sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

COMO EU ESCALARIA O TIME

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Como já há muita gente boa falando sobre táticas, análises técnicas e fornecendo informações sobre o Flamengo, ao criar este blog meu objetivo foi o de entretenimento, de zoação mesmo. No entanto, para desespero de meus patrocinadores (necessários, já que não cobramos o dízimo), às vezes resolvo publicar um texto mais sério, o que descaracteriza um pouco o blog e faz com que minha média habitual de 10 leitores e meio (orgulhosamente, sempre há uma criança entre eles) se transformem em 4 e meio (pelo menos, a criança nunca desiste).

Já... as mas línguas dizem que nessas raras ocasiões em que falo seriamente é porque não estou sob efeito da mesma substância que fez o Wanderley comemorar os gols daquela forma alucinada e correr feito um maluco atrás de qualquer bola, o que provocou até mesmo um bizarro atropelamento do goleiro adversário.

Mas, mesmo correndo tamanho risco, farei um post não habitual e falarei sobre a forma que acho que o Flamengo deveria jogar a partir da próxima quarta-feira.  Bancarei aqui o Luxemburgo. Ou melhor, já que estamos falando de religião, baixarei aqui um santo do @TozzaFla. Claro, que sem a prancheta eletrônica e aquele programa gráfico dos botões.

Por mim, o time deveria jogar no tradicional 4-4-2. Para quem gosta de muitos números, poderíamos chamar de 4-2-2-1-1. Para quem não gosta de misturar matemática com futebol, darei os nomes aos bois. Começo pelos quatro defensores. Na lateral direita, Léo Moura, para desespero da @cidagomes. Mesmo tendo jogado mal contra o Americano, em minha modestíssima opinião, ainda é o melhor lateral em atividade no Brasil. Na zaga, enquanto Juan não chega, sinceramente tanto faz. Podem ficar os dois garotos do último jogo (Welinton e David). Já na esquerda, o Renato é lento e o Egídio muito "mais ou menos". Pela maior experiência e chute forte, colocaria o Canelada de início. Gostaria de testar o Jorbison em alguns jogos. Só não podem colocar o tal do Alvim.

Como volantes, Williams e Maldonado e, como meias-armadores, Thiago Neves e Bottinelli. Sobre o nosso novo camisa sete, lembro que, nos Flores, ele chegou a atuar mais avançado e, até mesmo, em alguns jogos no início, mais recuado (quase como um volante). Mas, a posição que melhor rendeu foi no meio e não aberto pela direita como querem montar a SeleFla-Barcelona.

O Ronaldinho jogaria livre caindo pelas duas pontas e voltando um pouco para buscar o jogo. Para quem gosta da linguagem dos "técnicos-professores", jogaria como um pêndulo. No comando do ataque, pela experiência, insistiria com o Deivid, até onde a paciência aguentar. Deixando o Wanderley como opção. Lembrando que temos ainda o Diego Maurício.

Por esta formação sugerida, os volantes ficariam mais fixos, cobrindo os avanços, não simultâneos, dos laterais. Os meias teriam a companhia de um dos laterais e do Ronaldinho. Os volantes poderiam aparecer na frente como homens-surpresa. Como o nome diz, precisariam surpreender o adversário. Assim, não podem virar armadores como tentaram fazer (sem sucesso, obviamente) com o Williams no passado. Nos avanços dos cabeças-de-área, um dos meias teria que voltar ou nenhum lateral avançar.

Durante os jogos teríamos sempre as ótimas opções do Vander e do Marquinhos. Aos poucos (bem devagar) também poderíamos aproveitar o Carioca para ir lançando os campeões da Copinha.

Vamos ver na quarta, o que Luxemburgo irá fazer? E, para você, qual a melhor maneira de escalar esse time?

Ah! Mas, antes de quarta, temos que enfrentar os ex-Vices da Gama? Sim, verdade! Mas, não perderei tempo com jogos sem perigo, não é mesmo? Vamos pensar no Nova Iguaçu, Boavista e Resende que já provaram em campo serem melhores testes para as semi-finais.

FLAmém!

PS: Pessoal, vamos deixar de ser "insuportavelmente corretos". Como falei, este é um blog de zoação! Não acusei o Wanderley de jogar dopado, como tão pouco escrevo fazendo uso de quaisquer substâncias. Da mesma forma que debochei de mim mesmo, ao dizer que escrevo coisas alucinadas, fiz uma brincadeira com a forma atabalhoada de nosso atacante, embora tenha enaltecido sua "fome de bola". Relaxem!

6 comentários:

  1. Preciso comentar que minha tristeza é real e inimaginável, mas concordo que no FLA não tem ngm melhor pra escalar na ala direita (por enquanto, deixa o Galhardo voltar)...se bem q do jeito q anda jogando o L.Moça, melhor ir com 10 a campo.
    Fico com sua escalação, concordo com o canelada na esquerda, e Deivid no ataque (ele não pode ter desaprendido a jogar, precisamos confiar nele)
    Acho q teremos um bom time pra este campeonatozinho de bosta q é o Carioca. Mas pro BR, precisaremos de mais alguns reforços (zaga, laterais e ataque), pq finalmente, apos anos de sofrimento, hj temos bons meias de ligação.
    E continuo acreditando que o Vander vai dar um bom caldo no Mengão!
    Abçs Pastor

    ResponderExcluir
  2. @FlamengoSRN:
    Felipe, Leo, David, Welington, Egidio, Willian, Maldonado, Tn, R10, Bottinelli/Vander e Deivid..

    ResponderExcluir
  3. Domingo eu acho q entra Felipe, Leo,David, Wellinton, egidio, fernando, willian, Vander, Tn, Wanderley e Deivid

    ResponderExcluir
  4. pra domingo eu repito essa formação do @FlamengoSRN mas com Renato no lugar do Wanderley.. (Wanderley entra dps)

    ResponderExcluir
  5. Mestreeeee, minha preocupação é com a DEFESA !! Tá feia a coisa !!! Por sorte só estamos pegando time pequeno, vide o próximo jogo contra o vasco. Mas, contra o poderoso Nova Iguaçu ... a coisa pode complicar. Isso é claro, se o R10 não meter uns 3 ;) ! Bjs e PRECISO da sua avaliação no texto novo: Patrícia Amorim, um contentamento descontente ? Passa lá :) !Bjus Sempre.
    Vivi - @vivi_mariano

    ResponderExcluir
  6. FLAMÉM , SALVE SALVE ,, Domingo eu acho q entra Felipe, Leo,David, Wellinton, egidio, fernando, willian, Vander, Thiago n , Wanderley e Deivid ,,,NO MOMENTO QUE ESTAMOS LIDER ESSE TIME DO FLA JA ESTA RENDENDO BEM COM 3 VT ,,, FALTA O R 10 ,,ESTREIAR , MAS CONTrA ESSE VASQUINHO JA ESTA BOM O MENGO....2011. AMEMMMMMMM.. N.A MS

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!