso realmente faz a diferença. Continuamos, e pelo que estou vendo, continuaremos devendo, sem dinheiro, sem isso e sem aquilo. Como, mal ou bem, os outros times estão se organizando e nós vamos continuar chafurdando na lama da desorganização, a tendência é aumentar nossos períodos de entre-safra de títulos.

    São Paulo - Isso só ratifica o escrito no item anterior. O Inter se organizou, o Grêmio, o Cruzeiro, o Botafogo, o Corinthians, etc. Aumentou a concorrência e o São Paulo sobrou nessa.

    1ª divisão com o mesmo número ... – Idem idem.

    Desculpem-me os sonhadores, mas não adianta ficarmos no romantismo de Manto se a Nação não se torna sócia para tirar essa corja lá de dentro.

    Está Ficando Pesado Para o Manto!!!

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Geraldo,
    Como sabe, adoro quando discordam de mim. Gera debate. Então, vamos a ele.

    Não acredito que esteja ficando pesado para o manto. Como você mesmo disse já cometemos muitos erros ao longo da história. Sempre os superamos. Neste ano, erramos em demasia. Verdade! Mas, será que tão mais assim?

    O Flu, por exemplo, será que realmente está aprendendo? Qual a diferença entre o que ocorreu neste ano para os anos anteriores. Estrelas contratadas a rodo. Jovens sendo vendidos. Vários jogadores para as mesmas posições. Ano passado começou acertando, depois deu errado e, no fim, certo. Então, qual foi a diferença? Ah! Foi o Conca, O Muricy.

    No campenato passado, a diferença foi feita pelo o mesmo Adriano que neste ano foi um problema. Pelo Andrade, pelo Pet, que, neste ano, não deu certo. Era previsível que Pet atuasse tão bem no ano passado?

    É isto, meu caro. Futebol é religião, não só pela demedida paixão envolvida, mas também pela falta de lógica, por ser muitas vezes irracional

    Depois de campeonatos podemos apontar erros e acertos, mas será que não houve vencedores cometendo os mesmos erros e derrotados fazendo as mesmas coisas certas?

    Felizmente, são os homens e as relações entre eles que ainda fazem toda a diferença Dinheiro e infra-estrutura são muito importantes. Mas, são as pessoas, motivadas, compromissadas,que no final trazem o resultado. Por isto, que adoro o futebol. Por isto, que sempre podemos prever um Flamengo forte. Por isto, que somos gigantes.

    FLAmém!
    @IgrejaFlamengo
    PS: Este tema merece até um artigo próprio!

    ResponderExcluir
  4. Foi muito pior do que isto. Este é um ano que deveria ser deletado do calendário. Teve caso Bruno, teve o infeliz incidente com o Zico, teve o Basquete, sempre campeão, que perdeu 2 títulos (Sulamericano e NBB), teve aquela dança maldita de técnicos que não se acertavam, enfim... Foi uma tortura para rubro-negros como nós, que vivem tudo muito profundamente. Foi o caos! E eu ainda não me recuperei. Espero que 2011 nos traga boas alegrias! Afinal, merecemos!

    SRN

    ResponderExcluir
  5. FLAMEN Irmão!

    Urubucast em 2011, confirmadíssimo... o primeiro lá para fim de janeiro.

    Segunda parte da denuncia das categorias de base - Coluna do Zeca Urubu - http://blog-das-torcidas.blogspot.com/search/label/Flamengo - Leia e Comente.

    E que 2011 nos guarde boas emoções!

    SRN

    ResponderExcluir
  6. Jeff,

    Gostaria d n estar escrevendo isso, d estar comemorando o nascimento d mais 1 craque nas divisões d base, d estar vendo nossos jogadores agindo como os profissionais que tanto “bostejam” por aí, ou d estar torcendo pelo início da pré-temporada sabendo q nossos jogadores estariam TODOS focados como VERDADEIROS profissionais. Mas não dá.

    Profissional é o Leo Moura. C 1 ano d Contrato à cumprir solta a pérola:

    “Pensei q ia ter 1 revisão dos valores.”

    Ora Gazela, vai se ferrar!

