terça-feira, 12 de abril de 2011

JOÃO, MARIA E A TAÇA!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Jantar romântico.... Bom restaurante, comida saborosa e uma única garrafa de vinho era o luxo possível para as economias contadas dos namorados e estudantes, João e Maria. E, mesmo assim, em uma data especial para ambos. O papo estava bastante agradável, quando Maria falou, observando que a garrafa já estava vazia e sua última taça da noite, pela metade. 

- Querido, o que é bom passa rápido. Nosso vinho já está no final. Que pena! Estava tão bom aqui.

- Maria.... Maria.... Você sempre sendo pessimista...... Nossos copos estão cheios pela metade. Sinal que ainda poderemos aproveitar mais um pouco a companhia um do outro.

Com um sorriso nos lábios, Maria responde:
- Os opostos realmente se atraem. É este otimismo que adoro em você. Como você mesmo diz, quando se é otimista, pelo menos, se sofre menos. Não consigo ser assim. Mas, você tem razão. Ainda podemos curtir mais um pouco. Mas, que nosso jantar acaban....

Antes que sua namorada voltasse a mostrar sinais de pessimismo, João a interrompe:
- Esta conversa me remete aos nossos recentes debates sobre o nosso Flamengo.
- Pois é...., mas o time não vinha se apresentando bem mesmo. Não temos que ficar nos iludindo apenas por causa dos resultados.
- Você dizia que não vencíamos clássicos. Que nossos bons resultados foram frutos de adversários fracos e que nem a vitória sobre o Vasco deveria ser levada em conta, porque os vices estavam em crise na ocasião. Agora, que vencemos o Botafogo, tudo mudou ou o Botafogo também não deve ser levado em conta?
- Ué? O time já se apresentou um pouco melhor, mas não está jogando tudo que poderia ainda não. O Botafogo, de qualquer maneira, também está mal.
- Olha aí você sendo exigente demais novamente. Olha a visão da taça pela metade! Quer dizer que uma vitória contra o Botafogo não é parâmetro para gente, mas é para o Vasco? O mesmo vale para o empate contra o Flu. Quem você vê como nosso grande rival na disputa do estadual?
- Os vices, principalmente!
- ashuashuashuashuashua Meu amor, assim você me mata de rir. Primeiro, uma correção: ex-vices, você quer dizer. Nem isto mais eles conseguem ser. Você critica nossos adversários na Copa do Brasil e enaltece um que empata com ABC e precisa do juiz para ganhar aqui no Rio? Não tem algo errado neste raciocínio? E no carioca? Nossos adversários eram fracos e os dele não? Qual a diferença?

Um pouco irritada com a ironia, Maria responde de forma um pouco ríspida:
- A forma como venceram! Eles golearam os pequenos no carioca? Nós penamos. É bem diferente, não acha?

Notando a mudança no tom de voz da Maria, João lhe faz um carinho e trata de amenizar:
- Adoro quando você entra na pilha..... A própria vitória deles contra o Bangu foi conseguida após uma expulsão infantil de um banguense logo no início do jogo, o que facilitou bastante. E, sábado, apesar de dominarem o jogo, quase tropeçaram na Cabofriense. Será que estão tão bem assim? Além disto, nós já estamos na final. Eles têm que correr atrás. Motivação é tudo!
- Você até pode estar certo, mas o Felipe tem acabado com alguns jogos e o Ronaldinho ainda está devendo.
- Olha a taça..... O que isto significa? Ora, Maria, que o Ronaldinho ainda pode melhorar e o Flamengo evoluir mais. Ou seja, estamos com bons resultados e podemos ainda evoluir. Não é tudo de bom?

Maria fica pensativa e João completa:
- Diga-me, querida, e a nível nacional? Quem você vê como sendo nossos rivais para títulos? Antes você falava que era o Cruzeiro e o Inter, certo? Eu te dizia para esperar, pois com o histórico dos dois técnicos, eles não iriam a lugar algum. E o que aconteceu? Um treinador, o Roth, já dançou!
- Verdade! Mas, o Inter estava bem, nem entendi direito. Mas, vamos deixá-los para lá, pois como você mesmo já me disse uma vez, só iremos enfrentá-los no segundo semestre e, até lá, já mudou tudo.... Que tal o Coritiba? Está com 100% de aproveitamento.
- Coritiba???? Quer dizer que o carioca não é parâmetro, mas o paranaense é? E, na Copa do Brasil, apesar de vencerem os jogos, não eliminaram o jogo da volta nenhuma vez. Que tal arrumar outro?

Maria, no final, acabava sempre concordando com os argumentos do namorado. E gostava do poder de persuasão dele. Olha para sua taça e toma o último gole de vinho, dizendo:
- Acabou, querido! O que me diz agora?

João levanta o braço, chama o garçom e pede a conta.
- Arrá... Deu o braço a torcer. É uma pena, né? Acabou nosso jantar. Adorei! Aliás, acabamos nossa última taça falando somente do Flamengo. Adoro falar do Mengão, mas como podemos fazer isto em qualquer outra ocasião, poderíamos ter aproveitado o jantar para falar de outras coisas.

Já se levantando, após pagarem a conta, João olha com um sorriso irônico para Maria e lhe diz carinhosamente ao pé do ouvido?
- Olha nossa taça pela metade de novo..... Quer aproveitar que meus pais estão viajando e continuar falando das outras coisas lá em casa?

Maria sorri apaixonadamente.

Antes de entrarem no carro, João diz:
- Aliás, por falar em taça, lembrei-me de que com a classificação garantida, faltam apenas dois jogos para levarmos mais uma para a Gávea. A Taça Rio, para mim, já é quase passado!

João pisca o olho, dá um beijo na amada e dirige para sua casa pronto para conquistar a sua taça particular. O Flamengo poderá ficar para depois....



 créditos: 12lindaterry
FLAmém!

PS: Este #post já estava no ar, quando olhei na "Palavra das Pastorais" (menu à direita) e vi que o Fábio Gil fez um artigo na mesma linha do meu. Deixo claro que o dele foi publicado primeiro e garanto que não houve plágio, apenas uma feliz coincidência (feliz, para mim, claro, pois é uma honra ter a mesma ideia do @Urubuzada) .

3 comentários:

  1. Muito bom como sempre.

    Leve e direto. Um verdadeiro tapa de luva na cara dos corneteiros.

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  2. Quanta criatividade hein Pastor? Show de bola, como sempre...
    Sobre o Flamengo, eu vejo a taça cheia pela metade... o time do Flamengo está frio e calculista, tem tranquilidade pra definir o jogo... Foi assim na Copa do Brasil e nos 2 últimos jogos.
    Parabéns pelo brilhante texto...

    Saudações Rubro-Negras!

    Luã Milanês - @luamCRFph

    Confiram meu texto no Magnética RN: Imaginem hoje... http://t.co/7Dk9uYw

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! O texto e a base que sustenta essa taça... Post que embriaga que ama o Flamengo de verdade e dá um tapa com luva de pelica nos que insistem em criar problemas na Gávea!

    SRN e Magia Neles!
    Cazô

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!