    Pensei q ia te ver indo a linha d fundo pelo menos 3 vezes por partida, q íamos disputar o título, ao menos a vaga na Liberta e n o rebaixamento.

    A última superação de erros demorou 17 anos. Estamos parados no tempo. Há anos ouvimos promessas, mas d concreto só os 20 tijolos q o Zico comprou. E c 20 tijolos só se constrói 1 casa d cachorro. A Arco-Íris está se estruturando, aos trancos e barrancos, mas está.

    Talvez n tenhamos errado tanto, os outros é que erraram menos. Nós continuamos errando a mesma coisa, ou seja, muito.

    N é o flor q está aprendendo, é o Patrocinador. Essa é a diferença. Ninguém conseguiu derrubar o patrocinador. Até tentaram. Se o novo presidente for 1 pouquinho inteligente, vai entender a oportunidade q tem nas mãos.

    Nós jogamos a nossa (mais uma) fora e a Nação o q fez? Nada! Não pode fazer nada. Chia c criança pelas cidades, mas d efetivo?

    Ah! Jogaram 1 bomba e fizeram passeata na rua. Adiantou?

    Outra diferença, claro q foi o Muricy.

    Nós temos o Luxa, outra diferença, mas o cara está com problemas particulares, não consegue focar. Não sabia? Nem eu. Soube outro dia e achei coerente.

    O Conca? Claro! Como foi o Pet em 2009.

    Sabe quem poderia ter sido em 2010? O Montillo ele estava ACERTADO no vestiário após o último jogo da Liberta. Quanto? Algo em torno d US$ 50.000,00 mês. Só isso, sem multa, ou afim. Vinha d graça. Mandaram 1 besta quíntupla p fechar, ficou enrolando, ouvindo historinha q o jogador era encrenqueiro, etc. O cruzeiro ofereceu 1 ou 3 milhões, o viadinho deu piti:

    “Ah! Essa quantia não pago!”

    E o cara no Cruzeiro fazendo encrenca com nossa defesa.

    Então a diferença de 2009 foi o Adriano pé d cana. Todos acham. A mídia é poderosa. O q o Adriano fez foi bem abaixo do q poderia ter feito se fosse um pouquinho profissional (como ele ta no Roma?).

    O Tardelli no lugar dele, recebendo as bolas q o Impera recebia ia fazer muito mais. O Tardelli treina, n é tão bom como o Impera, mas TREINA e CORRE p cacete!

    É isto, meu caro. Futebol é religião, mas também profissionalismo. O mundo está cheio d exemplos e nós perdendo Copa atrás de Copa e ninguém vê. Tá claro, claríssimo.

    Hoje a falta de lógica é exceção, já foi regra quando o futebol era jogado, agora o futebol é brigado e ganha quem treina mais. Quem tem mais estrutura o resto é exceção c o Fla em 2009 e o Manzembe semana passada. Ontem a exceção foi pras cucuias o Colorado sapecou aquele chocolate nos coreanos e os italianos atropelaram os africanos.

    Não estou nem aí p as Copas perdidas, mas não agüento mais ver o Flamengo se ferrar ano após ano e sair vitorioso apenas a cada 17.

    Não houve erros?

    Sim, o departamento médico do flor fez besteira atrás d besteira, mas quem é o campeão?

    O Corinthians perdeu o treinador na reta final, mas mesmo c as besteiras que fez está na Liberta. Etc.

    Só continuaremos gigantes se formos profissionais. Sim, Felizmente, são os homens e as relações entre eles q ainda fazem toda a diferença. Mas Dinheiro e infra-estrutura hoje são mais Importantes do q antes. Isso, aliado as pessoas, motivadas, COMPROMISSADAS, q trazem o resultado.

    Como vamos prever 1 Flamengo forte se a Nação, nossa única diferença, não acredita mais. Os números dela neste 2010 foram vexaminosos. Só nos últimos 2 jogos compareceu em número razoável.

    Dependendo do resultado do Carioqueta de 2011, a Copa do Brasil e o início do Brasileiro, a Nação não demorará a ficar em casa, mais uma vez.

    Então meu amigo, vai ficar pesado pro Manto mesmo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!